Trojan com 2 anos ainda afecta metade dos dispositivos Android
Foi em 2014 que o Ghost Push começou a fazer as suas vítimas. Este trojan chegou a infectar mais de 600 mil dispositivos por dia, e de uma forma simples conseguia comprometer os dispositivos.
Mas, mesmo passados dois anos, o Ghost Push ainda tem uma expressão muito elevada e pode atacar mais de metade dos dispositivos Android que estão em utilização.
O alerta surge numa altura em que, mesmo com a chegada de duas novas versões do Android nos últimos anos, muitos dos dispositivos ainda usam versões antigas do Android e que podem ser facilmente infectadas com o Ghost Push.
Depois deste passo inicial de infecção, dado pelo utilizador, as possibilidades que o Ghost Push tem são inúmeras. O mais certo é que comece a servir publicidade não desejada, que roube dados ou que, simplesmente, instale aplicações não desejadas.
A fonte de infecção mais comum deste trojan são aplicações alteradas e que o contêm. Claro que a origem destas aplicações são lojas não oficiais e até links directos que oferecem aos utilizadores estas mesmas aplicações.
O problema do Ghost Push é maior que o esperado, como se tem visto. Mesmo tendo sido corrigido no Android e não afectando as mais recentes versões deste sistema operativo, as versões anteriores estão expostas ao problema.
Sabendo da distribuição das versões do Android pelos equipamentos, de acordo com os dados da Google, isto significa que cerca de metade dos dispositivos estão vulneráveis e expostos ao Ghost Push.
Com o Ghost Push a ganhar espaço e novamente uma actividade elevada, o ideal é evitar as lojas de aplicações que não estejam sobre o controlo da Google e evitar instalar aplicações de fontes desconhecidas.
Este artigo tem mais de um ano
Tristeza…
Yup tem sinto o mesmo quando abro a windows store.
sem duvida..nada como app store
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/microsoft-alerta-ios-nao-seguro-android/
com certeza o ios não tem trojan com mais de dois anos 😀
Olha a dor no cotovelo a causar cegueira…
Ter um trojan com 2 anos que afecta metade dos dispositivos Android em uso hoje em dia nao significa que Android seja mais ou menos seguro que iOS…
Significa que as marcas nao fazem o trabalho delas que é actualizar os seus equipamentos para a ultima versao do sistema operativo.
Ninguém disse que o mesmo trojan com 2 anos nesta altura afecta as ultimas versoes do sistema operativo.
As marcas não fazem o trabalho? Pois claro!
Por isso é que são mais baratos!
Queres a nova versão do Android? Incha um telemóvel novo!
Como é que é possível os comentários deste Luis Albuquerque ficarem logo disponíveis sem passarem pela moderacao e nao haver um meu que nao fique a aguardar moderacao?
Nao é um problema grave, mas de vez em quando chateia.
Já removi da lista spam o teu nick (por vezes o sistema apanha automaticamente). A ver se deixa de parar.
PS: se possível, texto vernáculo que facilita a moderação 🙂
Abraço.
Entao olhando para o teu comentário posso concluir que os iPhone afinal de contas nao sao assim tao caros quanto a malta do Android quer fazer parecer.
Realmente, já vi comentários muito mais suaves e inicentes a serem bloqueados. Se aceitam este nivel de comentários, não terão moral para eliminar outros.
APereira,
Não é dor nenhuma, ja fui programador de Android, assim como beta tester, assim como ja entrei em brincadeiras com ROMs, etc.
A questão aqui é que apesar dos ultimos modelos de Android serem altamente seguros, ainda existem androids com trojan a mais de dois anos. No iOS o iPhone 4 só este ou o proximo mês ficara sem suporte, por isso… sim, o iOS é mais seguro! Agora que é fechado, bla bla bla, e o Android é mais barato e melhor, porque tem 4gb de RAM = ao meu PC com o Windows 10 x64, e octa core de processador, e 999mp de camara, não é desculpa para a segurança do utilizador 😉
Abraço
A parte do actualizar para corrigir é que é diferente de iOS para Android, iOS tem ou vai tendo, Android…. pois, na sua maioria não tem.
Pois, mas para quem gritava aos sete ventos que o iOS é que era e depois também têm ataques e não são assim tão seguros… enfim, mais um argumento dos fundamentalistas da maça a cair por terra!
Se reparares bem a maioria dos que dizem que iOS é impenetrável sao os fundamentalistas do Android…Exactamente da mesma forma como tu acabaste de fazer.
Vão lá eles perceber que são eles quem perpetua a ideia de que esta companhia está num altar.
Mas que ataques???
Quero saber!
Lá vem o Troll outra vez….
Mas haja alguam que cale este senhor de uma vez, p.f.??
Rapazote?? Oh meu menino secalhar tenho idade para ser teu pai. Cala lá mas é a boquinha, cresce, e vai mas é trabalhar ao invés de andares a trollar em blogs de tecnologia.
Vai mas é fazer alguma coisa de util na vida oh fedelho “pseudo” rico
Lá vem o Troll outra vez….
Mas haja alguam que cale este senhor de uma vez, p.f.??
Esses criminosos deviam ser severamente punidos pelos danos que provocam! “Apagam” informação essencial e mesmo vital como contatos e mensagens! Também os fabricantes deviam ser responsabilizados por fazerem euipamento pouco seguro.
Se toda a gente se proteger com noçoes básicas e não carregar em tudo que é sitio feito retardado acho que nem 1/20 dos equipamentos estariam infetados.
Oooopppss!!!
troca a cueca
O meu obrigado ao moderador por ter “limpado” os post’s do troll que não faz mais nada aqui senão destabilizar.
Esse problema tem vários nomes, entre eles: Samsung, LG e por ai vai… Uma das coisas que eu admiro nos aparelhos da Apple é o update constante do sistema operacional.
É a falha no Android que continua sem solução: A não actualização constante devido à fragmentação do sistema dá nisto…
Oi? O android está atualizado, já vai na versão 7.1 🙂
Até o smartphone da GOOGLE só tem 2 anos de update, o iPhone tem mais do dobro.
E os telemóveis custam o mesmo, o iPhone dura mais a bateria, é mais rápido, tem um ecrã melhor (não é pentile, tem cores DCI reais), tem som stereo, tem câmera com OIS, é à prova de água, etc…
Assistência em lojas físicas, segurança valorizada em 1 milhão de dólares, design superior, etc. etc. etc.
Porquê que estes dois não arranjam um quarto?…
Olha lá, ainda não atingiste que qualquer um pode ter um iPhone? É que é mesmo qualquer um. Aliás, é por isso que tu tens um (supostamente).
Depois do artigo sobre a insegurança no iOS era imperativo um artigo destes, que não trazendo novidade absolutamente nenhuma, vai acalmando a azia aos iFãs.
Qual insegurança que é apontada no artigo da Microsoft ? Ao menos leiam o raio do artigo ( se souberem Ingles claro) 🙂
Abc
“Trident is a set of 3 vulnerabilities in iOS that can combine in a sequence that allows an attacker to jailbreak and then remotely control an iOS device. It is a brilliantly engineered and unbelievably stealthy attack.”
Não me lembro foi de ter visto no Pplware nenhum artigo sobre o Trident/Pegasus, isso sim, uma grande novidade!
https://pplware.sapo.pt/apple/alerta-actualize-j-o-seu-iphoneipad-para-o-ios-9-3-5/
A falha foi corrigida nesta versão.
Pois é, meu caro, e assim que o Trident foi descoberto por um utilizador (um activista dos direitos humanos no médio-oriente), a Apple substituiu o telemóvel, estudou as vulnerabilidade, corrigiu, e mandou o update para toda a gente.
Onde é que já se viu este tipo de serviço no Android ou Windows Phone?
Só dor de coto da MSFT.
Casa roubada, trancas à porta.
pois exacto
A falta de atualizações no android foi um dos motivos de mudar para outro sistema. Simplesmente não oferece segurança mesmo em equipamentos mais caros (2 a 3 atualizações OTA e já era).
Meu telemóvel atual pode não ter as apps da moda mas funciona na perfeição com hardware desatualizado. Ainda não tem um ano e já perdi a conta das atualizações que já recebeu. Ao comprar Android estamos por conta própria e risco ao fim de pouco tempo.
A google está a mudar isso, e vai ficar igual a MS e apple.
mas o hardWare antigo …… tal com wp, iphone4.
Estás a chamar os Nexus de hardware antigo e a meter o iPhone 4 no mesmo saco? O iPhone 4 é de 2010, o Nexus 5 é de 2013 e os Lumias que ficaram obsoletos no Windows Phone 8 são de 2013/2014.
A Google está a mudar o quê? A Google só vende 2 Nexus e 2 Pixeis, só tem mão nesses, tudo o resto não, por isso não digas que a Google está a mudar, pois a Google não está a mudar nada!
tanta tempo e nao fazem nada??