Huawei Mate 30 Pro virá com bootloader desbloqueado para instalar as apps da Google
O mundo ansiava a apresentação do Huawei Mate 30 Pro para conferir a relação entre a Google e a fabricante chinesa. Surpreendentemente, a gama Mate 30 não vem pré-instalada com as apps do Google Play Services... Mas a Huawei desbloqueou o bootloader para permitir a instalação!
Apesar de toda esta situação incomum, a fabricante mantém as expectativas altas para o Mate 30... Esperando vender 20 milhões de unidades mundialmente!
A guerra comercial entre a China e os EUA não tem prazo para acabar e isso parece ter beliscado as relações entre as empresas dos dois países. O Presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou um boicote à Huawei por parte de todas as empresas do seu país. Apesar de tal boicote já ter sido retirado, ficaram mazelas na relação entre a Google e Huawei.
Muito se tinha falado e especulado, especialmente depois de a Huawei ter anunciado o seu HarmonyOS. Contudo, a Huawei manteve-se no Android, que é open-source... Mas sem os serviços da Google! Os Google Play Services são essenciais a qualquer smartphone Android, mas os Huawei Mate 30 não contarão com eles de fábrica.
O grande "desafio" para a empresa chinesa está em conseguir vender, fora do seu país, um smartphone Android sem os serviços da gigante norte-americana. Isto fica mais evidente quando a fabricante afirma que estima vender 20 milhões de unidades da gama Mate 30. Para efeitos de comparação, a gama P30 vendeu - até ao momento - 16 milhões de unidades.
Para isto, a Huawei pretende desbloquear o bootloader do Mate 30. Assim, garante que o utilizador pode instalar os Google Play Services. Mesmo tendo de o fazer manualmente, o utilizador não fica assim inibido de recorrer a estes serviços que demonstram ser essenciais em qualquer smartphone Android.
No passado a fabricante chinesa tinha bloqueado o acesso ao bootloader, por questões de segurança. Contudo, desta vez decidiram desbloqueá-lo para conceder mais liberdade aos seus utilizadores.
Limitámos no passado o desbloqueio do bootloader porque queríamos garantir mais segurança aos consumidores. Mas desta vez iremos conceder mais liberdade aos consumidores, para que eles possam fazer mais personalizações sozinhos. Então, estamos a planear permitir que os consumidores façam isso.
| Richard Yu, CEO da Huawei
As relações entre as duas empresas já viram melhores dias. Autênticos pesos pesados nos seus segmentos, estamos a assistir a uma luta de titãs. Por um lado, a Huawei que está a desenvolver uma gama incrível de smartphones e a atacar a liderança da Samsung. Por outro, a Google que tem um autêntico monopólio nos motores de pesquisa e o poder de controlar os serviços essenciais ao ecossistema Android.
A Google também perde ao realizar este bloqueio...
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente uma decisão acertada… é que HarmonyOS nem vê-lo é claro, e a appgallery é limitada e a aptoide (que é portuguesa) está cheia de malware e os serviços da Google são os melhores para o Android.
Nunca instalei Malware da Aptoide. Até acho-a bem mais segura que a Google Play que está cheia de fake apps.
com a base de 800milhoes de utilizadores bem que pode tentar tentar o seu harmonyOS. é a unica marca que o pode fazer. A samsung tem medo de meter o tizen (enquanto nao precisar duvido que se aventure). a huawei mesmo abrigada a nao utilizar os servicos google, quer coloca-los lá. a loja da huawei tem mais de 500 milhoes de apps…depois dao 85% de retorno aos programadores em vez dos 70%. isso é bom que ha concorrencia..e concorrencia faz sempre descer os precos e aumentar a qualidade..vejam o ios vs android. tanto a google no android como a apple no ios tem o monopolio das lojas de apps. é que os fabricantes so ganham na venda do hardware. daqui a 5 anos com a saturacao de smartphones..as empresas vao ter que se virar para o ganho no software, pode ser que este empurrao do trumpeta venha mais cedo os novos SO. o trumpeta abriu a caixa de pandora, vamos ver o que vai sair dali.
Isto era o que a Xiaomi deveria fazer a todos os seus smartphones !! Tenho um Xiaomi Redmi Note 5 e esta característica(desbloqueio do bootloader),já deveria vir activada por predefinição.Uma pessoa quer instalar,por exemplo,a aplicação da câmara da Google e não pode(a não ser ilegalmente).Ter que activar isto e aquilo e népias.Eu acho que é pelos produtos contrafeitos,segundo indicações da empresa,que eles têm esta política.Não deixa de ser importante mas quem tem um aparelho na legalidade é que se lixa. 🙁
nao vem desbloqueado porque senao os revendedores enchem o smartphone de m#€%da!
mas podes pedir o desbloqueio como sabes!
Sim,sim,eu sei “paulo”.Mas como não percebo nada disso,de “twrp’s”,dessas cenas todas,prefiro nem arriscar para depois não ficar com um “tijolo” nas mãos, subentenda-se.
Entre o pedir até ao ter, vai uma porrada de emails e ter que dar justificações do porquê de queres desbloquear.
Serviços Google são essenciais?
Essenciais para quê e para quem?
Não para mim, certamente.
Para cada serviço Google existem alternativas.
O Gmail, o serviço mais importante deles, aconselho vivamente toda a gente a deixar de usar.
Emails são lidos à procura de palavras chave.
Não se pode confiar num produto assim.
Mas isto sou eu, que até me preocupo com estas coisas…
Compraria esse Mate e não instalaria nada Google, só ver me livre dessa tralha era um alívio…
Problema deve ser o preço.
Não pago por um telefone mais que 300 ou 350 euros, por isso….
Se pretender instalar apps da play store então os serviços Google são essenciais
Serviços Google são essenciais?
Essenciais para quê e para quem?
Não para mim, certamente.
Para cada serviço Google existem alternativas.
O Gmail, o serviço mais importante deles, aconselho vivamente toda a gente a deixar de usar.
Emails são lidos à procura de palavras chave.
Não se pode confiar num produto assim.
Mas isto sou eu, que até me preocupo com estas coisas…
Compraria esse Mate e não instalaria nada Google, só ver me livre dessa tralha era um alívio…
Problema deve ser o preço.
Não pago por um telefone mais que 300 ou 350 euros, por isso….
Ahaha vamos a ver se e verdade por mim a HUAWEI devia acabar de vez eu ca nao gosto sem google play Ahahahaha que merda e sim mesmo EUA a HUAWEI nao e de confiança telemóvel que espia nao o obrigado morre HUAWEI de vez
Vai acabar de pagar as prestações a 3 anos…
podes traduzir? Ahahahaha
Hi! Hi! Hi!
Comprou um X11 a prestações …!
Ah! Ah! Ah!
Os serviços Google instalam-se por apk, por quem souber fazer isso – a maior parte dos utilizadores não sabe.
Mas os apk não vão estar disponíveis para o Mate 30 – nem no Google Play nem na loja da Huawei.
Não vão faltar sites a anunciar: “Instale a partir daqui” (com malware). Com o bootloader desbloqueado vai ser uma mina.
Se a Huawei não identificar os sites terceiros de confiança de onde descarregar os apk e explicar muito bem como os instalar vai ser bonito, vai.
Isso é a melhor noticia possivel!!! Alguem no xda irá desenvolver roms para isto….provavelmente a Pixelrom e ai sim ficará um tlm brutal!!!!
Concordo, já o resto dos modelos Huawei é para esquecer…
A Gama Mate 30 ao nível de specs e funções de camera é simplesmente excelente, até ao nível de design estão muito bem conseguidos ficando
opinião da Notch ao gosto de cada, mate 30 e mate 30 pro estão agora mais próximos.
Acredito q muitas superfícies e-commerce já irão instalar os serviços google por elas mesmas. Assim como as respectivas roms de operadoras já poderão contar com eles, o desbloqueio do bootloader permitirá mais acesso esperemos é que não venham com shops Rom como acontecia com a Xiaomi.
A Huawei vai permitir o desbloqueio do bootloader, não o vai desbloquear. Há uma diferença muito grande… O artigo aponta no sentido de a Huawei o fazer e não no sentido de dar a hipótese de os consumidores o fazerem.
Falam dos chineses mas esquecem o que os americanos fazem ao mundo. Desde o Snow ao exército que cometeu as maiores atrocidades por aonde passou, a CIA e as suas torturas e eliminarem que bem entendem e ficam aqui a defender um sistema que por si próprio já é contra a dignidade de quem não é Americano
Fazemos parte da NATO, tal como os EUA.
Portanto é preferível ser espiado pelo Aliados.
No entanto mudar este estado de coisas é fácil. As urnas estão abertas para a semana e é só votar nos representantes do lado de lá da barricada.
Nem de propósito, sempre quero ver quantos % vale a Huawei
Olha, vai viver para a China, em pouco tempo desejas ir para os EUA…
Aconselho a ver este relato de um estrangeiro a viver na China https://www.youtube.com/watch?v=ed4ryYokLzU