Huawei: Governo de Portugal desaconselhou o uso dos seus telemóveis
O Governo de Portugal desaconselhou o uso de telemóveis oferecidos pela chinesa Huawei, ou qualquer outra marca, na cúpula administrativa. O órgão executivo, liderado atualmente por António Costa, não esperou pelas recomendações dos Estados Unidos da América. Aliás, o primeiro-ministro não abriu sequer a caixa do telemóvel recentemente oferecido pela tecnológica chinesa.
Sendo já uma prática comum, a Huawei terá oferecido vários telemóveis aos altos-quadros administrativos em Portugal. Perante tal facto, o primeiro-ministro de Portugal recomendou uma postura cautelosa.
Esta tomada de postura foi hoje anunciada numa reportagem do Público. Assinada por São José Correia, a peça diz-nos que o Governo de Portugal não olha com bons olhos para os smartphones ou telemóveis da chinesa Huawei. Sobretudo nos dispositivos oferecidos aos governantes e quadros-altos do Estado.
A Huawei tem "inundado departamentos públicos"
Aliás, na sua peça citam telemóveis, computadores, bem como qualquer dispositivo informático. A tónica recai sobretudo nos equipamentos oferecidos pela Huawei, ou qualquer outra marca a titulares de cargos públicos diretamente relacionados com a Administração Central. Por outras palavras, a administração do Estado.
Ainda de acordo com o seu relato, o executivo mostra-se cansado desta postura de várias marcas, entre elas algumas empresas chinesas. Ao "inundar" departamentos públicos , bem como o próprio Governo de Portugal com várias ofertas. Uma tentativa de conseguir algum tipo de reconhecimento na esfera pública.
Em causa está o potencial risco que estes telemóveis ou smartphones representam. Sem provas dadas de que segurança ou confiança quando à idoneidade das suas intenções. Valendo aqui relembrar que este tipo de equipamentos pode ser utilizado para fins de espionagem industrial, segundo os rumores mais recentes.
A recomendação abrange todos os telemóveis oferecidos
O relato deixa bem claro que não foram detetadas situações irregulares, ou que permitam aferir práticas ilícitas de espionagem industrial, ou política. Contudo, as orientações do Governo são claras, mesmo sem especificar qualquer marca. Ainda de acordo com a reportagem do Público, a recomendação aplica-se a "todos os telemóveis oferecidos, em geral, mas a alguns em particular".
O representante do Governo de Portugal que prestou declarações à entidade supracitada referiria um caso específico, envolvendo António Costa. Em visita às instalações da Huawei, em 2016, foi-lhe oferecido um ou mais smartphones da empresa. Contudo, o primeiro-ministro nem sequer abriu a caixa do presente.
Sendo apenas um exemplo de uma prática generalizada. Contudo, a recomendação do Governo é para aplicar, sendo os smartphones ou telemóveis ofertados, um bem não autorizado. Agora, resta saber de que forma é que esta postura poderá, ou não, afetar o desenvolvimento das redes 5G em Portugal.
Dos smartphones ao 5G, as prioridades da Huawei
Para a Huawei, a produção de smartphones ou telemóveis Android é uma das suas principais fontes de rendimento. Contudo, é na sua infraestrutura e equipamentos de redes onde a empresa reúne uma das suas maiores fontes de proveitos. Como tal, o desenvolvimento do 5G é uma das suas prioridades, algo que tem sido escrutinado pelas mais diversas entidades.
Certezas? Para já não vimos qualquer condenação, investigação ou prova concreta das práticas de espionagem mediante os seus dispositivos móveis. Contudo, permanecemos abertos a essa e qualquer outra situação que possa lesar os nossos e os seus direitos.
Entretanto, aumenta o clima de desconfiança que já levou a empresa a criar um sistema operativo alternativo ao Android, entre outras medidas de precaução.
Este artigo tem mais de um ano
Vocês também? Este título podia ser
Apple: Governo de Portugal desaconselhou o uso dos seus telemóveis
Samsung: Governo de Portugal desaconselhou o uso dos seus telemóveis
Alcatel: Governo de Portugal desaconselhou o uso dos seus telemóveis
Ou senão simplesmente
Governo de Portugal desaconselhou o uso de telemóveis oferecidos
Mas não, decidiram colocar Huawei em destaque, tal como pelo menos um jornal.
Pergunta inocente: porquê?
Amigo Trump.
+1…
Para dar seguimento à intoxicação das maçãs “amaricanas” é claro.
Desaconselhar não é proibir. Não proibe como o Trump queria, mas tb não deixa o trump dizer que od aliados não o ouvem qb.
Agradar a gregos e troianos não é facil.
como governo eu não usaria qualquer coisa produzida por uma empresa chinesa, principalmente se tem algum controlo do governo chinês.
Opá Zé, publicidade, publicidade!!!!!!!! 🙂
Sério, logo e nada mais a Huawei.
Devia ser: governo de Portugal desaconselhou o uso de inteligência
Devia ser: governo de Portugal desaconselhou o uso de tecnologia
Devia ser: governo de Portugal é uma ……… PIP ………
Governo português a fazer favores ao amigo Trump.
E com isto a HUAWEI agradece a publicidade oferecida, HUWAEI para esquerda e para a direita e o nome fica no ouvido. A HUAWEI agradece…
Eu tinha um Huawei e de vez em quando recebia chamadas de um chinês, só depois descobri que era um vizinho meu a pedir boleia para a cidade. Bloqueei-o e comprei um Samsung…assunto resolvido 🙂
Pessoal que defende a HUAWEI, deveria ir a China se naturalizar!
e quem defende a maca va lamber as botas ao trump joselito
Mas você até agradece em vir a ser escravo do Xi Jinping! Há com cada um.
Mas que comentário tao infeliz. Com 80% do que usamos a ser fabricado na China. Ainda mais ridículo porque a huawei é coreana. Ou é tipo; são todos iguais lá para aqueles lados. É o mesmo que dizer não compro nada português porque é francês
A Huawei não é Coreana… é Chinesa.A Samsung e LG é que são Sul Coreanas… QUASE tudo o que consumimos é Chinês…. até os iPhones são fabricados na China a maioria deles… só a engenharia e a marca e a intelectualidade é que são Americanas
comprem apple se querem privacidade
tas à vontade de oferecer. Que da minha carteira, nao sai de certeza.
Porque que achas que a apple oferece mais privacidade que os outros? Ahh é verdades eles próprios o dizem, deve ser verdade então
se queres privacidade desliga te
Carlos Fernandes: KUDOS for you
Oh que chatice, o meu interesse pelo p30 acabou de aumentar ainda mais um “poucachinho”
Dia 26 😉
Mais que obvio isto.
Só ha uma marca em que se pode confiar: apple
Para quem quer android, os menos maus sao os pixel e depois os samsung.
não fazes pip ideia do que andas para aí a dizer…
e como esse noticia pa fazer monte vou continuar a usar huawei…como assim ja estamos a ser espiados por todas as marcas, basta meter o pé no mundo online done estas marcado…
Há gente mesmo “esperta”! É um facto que somos espiados, mas uma coisa é ser mais ou menos espiado por aliados, outra bem diferente é sê-lo por quem nos aponta misseis nucleares na nossa direcção e entre portas aponta-nos o como inimigo! Não admira que Portugal outrora uma potência no mundo hoje só tem um povo de gente curvada pelo peso da bandeja, mas ainda quer em troca uma canga!
Aliados? Por isso é que aqui pagas o mesmo por tecnologia que nos aliados
Aponta misseis nucleares na nossa direção? que eu saiba só houve uma nação que lançou tais misseis.
Um pais que está constantemente em guerra mas nunca no seu solo… porque será?
Se a América é tão boa e se preocupa com as pessoas de outros países onde está a ajuda humanitária deles para Moçambique? Espera Moçambique não tem tanta riqueza natural…
Qualquer político seja que cor política tiver deveria, por uma questão moral e ética recusar qualquer oferta, nem que fosse um maço de tabaco.
Eu também não confio nos equipamentos da Huawei.
E no que toca aos Nokia, a partir de hoje também fiquei de pé atrás. Parece que recolhem e enviam dados sensíveis para a China…
A China com aqueles regime e tipo de sociedade nem um cêntimo leva! Há muito mundo e nós nunca precisamos deles para nada.
José, sempre que ligas a luz em casa estás a das muitos. Não te esqueças que o nosso governo vendeu a EDP aos chineses por 600 Milhões.
Eu tb desconfio de tudo vou passar a usar 2 latas ligadas por uma corda ou então o pombo correio.
Porque diga-se qual é a empresa em quem confiar ? Americana ? Chinesa , Russa ?
Se é só pelo que se diz não chega.
Ai e tal, não gosto nem acho bem as marcas me espiem. Vou mas é postar uma foto do meu jantar, onde estou e com quem estou nas redes sociais, assim ninguém me espia………
Eu não confio em nenhuma marca de smartphone, tablet ou mesmo de computador que seja americana. Acho bem esta decisão não vão eles serem acusados de corrupção
Eu aceito um desses telemóveis oferecidos 😀
Posso ficar com eles, não tem problema 🙂 🙂 🙂
“e ainda que a orientação do Governo seja “sem especificar marcas”,” PPlware cada vez mais vassalo de pressões exteriores, e cada vez menos um órgão de comunicação independente.
Plot twist: os americanos controlam os governos do mundo, a china tentou enfiar os seus teleles nos ‘governantes’ para os impedir de continuar com o mic ligado debaixo do nariz, então ofereceram Huaweis livres de espionagem. O trump topou o esquema, mandando – os embora.. E o resto dos ‘aliados’ foram atrás, pensando orgulhosamente que estão no trend.
Mas existe alguem que ainda não saiba tudo a nosso respeito? os únicos que não sabem nada ou muito pouco somos nós que acordamos cedo para ir trabalhar e quando chega o final do mês contamos os trocados para pagar as continhas…. os outros já ficaram todos ricos com os nossos dados :/
Nojo de título. Nojo de jornalismo.
Na China há melhores.
Se não querem ser espiados, comprem um telefone com fio. Dos antigos. Analógicos.
Ahh… E deixem o facebook, instas, whatshapp, etc.
Façam como a avestruz. Metam a cabeça na areia.
Já agora, venham mais huaweis.
Eu nao pago para ser espiado. Pago para utlizar um equipamento e pago bem. Nao pago para trabalhar num pipshow onde tarados pagam para verem a minha nalga a abanar.
Estás a ser espiado quando usas a internet, no windows/mac, no IOS, etc…
Isto é só negócio, interesse político, faz lembrar as doenças nas carnes, que inventão, umas vezes é o frango outras é o porco! Mas que mentalidade tem essa gente, cambada de ótarios.
Tanta gente ingénua que diz que só se pode confiar na Apple (sou um Apple user). Mas vocês vivem na terra encantada onde há reis, princesas e dragões? Caso se mudem para o planeta terra, deixem me dizer vos uma coisa, baixinho: não existe privacidade meus caros. A Apple é proveniente do mesmo país onde operam CIA, NSA e mais não sei quantas entidades do género..é muito ingénuo pensar que estão mais seguros só porque têm uma maçã. É mesmo não ter uma noção de como funcionam as coisas. Costuma se dizer que a ignorância é santa. Eu cá gosto da Apple por várias razões e não tenciono trocar mas no dia em que quiser mesmo privacidade, tenho que abdicar de ter smartphone.
Temos que ser honestos, os chineses estão efetivamente a invadir a Europa economicamente, mas o que é certo é que a huawei para mim é o melhor fabricante de smartphones a nível mundial, eu tenho um p20 pro e estou satisfeitíssimo.
Existe alguma fonte sem ser o público? É que, do que eu vi, o António Costa defendeu a Huawei e é garantido antenas 5g da Huawei.
É que o público lançou uma notícia meio distorcida (título uma coisa, conteúdo outra). Se forem ler a notícia o António Costa fez ao telemóvel o que se faz com todas as prendas políticas.
https: //observador.pt/2019/03/19/costa-recusa-protecionismos-e-lembra-acesso-da-huawei-a-alemanha-e-ao-reino-unido/
É só gente com o cérebro lavado, telemóveis, todos os aparelhos sejam eles appel, Samsung, Huawei e outros dão para espiar, basta alguém mal intencionado querer, ou como julgam que os EUA fazem? Claro que é mais fácil eliminar marcas concorrentes que se destacam, pois é mais fácil para eles trabalhar no que conhecem. Seja a marca que for o sistema operativo que for, seja telemóvel ou antenas, a informação é sempre adquirivel, basta saber como funciona e qual a encriptação. Abram os olhos, paresse uma cambada de virgens assustada…
Uso Huawei á 3 anos e até agora como telemóvel não tenho razão de queixa!!!! Em relação a espionagem, se realmente é verdade acredito bem que não seja a única!!!! Hoje em dia basta aceder a internet!
Depois de se ter entregue, por “ordem” da troika, a rede elétrica nacional (uma pequena infraestrutura sem qualquer importância) aos chineses, o quê que é isso de usar um telemóvel…
Pronto. Mais um que se ajoelha aos pés de Trump. Aquele do mesmo país que fez escutas ilegais de lideres europeus. Por dinheiro, perdem a memória.
Vejam lá me me ofereceram a mim um telemóvel, até me fazia bastante jeito e eu não iria recusar.
Tenho um Huawei e estou mt satisfeito. Pena que tive que o comprar e não mo ofereceram… Se o governo aconselha é pq sabem, como sabiam do bes, banif, submarinos, Freeport, Ota,… Poxa, se jogassem à batalha Baçal, era sempre àgua. Incompetência devia pagar imposto, assim diminuía o défice. Ps. Se fossem competentes nem havia défice.
Eles percebem tanto do assunto como plantar batatas.
O mais facil é a “narrativa” do mau do Trump etc etc.
Esta empresa sempre foi um problema para as administrações americanas (incluindo a do Santo Obama) tal como pode ser lido neste artigo: https://www.nytimes.com/2012/10/09/us/us-panel-calls-huawei-and-zte-national-security-threat.html
Sem querer entrar em guerras sobre a qualidade dos smartphones da Huawei, na minha opinião há um grande risco na utilização de equipamento desta empresa em infrasestructura sensivel de um pais (como a rede 5G) ou serem utilizados por pessoas em posições sensiveis.
Acho que comparar o risco da espionagem que a China faz com a que os USA fazem sem ligar aos dois tipos de regimes e a forma como são eleitos, controlados, escurtinados é uma asneira.
Bom artigo, mas no meu ver, o facto do governo de desaconselhar o uso de telemóveis de marca Huawei, no meu ponto de vista, não encorranjo ou nem se quer fez mensão de maneiras a dar enfase num produto que seja de fabrico nacional (terrritorio Português).
Seria interessante saber qual é o fabricante português, em Portugal, que tenha um smartphone 100% nacional, ou seja: tudo desde o desenho do componentes, aos próprios componentes e ao sistema operativo tudo desenhado, fabricado/ programado e mantido só por cidadãos verdadeiramente 100% portugueses (naturalizados não conta para este efeito nem, filhos de cidadãos de outros países nascidos cá).
E com uma corrupção endémica em todas as esferas da sociedade mesmo isto não garantiria nada.
Além disso, tanta preocupação quando todas as infra-estruturas civis de telefones móveis não garantem qualquer privacidade a sério, menos ainda da espionagem de grandes potências. É tudo uma fantochada.
Se existe receio fundado para não aceitar equipamentos oferecidos? Claro que sim, todos os países tentam que os políticos, empresários e qualquer outra pessoa que considerem relevante (religiosos, activistas…), utilizem equipamentos monitorizados directamente por si mesmos para acompanharem de perto todas as actividades e quando chegar o momento certo poderem utilizar para extorsão, ameaça, encontrar tal pessoa, etc. Alguns países chegam a arranjar modelos “especiais” que supostamente protegem de escutas… e oferecem como tal… mas que depois escutam/ monitorizam tudinho! Quase todos nos serviços de contra-inteligência sabem disto e avisam os governantes… que às vezes dão-lhes ouvidos, mas quase sempre se estão a borrifar… ou não andavam a falar aos telemóveis de assuntos que os incriminam e que os leva a serem acusados posteriormente.
Noticia tendenciosa, mas enfim…
Parece já terem esquecido o que o EUA fizeram(fazem) espionagem sobre os governos da Europa e não só…
O fundador da huawei como pertencente ao partido comunista chinês parece conseguir que o governo não meta o bedelho introduzindo spyware que lhe estrague as vendas. Pelo menos até agora… xD
Comentado a partir de um huawei :p
Estou mesmo a ver o 1º ministro a perceber imenso de telecomunicações ou de informática e a dar conselhos sobre os equipamentos.
…e os portateis da Lenovo na Administração Pública?
Eu por outro lado desaconselho o (Des)Governo Português. Tenho mais confiança noutras pessoas e instituições.
Muito péssimo. Péssimo jornalismo, um site tão confiável como a este a prestar um péssimo serviço? O Governo não desaconelhou Huawei, mas sim ofertas de marcas e a meu ver muito bem. Não só para evitar polémicas mas também porque não se deve. Não misturar as coisas. E vocês pegam nesta boa recomendação do Governo e transformam num título sensacionalista. Enfim…
Qualquer marca pode nos espiar… só por o Trump não gostar da HUAWEI e da ZTE não podemos ir na mesma cantiga… Acho bem que a HUAWEI meta o governo dos EUA em Tribunal por a descriminar sem fundamentos
Sou brasileiro e o nosso governo também vai proibir o uso de Huawei em departamentos federais. A Huawei foi acusada de espionagem na Polônia, Finlândia, EUA e Canadá. Trabalhei em um banco do governo federal brasileiro e lá utilizávamos switches e telefones da Huawei (série eSpace 7900). Por muito tempo, percebemos problemas de rede inexplicáveis. Sou totalmente desfavorável a essa empresa.
Boa “istória”… quase que chorei a rir com tanta treta
Prefiro que a China e a KGB me espione. Eles não são criminosos como a ameriKKKa.
A ameriKKKa terrorista quer destruir todos que não compartilha seu terror.
Tenho um telemóvel russo. Espero que Putin espie bem o meu telemóvel…Mas meti ubuntu nele… aahahaha
Um relatório da Reuters indica que a UE irá ignorar os pedidos dos Estados Unidos para banir a Huawei de operar no continente. Contudo, certas medidas serão implementadas para manter a marca ‘debaixo de olho’.
Assim sendo, a Comissão Europeia vai solicitar mais dados aos países da União Europeia. Este pedido é feito na sequência de riscos de segurança relacionados com o 5G.