Cuidado ao instalar o Telegram! Há uma app que traz malware usado para atacar utilizadores
Os utilizadores precisam de ter sempre um cuidado acrescido quando instalam apps nos seus equipamentos, principalmente quando usam canais não oficiais. Segundo relatos, há uma nova aplicação Telegram que instala, sim, malware. E já fez vítimas.
Os utilizadores de smartphones Android precisam de ter um cuidado adicional. Uma nova app para este sistema está a prometer uma atualização necessária para o Telegram. Esta vem de canais pouco confiáveis, mas promete ser a solução para vários problemas.
A sua interface é similar a quase tudo o que este serviço oferece, com um processo de registo similar. A verdade é que esta é a porta de entrada de um novo malware, preparado para roubar os dados dos utilizadores sem estes darem por isso.
Na verdade, esta versão falsa do Telegram acaba por ir mais longe nos seus intuitos. Consegue ainda roubar dados dos utilizadores a vários serviços, para os usar depois, indo ainda registar o utilizador em serviços de valor acrescentado.
Em algumas situações, este malware vai mais longe e consegue contornar outras áreas do Android. Falamos da apresentação de publicidade sem que o utilizador tenha qualquer controlo. Esta chega ainda a ser substituída em apps fidedignas e de confiança.
Para conseguir enganar os utilizadores, esta versão falsa do Telegram apresenta todos os ecrãs que a versão original. Ao mesmo tempo, vai pedindo aos utilizadores permissões para depois conseguir roubar os dados que precisa enviar para um ponto central.
A forma de evitar este problema, e outros similares, é ter muito cuidado com a origem das apps que são instaladas. Apenas devem ser usadas as de fontes confiáveis e com provas dadas. Ao mesmo tempo, devem ser observadas as permissões pedidas, para que não sejam dadas as que não são necessárias.
Este artigo tem mais de um ano
Espera lá, não percebi. Uma nova versão do Telegram tem malware? Mas afinal é uma versão de um “canal pouco seguro”? Para todo o software de canais não seguros, é suspeito. É que se uma nova versão do Telegram que está na Play Store tiver malware e nas actualizações automáticas surgir malware, desinstalo já o Telegram, até porque nem o uso.
Se não o usas, por que razão o tens instalado?
Para quem usa desktop recomendo usarem o Unigram.
Permite ter conversas secretas e muito mais.
https://github.com/UnigramDev/Unigram
Muito melhor que a App do Telegram oficial…
Recomendo imenso.
É este aqui Sr Agente.
Prendam-no.
Unico Sandro de confiança é o Sandro G
OSINT always here sir.
Let us be shiny and destroys that folks who wants to destroy our privacy.
Não percebi nada deste post!
Mas afinal tudo que se faça download dos canais oficiais não pode ter malware, não é só o Telegram mas sim “tudo”.
“Canais não oficiais”
Afinal até percebeste. Neste caso há uma app que vem de “outros” canais e que tem malware presente.
A empresa «Telegram» já disse várias vezes que a transferência da aplicação para qualquer dispositivo, tem de ser feita única e simplesmente, na sua página oficial.