App Via Verde: Carregar o seu veículo elétrico nunca foi tão simples
Quem acompanha o segmento dos veículos elétricos, tem-se certamente apercebido que há várias ferramentas e apps a serem disponibilizadas. No Pplware já apresentamos, por exemplo, a app miio, uma app indicada pelos condutores de carros elétricos. Esta app é gratuita e disponibiliza todas as informações necessárias.
Hoje damos a conhecer a app Via Verde que visa simplificar os carregamentos elétricos do seu veículo com o serviço Via Verde Electric.
Mais de dois mil pontos de carregamento elétrico disponíveis na app Via Verde
O Via Verde Electric é um serviço que permite o pagamento do carregamento de veículos elétricos ou híbridos através da app Via Verde (Android e iOS), abrangendo toda a rede pública disponível em Portugal Continental. Este serviço permite a utilização dos postos de carregamento elétrico sem haver a necessidade de um cartão físico, sendo essa uma experiência 100% digital.
Com a app da via verde descubra postos de carregamento perto de si, com a indicação da potência e nível de ocupação. Pode filtrar os postos disponíveis por tipo de localização (parque de estacionamento, autoestradas, via pública,...), tipo de tomada ou potência.
O serviço Via Verde Electric permite-lhe carregar o seu veículo em todos os postos da rede pública nacional, mas também nas autoestradas, graças à rede complementar de carregamentos elétricos Brisa.
A app permite o pagamento por Débito Direto através da sua conta Via Verde e assim saber sempre quanto gastou através do seu histórico de carregamentos, sem ter que esperar por uma fatura ao final do mês. Pode ainda controlar todo o processo de carregamento através da app Via Verde, sem necessitar de qualquer cartão.
Se tem um carro elétrico, experimente já esta app.
Este artigo tem mais de um ano
Boa. Só falta saber quanto levam os parceiros pela utilização dos postos de carregamento.
O preço pela Via Verde é apetecível, mas em saber os custos de utilização dos postos, ficamos na mesma situação dos últimos acontecimentos. Isso é que tinha sido complementar a noticia.
Obrigado pela informação.
Estou como o colega Rui.
O preço do kWh até é bastante aceitável…agora somando as taxas mais taxinhas…como será no final?
Obrigado
Abastecer fora de casa…só existe uma opção de justo-valor: Continente.
A da Tesla também o é, dada a velocidade de carregamento.
Todos os restantes com OPC/CEME/TEME/DEME e todos os “parasitas” conexos ao custo por Kw são mais do mesmo, neste país socialista/comunista.
Nota: inventei alguns nomes, pois são tantos “pendurados” a cobrar.. 🙂
Diria, que somente o Operador que fez o investimento deve receber algo e depois, o IVA que é normal por transacção.
Liguei para a Via Verde e fiquei sem perceber muito bem como funciona. Disseram-me que a app via verde apenas servia como método de pagamento e que o custo de energia era o que estava no posto de carregamento.
Disseram-me também que no posto eu podia escolher qual era o fornecedor da energia. Isto é verdade?
Sim, o fornecedor de energia é o utilizador que escolhe.
É por haver muitas vezes que ainda não conhecem o serviço que ainda apanham sustos nas facturas.
*É por haver ainda algum desconhecimento que algumas pessoas ainda apanham sustos nas faturas.
Isto é o que me aparece na app ViaVerde.
https://photos.app.goo.gl/5KeoyGqB6ZZAmDXTA
Muito obrigado pelo print. Sendo assim esse valor kWh de 0,125€ é bem mais barato que a maioria dos operadores (cerca 0,20€). E contrário à informação que me deram na Via Verde.. Muito confuso todo este sistema de carregamentos eléctricos..
Plenamente de acordo, até da vontade de voltar aos ICE em que preço a pagar é claro e pode-se pagar com simples cartão de débito ou crédito…
A minha dúvida é se já inclui ou não a tarifa de acesso às redes (TAR). O valor de 0,159/kWh do cartão da Iberdrola inclui já a TAR. Faz diferença incluir ou não. Parece-me que os operadores do atendimento não sabem nada do que estão a vender.
Não inclui a TAR, é apenas o custo da energia.
Ui os operadores do atendimento…. Um da via verde. Disse-me que a app da via verde só servia como método de pagamento, depois quando eu chegasse ao posto de carregamento (OPC) é que eu tinha a hipótese de escolher qual o comercializadora (CEME)… Tá bonito está.. Se nem eles sabem explicar em condições, tomar o cliente final perceber esta confusão..
https://www.iberdrola.pt/mobilidade-eletrica/carregar-fora-casa Sim já inclui a TAR o que pode ser mesmo mais vantajoso. Qual será o valor da TAR? Será os valores indicados aqui: https://www.bluecharge.pt/wp-content/uploads/2021/09/Tarifa_Bluecharge_05_2021-1.pdf?
E ao se aderir ao serviço vêm as condições em PDF do cartão charge2to (encontrei este site: https://charge2go.pt/) cujo preço é 0,1243/kWh excluindo a TAR. Contudo, a via verde pode ter um tarifário específico. Não sei, ainda não usei.
Confirmo. No e-mail que enviam de adesão à via verde electric a informação é esta: *O Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) parceiro da Via Verde é a EcoChoice. https://charge2go.pt/tarifarios/
Vai ser preciso tirar um curso para nao ser enganado nas faturas com tanta variável e precos ridículos de carregamentos, uma vergonha isto tudo no final se vai pagar o mesmo ou mais que a gasolina e com menos autonomia e horas perdidas no final do mes esperando o carro carregar, vale assim tanto a pena trocar horas de espera por vida.