EUA: Tesla recolhe 817.000 carros devido a alerta sonoro no cinto de segurança
Recentemente divulgámos que a Tesla teria que chamar 54 mil carros elétricos devido à funcionalidade do Full Self-Driving. E agora a empresa de Elon Musk volta a ser notícia por ter que recolher mais de 817.000 veículos nos Estados Unidos por causa do alerta sonoro no cinto de segurança.
De acordo com as informações, este alerta poderá não emitir o som quando o condutor não coloca a fivela no encaixe, assim que o carro inicia a sua marcha.
817 mil carros Tesla chamados por problema no alerta do cinto de segurança
De acordo com a Reuters, a Tesla está a fazer um recall a mais de 817.000 veículos nos Estados Unidos devido a um alerta sonoro que poderá não ser ativado assim que o carro começa a sua viagem e o motorista não colocou a fivela do mesmo no seu encaixe.
Nesta quinta-feira, a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) referiu que os veículos Model S e Model X de 2021-2022, Model 3 de 2017-2022 e o Model Y de 2020-2022 não cumprem um padrão federal de segurança de veículos motorizados sobre "Proteção de Acidentes dos Ocupantes" porque o alerta sonoro não é ativado. Desta forma, a empresa dos elétricos vai realizar uma atualização via OTA para resolver este problema.
A Tesla afirmou à NHTSA que a 31 de janeiro a empresa não tinha conhecimento de quaisquer acidentes ou ferimentos relacionados com este problema. Num documento arquivado pela entidade rodoviária, a marca de Elon Musk disse que o Instituto de Pesquisa e Teste de Automóveis da Coreia do Sul (KATRI) a alertou a 6 de janeiro sobre o problema.
Segundo a fabricante, os veículos recolhidos terão um erro de software que impede que o alerta sonoro seja ativado assim que os carros iniciam a marcha em determinadas circunstâncias. Como tal, o problema limita-se a essas mesmas circunstâncias em que o sinal de alerta é interrompido no ciclo de condução anterior e a fivela do cinto de segurança não foi trancada após essa interrupção.
Contudo, a empresa adianta que o problema não afeta a ativação do alerta sonoro do cinto de segurança quando o veículo excede os 22 km/h e a fivela do cinto de segurança do motorista não é detetada como estando encaixada. Além disso também não afeta a precisão do alerta visual do cinto de segurança.
Esta é assim mais uma situação delicada para a Tesla resolver, que se soma a muitas outras que têm acontecido nos últimos meses.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: carros elétricos, cinto de segurança, NHTSA, recall, Tesla, Tesla recall
Não admira, faz tudo em cima do joelho…
Acontece com quase todas as marcas, mas isto já é um exagero!
A tesla e uma marca de hype mas nao vale nada. E uma especie de apple dos automoveis mas com muitos mais problemas. Ja tive um model s e nunca me arrependi tanto de ter comprado um carro. Atualmente com o bmw x5 e muito melhor
Tb não sou a favor de SUV por acaso… demasiado grande para a cidade, demasiado citadino para as serras.
Consome pouco para um TT, mas muito para um citadino.
Como é visivel, é tudo materiais rascas. O autopilor pode ser muito bom, mas o fabrico….
Ainda bem que o artigo refere o facto que é um bug de software e que será resolvido com um update remoto sem qualquer necessidade do cliente sequer sair da cama…
Os últimos 2 “recall” da tesla foram resolvidos por updates remotos mas fazer clara referência a isso está quieto…
Isso não é um bug é uma feature… se desse para desactivar eu queria!
O meu carro não tem nada disso e o pessoal usa o cinto, mas não é preciso estar sempre Pim Pim Pim Pim Pim enquanto o pessoal se está a ajeitar.
nao é uma feature, é obrigatorio por lei ter esse aviso sonoro desde ha muito tempo.
Infelizmente… Pim Pim Pim Pim Pim Pim Pim Pim
É “normal” as marcas chamarem viaturas por alguns problema, principalmente quando são as novas versões
Eu já tive de levar um Ford Focus por caus de o Alternador, um Mercedes Class A, por causa do controle tração, mas o que não podemos negar é a experiência de uma marca que já fabrica automóveis à mais de 100 anos com a Tesla que começou agora a dar os primeiros passo, são dores de crescimento e tem de começar a trabalhar mais e melhor para não estar a ser uma coisa constante, a confiança do consumidor sai afetada, eu se tivesse na disposição de pagar tantos €€€ pelo um automóvel ainda não me sinto confiante em relação à Tesla.
E é preciso ter em atenção que a tesla não fabrica os cintos.
Se foi uma batch defeituosa pode até ter afectado outros veículos.
Made in America… Em tempos foi sinal de qualidade, hoje é motivo para me manter afastado.
Ainda bem que assumiu e fez a recolha. “Dores de crescimento”.
Mais arroz?
Quando vão usar a palavra software update em vez de recolha?
Quem dera que todas as marcas fizessem estes updates sem terem que levar os carros ás oficinas e ainda a custo 0.
Continuam a atacar a marca que mais revolucionou a industria automovel nos ultimos 10 anos.
Se fosse um update de software, não era descrito como Recall, era apenas um update como fazem em tantos outros. E não é atacar, essa doença de que a Tesla é intocável é mesmo uma doença. A Tesla é sem dúvida uma marca que revolucionou o setor automóvel, e por isso tem estes problemas, porque está um passo à frente do seu tempo. Mas é também por isso que se deve informar que estes problemas têm resolução. E é público o anúncio, não foi feito no confessionário.
A NHTSA diz sempre que é um Recall, independentemente de como a empresa em questão vai resolver o problema, já não é a primeira vez que isto acontece.
Mais engraçado é que no vosso artigo está escrito: “Desta forma, a empresa dos elétricos vai realizar uma atualização via OTA para resolver este problema.” (OTA a meu ver quer dizer Over The Air update).
Mais: “Segundo a fabricante, os veículos recolhidos terão um erro de software que impede que o alerta sonoro seja ativado”.
Desde quando a Tesla recolhe a frota para corrigir erros de Software?
Se isto não é atacar é apenas mau jornalismo.
Espero que não me censurem pela terceira vez neste artigo! Afinal ainda temos liberdade de expressão?
Vão ser chamados/notificados para ser feita a atualização e ficar registado o devido procedimento. Não é uma atualização como qualquer outra, há um registo que é feito e no Safety Recall Report diz isso mesmo. Tem outras regras.
Portanto, podes comentar, mas não podes dizer asneiras.
Sim tem de haver um registo, mas não deixa de ser um Software Update apenas.
Não escrevi nenhuma asneira, escrevi apenas Clic&Ba%t, que continuo a achar que o título do artigo é enganoso.
Só por isso que disseste, é uma asneira. O facto de ter de haver uma recolha de informação do carro e do procedimento, afasta logo o que disseste, que era uma mera atualização OTA. É uma recolha dos carros (dsa sua informação), por muito que não concordes. O título está certíssimo.
Agora, os meninos dos Teslas deviam era estar contentes por acontecer isto. Mas não, alguns são tão fanáticos pela marca que parecem uma ceita de malucos, qualquer coisa que se fale que não seja do agrado dos meninos, vão logo carpir as mágoas nos seus grupos dedicados e “amandam-se” numa cruzada pelo internet fora a combater quem disser “mal” dos seus pópós. É apenas idiota esse comportamento. Deveriam era sim ficar contentes com a ação da empresa, que é uma excelente empresa e muito atenta ao seu mercado.
“EUA: Tesla software 817.000 carros devido a alerta sonoro no cinto de segurança”?!
Mas, de facto, “recolha” tem um significado próprio, os carros foram recolhidos para serm feitas as atualizações, ou receberam um update de software sem serem recolhidos?
Vão ser chamados/notificados para ser feita a atualização e ficar registado o devido procedimento. Não é uma atualização como qualquer outra, há um registo que é feito e no Safety Recall Report diz isso mesmo.
Ninguem vai ser chamado/notificado, vai ser lançado ou até já foi um software update para corrigir esses bugs. Quase todos os meses são lançados updates para corrigir bugs pequenos, essa atualização/melhoria vai ser encorporada num desses updates.
Os que vão ser chamados são alguns carros entre 2018-2020 para corrigir um problema na cablagem da mala que afeta a camera. Falo isto poque tenho um model 3 e recebi o email a ser notificado, só estou a espera de ser chamado para levar o carro ao service center.
Na minha opinião começa a tornar-se ridiculo, já é prai a quinta noticia desde que tenho o carro a falar de recalls, e até agora o unico que vi e que realmente é um recall foi o que eu mencionei em cima. Normal quem tem um tesla começa a ver estas noticias como mau jornalismo.
E não é só à tesla é aos carros elétricos no geral, passam informação falsa e criam contorversia. Nada que não seja normal nos dias de hoje.
Essa confusão parte porque não estamos a falar de um recall para mudar algo físico, mas sim uma atualização de firmware que será disponibilizada ao cliente sem custos associados, aliás, diz isso no documento deixado no artigo, que deverias ler. Esta ação, se fosse apenas uma atualização convencional, não seria um Safety Recall Report, era apenas um update que quem quer faz, quem não quer não faz. Mas não é assim. Tem de ser registada a atualização e é algo que a Tesla terá de monitorizar que o carro recebe.
Diz assim: All Tesla stores and service centers will be notified on or shortly after February 4, 2022. Owner notification letters will be mailed in accordance with 49 C.F.R. § 577.7
Acho que como proprietário de um Tesla deverias saber mais sobre os processos, porque te pode fazer falta. Em vez de te preocupares em apontar o mau jornalismo, deverias primeiro ver se és um cliente Tesla que sabe como funcionam estas coisas.
Eu só tive que adicionar meus 2 centavos, O artigo claramente diz “lançamento de atualização de software Over-The-Air”… Enquanto eu leio, cada Tesla será consertado mesmo enquanto você dorme. a palavra RECALL é um termo geral para uma correção ordenada. Nesse caso, a Tesla não precisa tocar fisicamente nos carros.
https://www.teslarati.com/tesla-ota-update-seat-belt-chime-recall-details/