Apple, Samsung e Huawei trarão nova vida ao mercado dos tablets em 2019
O mercado global de tablets (Android e iOS), não é propriamente um dos mais pujantes da atualidade. No entanto, temos visto a Apple a trazer novos modelos como os iPad Air e iPad mini em março último, tal como a Huawei e ainda mais recentemente, também a Samsung reforçou a sua aposta neste mercado.
Como resultado desta aposta, espera-se que todo o mercado cresça dramaticamente no atual trimestre.
Ainda assim, entre abril e junho de 2019 foram vendidos 32,66 milhões em todo o mundo. Estamos perante uma quebra de 11,9% face ao período homólogo de 2018 e uma quebra de 8,7 face ao trimestre anterior. São resultados pobres, que sinalizam a estagnação do setor no segundo trimestre do ano.
O mercado dos tablets caiu durante o 2.º trimestre de 2019
Por oposição, a DigiTimes Research, espera que no terceiro trimestre de 2019 o cenário seja o oposto. Isto é, podemos estar a viver um período de recuperação no mercado dos tablets. Ainda que para já sejam previsões, certo é que temos visto um interesse redobrado nesta área por parte da Apple, Samsung e Huawei.
Mais concretamente, é esperado um crescimento de 19,3% durante o atual trimestre. Um "salto" a dois dígitos que se traduzirá em perto de 39 milhões de tablets iOS e Android a serem vendidos entre julho e setembro de 2019. No entanto, para que tal se materialize, é necessário que alguns fatores se alinhem perfeitamente.
O primeiro dos quais é o alívio das restrições comerciais impostas pelos EUA à chinesa Huawei. Algo que já está em curso e que deverá trazer um novo fôlego para as vendas neste setor. O segundo fator a ter em conta é a apresentação e lançamento previsto para setembro de um novo modelo de iPad por parte da Apple.
Espera-se um crescimento em torno dos 20% para o 3.º trimestre
Com um novo Apple iPad de 10,2 polegadas na calha para a apresentação em setembro, a Apple elevaria assim o número de novos tablets lançados em 2019. Veja-se que em março último ficamos a conhecer o mais recente Apple iPad Air, bem como a mais recente e atualizada geração do Apple iPad mini.
Além disso, o interesse de Cupertino no mercado dos tablets foi coroado com a apresentação do iPadOS. Em síntese, temos novo hardware, bem como novo software a pensar neste formato. Algo que, por sua vez, ajudará o mercado a retomar gradualmente o crescimento à medida que novas soluções chegam às lojas.
Ainda de acordo com as previsões agora partilhadas, o formato de 10 ou mais polegadas continuará a dominar o mercado. De igual modo, continuará a ser a Apple com os seus iPad a dominar o mercado durante o atual trimestre. Não obstante, teremos novos tablets Android, nomeadamente o da Samsung, a chegar às lojas.
Dos Apple iPad aos tablets Android da Huwei e Samsung
Além da comprovada aposta da Apple neste setor, também a Samsung se destacará. Aliás, de acordo com o mesmo relatório, o segundo lugar deste mercado pertencerá à tecnológica sul-coreana. Já em terceiro lugar teremos a Amazon e a Lenovo entre os lugares cimeiros, com a Huawei a seguir-se na lista.
O relatório aponta ainda o gradual ressurgimento da Huawei e dos seus tablets Android. Sobretudo à medida que as relações comerciais com as diversas empresas norte-americanas forem repostas, a chinesa será, também ela, um motor de crescimento para o setor.
Já de fora das suas previsões ficaram os resultados para o quarto trimestre. Nesse ponto a DigiTimes avança apenas que os tablets com 10 ou mais polegadas de ecrã continuarão a crescer em popularidade. Aliás, no final de 2019 este nicho pode representar até 70% do volume de vendas.
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Este artigo tem mais de um ano
Fonte: DigiTimes
O único que me interessa é o Surface Go 2. Ansioso por saber que cpu traz
Ou a Samsung e a Huawei deram um grande trambolhão nos tablets ou há contas de “sumir”.
No trimestre que terminou em Junho a Apple vendeu 5,023 mil milhões de dólares de iPads, um aumento de 8,4% em relação ao trimestre homólogo de 2018.
As marcas deixaram de publicar o número de exemplares vendidos, o que as empresas de estudos de mercado publicam são estimativas, nem sempre bate certo.
Tendo em conta os preços exagerados que custam, tendo em conta o que oferecem, não me admira que tenha havido uma quebra de 12%…
Eu por ex. estaria interessado num tablet com qualidade suficiente para fazer edição de imagem/fotografia tendo caneta e teclado como acessorios, um ecrã com boa qualidade de imagem e resolução, espaço de armazenamento de pelo menos 128gb e uns 6 ou 8 gb de memoria, um processador competente (de média gama para cima) e tudo isto sem ter de vender um rim para conseguir compra-lo…