É oficial: HarmonyOS já tem site e o código-fonte está disponível para download
Finalmente, depois de tanta espera, há algo mais concreto sobre o HarmonyOS, o novo sistema operativo da Huawei para smartphones.
Depois de ter confirmado que o sistema chega aos smartphones já em 2021, agora a fabricante chinesa inaugurou o site oficial do HarmonyOS e também disponibilizou para download o código-fonte do mesmo.
HarmonyOS já tem site oficial
Há boas notícias para os fãs da Huawei, especialmente para aqueles que estão do lado da fabricante chinesa no conflito com os EUA. Hoje foi o dia em que a empresa confirmou, durante o evento HDC Developers Conference, que o seu novo sistema operativo para smartphones, o HarmonyOS, vai chegar em 2021.
Mas há mais pois a marca acaba de oficializar o site do HarmonyOS que pode já ser visto aqui. A página surge, por padrão, no idioma chinês, mas poderá alterar para inglês.
No site pode encontrar várias informações e detalhes sobre o HarmonyOS. A Huawei informa que este é um sistema operativo unificado para todos os equipamentos, compatível com programas de terceiros e é também confiável e seguro.
Caso queira informar-se mais profundamente sobre este sistema, a Huawei disponibiliza um guia completo com tudo o que precisa saber.
Código-fonte disponibilizado para download
Para além disso, a partir de hoje a Huawei disponibiliza aos utilizadores o código-fonte aberto do sistema operativo. O código está indicado para equipamentos de 128 KB a 128 MB, como ecrãs grandes, relógios e carros.
Em abril de 2021 o código já estará aberto para dispositivos de memória de 128 MB a 4 GB. E em outubro de 2021 ficará disponiível para todos os smartphones com capacidade superior a 4 GB.
O HarmonyOS é um sistema operativo pensado e projetado para o futuro. Pretende oferecer um conceito em que oferece ao consumidor a capacidade de integrar vários recursos de vários terminais numa espécie de "terminal super virtual".
Já para os programadores de aplicações, o sistema operativo vai permitir o desenvolvimento de apps independentes de um formulário específico. Assim, o custo de desenvolvimento será menor e permite aos programadores conseguir mais benefícios do seu negócio ao mesmo temo que desenvolvem apps de forma mais eficiente.
Esta é, assim, mais uma resposta da Huawei às restrições dos Estados Unidos. O objetivo da fabricante é tornar-se cada vez mais independente, daí ter criado a sua própria loja de aplicações e agora o seu sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: HarmonyOS
Neste artigo: codigo fonte, HarmonyOS, Huawei, sistema operativo, smartphones
Dependendo do vencedor das próximas eleições nos USA acredito que a Huawei pode continuar com o Android depois de uma negociação SÉRIA…senão o Android vai perder centenas (ou milhares) de milhões de utilizadores na Ásia! E isso representa MUITO dinheiro em publicidade (e não só) para empresas Americanas!
Na Ásia vc quer se referir a china? independente de estar rodando android, serviços google nao sao permitidos. alias, outros apps americanos como redes sociais tmb n sao permitidos.
Leia o comentário abaixo do “Construtivo”…ele entendeu perfeitamente o meu comentário e as implicações que pode ter nas maiores empresas Americanos! O seu problema,e o de muitos “comentaristas”; é confundirem um SO com redes sociais e afins…
A 10 de Setembro a população da China era de 1,440,403,869, quase 1 bilião e meio de pessoas! Nos Estados Unidos é de apenas 334 milhões. O mercado chinês é um dos mercados mais apetecíveis para qualquer multinacional, mesmo que seja praticada censura na China.
O Vitor não falou da componente das redes sociais, falou dos sistemas android, esses não são censurados e podem ser vendidos e usados em território chinês. Os chineses não podem usar o motor de busca da google mas podem usar outros motores de busca tais como Baidu e Sogou, e até o Yandex (russo) não faz parte da lista de sites bloqueados.
Um dos maiores activos da China é precisamente a sua população, as multinacionais americanas podem perder mesmo muito dinheiro com esta brincadeira, aliás, se os Estados Unidos perderem acesso ao mercado chinês irão perder muito mais do que a China se esta perder total acesso ao mercado americano.
1 bilião em Portugal é 1.000.000.000.000
é ao contrário, isso é nos EUA
Errado!
Nos EUA, 1 bilião é 1.000.000.000
Em Portugal é 1.000.000.000.000
Um passo num bom caminho. O pessoal gosta sempre de fazer custom Roms. A Google e Apple que se preparem que vai doer.
Uma questao, as app’s android vao ser suportadas?
O que é quer dizer com “esenvolvimento de apps independentes de um formulário específico”? Formulário específico???
Quer dizer que posso desenvolver um app para o harmony, e mais tarde passar esse app para plataforma android ou ios com trabalho mínimo reduzindo assim custos de desenvolvimento.
O código fonte do HarmonyOS não foi disponibilizado. Foi apenas uma versão open source baseada no HarmonyOS: “OpenHarmony is an open-source version of HarmonyOS”. Isto quer dizer que o HarmonyOS por si só nunca será completamente open source como o Android da Google…
Se a Huawei seguir as pegadas da Mediatek em que a partilha é apenas “parcial”, então é para esquecer… Jám para não falar nos Bootloaders bloqueados!! Huawei provavelmente vai crescer mas apenas dentro da China , o resto do mundo continua exigir Android!