Quantcast
PplWare Mobile

COVID-19: STAYAWAY COVID descarregada mais de 500 mil vezes

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. João Santos says:

    Já só falta 9.500.000 de pessoas

  2. Joaquim Sobreiro says:

    Criar hábitos informáticos numa sociedade em desumanização. Hoje que foram conhecidas as medidas de proteção para a abertura das escolas.

  3. Pedro Fernandes says:

    Nada mal 😉 agora so falta continuar caso contrário não vai funcionar como querem 🙂

    Este fim de semana já recebi uma actualização da App 😉 o que já estava a prever 😉 mas nada haver com esta actualização, falta saber se é por parte da App ou da Samsung.

  4. Samuel MG says:

    Volta e meia a app notifica que se tem o bluetooth e a localização desbloqueada mesmo quando não se está a usar a app. Este será um problema que se tem de corrigir. Test run a decorrer ainda.

    • Os Rótulos says:

      No iOS a app só faz notificações quando houver indicadores coincidentes (os que descarregou do servidor usados por quem testou positivo nos últimos 14 dias e os armazenados no equipamento desse período. Não faz as notificações que referes.
      A app não usa serviço de localização. A API do SO de notificação exposições também não.
      Usar a app Stayaway Covid e usar a API de notificação de exposição não é a mesma coisa. A app pode não estar a correr, nem em primeiro plano nem em segundo plano, e no SO o estado de registo de exposição continua ativo.
      A app só é necessária para fazer o upload dos indicadores aleatórios no caso de termos testado positivo e fazer o download de indicadores aleatórios de quem tenha testado positivo para detetar indicadores coincidentes.
      Tens a certeza que estás a fazer o “test run” como deve ser?

      • eu2 says:

        No android, a app pede que ande com o Bluetooth e a Localização ativos. A Localização creio ser necessária para poder aceder à intensidade do sinal Bluetooth para medir distâncias a outros dispositivos. Já tive outra app que também pedia Localização para poder obter informações sobre os canais e frequências dos WiFi’s próximos… Formas de organização do Android.

        Se desativar o Bluetooth ou a Localização, surge imediatamente uma notificação a dizer que a coisa não funciona sem ele(s). Se reativar os dois a notificação desaparece.
        Também já recebi umas notificações que diziam algo como “lembrete semanal”, pelos vistos para lembrar que a app está em funcionamento.

        Às vezes também pede para adicionar às exceções de apps em segundo plano, para não ser fechada automaticamente pelo SO, devido ao modo poupança de bateria estar ativado (não, não notei nenhum gasto de bateria por causa desta app; a poupança de bateria estar ativa deve-se à utilização normal).

        De resto, não houve nenhum problema com a app.

      • Samuel MG says:

        No Android notifica que o bluetooth e a localização estão desligados mesmo com a app desligada. Pelo menos 2 vezes por dia.

    • Miguel Nóbrega says:

      Ela corre sempre em background, é impossível desligar, senão a detecção de pessoas circundantes não funcionaria. O aviso é normal, porque a App precisa disso sempre ligado.

  5. Fantasma says:

    Aqui no iOS estou é a achar que está com um nível de atividade da bateria muito alto (54%), a menos que eu ultimamente tenha andado a usar menos o dispositivo. Pode ser. A ver daqui a 2 semanas para ver a estatística, eventualmente mais normalizada.

    Hoje atualização de app.

  6. Carlos Sousa says:

    Ora 535 mil já descarregaram, e sete assintomaticos já meteram o código, está uma boa média…2 vírgula qualquer coisa por dia.
    Até ao fim do ano devem meter mais 250 infectados.
    É um exito, está provado.

  7. ElectroescadaS says:

    Os meus parabéns (e estou a ser o mais sincero possível)…

    • ElectroescadaS says:

      E afinal a app não é compatível com nenhum dos meus dispositivos… 🙁

      • Carlos Sousa says:

        Imagina então os velhotes que têm telemóveis obsoletos.
        Por aí já podes ver a utilidade da aplicação.

        • ElectroescadaS says:

          Sim claro, compreendo perfeitamente. A malta é que anda cega com o medo de circularem (e têm razão nisso) em zonas que possam (ou não) ser focos de possíveis infeções…

          No meu caso os meus “espertofones” não podem ser atualizados a nível de Android. Ambos têm o Android 5 (BQ Aquaris HD5 e o Wiko Jerry) e não existe versões mais recentes para estes modelos…

        • SSD says:

          Melhor que nada diria eu xd

        • eu2 says:

          Quem anda à volta deles é que precisa de ter a app, eles se ficarem parados não precisam.

        • F Gomes says:

          Nem todos os “velhotes” possuem telemóveis obsoletos… Eu sou um “velhote” com 74 anos em cima, comecei com um tijolo da Philips quando eles saíram para o mercado, tenho vindo a actualizar os equipamentos, tive Nokia’s, Samsung’s, Asus, UMI’s, Doodge’s e já vou no segundo Huawei (P30, o anterior era um P10)… Espero que vc também chegue a “velhote”…

          • AqueleAmigo says:

            *clap clap*
            Assim sim. É bom ver as pessoas com mais idade a não se deixarem seguir por ideas pré concebidas.

          • Carlos Sousa says:

            Por acaso é bom não terem ideias pré concebidas, mas o meu amigo não estará a confundir a árvore com a floresta?
            O facto de um idoso ter um telemóvel recente não quer dizer que a grande maioria os tenha.
            A realidade é muito mais cruel, e isto só para dizer que a aplicação não é para idosos, seguramente.

          • ElectroescadaS says:

            Agora para chegar a “velhote” como requisito tem de ter um espertone todo xpto? Boa piada…

  8. ToFerreira says:

    O que é suposto fazer depois de ser notificado do contacto? “Ja obtive essa informação… e fui-me deitar”.

    • SSD says:

      Se te preocupares com a tua saúde, ir fazer o teste e fazer por ter o máximo cuidado com as outras pessoas

    • Os Rótulos says:

      Ligar para a Saúde24
      A SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) informou que na sequências dessas 7 notificações pelo menos 18 pessoas contactaram o SNS24.

    • Fantasma says:

      Contactar a linha de saúde 24 ou médico de família.

    • eu2 says:

      Ficando a saber que estiveste ao lado de um infetado e que já podes estar infetado, o que deves fazer é os possíveis para não infetar outras pessoas próximas e se possível testar para poder ter mais certeza. Basicamente sabes que tens uma possível cadeia de contágio nas mãos e o privilégio de poder cortá-la imediatamente.
      Já agora, se testares e der positivo, pôe logo o código na app porque estás a correr contra o vírus. Quanto mais cedo avisares os teus contactos, mais cedo eles podem tentar impedir mais contágios.

    • Samuel MG says:

      Se tinhas a mascara posta então não te preocupes, se não tinhas a mascara posta então vai fazer o teste.

      • LR says:

        “Se tinhas a mascara posta então não te preocupes, se não tinhas a mascara posta então vai fazer o teste”. Isso depende de que máscara estaria a usar, não esquecer que as cirúrgicas protegem os outros de nós, mas não nos protegem dos outros.

  9. eu2 says:

    Já dá uns 5% da população portuguesa, nada mau!
    Por cada 100 novos infetados por dia, alguns 5 terão a app instalada e poderão pôr o código e alertar os contactos para terem cuidado e se possível testarem-se também.
    300 novos casos -> 15 possíveis inserções de código na app, e umas quantas mais pessoas a serem alertadas e a poderem ajudar a cortar o surto.

  10. Carlos says:

    Sabem-me dizer se a aplicação faz uso de dados móveis? Isto é, se é possível usar a aplicação sem ligação à internet e quando ligar a uma rede wi-fi, visualizar os possíveis contactos de risco.
    Obrigado.

  11. Tu escolhes says:

    Essa app não liberta o Bluetooth para emitir esses números e contactar com o outros dispositivos circulantes ?

    Se assim for é mais uma brecha de segurança através do Bluetooth

  12. Ricardo says:

    É necessário ter o Bluetooth activo?

  13. Luis says:

    Eu instalei e desinstalei de seguida.
    GPS para que !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.