app gov.pt: como assinar documentos com o smartphone
A gov.pt é a app oficial da administração pública portuguesa que dá acesso a vários serviços de identidade digital, autenticação e assinatura digital. (substitui as antigas apps id.gov.pt e autenticacao.gov). Saiba como assinar documentos.
Esta nova app centraliza um conjunto de serviços que antes estavam dispersos por outras app. Pode ter:
- Documento digitais
- Nesta app pode adicionar e gerir vários documentos oficiais (ex. Cartão de Cidadão, carta de condução, entre outros), que têm validade legal. Também pode validar documentos digitais, apresentados na mesma app a partir de outros dispositivos.
- Assinatura digital e autenticação
- Através da app consegue gerir várias funcionalidades da Chave Móvel Digital (CMD) e assinar documentos .pdf.
- Pode receber os códigos de acesso, alterar os dados associados à Chave Móvel Digital e gerir as autorizações da CMD. Pode também ativar os certificados do seu Cartão de Cidadão ou voltar a ativar a CMD através da aplicação.
Segundo algumas informações, esta app irá integrar novos serviços em breve.
Assinar documentos com o smartphone
Assinar um documento com o smartphone usando a app gov.pt e a sua assinatura digital é fácil. Para tal basta abrir a app, escolher a opção Autenticação gov.pt e depois escolher a opção Assinar documentos digitalmente.
Depois é só indicar o documento a assinar, página onde deve constar a assinatura, escolher o posicionamento e proceder à atutenticação.
De acordo com as informações do Governo, a anterior app autenticação.gov irá deixar de existir, pelo que todos os serviços e processos serão feitos com esta nova app.
Não faz tudo o que faz na app Desktop. Acho que por exemplo, não permite usar o certificado qualificado de empresa.
Site civil online em baixo.
Quando está a funcionar não funciona em smartphones.
Este vai ser outra porcaria igual.
Uma porcaria… apesar de ter instalado a APP não dá para utilizar a minha impressão digital apesar de estar na APP tenho de aguardar o código… … … não dá para os cartões militares… … não dá para o cartão de seguro europeu… …
” não dá para os cartões militares” > Dá, embora nem sempre à primeira (Cartão ADM, ID da Defesa e Cartão de Antigo Combatente). Quanto ao Cartão de Saúde Europeu, dava imenso jeito, mas tens de esperar pela parceria com a segurança social nesse sentido.
Mais lixo de tudo o que termina em Gov. Totalmente inútil, como sempre, e quando bloqueiam o CMD do nada e pedem para receber uma mensagem no telemóvel de desbloqueio, que é o que usas para o CMD e não te enviam. Ou se quiseres pedir uma nova senha das Finanças sem teres que te deslocar ao balcão, pedem para entrar pelo CMD (que não funciona comigo pois bloquearam e não me deixam desbloquear sem ter que me deslocar lá) ou pedem a pergunta secreta, que ninguém obviamente sabe uma vez que a dita senha foi enviada para casa através do pedido no balcão. Ora se não tenho acesso à senha das finanças e preciso pedir, e me dão a opção CMD (que tenho bloqueado), ou/e estou sem acesso a pergunta secreta que nunca tive, então se tivesse acesso á dita CMD já não precisaria da senha. Burros, nem dão a opção de “Enviar os códigos para casa”. São burros como sempre.
Desde que mudaram para gov.pt não recebo códigos no TM nem por SMS. Já preenchi o formulário de reclamação por 2 vezes, já falei com os serviços por minha iniciativa por duas vezes e já fui contactado pelos serviços técnicos para esclarecimentos suplementares. Ao Cabo de 2 meses está tudo igual: sem respostas nem soluções.
Porque não voltam ao id.gov.pt?