Boas notícias? WhatsApp não exibirá anúncios na app, pelo menos por agora
Após anos a prometer não implementar anúncios na sua aplicação, o WhatsApp quebrou a promessa. Há poucos dias, a empresa confirmou que os anúncios chegariam a algumas secções desta app de mensagens. A notícia foi um choque para milhões de utilizadores, embora se saiba agora que os anúncios não estarão disponíveis para todos, pelo menos por agora.
WhatsApp não exibirá anúncios na Europa
Do que foi revelado, o WhatsApp vai adiar os anúncios na Europa até 2026. Embora o plano de integrar publicidade na app não esteja suspenso, as políticas de dados da Europa obrigaram a Meta a suspender a medida. Isto significa que os utilizadores neste território poderão desfrutar do WhatsApp sem anúncios durante mais tempo.
"Este novo produto só será lançado no mercado da UE em 2026", disse Des Hogan, responsável da Comissão Irlandesa de Proteção de Dados. "Fomos informados pelo WhatsApp e vamos reunir-nos com eles para discutir quaisquer questões mais aprofundadas". O Comissário acrescentou que este modelo de publicidade será discutido com outras autoridades para refletir preocupações relacionadas com a proteção de dados.
Após a divulgação de que o WhatsApp iria integrar anúncios na sua aplicação, os reguladores levantaram preocupações sobre a privacidade e o tratamento de dados. A Meta, que já enfrenta uma multa por violar a Lei dos Mercados Digitais da Europa, é conhecido por utilizar as informações pessoais dos seus utilizadores para exibir anúncios segmentados. As autoridades temem que a empresa possa utilizar dados de contas ligadas ao Facebook e ao Instagram para personalizar os anúncios.
Meta tomou decisão pelo menos por agora
Embora a notícia possa parecer absurda e muitos já estejam a considerar alternativas, os anúncios do WhatsApp não são o que muitos imaginam. Há poucos dias, a empresa revelou que os anúncios não serão exibidos em conversas individuais ou de grupo. Isto significa que pode conversar tranquilamente com os seus amigos sem medo de um banner ou mensagem de interrupção aparecer na janela de chat.
Os anúncios do WhatsApp vão aparecer nos Canais e no separador Notícias, que é uma secção onde são vistos estados dos contactos. A Meta inspira-se no mesmo modelo dos Instagram Stories, inserindo anúncios após um determinado número de publicações. No caso do WhatsApp, um anúncio surgirá quando se alterna entre os estados dos amigos.
Em resposta a estas questões, o WhatsApp afirmou que irá usar diversas formas para obter dados. Irá basear-se na localização geográfica, nas informações da conta e na forma como se interage com anúncios. Adicionaram que "como tudo o que fazemos no WhatsApp, criamos estas funcionalidades para que sejam o mais privadas possível. Nunca venderemos ou partilharemos o seu número de telefone com anunciantes. As suas mensagens pessoais, chamadas e grupos dos quais faz parte não serão utilizados para determinar que anúncios verá".






















Quando a meta tomar a sua decisão eu tomarei a minha . Signal por exemplo, ou nenhuma!!
So mesmo aqui pa dizerem uma coisa e depois desmentirem. Parece a cofina….em lado nenhum o whatsapp pos ads na app, nunca o fez!!!!!
Pode ir para o Signal, mas se mais ninguém está lá, vai ter de continuar no WhatsApp e mais nada.
Ou pode fazer como eu e não estar lá de todo, mas nem toda a gente pode dar-se a esse “luxo”, na verdade alguns até serão obrigados ou pelo menos forçados a lá estar contra a vontade… mas lá estão e o resto é conversa(r), e em breve (também): ver anúncios, a menos que por X € por mês ou por ano possa ter sem anúncios… ou como é a moda agora: com menos anúncios, porque queremos o seu dinheiro e mostrar-lhe anúncios à mesma!
So mesmo aqui pa dizerem uma coisa e depois desmentirem. Parece a cofina….em lado nenhum o whatsapp pos ads na app, nunca o fez
Mas não estão a desmentir nada, só disseram que na União Europeia vai demorar mais algum tempo até tais anúncios aparecerem, e que antes estarão a aparecer em outras zonas do mundo.
E mesmo onde é que eles vão meter a publicidade, é apenas o que dizem agora, porque hoje é lá escondido não sei aonde e “amanhã” podem perfeitamente meter nas mensagens privadas e de grupo, seja integrado de alguma maneira na conversa, numa janela claramente à parte, quando abre a mensagem, quando fecha a mensagem, enfim, dependerá do que acharem que é mais eficaz a converter em vendas… ou podem não meter de todo como o artigo refere se acharem que não funciona ou que prejudica mais a aplicação do que ajuda, porque no limite existe o Signal, Telegram e várias outras aplicações desejosas de receber esses utilizadores e de os monetizar de alguma forma (moedas virtuais, compras pela aplicação, etc.).
Eu a muito já tomei a decisão.
Não é que tenha nada a esconder, mas privacidade sempre.
E digam o que disserem, este tipo de plataformas tem um unico objetivo. LUCRO . para o obterem vendem tudo que possam (entenda-se dados dos clientes). Não se iludam….
E como tal tornei-me num infoexcluido, e foi a melhor decisão que tomei.
Ja ganham fortunas a vender os dados dos clientes e ainda querem por ou melhor, estão a pensar em por publicidade? So usa quem quer… na realidade até os serviços de sms ja têm as mesmas funções ou quase todas quando usamos a opção de “chat” e não se paga…. sejam curiosos e experimentem, vão ver que não é assim tão diferente.