Uma mudança radical? Samsung vai acabar com os seus SoC Exynos nos futuros Galaxy S23
Uma das políticas menos compreendidas pelos utilizadores dos smartphones da Samsung é a utilização de SoC da Qualcomm e Exynos. Estes são usados dependendo do mercado e poderá em breve ter uma alteração profunda.
Segundo rumores agora apresentados, a Samsung vai mudar a sua política e abandonar os SoC Exynos no seu futuro Galaxy S23. Tudo passará a ser baseado no SoC Snapdragon 8 Gen 2 e assim será feita uma uniformização há muito esperada.
Há muitos anos que a Samsung tem uma política muito específica no que toca à utilização dos SoC nos seus smartphones de topo. Para o mercado americano a marca opta pelas propostas mais potentes da Qualcomm, ao passo que na Europa, Ásia e outros mercados usa o seu SoC Exynos.
Segundo que o analista Ming-Chi Kuo revelou agora no Twitter, este será um cenário a ser alterado em breve. Com a chegada dos novos modelos Galaxy S23, a Samsung irá abandonar os SoC Exynos e focar as suas propostas exclusivamente no que a Qualcomm oferece.
(1/3)
— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) July 8, 2022
1. Qualcomm will likely be the sole processor supplier for Samsung Galaxy S23 (vs. 70% shipment proportion for S22) thanks to the next flagship 5G chip SM8550 made by TSMC 4nm.
A razão apresentada para esta mudança é simples e até lógica para a maioria dos analistas da área. O desempenho que se consegue atualmente com os Exynos 2300 está longe do que o Snapdragon 8 Gen 2 (SM8550) oferece aos utilizadores.
Assim, e a começar já com o Galaxy S23, a Samsung irá substituir a sua proposta nos mercados onde atualmente tem o Exynos. Isto irá certamente reforçar a posição da Qualcomm no mercado Android, algo que marca necessita, depois do reforço que a concorrência conseguiu.
(2/3)
— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) July 8, 2022
2. S23 may not adopt Exynos 2300 made by Samsung 4nm because it can't compete with SM8550 in all aspects.
3. SM8550 is optimized for TSMC's design rule, so it has obvious advantages over SM8450/SM8475 in computing power and power efficiency.
Importa notar que isto não representa o fim dos SoC Exynos da Samsung. A marca irá continuar a desenvolver e produzir as suas propostas para smartphones. A grande diferença será que apenas os deverá vender e assim usar noutros fabricantes de smartphones.
Esta parece ser uma mudança importante e que há muito era pedida pelos utilizadores. Os SoC Qualcomm sempre foram mais apelativos que os Exynos da Samsung e assim esta ponto fica terminada e o acesso ao que de mais moderno existe fica garantido.
Este artigo tem mais de um ano
SEMPRE disse que os Soc Exynnos dos Samsung nunca valiam nada.
E comprar SOC Qualcomm Snapdragon 888 ou SNAPDRAGON 8 Gen 1 com Wafers semicondutores de origem Samsung é outra asneira.
Tem de ter Wafers semicondutores da TSMC como o Snapdragon 870 ou Snapdragon 8+ Gen 1.
Já os Snapdragon 888 e Snapdragon 8 Gen 1 são de origem Samsung e são lixo
Até ao S4 valia a pena. Depois começou a perder terreno
“Tudo passará a ser baseado no SoC Snapdragon 8 Gen 2 e assim será feita uma uniformização há muito esperada.” Assim é excelente pois os processadores da Qualcomm são os melhores que existem.
Sandokan os processadores Qualcomm Snapdragon são os melhores que existem desde que não tenham Wafers Semicondutores de origem Samsung…. Os Snapdragon 8 Gen 1 e Snapdragon 888 têm Wafers semicondutores de origem Samsung por Isso são lixo.
Os Snapdragon 865 e 870 e Snapdragon 8+ Gen 1 já têm Wafers Semicondutores da TSMC…. aquecem menos, são mais rápidos e estáveis, gastam menos bateria.
A Qualcomm não fabrica SOCS de raiz…. tem de comprar as tais Wafers (bolachas) Semicondutores à Taiwanesa TSMC ou à Sul Coreana SAMSUNG para fazer os seus SOCS.
Basicamente há sempre 3 empresas na concepção de SOCs a nível de processador….a que faz as bolachas (Wafers Semicondutores) TSMC ou SAMSUNG e depois a Qualcomm e Samsung e Mediatek fazem os seus próprios SOCs a partir dessas bolachas.E depois tbm tens a ARM que que elabora os núcleos dos Socs de raiz…. depois a Samsung e Mediatek e Qualcomm pega nisso tudo e desenham os seus próprios SOCs
Os melhores waffles sao da belgica
Na Póvoa de Varzim há uns waffles com chocolate quente que são de comer e chorar por mais!
Na rua da Junqueira. Compras, sentas-te no cego do maio a comer e a sentir a maresia.
Finalmente considero um samsung. Agora pagar por exynos a preco se qualcoMm e ter diferencas de 30% no desempenho, piores fotos e bateria que dura 40% menos esquecam
Penso que a diferença não será assim tão acentuada, mas parece uma boa decisão sim.
Pergunto-me se o avanço dos processadores da Apple estará a impulsionar esta decisão de alguma forma ou se é mais uma forma de lidar com a escassez de componentes.
Samsung? Nao obrigado. Prefiro Apple.
Prefiro xiaomi do que apple o novo xiaomi 12s ultra e uma besta o iphone 13 pro max fica a ver navios ate o iphone 14 vai ver também
O mi12 ultra e so para china. E depois corre miui que e uma desgraca logo ate o iphone 11 e melhor escolha na europa
Nao gosto de iphone o xiaomi 12s ultra esta a venda da tradingshenzhen
Ninguém é perfeito…
Acho bem que a samsung deixe os exnyos
Ora bolas… Agora q estavam a trabalhar nos 3nm…
Desde que sejam rápidos não vejo qual é o problema.