COVID-19: STAYAWAY COVID descarregada mais de 500 mil vezes
Em tempos de pandemia é preciso usar tudo o que temos ao nosso alcance para minimizar o problema. A app portuguesa STAYAWAY COVID, cuja instalação é voluntária, permite identificar, de forma rápida e anónima e através da proximidade física, as redes de contágio por Covid-19. Depois informa os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus.
Desde o lançamento oficial, esta app já foi descarregada por mais de 500 mil portugueses.
Não, ainda não foram muitos os portugueses que instalaram, mas é um bom início. De acordo com os números mais recentes, a app STAYAWAY COVID foi descarregada por 535 mil portugueses. Segundo as informações, em apenas três dias, foram 7 os utilizadores que introduziram o código para que os contactos próximos, que têm a app instalada possam ser alertados.
Quem é alertado não sabe que está infetado, quando foi infetado nem qualquer outra informação pessoal. Simplesmente recebe um alerta a informar que esteve em contacto com alguém que teste recentemente positivo para a COVID-19.
Exemplo de funcionamento da app STAYAWAY COVID
Vamos imaginar que o Pedro, o Vítor e o Francisco têm a aplicação instalada e vão tomar um café. Cada um dos seus telefones irá difundir a cada 10 minutos um número aleatório.
Os outros telefones, que estão à escuta, vão registar os números difundidos na sua proximidade e também alguns dados sobre o tempo de duração da difusão e a intensidade do sinal que receberam. Estes números são números propositadamente grandes para que a probabilidade de estarem a ser difundidos dois números iguais seja muito baixa.
Mais tarde, o Francisco desenvolve alguns sintomas e faz o teste à COVID-19. Caso esse teste seja positivo, o médico que valida o diagnóstico, fornece ao Francisco um código de 12 dígitos. O Francisco, caso seja da vontade dele, vai inserir este código na sua aplicação.
Esta por sua vez, usa esse código para depositar num repositório público os números (aqueles que foram gerados de forma aleatória) que o Francisco difundiu nos últimos 14 dias.
É importante sublinhar que todos estes passos são totalmente voluntários e que, mesmo tendo sido atribuído um código ao Francisco, será o Francisco a decidir partilhar ou não os seus números.
Em todo este processo, nem os dados pessoais dos utilizadores, nem qualquer tipo de dados de localização são associados aos números aleatórios difundidos. Assim, o Pedro e o Vítor sabem que tiveram um contacto de risco, mas não sabem onde nem com quem.
Em Resumo…
- A app STAYAWAY COVID é segura
- Não são usadas informações do GPS
- Não são identificados contactos, ou seja, as tags da app são completamente anónimas
- Não há registo que a app tenha influência negativa na autonomia da bateria
- A app é de instalação voluntária
- Não é preciso qualquer tipo de registo
- A pessoa que está infetada pode decidir se quer alertar ou não outros utilizadores
Download...
Homepage: STAYAWAY COVID
Preço: Gratuito
Este artigo tem mais de um ano
Já só falta 9.500.000 de pessoas
Criar hábitos informáticos numa sociedade em desumanização. Hoje que foram conhecidas as medidas de proteção para a abertura das escolas.
Nada mal 😉 agora so falta continuar caso contrário não vai funcionar como querem 🙂
Este fim de semana já recebi uma actualização da App 😉 o que já estava a prever 😉 mas nada haver com esta actualização, falta saber se é por parte da App ou da Samsung.
Foi uma actualização da App.
Volta e meia a app notifica que se tem o bluetooth e a localização desbloqueada mesmo quando não se está a usar a app. Este será um problema que se tem de corrigir. Test run a decorrer ainda.
No iOS a app só faz notificações quando houver indicadores coincidentes (os que descarregou do servidor usados por quem testou positivo nos últimos 14 dias e os armazenados no equipamento desse período. Não faz as notificações que referes.
A app não usa serviço de localização. A API do SO de notificação exposições também não.
Usar a app Stayaway Covid e usar a API de notificação de exposição não é a mesma coisa. A app pode não estar a correr, nem em primeiro plano nem em segundo plano, e no SO o estado de registo de exposição continua ativo.
A app só é necessária para fazer o upload dos indicadores aleatórios no caso de termos testado positivo e fazer o download de indicadores aleatórios de quem tenha testado positivo para detetar indicadores coincidentes.
Tens a certeza que estás a fazer o “test run” como deve ser?
No android, a app pede que ande com o Bluetooth e a Localização ativos. A Localização creio ser necessária para poder aceder à intensidade do sinal Bluetooth para medir distâncias a outros dispositivos. Já tive outra app que também pedia Localização para poder obter informações sobre os canais e frequências dos WiFi’s próximos… Formas de organização do Android.
Se desativar o Bluetooth ou a Localização, surge imediatamente uma notificação a dizer que a coisa não funciona sem ele(s). Se reativar os dois a notificação desaparece.
Também já recebi umas notificações que diziam algo como “lembrete semanal”, pelos vistos para lembrar que a app está em funcionamento.
Às vezes também pede para adicionar às exceções de apps em segundo plano, para não ser fechada automaticamente pelo SO, devido ao modo poupança de bateria estar ativado (não, não notei nenhum gasto de bateria por causa desta app; a poupança de bateria estar ativa deve-se à utilização normal).
De resto, não houve nenhum problema com a app.
Ah, isto no Android 10, e só vou agora atualizar a app (ainda não tinha reparado na atualização)
No Android notifica que o bluetooth e a localização estão desligados mesmo com a app desligada. Pelo menos 2 vezes por dia.
Ela corre sempre em background, é impossível desligar, senão a detecção de pessoas circundantes não funcionaria. O aviso é normal, porque a App precisa disso sempre ligado.
Aqui no iOS estou é a achar que está com um nível de atividade da bateria muito alto (54%), a menos que eu ultimamente tenha andado a usar menos o dispositivo. Pode ser. A ver daqui a 2 semanas para ver a estatística, eventualmente mais normalizada.
Hoje atualização de app.
Ora 535 mil já descarregaram, e sete assintomaticos já meteram o código, está uma boa média…2 vírgula qualquer coisa por dia.
Até ao fim do ano devem meter mais 250 infectados.
É um exito, está provado.
Visto o número que cada assintomático pode chegar a infectar é um bom começo até
Como é que sabes isso?
Os meus parabéns (e estou a ser o mais sincero possível)…
E afinal a app não é compatível com nenhum dos meus dispositivos… 🙁
Imagina então os velhotes que têm telemóveis obsoletos.
Por aí já podes ver a utilidade da aplicação.
Sim claro, compreendo perfeitamente. A malta é que anda cega com o medo de circularem (e têm razão nisso) em zonas que possam (ou não) ser focos de possíveis infeções…
No meu caso os meus “espertofones” não podem ser atualizados a nível de Android. Ambos têm o Android 5 (BQ Aquaris HD5 e o Wiko Jerry) e não existe versões mais recentes para estes modelos…
Melhor que nada diria eu xd
Quem anda à volta deles é que precisa de ter a app, eles se ficarem parados não precisam.
Nem todos os “velhotes” possuem telemóveis obsoletos… Eu sou um “velhote” com 74 anos em cima, comecei com um tijolo da Philips quando eles saíram para o mercado, tenho vindo a actualizar os equipamentos, tive Nokia’s, Samsung’s, Asus, UMI’s, Doodge’s e já vou no segundo Huawei (P30, o anterior era um P10)… Espero que vc também chegue a “velhote”…
*clap clap*
Assim sim. É bom ver as pessoas com mais idade a não se deixarem seguir por ideas pré concebidas.
Por acaso é bom não terem ideias pré concebidas, mas o meu amigo não estará a confundir a árvore com a floresta?
O facto de um idoso ter um telemóvel recente não quer dizer que a grande maioria os tenha.
A realidade é muito mais cruel, e isto só para dizer que a aplicação não é para idosos, seguramente.
Agora para chegar a “velhote” como requisito tem de ter um espertone todo xpto? Boa piada…
O que é suposto fazer depois de ser notificado do contacto? “Ja obtive essa informação… e fui-me deitar”.
Se te preocupares com a tua saúde, ir fazer o teste e fazer por ter o máximo cuidado com as outras pessoas
Ligar para a Saúde24
A SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) informou que na sequências dessas 7 notificações pelo menos 18 pessoas contactaram o SNS24.
Contactar a linha de saúde 24 ou médico de família.
Ficando a saber que estiveste ao lado de um infetado e que já podes estar infetado, o que deves fazer é os possíveis para não infetar outras pessoas próximas e se possível testar para poder ter mais certeza. Basicamente sabes que tens uma possível cadeia de contágio nas mãos e o privilégio de poder cortá-la imediatamente.
Já agora, se testares e der positivo, pôe logo o código na app porque estás a correr contra o vírus. Quanto mais cedo avisares os teus contactos, mais cedo eles podem tentar impedir mais contágios.
E a saúde 24 deve poder ajudar com indicações de como proteger os outros, como ser testado, etc.
Se tinhas a mascara posta então não te preocupes, se não tinhas a mascara posta então vai fazer o teste.
“Se tinhas a mascara posta então não te preocupes, se não tinhas a mascara posta então vai fazer o teste”. Isso depende de que máscara estaria a usar, não esquecer que as cirúrgicas protegem os outros de nós, mas não nos protegem dos outros.
Já dá uns 5% da população portuguesa, nada mau!
Por cada 100 novos infetados por dia, alguns 5 terão a app instalada e poderão pôr o código e alertar os contactos para terem cuidado e se possível testarem-se também.
300 novos casos -> 15 possíveis inserções de código na app, e umas quantas mais pessoas a serem alertadas e a poderem ajudar a cortar o surto.
Sabem-me dizer se a aplicação faz uso de dados móveis? Isto é, se é possível usar a aplicação sem ligação à internet e quando ligar a uma rede wi-fi, visualizar os possíveis contactos de risco.
Obrigado.
Sim, faz uso de dados móveis, mas não precisa de estar sempre on-line. Uma vez por dia faz acesso a um servidor do serviço. Esse acesso à internet pode ser feito via Wi-Fi.
Ver https://covid19estamoson.gov.pt/stayaway-covid-faqs/
Uma vez por dia – como mínimo. Se estiver ligada e com acesso à internet são várias vezes por dia.
É apenas uma vez por dia, a menos que desligue ou a localização ou o bluetooth, o que inactiva a app e só nesse caso, ao voltar a activar volta a validar os contactos (o que em termos de consumo são uns kb… )
Essa app não liberta o Bluetooth para emitir esses números e contactar com o outros dispositivos circulantes ?
Se assim for é mais uma brecha de segurança através do Bluetooth
O que significa libertar Bluetooth?
É necessário ter o Bluetooth activo?
Sim
Eu instalei e desinstalei de seguida.
GPS para que !!
Não usa gps