Se usa esta app do Android tem mesmo de a remover imediatamente
Os smartphones Android têm estado mais expostos que o normal. Têm sido muitos os problemas que surgem e que mostram que muitas apps estão a aproveitar-se das permissões que lhes são dadas para outras finalidades menos claras.
Há agora um novo alerta emitido aos utilizadores. Mais uma app, muito usada no mundo Android, foi detetada e estará a pedir demasiadas permissões que o normal, explorando essas autorizações para roubar dados aos utilizadores.
Más notícias para os utilizadores do Android
A app que agora foi detetada como estando a ter um comportamento abusivo é a VivaVideo. Esta é de origem chinesa, da produtora QuVideo Inc, que está no mercado do Android há já muitos anos. Curiosamente, outras apps também publicadas estão com o mesmo comportamento.
Em concreto, esta app tem uma lista de permissões que exige para que possa funcionar, sendo que muitas vão para além do que é lógico. Temos, por exemplo, o pedido de localização GPS, o estado do telefone, escrita no sistema ou acesso aos contactos.
Mais uma app a abusar das permissões
Este comportamento foi identificado pela empresa VPN Pro, que o categorizou como tendo um trojan no seu interior. Este é chamado AndroidOS ou AndroRat e tem a capacidade de roubar dados bancários dos utilizadores, desde a conta bancária até às criptomoedas, passando pelo PayPal.
O problema é maior pela sua popularidade. Esta app conta com mais de 100 milhões de descargas da Play Store. As restantes apps desta empresa seguem o mesmo nível de popularidade e têm também números muito elevados de downloads na loja do Android.
Objetivo é roubar dados dos utilizadores
Não se sabe ao certo a razão do comportamento desta app e das restantes deste programador. A verdade é que provavelmente estará a recolher dados dos utilizadores para posteriormente os vender no mercado a preços elevados, como tem acontecido em situações similares.
Assim, se tiverem a app VivaVideo instalada, é importante que a removam de imediato. Este editor de vídeo está a ter acesso a demasiada informação e permissões, o que é prejudicial para os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
“Os smartphones Android têm estado mais expostos que o normal.” segundo as últimas noticias penso que não são só os Androids.
E que tal o titulo da noticia ser “se tiver a app VivaVideo instalada, é importante que a removam de imediato.”
Isso era o mais favorável para o leitor mas não para quem faz a notícia.
Era favorável para o preguiçoso que não gosta de aprender.
Ou mais rentavel para vocẽs que é mais um page view em publicidade.
Nem imaginas, só o facto de abrires um artigo para perceberes o que não entendeste no título dá logo para comprar um Ferrari, e cuidado, não é um Ferrari qualquer, é um com 4 rodas, atenção. Além disso, esse encaixe financeiro que te passa pela cabeça e que te preocupa ainda dá para uma casita de 700 m2 com piscina 4x12m com água tratada com sal. Já para não falar nas notas de quinhentos que são usadas para forrar o quarto de leitura do puto.
Inspirar e expirar… lentamente…
digamos que eu nao estou a criticar, mas sim o que tem que ser, se nao houver views na publicidade nao ha dinheiro a entrar na empresa, se nao ha dinheiro nao ha condições para trabalhar daí muitas noticias terem um titulo assim
Tudo é importante, mas não se foquem na questão da publicidade. Normalmente fazer título tem a ver com tudo e o que passa menos, de certeza na cabeça do editor, é a publicidade que isso vai arrastar. Acredita, pior que tudo é fazer o título. Gasta-se mais tempo, por vezes, a pensar num título que seja interessante e honesto que no próprio artigo. Tens poucos carateres, duas linhas e tens de dizer algo interessante, para os leitores se ligarem ao teu trabalho. Esquece a publicidade, ela existe como forma de manter um projeto e não cobrar à cabeça do visitante para ler (que nunca concordei), mas ninguém fica rico.
Eu confesso que não consigo perceber porque preocupa tanta gente outros ganharem dinheiro com o seu trabalho. Não consigo perceber. 🙂
Abraço.
Bom dia. É importante enquadrar mais informações relevantes e por isso importa trazer o leitor a ler mais, saber que a app está disponível como uma ferramenta muito usada, que tem um programador que fez outras apps também problemáticas e que tipo de problema incorre o utilizador ao usar essa app. Por isso cabe-nos ser responsáveis pela informação ser dada o mais completa possível.
Bom dia. É importante é ter cliques e obrigar o utilizador a entrar. E depois lê-se o artigo e é uma coisa vazia sem nada em concreto e deixa o utilizador a pensar que perdeu o seu tempo.
O resumo é este: se usa a app XPTO tem de a remover já porque pede permissões X, Y e Z. Não se sabe qual é o objectivo. Mas o objectivo é roubar dados.
Não, até porque nós cá não temos preguiçosos. Não sei porque tomaste partido deles, mas deve ser simpatia 🙂
Sobre os cliques, não, não concordo contigo, até porque grande parte das vezes, no assunto de introdução, está lá o cerne do problema.
Agora, quando queres levar o teu visitante a saber mais, isso é de valor, dado que estás a prestar um melhor serviço.
O teu comentário é prova que afinal faz falta levar o visitante a ler mais, dado que num título meter o nome da app, o sistema operativo e o motivo do esquema… era impossível. Como tu próprio disseste, tudo isso acaba por trazer mais informação aos não preguiçosos. 😉
Já fiz aqui alguns comentários a dizer precisamente a mesma coisa…as pessoas estão a ficar “preguiçosas” e a perder o hábito de ler e depois comentar.Infelizmente apenas lêm as “gordas” dos títulos e formam opinião a partir daí e por esse motivo existem tantos “especialistas” e “peritos” nos mais diversos assuntos sem nada perceberem dos mesmos! O próximo passo vai ser o ficarem demasiado “cansados” para pensar…a I.A. irá pensar por eles!
Sou apologista que devia de deixar de haver títulos! Era logo a notícia…um título requer-se curto e sucinto não quase a notícia por inteiro…
Verdade que o conteúdo nem sempre precisa de ser extremamente extenso!
E não é apenas o Android a estar na boca do povo…estão sempre todos…apenas há focos maiores e menores…
Os sistemas móveis são o ganha pão de todas as grandes logo há interesse nos sistemas inacabados e de forma a podermos extrair mais informação das pessoas…
Até o Jailbreak é importante…
Já sabemos que há um grupo de pessoas que tudo é um problema. Ou tem casca, osso, espinha, côdea… tudo estorva e faz impressão. Em tudo, temos de os levar a bom porto. Fazer título, assim como o resto, não é fácil, ter algo curto, interessante e informativo não é fácil, assim como manter uma plataforma de topo, para gente curiosa e inteligente é muito complicado, mas lá está, no meio de 10 milhões de visitantes mensais, há 5 ou 6 que têm dificuldades em abrir um artigo para ler. É a sociedade que temos e que, nós cá dentro, adoramos estudar, mas nem sempre é fácil, confesso.
Mas percebi a tua informação.
@Vitor M., deixo uma sugestão com relação a este tido de artigos, que infelizmente tem surgido com mais frequencia.
Eu raramente leio este tipo de artigos, porque talvez 99% dos casos não são após que uso, mas pontualmente leio por sinto alguma “obrigação” moral de eventualmente vir ajudar os que são próximos.
Qualquer das formas, tenho instalado umas 100 apps… o titulo indicar apenas “esta app” é demasiado vago. Acho que seria muito mais útil no titulo mencionar o nome da app (quando a noticia fala especialmente de uma). O leitor com uma informação mais clara do assunto e não algo assim tão complicado.
Fica a sugestão. Obrigado e continuação de um bom trabalho.
Não pode conter tudo no título, imagina que são duas ou três, não cabe, por isso é título e não artigo. Por isso é que é importante deixar um título que diga ao que vem. Neste caso, além do nome da app, é importante descrever o que faz, de quem é e como se chega lá. Não cabe, esquece.
Eu não disse que tinha de conter tudo. O que disse foi que quando se refere apenas uma app, a mesma pode ser indicada no título. Quando são várias, indica-se o número delas.
Neste caso era apenas uma. Mas, pronto… Vocês é que sabem, foi apenas uma sugestão.
Qual é o problema com o título da notícia? Isto já está assim tão grave que não percebam uma frase em português? A ser assim, nível de interpretação e a riqueza lexical estão uma miséria, típica de analfabetos. Eu entendi de imediato o conselho dado, devo ser um génio! O resto terão de ler o texto, ui que esforço horrível! Nessa lógica qualquer dia teremos teremos apenas: “VivaVideo, má. Apaguem-na”. Pronto, não há lugar a mais nada.
99% não têm tempo! então querem que tudo esteja no título… para ser mais rápido…
É como os telemóveis… as sede é tanta de ver telemóveis que lançam milhares por dia… mas na realidade não criaram nada que acrescente valor ao ser humano… mas é giro ver a “evolução” do ser e a necessidade em ler títulos… “tempo é dinheiro” ahahahah
O cómico na maioria das vezes é ver ler o comentários ahahah 😀 pq as notícias até são de fácil leitura e rápida… mesmo na diagonal…
Hashtag #MadeInChina2025
Isto não é mais que uma PALHAÇADA!!!
Quase 90% das app quer android quer IOS pedem as permissões, e com recolha de dados, quer se saiba ou não,e muitas vêm com o telemóvel de fabrica, seja Bloatware, ou app do fabricante ou ainda niguém sabe disso? É problema do ANDROID para alarmismo único????
ABRAM OS OLHOS, QUE É ISTO AQUI:
https://apps.apple.com/us/app/vivavideo-video-maker-editor/id738897668
O problema não está nessa questão de pedirem, está no que são autorizados a pedir pelas regras de um e de outro sistema operativo. Como sabes, aquela cena marada que usam como sendo anticristo, sim o tal sistema fechado, não permite tanta bisbilhotice aos dados privados do utilizador e o prevaricador, leva um OUT. Mas isso deveria ser em todos, a Google também já começou a “confinar” a sua loja e não tarda está tão “fechada” como a app Store 😉
Não entendo como uma noticia desta consegue gerar tantos comentários deste género. Se não gostaram da menção do android, filtrem … app X remover … tá … noticia foi útil para saberem que a APP ou APPS X Y e Z são más, não concordam com o resto? acham que é algo para beneficiar a apple? embora não me pareça, os cães ladram e a banda passa, não vai ser por nada deste género que vou deixar o android lol
Caro Vítor, eu já vos sigo a algum tempo e sabem o que valem. Tenho aprendido muito com vocês o que desde já agradeço. Mas para que desconversar. Se o título fizesse referência ao nome da aplicação, 95%dos visitantes não iriam abrir a página e consequentemente, trazer algumas desvantagens que daí vêem. Agora, não é vergonha nenhuma admitir isso mesmo, seja o retorno muito ou pouco… Não deixa de trazer vantagens certo?
Por exemplo, se o titulo dissesse, “Se tem as apps Vivavideo, VivaVideo Pro e SlidePlus creator para Android remova-as já, elas podem estar a pedir informação demasiada eventos referenciadas como tendo um Trojan no interior e pode, roubar os seus dados privados”
Sim, este título não seria bom, diz praticamente tudo. Mas será que consegue notar aqui algo diferente?
Leio com atenção estes avisos. No entanto ao verificar as permissões do VivaVideo, não tinha nem metade das que informam. Estranho???
Vejo tanta gente inteligente a criticar de forma destrutiva. Se são assim tão bons porque não ajudam a melhorar a informação, dando conhecimento de outros problemas e deixem trabalhar que precisa.
Preguiçosos para ler, mas muito activos a escrever… <— Isto não é título, é a notícia toda. Dasss cambada de aziados!! Se não é do cu é das calças.
A aplicação existe para Android e IOS. Só é perigosa para Android e não é para IOS? Se sim, o título apesar de pouco exacto compreende-se. Se não, ou seja a aplicação é tão perigosa nos dois sistemas, porque razão só falar num? É um reflexo da adoração á nossa senhora da maçã? Ou é só um trabalho que podia ser mais preciso?