Consumidores apoiam o recurso App Tracking Transparency da Apple
A Apple criou uma forma de proteger a privacidade dos seus utilizadores das aplicações móveis. Chama-se App Tracking Transparency e coloca na mão do próprio consumidor a possibilidade de permitir ou reprovar que uma aplicação faça o seguimento dos seus passos. Estas informações recolhidas pelas apps têm como objetivo a venda dos dados a empresas de publicidade, com gigantes como a Google ou Facebook a faturar milhões. Os consumidores parecem estar a gostar desta medida da Apple.
O iOS 14.5/iPad 14.5 está já nos iPhones e iPads e, segundo os dados da Axway, os consumidores estão a demostrar apoio à decisão da empresa californiana. O impacto nas contas dos gigantes da publicidade poderá ser significativo. Mas o braço de ferro continua.
App Tracking Transparency da Apple abriu um novo caminho
Uma nova análise relacionada com os consumidores da Axway (uma plataforma global de gestão de APIs) revelou que as pessoas apoiam o maior controlo que dispõem agora sobre quem vê os seus dados pessoais. A análise teve como alvo o mercado gigante americano.
Segundo as informações, 74% dos americanos acham que a Apple (e outros) deveria impedir que os anunciantes monitorizem a sua atividade e preferências em diferentes aplicações se os anunciantes não obtiverem a sua permissão para o fazer. Por consequência, os consumidores apoiam o recurso App Tracking Transparency da Apple.
Os principais pontos da análise da Axway incluem:
- 76% dos inquiridos disseram que as aplicações móveis devem informar quando e como estão seguir a nossa atividade e preferências em diferentes apps e sites;
- 80% acham que as aplicações móveis deveriam ter a nossa permissão para fazê-lo;
- 39% dariam autorização para as apps móveis e anunciantes seguirem as suas atividades e preferências em diferentes aplicações e sites;
- Se as apps móveis e os anunciantes concordassem em permitir que os utilizadores optassem por sair a qualquer momento, mais de metade (52%) permitiria o seguimento de atividades e preferências em diferentes aplicações e sites.
Publicidade está agora com regras no iOS
Conforme referem os responsáveis da Axway, a Apple foi dura com este mercado, mas não foi desajustada.
A decisão da Apple é perturbadora, sim, mas também podemos considerá-la como o forçar para existirem boas decisões sobre a comunicação de dados do utilizador. E isso é bom para construir confiança, cria uma experiência mais positiva aos consumidores. A confiança pode ser aqui a sua vantagem competitiva, porque aqueles que já têm um bom nível de confiança com os seus clientes podem ser menos perturbados nos próximos meses.
Afirmou Shawn Ryan, vice-presidente de Visão e Estratégia da Axway.
Estes resultados foram produzidos pela Axway que levou a cabo o seu estudo entre 1.017 adultos dos EUA entre os dias 17 e 19 de abril de 2021. As respostas da investigação foram nacionalmente representativas da população dos EUA por idade, sexo, região e etnia. Portanto, nos próximos tempos vamos perceber, ao nível global, qual o impacto desta tecnologia no âmbito da publicidade online, dedicada às aplicações móveis.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Eu não sei se estou a fazer alguma coisa errada ou se é algum bug. Mas não me aparece nenhuma aplicação na cena do Tracking Transparency. As apps mais intrusivas que tenho deve ser o Facebook e o Instagram, mas essas apps não me aparecem lá, alias nao me aparece nenhuma. Já experimentei ativar e desativar a flag e não me aparece nada. Também acontece por aí?
Nas definições de Tracking tens o “Allow Apps to Request to Track” desactivo? Se sim, é normal. Esta configuração recusa por defeito qualquer pedido não sendo assim mostrado o pop up para autorizares.
Elas não estão a aparecer todas de uma só vez. Por exemplo, ontem apareceu-me o Instagram, um dia antes tinha aparecido a do TikTok e Facebook… e tenho instaladas dezenas delas (muitas seguramente vão pedir o seguimento) e só tenho ainda 7 no seguimento.
a mim apareceram-me hoje a do Facebook e Instagram.
se não te aparece nada é porque nenhuma aplicação requereu fazer a pergunta. E se a app não fizer a pergunta é como se não tivesse autorização de qualquer maneira!
O que se sabe é que a Facebook anda a testar as “águas”, passe as expressão! pelos vistos tem alguma maneira para que a pergunta só seja feita a algumas pessoa, alguma forma de activação remota.
Muito obrigado pelas respostas! Eu já tenho isto do Tracking Transparency alguns meses (alias desde a versão beta do 14.5) mas sempre me deixou com a pulga atrás da orelha, porque via pessoas com bué aplicações lá nessa definição e eu nunca tive nada, mas sendo assim faz sentido nunca ter aparecido esse popup (essa flag também esteve sempre off). Mas seja como for é manter off sempre xD
se manténs off nunca vais ver nada, e as aplicações têm que sofrer update para que surja a questão. Até lá é como se não tivessem autorização!
Mas também não daria demasiada importância… não é uma garantia de que não há aplicações a tentar contornar regras, e o Facebook continuará a seguir as pessoas que usem as aplicações da Facebook e o seu login, por exemplo!
Para quem estiver interessado na pouca vergonha da Facebook
https://signal.org/blog/the-instagram-ads-you-will-never-see/
Eu já tenho isso do Tracking desde há 3 anos. Coisa banal.
? Isto não saiu só agora com esta release? Vitor podes confirmar que tu estás mais dentro das cenas Apple
ele deve estar no gozo!
Eu activei todas aplicaçoes que tenho no iphone, até activei o safari.
O Safari não faz a pergunta nem muitas aplicações fazem a pergunta, por isso não tens como ter activado no Safari ou em todas as aplicações que tens.
https://youtu.be/r38Epj6ldKU
Interessante…
Já uma vez tentei explicar o conceito de “privacy” da Apple. Mas as pessoas (especialmente aqui) não conseguem distinguir factos de marketing.