PplWare Mobile

Huawei: Governo de Portugal desaconselhou o uso dos seus telemóveis


Rui Bacelar

Desenvolveu desde cedo o gosto pela escrita e comunicação. Em leis formado, tem como hobbies a aquariofilia e a música. Mas é na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e no Pplware a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.

Destaques PPLWARE

  1. Ze says:

    Vocês também? Este título podia ser
    Apple: Governo de Portugal desaconselhou o uso dos seus telemóveis
    Samsung: Governo de Portugal desaconselhou o uso dos seus telemóveis
    Alcatel: Governo de Portugal desaconselhou o uso dos seus telemóveis

    Ou senão simplesmente
    Governo de Portugal desaconselhou o uso de telemóveis oferecidos

    Mas não, decidiram colocar Huawei em destaque, tal como pelo menos um jornal.

    Pergunta inocente: porquê?

  2. Junior Mauricio says:

    Devia ser: governo de Portugal desaconselhou o uso de inteligência
    Devia ser: governo de Portugal desaconselhou o uso de tecnologia
    Devia ser: governo de Portugal é uma ……… PIP ………

  3. Ricardo Monteiro says:

    Governo português a fazer favores ao amigo Trump.

  4. TrincaEspinhas says:

    E com isto a HUAWEI agradece a publicidade oferecida, HUWAEI para esquerda e para a direita e o nome fica no ouvido. A HUAWEI agradece…

  5. M.Manuelito says:

    Eu tinha um Huawei e de vez em quando recebia chamadas de um chinês, só depois descobri que era um vizinho meu a pedir boleia para a cidade. Bloqueei-o e comprei um Samsung…assunto resolvido 🙂

  6. Joselito says:

    Pessoal que defende a HUAWEI, deveria ir a China se naturalizar!

    • macid says:

      e quem defende a maca va lamber as botas ao trump joselito

    • Luís Pacheco says:

      Mas que comentário tao infeliz. Com 80% do que usamos a ser fabricado na China. Ainda mais ridículo porque a huawei é coreana. Ou é tipo; são todos iguais lá para aqueles lados. É o mesmo que dizer não compro nada português porque é francês

      • Elkido says:

        A Huawei não é Coreana… é Chinesa.A Samsung e LG é que são Sul Coreanas… QUASE tudo o que consumimos é Chinês…. até os iPhones são fabricados na China a maioria deles… só a engenharia e a marca e a intelectualidade é que são Americanas

  7. pic says:

    comprem apple se querem privacidade

  8. ze milho says:

    Oh que chatice, o meu interesse pelo p30 acabou de aumentar ainda mais um “poucachinho”

  9. Tim says:

    Mais que obvio isto.
    Só ha uma marca em que se pode confiar: apple
    Para quem quer android, os menos maus sao os pixel e depois os samsung.

  10. EuTech says:

    e como esse noticia pa fazer monte vou continuar a usar huawei…como assim ja estamos a ser espiados por todas as marcas, basta meter o pé no mundo online done estas marcado…

    • José says:

      Há gente mesmo “esperta”! É um facto que somos espiados, mas uma coisa é ser mais ou menos espiado por aliados, outra bem diferente é sê-lo por quem nos aponta misseis nucleares na nossa direcção e entre portas aponta-nos o como inimigo! Não admira que Portugal outrora uma potência no mundo hoje só tem um povo de gente curvada pelo peso da bandeja, mas ainda quer em troca uma canga!

      • Maxim says:

        Aliados? Por isso é que aqui pagas o mesmo por tecnologia que nos aliados

      • O pirata says:

        Aponta misseis nucleares na nossa direção? que eu saiba só houve uma nação que lançou tais misseis.
        Um pais que está constantemente em guerra mas nunca no seu solo… porque será?
        Se a América é tão boa e se preocupa com as pessoas de outros países onde está a ajuda humanitária deles para Moçambique? Espera Moçambique não tem tanta riqueza natural…

  11. Técnico Meo says:

    Qualquer político seja que cor política tiver deveria, por uma questão moral e ética recusar qualquer oferta, nem que fosse um maço de tabaco.

  12. Napoleon Bonaparte says:

    Eu também não confio nos equipamentos da Huawei.
    E no que toca aos Nokia, a partir de hoje também fiquei de pé atrás. Parece que recolhem e enviam dados sensíveis para a China…

    • José says:

      A China com aqueles regime e tipo de sociedade nem um cêntimo leva! Há muito mundo e nós nunca precisamos deles para nada.

    • MarioM says:

      Eu tb desconfio de tudo vou passar a usar 2 latas ligadas por uma corda ou então o pombo correio.
      Porque diga-se qual é a empresa em quem confiar ? Americana ? Chinesa , Russa ?
      Se é só pelo que se diz não chega.

  13. SóPorqueSim says:

    Ai e tal, não gosto nem acho bem as marcas me espiem. Vou mas é postar uma foto do meu jantar, onde estou e com quem estou nas redes sociais, assim ninguém me espia………

  14. Samuel says:

    Eu não confio em nenhuma marca de smartphone, tablet ou mesmo de computador que seja americana. Acho bem esta decisão não vão eles serem acusados de corrupção

  15. Telmo M. says:

    Eu aceito um desses telemóveis oferecidos 😀

  16. Blackbit says:

    Posso ficar com eles, não tem problema 🙂 🙂 🙂

  17. Pedro Alves says:

    “e ainda que a orientação do Governo seja “sem especificar marcas”,” PPlware cada vez mais vassalo de pressões exteriores, e cada vez menos um órgão de comunicação independente.

  18. Maxim says:

    Plot twist: os americanos controlam os governos do mundo, a china tentou enfiar os seus teleles nos ‘governantes’ para os impedir de continuar com o mic ligado debaixo do nariz, então ofereceram Huaweis livres de espionagem. O trump topou o esquema, mandando – os embora.. E o resto dos ‘aliados’ foram atrás, pensando orgulhosamente que estão no trend.

  19. Luis Fernandes says:

    Mas existe alguem que ainda não saiba tudo a nosso respeito? os únicos que não sabem nada ou muito pouco somos nós que acordamos cedo para ir trabalhar e quando chega o final do mês contamos os trocados para pagar as continhas…. os outros já ficaram todos ricos com os nossos dados :/

  20. Ranger says:

    Nojo de título. Nojo de jornalismo.
    Na China há melhores.
    Se não querem ser espiados, comprem um telefone com fio. Dos antigos. Analógicos.
    Ahh… E deixem o facebook, instas, whatshapp, etc.
    Façam como a avestruz. Metam a cabeça na areia.
    Já agora, venham mais huaweis.

  21. Bruno F says:

    Tanta gente ingénua que diz que só se pode confiar na Apple (sou um Apple user). Mas vocês vivem na terra encantada onde há reis, princesas e dragões? Caso se mudem para o planeta terra, deixem me dizer vos uma coisa, baixinho: não existe privacidade meus caros. A Apple é proveniente do mesmo país onde operam CIA, NSA e mais não sei quantas entidades do género..é muito ingénuo pensar que estão mais seguros só porque têm uma maçã. É mesmo não ter uma noção de como funcionam as coisas. Costuma se dizer que a ignorância é santa. Eu cá gosto da Apple por várias razões e não tenciono trocar mas no dia em que quiser mesmo privacidade, tenho que abdicar de ter smartphone.

  22. Chito says:

    Temos que ser honestos, os chineses estão efetivamente a invadir a Europa economicamente, mas o que é certo é que a huawei para mim é o melhor fabricante de smartphones a nível mundial, eu tenho um p20 pro e estou satisfeitíssimo.

  23. Pedro says:

    Existe alguma fonte sem ser o público? É que, do que eu vi, o António Costa defendeu a Huawei e é garantido antenas 5g da Huawei.
    É que o público lançou uma notícia meio distorcida (título uma coisa, conteúdo outra). Se forem ler a notícia o António Costa fez ao telemóvel o que se faz com todas as prendas políticas.

    https://observador.pt/2019/03/19/costa-recusa-protecionismos-e-lembra-acesso-da-huawei-a-alemanha-e-ao-reino-unido/

  24. Sérgio says:

    É só gente com o cérebro lavado, telemóveis, todos os aparelhos sejam eles appel, Samsung, Huawei e outros dão para espiar, basta alguém mal intencionado querer, ou como julgam que os EUA fazem? Claro que é mais fácil eliminar marcas concorrentes que se destacam, pois é mais fácil para eles trabalhar no que conhecem. Seja a marca que for o sistema operativo que for, seja telemóvel ou antenas, a informação é sempre adquirivel, basta saber como funciona e qual a encriptação. Abram os olhos, paresse uma cambada de virgens assustada…

  25. Bisgas says:

    Uso Huawei á 3 anos e até agora como telemóvel não tenho razão de queixa!!!! Em relação a espionagem, se realmente é verdade acredito bem que não seja a única!!!! Hoje em dia basta aceder a internet!

  26. Carlos says:

    Depois de se ter entregue, por “ordem” da troika, a rede elétrica nacional (uma pequena infraestrutura sem qualquer importância) aos chineses, o quê que é isso de usar um telemóvel…

  27. Sergio says:

    Pronto. Mais um que se ajoelha aos pés de Trump. Aquele do mesmo país que fez escutas ilegais de lideres europeus. Por dinheiro, perdem a memória.

  28. ANTÓNIO JOSÉ GUIA DOS SANTOS says:

    Vejam lá me me ofereceram a mim um telemóvel, até me fazia bastante jeito e eu não iria recusar.

  29. Sílvio Pires says:

    Tenho um Huawei e estou mt satisfeito. Pena que tive que o comprar e não mo ofereceram… Se o governo aconselha é pq sabem, como sabiam do bes, banif, submarinos, Freeport, Ota,… Poxa, se jogassem à batalha Baçal, era sempre àgua. Incompetência devia pagar imposto, assim diminuía o défice. Ps. Se fossem competentes nem havia défice.

  30. Lights! says:

    O mais facil é a “narrativa” do mau do Trump etc etc.
    Esta empresa sempre foi um problema para as administrações americanas (incluindo a do Santo Obama) tal como pode ser lido neste artigo: https://www.nytimes.com/2012/10/09/us/us-panel-calls-huawei-and-zte-national-security-threat.html

    Sem querer entrar em guerras sobre a qualidade dos smartphones da Huawei, na minha opinião há um grande risco na utilização de equipamento desta empresa em infrasestructura sensivel de um pais (como a rede 5G) ou serem utilizados por pessoas em posições sensiveis.

    Acho que comparar o risco da espionagem que a China faz com a que os USA fazem sem ligar aos dois tipos de regimes e a forma como são eleitos, controlados, escurtinados é uma asneira.

  31. Fernando says:

    Bom artigo, mas no meu ver, o facto do governo de desaconselhar o uso de telemóveis de marca Huawei, no meu ponto de vista, não encorranjo ou nem se quer fez mensão de maneiras a dar enfase num produto que seja de fabrico nacional (terrritorio Português).

  32. Joao Ptt says:

    Seria interessante saber qual é o fabricante português, em Portugal, que tenha um smartphone 100% nacional, ou seja: tudo desde o desenho do componentes, aos próprios componentes e ao sistema operativo tudo desenhado, fabricado/ programado e mantido só por cidadãos verdadeiramente 100% portugueses (naturalizados não conta para este efeito nem, filhos de cidadãos de outros países nascidos cá).
    E com uma corrupção endémica em todas as esferas da sociedade mesmo isto não garantiria nada.

    Além disso, tanta preocupação quando todas as infra-estruturas civis de telefones móveis não garantem qualquer privacidade a sério, menos ainda da espionagem de grandes potências. É tudo uma fantochada.

    Se existe receio fundado para não aceitar equipamentos oferecidos? Claro que sim, todos os países tentam que os políticos, empresários e qualquer outra pessoa que considerem relevante (religiosos, activistas…), utilizem equipamentos monitorizados directamente por si mesmos para acompanharem de perto todas as actividades e quando chegar o momento certo poderem utilizar para extorsão, ameaça, encontrar tal pessoa, etc. Alguns países chegam a arranjar modelos “especiais” que supostamente protegem de escutas… e oferecem como tal… mas que depois escutam/ monitorizam tudinho! Quase todos nos serviços de contra-inteligência sabem disto e avisam os governantes… que às vezes dão-lhes ouvidos, mas quase sempre se estão a borrifar… ou não andavam a falar aos telemóveis de assuntos que os incriminam e que os leva a serem acusados posteriormente.

  33. greego says:

    Noticia tendenciosa, mas enfim…
    Parece já terem esquecido o que o EUA fizeram(fazem) espionagem sobre os governos da Europa e não só…

  34. Francisco m says:

    O fundador da huawei como pertencente ao partido comunista chinês parece conseguir que o governo não meta o bedelho introduzindo spyware que lhe estrague as vendas. Pelo menos até agora… xD

    Comentado a partir de um huawei :p

  35. MarioM says:

    Estou mesmo a ver o 1º ministro a perceber imenso de telecomunicações ou de informática e a dar conselhos sobre os equipamentos.

  36. Carlos Fernandes says:

    …e os portateis da Lenovo na Administração Pública?

  37. Fulano says:

    Eu por outro lado desaconselho o (Des)Governo Português. Tenho mais confiança noutras pessoas e instituições.

  38. Nuno says:

    Muito péssimo. Péssimo jornalismo, um site tão confiável como a este a prestar um péssimo serviço? O Governo não desaconelhou Huawei, mas sim ofertas de marcas e a meu ver muito bem. Não só para evitar polémicas mas também porque não se deve. Não misturar as coisas. E vocês pegam nesta boa recomendação do Governo e transformam num título sensacionalista. Enfim…

  39. Elkido says:

    Qualquer marca pode nos espiar… só por o Trump não gostar da HUAWEI e da ZTE não podemos ir na mesma cantiga… Acho bem que a HUAWEI meta o governo dos EUA em Tribunal por a descriminar sem fundamentos

  40. Lucas de Oliveira says:

    Sou brasileiro e o nosso governo também vai proibir o uso de Huawei em departamentos federais. A Huawei foi acusada de espionagem na Polônia, Finlândia, EUA e Canadá. Trabalhei em um banco do governo federal brasileiro e lá utilizávamos switches e telefones da Huawei (série eSpace 7900). Por muito tempo, percebemos problemas de rede inexplicáveis. Sou totalmente desfavorável a essa empresa.

  41. Marco Antonio Rodrigues says:

    Prefiro que a China e a KGB me espione. Eles não são criminosos como a ameriKKKa.
    A ameriKKKa terrorista quer destruir todos que não compartilha seu terror.

  42. informado says:

    Tenho um telemóvel russo. Espero que Putin espie bem o meu telemóvel…Mas meti ubuntu nele… aahahaha

  43. Elkido says:

    Um relatório da Reuters indica que a UE irá ignorar os pedidos dos Estados Unidos para banir a Huawei de operar no continente. Contudo, certas medidas serão implementadas para manter a marca ‘debaixo de olho’.

    Assim sendo, a Comissão Europeia vai solicitar mais dados aos países da União Europeia. Este pedido é feito na sequência de riscos de segurança relacionados com o 5G.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.