Google e Huawei mais próximas e Mate 30 Pro sairá a ganhar
O famoso boicote da Google à Huawei pode acabar muito em breve! O governo dos EUA está a conceder licenças excecionais para empresas norte-americanas poderem negociar com empresas chinesas... O que irá ajudar a impulsionar as vendas do Mate 30 Pro!
Fica assim praticamente resolvida uma das maiores questões dos últimos tempos no mundo dos smartphones. Com os Google Play Services, o mais recente topo de gama da Huawei poderá fazer a sua entrada na Europa e conquistar o mercado.
Ao longo de 2019, as relações entre os EUA e a China pioraram. Esta tensão entre os dois países resultou no famoso boicote das empresas norte-americanas às chinesas. Ora, tal realidade afetou as relações entre a Huawei, uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo, e a Google, que fornece serviços praticamente essenciais para smartphones Android.
Na China, um país bem mais fechado aos EUA e respetivas empresas, não existiram praticamente impactos nenhuns desta mudança. Contudo, noutros mercados importantes para a Huawei - nomeadamente a Europa - a disponibilização do Mate 30 Pro está mais atrasada do que seria expectável.
Tal pode mudar em breve, com as licenças excecionais que o governo dos EUA está a conceder às empresas do país! Em entrevista à imprensa local, o Secretário do Comércio Wilbur Ross afirmou que uma primeira fase de negociações será feita ainda este mês e que as licenças para as empresas chegam muito em breve.
Segundo as últimas informações, já foram mais de duzentas e sessenta empresas a pedir estas licenças. Apesar de não ter havido esta confirmação por parte do político na entrevista, é bem provável que a Google esteja nessa lista! A gigante tecnológica foi uma das principais figuras no boicote comercial ordenado pelo governo dos EUA e com certeza espera restabelecer as relações com a Huawei.
Para a Huawei, isto são igualmente excelentes notícias! Apesar de as vendas de smartphones da empresa terem crescido, isto deveu-se sobretudo à China e a mercados onde os serviços Google não são tão usados... Por outro lado, no mundo Ocidental os Google Play Services são essenciais em qualquer smartphone Android!
Para a fabricante chinesa, o mercado norte-americano nunca foi prioridade. Contudo, a Europa é um dos melhores mercados da Huawei! Aquando das primeiras notícias sobre a quebra de relações entre a empresa e a Google, nos idos de maio, foram vários os utilizadores que ficaram preocupados.
Com as pazes feitas entre as duas empresas, o Huawei Mate 30 Pro pode finalmente dar a sua entrada na Europa! Este smartphone tem especificações de topo e, com os serviços da Google, decerto se tornará num sucesso de vendas! Para além disso, o período natalício está a chegar e a fabricante chinesa pode tirar ainda mais partido desta altura do ano.
E se, para contornar a Google, os smartphones da Huawei passarem a ter o HarmonyOS e o Android ao mesmo tempo?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Bloomberg
Neste artigo: Android, China, EUA, Google, guerra comercial, Huawei, Huawei Mate 30, Huawei Mate 30 Pro, Mate 30, Mate 30 Pro
O dia que a Huawei apostar no Harmony, creio que vão passar a ser 3 grandes OS!
Duvido. O Windows andou lá e não conseguiu e não foi por falta de dinheiro…
Efetivamente. Foi por total tosquice…
Caro Luís Concordo com o que disse não foi por falta de dinheiro mas sim por falta de neurónios nos senhores da Microsoft que estão completamente cegos pelo monopólio que deteem no mercado dos PCs.
Agora os mesmos senhores estão de forna disfarçada a assassinar o hyper-v nos servidores da Microsoft para obrigar as empresas e os desesperados Administradora de Sistemas a migrarem para a nuvem da Microsoft.
Se não sabem do que eu falo por favor procurem no Google os comentários desesperados de gente que estão a administrar servidores com o Microsoft Windows Server 2016 que podem demorar entre 1 a 3 horas para arrancar, está semana tive uma pequena amostra desse problema num servidor novo com 12 cores com um Array super rápido , só demorou 1 hora, nem um velhinho PC demora tanto tempo.
Boicote? As empresas americanas foram proibidas pela lei americana de negociar com a Huawei. Acho q isso é diferente de boicote
Não é boicote da empresas mas é do governo do País…continua a ser boicote! Só muda a entidade que o ordenou…