Windows 10 Mobile morreu! O Android pode ser uma boa opção?


Destaques PPLWARE

60 Respostas

  1. Maia says:

    O Windows 10 Mobile não morreu, atenção! Continua ligado à máquina…

  2. Nuno Aguiar says:

    O Windows 10 mesmo morto continua a receber mais atualizações que os OS ditos vivos.
    Não claro que o Android não é uma boa opção, pois 90% dos utilizadores que estão no Windows 10 saíram do Android, por algum motivo foi, e certamente, tal como eu, não tencionam regressar.
    E a estratégia da Microsoft ao abandonar o W10M, terá forçosamente de o substituir por um outro sistema, talvez o Andromeda, talvez não, o futuro o dirá.
    Mas para a estratégia e sucesso futuro da Microsoft esta terá que forçosamente estar presente no segmento Mobile.
    O Windows 7 foi um dos fatores que impossibilitou um maior sucesso do Windows Mobile, uma vez que os programadores preferiam ter aplicações .exe que dão em Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10 que as UWP que só funcionam em Windows 10 e Windows 10 mobile.

    • Goncalo says:

      O que aqui dizes faz todo o sentido, a teimosia dos programadores foi a pior coisa que aconteceu para o mundo dos sistemas da Microsoft. Todos os programadores quiseram continuar estagnados no tempo, usar APIs antigas o mais possível, continuar a resistir ao UWP, e eu não sei porquê, é tão simples fazer uma app UWP, eu fiz a minha primeira app UWP, sem ter qualquer experiência em C#, ou mesmo desenvolvimento para Windows, fiz um TV player para os meus canais de IPTV favoritos, com algumas funções avançadas, e em pouco mais de meia hora.
      Fiquei entusiasmado com a facilidade de desenvolvimento de conteúdo UWP, e vou aprender mais sobre isso no futuro. A facilidade de programação para o Windows 10, a necessidade de programar uma só vez para qualquer tamanho de ecran, para qualquer plataforma, é uma enorme vantagem, pois funciona mesmo como esperado.

    • Ed says:

      O meu lumia ultimamente não recebia grandes updates e quando saía não se via grandes diferenças, afinal o 10 já está há quantos anos? O Android sai uma versão nova a cada ano.
      Usava Android e decidi experimentar Windows acabei por voltar ao Android.

  3. A.M says:

    Estará o título correcto? “sera boa uma” ou “uma boa”

  4. David Silva says:

    Ponto forte do Android: apps da moda atualizadas regularmente.
    Ponto forte do Windows Mobile: a interface gráfica. Já usei os 3 SO e este é de longe o melhor para o dia a dia.

  5. McGomes says:

    Morreu!? Ainda uso o meu Lumia 950 e funciona impecavelmente bem! Leve e rápido como nenhum outro..

    • Nuno Aguiar says:

      Tenho o 640 XL e estou seriamente a pensar comprar o 950 antes que acabem de vez.

      • Eric Mac Fadden says:

        O problema será o suporte aos apps de terceiros… mas se vive bem com apenas os da Micro$oft, ok.

        Há três meses comprei um Redmi 4X pra substituir meu Lumia 820, que há 5 anos lutou bravamente até sua obsolescência forçada. 90% do que eu fazia no WP faço no Android, e melhor, os 10% restantes eram passar nervoso de lentidão…

        • Nuno Aguiar says:

          Mas quanto ao suporte de apps de terceiros, normalmente conseguimos contornar via browser com ganho de performance na maioria dos casos.
          Ainda este mês a Vodafone lançou o My Vodafone para W10M e o que faz é abrir o edge na área de cliente My Vodafone.

        • Nuno Aguiar says:

          É de estranhar também na suposta faze terminal do SO, a Caixa Geral de Depósitos que esteve até agora sem suportar o W10M via app oficial, à cerca de um mês disponibilizou finalmente a App Oficial para este sistema.

  6. Nuno Aguiar says:

    Ainda hoje foi lançada a build 15254.1, que é a RC para o WFCU.

  7. Sergio says:

    Durou bastante este paciente com doença terminal, foram 7 anos de prazer a usar o sistema.
    Quando o meu lumia 950 precisar de renovação, talvez opte pela nokia e android é lá que está parte do que procuro

  8. Gonçalo says:

    IOS ou android são opções para o W10M agora o IOS E O ANDROID é que não são opções um para o outro

  9. Mário Lemos says:

    O meu 830 comprado em 2014 ainda ontem recebeu uma atualização de sistema.
    Será que um Samsung ou LG ou Huawei do ano passado recebem as atualizações de segurança mais recentes do sistema Android?

  10. jorge jesus says:

    morreu antes de nascer

    • Nuno Aguiar says:

      Chegas-te a experimentar?
      Conheces?
      Exploras-te?
      Ah… Deixa-me adivinhar… Falas somente por falar…

    • Vítor M. says:

      Estás enganado. O sistema é TOP, apenas teve um apoio e um marketing fraco. O que levou os developers a não apostar. Mas seguramente que tinha tudo para ser dos melhores sistemas.

      Como disse o Nuno… falar por falar…

      • Goncalo says:

        Aplaudo de pé. Um comentário que aponta exactamente a principal falha da Microsoft.
        Tenho um Lumia 950, adoro-o, e não me vejo a voltar para a única opção possível: Android.

      • Daniel says:

        Na verdade o sistema tecnicamente é uma lástima, ao ponto de não conseguir fazer uma coisa básica que até uma PS3 (que foi lançada em 2006) conseguia… estou a falar de um player html5 para o youtube, e isso era por incapacidade técnica da engine html5 da MS nesse sistema (que sabemos que, por muito que esteja atrás de todos os outros, o IE ou Edge não são tão maus ao ponto de ficarem atrás de algo lançado em 2006… e a ser justo o Edge permite à MS já não ser a valete nódoa em HTML5 como era até então, embora ainda estando atrás da concorrência).
        Pesando o facto de que quase tudo no WP/WM são webviews, é um brinquedo carote para andar a brincar com webapps (ou o conceito de PWA, Progressive Web Apps como a MS as renomeou este ano no evento Build, para não ser demasiado óbvio que não são mais do que webapps pois as UWP nunca ganharam tracção)…

  11. DoContra says:

    Uso regularmente apps da Microsoft no Android e funcionam muito bem. Inclusivamente o Skype para Empresas (a par com o “civil”), Office 365, OneNote, Office Lens, OneDrive, etc…
    Outra vantagem são as actualizações automáticas regulares destas apps.

    • Goncalo says:

      Os problemas maiores são: A intuitividade do SO, a fluidez, a invejável frequência de updates, a excelente e única interligação e centralização de tudo, basta fazer o login no telefone com a nossa conta MS e tudo está sincronizado, e acessível em qualquer dispositivo Windows 10 em que usemos o mesma conta, se precisarmos de reinstalar a ROM, fazer o reset ao telemóvel, tudo volta a aparecer como estava, apps instaladas, mensagens, imagens, contactos, etc, e nenhum dos seus concorrentes o faz da mesma maneira, completa e eficaz.

      • Daniel says:

        Há uns bons anos que não preciso de fazer restauro de nada com apps de terceiros no Android: ligo, logo-me com a conta de sempre, sincroniza-me contactos, dados de apps (nem todas, as que necessitam de login próprio não repõe esses dados, mas também a MS não repõe no que toca a dados de contas que não são do seu controlo), configurações de rede (útil para wifi e não ter de andar a reconfigurar, isto é capaz de ser das opções de sincronização mais recentes e no entanto já tem uns dois anos), etc.

        Aliás, eu quando vi isso a ser implementado no Windows 10 (não propriamente apps pois essas tem que se voltar a instalar na mesma, mas preferências, wallpaper, etc) a primeira coisa que me lembrei foi mesmo do Android e Apple em geral…

  12. Simão says:

    Engraçado que o meu actualizou esta noite 🙂
    Enquanto durar o telefone o W10 dura para mim……….

    • Vítor M. says:

      Claro, e ainda vai durar algum tempo, está no nosso artigo o responsável a dizer até quando este SO tem suporte.

      • João says:

        Vamos ver se a Microsoft não troca outra vez a volta aos utilizadores. Lembro-me muito bem quando anunciaram o fim do Symbian e da Ovi Store, o suporte seria até 2016, depois mudaram de ideias e o suporte acabou em 2014 🙁

  13. AndréMonteiro says:

    O meu 950 xl ainda está para as curvas, por isso enquanto o sistema for sobrevivendo espero não trocar de aparelho tão depressa

    • Belmiro says:

      Por um sistema deixar de ser suportado não significa que não seja útil e funcione bem durante um bom par de anos. A única desvantagem é que o W10M já tem muito pouca personalização e apps e o próprio sistema agora está bloqueado. No caso do Android ou IOS, se ficar na versão de há 3-4 anos continuam a poder usar e actualizar apps e tem muitíssima escolha. Eu tenho uma box Android 4.4.2 e tenho updates e todas as apps que uso com excepção do Kodi

    • a corda? says:

      O meu esta sempre a reeiniciar sozinho? Sera defeito? Sera o cartão de memoria?

  14. Indigente says:

    Quem quiser comprar um topo de gama a preço de saldo é aproveitar, que os preços dos windows mobile vão entrar em saldos! Microsoft 950 e hp elite x3 já estão a metade do preço!

  15. Et says:

    Matem de vez o que nasceu mal desenhado e voltem ao quadro de desenho se quiserem ou deixem para os outros o que não sabem fazer bem.

    Desde o inicio com o Windows CE, Mobile,…., que a Microsoft não percebe que dispositivos móveis têm uma utilização e conceito diferentes do desktop e continuam a insistir em replicar o desktop para os mobiles ou os mobiles para o desktop.

    A decisão foi boa, retirar-se deste mercado até terem um produto novo e de jeito.

    O único senão é que a Microsoft já o fez mais que uma vez e reincidiu no erro, basta relembrar os telefones com a “micro canetinha” para tocar no botão “start”. E não é que vendeu com fartura ? para quem comprou foi deitar dinheiro fora porque a maioria deixou de usar nem passado um ano.

    Venha antes o Android ou outro S.O. para os desktop para ver se a Microsoft percebe que apesar de monopolizarem o mercado de desktop não podem dormir.

    Sistemas Operativos melhores ou igualmente bons e que integram com AD já há, produtos Office concorrentes à altura também, o problema está na compatibilidade dos ficheiros e é aí que a Microsoft continua a garantir o monopólio.

  16. jorgeazevedo1 says:

    Tenho o 950XL e faço tudo o qque preciso com ele. Para me habituar de novo tb tenho um Android. Com o W10 entro no carro e ele liga-se logo ao sistema. Se uso o Mapas, ele emite o som da assistente pelo sistema do carro. Quando uso o Google Maps no Android, tenho de alterar as configurações do carro para BT e não ouço musica nem chamadas. Espero continuar com o 950 até ele não acordar ao ligar.

  17. Nobody's Phone proud user says:

    O pplware recentemente mostrou uma ferramenta para migrar do iOS para Android (https://pplware.sapo.pt/software/how-to-transfer-whatsapp-from-iphone-to-android/).

    E como migrar o histórico do What’s App do Win 10 Mobile para Android?

  18. Pjls says:

    Não. O Windows phone atualizava. Android e atualizações não combinam

  19. Belmiro says:

    Se são ou não alternativas depende do perfil:
    – obsessivos com actualizações OU mostrar status e querem algo descomplicado = IOS
    – querem poder fazer tudo sem limitações e aparelhos para todos os preços = Android

    Como o perfil dos W10M são querer descomplicação OU fanáticos por Windows e updates, os primeiros arranjam fácil alternativa, os fanáticos por Windows não, mas o Android deverá ser o mais parecido, além que dá para personalizar e deve haver algum Launcher do estilo do W10M.

    Como há muitos jovens com demasiado tempo livre e ficam a olhar para o ecrã a ver se há updates ou algo para limpar, acho que não ficam muito contentes com Android.

  20. L. Kanbaru says:

    Seriamente, fui utilizador iOS, sou agora Android e consigo dizer que o WP é bastante funcional e interessante porque já experimentei, não fosse a falta de suporte apps de terceiros um problema e até seria uma escolha para mim, no entanto isso nunca foi resolvido logo fiquei em Android.

  21. Hugo Gomes says:

    Morreu nao ele ta vivo ainda nos lumia. Deixa de ter é muita coisa

  22. Jonh dowe says:

    Pois antes que desapareça aproveitei e comprei 2 lumia 640 xl . Porquê ?
    Porque adoro o sistema operativo.
    Tenho dois aparelhos com o sistema android :
    Um tablet Samsung que tem actualiza-coes constantes (para ficar cada vez mais lento e ficar obsoleto) com montes de lixo (APP) que nao servem para nada.. Utilizo como calculadora.
    O outro é uma porcaria duma box que só serve para ver o netflix … e mais nada ..
    O que me arrependo do dinheiro gasto nestes aparelhoscom android !

  23. Alvaro Campos says:

    Este link pode ser muito interessante a quem tem equipamentos com Windows Mobile
    http://allaboutwindowsphone.com/news/item/22512_Classic_Lumias_acquire_product.php
    Há equipamentos que vão receber a próxima grande atualização, o “Fall Creators Update”, certamente terão de passar para o programa Insider mas é uma atualização oficial.

  24. Ryuzaki says:

    Morreu ? Certeza ? Quem falou que morreu ?

  25. Antonio Vasco says:

    tenho o Lumia 735, WM 8.1 e funciona às maravilhas. Já comprei 2 Androids e tive que os dar à familia , no dia a dia e em negócios não há nada que se compare ao WM , não fiz update para o 10 por causa do HERE Drive, estou muito habituado a ele, o Here Maps Android não funciona igual, já tive os dois a funcionar em simultaneo e não é a mesma coisa. Estou muito chateado com a Microsoft , se pudesse bem mudava de sistema nos computadores que tenho nas empresas

  26. z/OS says:

    O único office, plataforma móvel, que funciona bem é o do WM10. O office no android funciona mal e no ios não é melhor. Claro que a maior parte dos utilizadores do android não precisa do office, já que o android é, como eu costumo dizer, para tótós, que querem brincar sem ter trabalho.

  27. JJ says:

    Sem dúvida o UI da Microsoft, é o melhor todos, só quem nunca o utilizou não reconhece. E tenho Android.

  28. z/OS says:

    Android como alternativa ao WM10 só pode ser se não houver mais ofertas. Criem um com Linux, e eu sou o primeiro a mudar. De seguida, talvez o ios. Android só com pelotão de fuzilamento… ah, ah, ah. O Android como alternativa ao WM10, ah, ah, ah. deixem-me rir, um S.O. para tótós como alternativa ao WM10. Só pode ser uma piada e de mau gosto…

  29. Alexandre says:

    É possível e legal instalar o sistema android num Lumia 720, Microsoft 535 ou 640?

  30. nuno says:

    Tenho um Lumia 830 e estou devera satisfeito com ele. quando actualizo do 8.1 para o W10M ficou lento, crashava e reiniciava com frequençia. Fiquei desanimado, mas depois fiz uma reposição de fabrica e voilá, ficou impecavel.
    Estavel e fluido. Nem tudo é perfeito mas para mim funciona bastante bem.
    O Glançe é fenomenal,a camera tira boas fotos, o gps funciona bem, mas mesmo com dados leva algum tempo a localizar e fixar a posiçao correta.
    Vou ficar com ele ate morrer mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.