Vai a andar a olhar para o smartphone? O Android quer que fique atento é ao caminho
Confesse lá, quantas vezes já bateu contra alguém no passeio porque ia a olhar para o smartphone? E contra um sinal de trânsito? Estes são alguns dos acidentes ligeiros relatados por quem vai a caminhar sem tirar os olhos do smartphone. No entanto, existem situações mais graves como atravessar a estrada sem olhar para os lados ou não parar aos semáforos.
A Google está a desenvolver uma funcionalidade para estas situações, lembrando o utilizador do smartphone Android a olhar para o caminho enquanto vai a andar com o telefone à frente.
O Bem-Estar Digital do Android é um dos recursos mais interessantes ao dispor do utilizador. Controlar o tempo que se passa ao smartphone, muito deste tempo que retira horas de sono, é uma das ajudas que os utilizadores podem desde logo conseguir melhorando assim a sua qualidade de vida.
Bem-Estar Digital vai alertar quem caminha com smartphone na mão
Há agora uma novidade a caminho. Segundo relatam algumas fontes, o Bem-Estar Digital vai receber o recurso Heads Up que já está visível na versão beta da app. Associada a um dispositivo Pixel 4A.
Pelo que se pode ver por algumas imagens partilhadas no Twitter, o smartphone vai passar a mostrar alguns alertas ao utilizador. Isto acontecerá sempre que for detetada a utilização durante a caminhada.
Assim, serão mostradas frases como "Cuidado com os passos", "Fique alerta" e "Olhe para cima" de forma a direcionar a atenção da pessoa para o caminho. Ainda assim, é deixado um alerta: "Use com precaução. Heads Up não substitui a sua atenção". O conselho é óbvio, mas a verdade é que confiamos demasiado na tecnologia para tudo e esquecemo-nos de usar o mais simples: a nossa memória e consciência.
Solução óbvia?
Este recurso já havia sido encontrado no código da app anteriormente, mas agora os indícios revelam que poderá estar finalmente pronta para chegar.
A utilização do smartphone por parte de quem caminha a pé na estrada já provocou muitos acidentes e já tiveram mesmo que ser criadas soluções para alterar os peões dos perigos em zonas mais movimentadas. Em Portugal, por exemplo, há semáforos para quem anda agarrado ao smartphone, que são, basicamente, indicadores luminosos no chão que alertam para a necessidade de parar antes de atravessar a rua.
Este artigo tem mais de um ano
As pessoas estão cada vez mais estúpidas a ponto de ter de existir este tipo de funcionalidade. Qualquer dia há uma app que manda o utilizador ao wc …
Mas é mesmo, os gadgets estao a ser feitos cada vez mais para a estupidez humana. Por outras palavras, os utilizadores andam cada vez mais ‘estupidos’ e precisam de tech para fazerem o que deveria ser ‘natural’.
Ja temos relogios que dizem quando devemos esticar o corpo, fazer exercicios de respiraçao, beber agua, lavar maos… Cada vez as pessoas ”pensam menos”.
Estamos a evoluir para o que ironicamente se vê num filme chamado Idiocracy e parece que cada vez mais esse filme representa a realidade dentro de anos.
A ideia é mesmo que não pensem e deixar a tech pensar por eles. Já existe uma minoria a pensar por eles e que pretende apenas ver cumpridas as instruções transmitidas. Depois é felicitá-los pós dever cumprido para que fiquem felizes. No caso deste artigo é a app que provavelmente os vai felicitar cada vez que cumpram, com pontos ou taças acumuladas e registo de recordes de obediências num tempo determinado.
E quando é que desenvolvem o mesmo para quam conduz? É que são muito mais perigosos. No outro dia vi alguém com uma condução muito estranha desde Odivelas à Expo, o carro ia com o pisca direito ligado desde o início ao fim, mas o carro a alternar entre todas as faixas da CRIL. Cheguei à rotunda do IC2 e vi a senhora com o telemóvel na mão ao lado do volante, que devia ter vindo a mexer nele o tempo todo.
Tens que descrever mais. A cor do chão, o tipo de motor, o nível de ruído, se a mão estava em cima ou de lado. Mais coisas porque estamos todos muito interessados em ler a tua história! Mas no fundo, nqs.
Farto de estúpidos que vão a andar a olhar para o telemóvel. Parecem uns empatas…