Se tem esta app no seu Android remova-a já. É um malware perigoso
As apps do Android nem sempre são o que parecem e trazem problemas de segurança escondidos. Com cada vez mais questões associadas com malware e com outros comportamentos, os utilizadores estão expostos e vulneráveis nos seus smartphones.
Um novo problema está identificado e afeta um número muito grande de utilizadores. Falamos da app Barcode Scanner que se sabe agora ter recebido uma atualização maliciosa e representar um perigo grande para os utilizadores.
Outra falha de segurança no Android
Descoberto pela equipa de segurança da Malwarebytes, este é um problema que está presente no Android desde dezembro. De forma discreta e sem levantar qualquer alarme na Play Store, uma nova versão desta app foi carregada e distribuída.
Precisamente nessa altura a equipa de segurança começou a receber queixas de utilizadores, que reportavam a presença de publicidade de forma aleatória. A análise destas queixas apontava para um único ponto comum, a app Barcode Scanner.
App com malware presente na Play Store
Do que se sabe, o problema veio de um ponto que normalmente está associado a estes problemas. Falamos da SDK dedicada à publicidade da app, que neste caso continha código malicioso e que assim se propagou pelos smartphones Android dos utilizadores.
A resposta rápida aconteceu e o problema foi reportado à Google, que removeu a app da Play Store e assim impediu o acesso a este problema. No entanto, o dano é grande, uma vez que o Barcode Scanner conta já com mais de 10 milhões de utilizadores.
Tem de remover já o Barcode Scanner
Mesmo com a sua remoção desta app da loja de apps do Android, o problema parece manter-se nos sistemas operativos. A app, com a falha de segurança, está ainda instalada nos smartphones e deve por isso ser removida de forma imediata por todos os utilizadores.
Esta é mais uma falha que destaca os problemas inerentes do Android e às suas apps. Como se tem mostrado é muito simples carregar apps maliciosas e com malware nesta loja da Google, deixando os utilizadores expostos e os seus dados acessíveis.
Este artigo tem mais de um ano
O que é grave, é a Google ainda não ter implementado um mecanismo que desinstale dos equipamentos essas aplicações maliciosas. Nem todos os utilizadores consultam notícias tecnológicas.
A Google não pode desinstalar nada dos equipamentos dos utilizadores, isso seria como o a Microsoft passar a desinstalar software dos computadores dos utilizadores, não é algo que posso ser feito legalmente sem entrarem em graves problemas legais (e.g. uma aplicação com malware que seja concorrente a outra da google, isto poderia levar a uma multa por concorrência desleal).
O máximo que pode ser feito é avisar o utilizador que tem uma aplicação problemática no equipamento, que teoricamente seria o que o Play Protect deveria fazer, agora se funciona ou não, não sei. Alem disso, também depende dos utilizadores terem isso activo.
Deve funcionar. Na semana passada avisou que devia desinstalar o TeslaUnread.
Não precisa de desisntalar sem dizer nada ou pedir consentimento. Basta um aviso na app da Play Store quando for fazer atualizações a indicar que a app foi dada como perigosa e para a remover “toque aqui”. Simples, prático e legal. Tem é de haver vontade e sobretudo controlo por parte da Google.
Ouvi dizer que a Microsoft ia desinstalar o Flash Player dos computadores dos utilizadores sem o consentimento destes.
Não pode desinstalar mas pode bloquear e quem insista que procure o APK e utilize por sua conta e risco.
A Microsoft já desinstalou aplicações suas e quem queria usar,só tinha de as procurar fora da loja.
Apresentam a Barcode Scanner da Lavabird na foto. A Barcode Scanner da ZXing Team tem o mesmo problema?
“ZXing Team” só pelo nome… Procurem aplicações nativas ao fabricante e deixem-se de chinesices por favor – a não ser que o proprio telefone seja chinês, mas aí a pessoa já sabe ao que vai (e se não sabe devia). App para ler barcodes? O telemóvel não faz isso nativamente?
Não teria sido melhor obter alguma informação antes de colocar observações depreciativas só porque o nome ZXing Team lhe provoca algum incómodo. Mas Zxing (Zebra Crossing) não será certamente o que imagina.
E já agora, e porque os responsáveis pelo desenvolvimento da aplicação Sean Owen, Daniel Switkin, são de origem anglo-saxónica, esperemos que não o incomode tanto.
Mais do mesmo. Obg pelo alerta.
Atenção: Não confundir com a aplicação com o mesmo nome “Barcode Scanner” que se trata de uma aplicação open source e desenvolvida por Zxing Team (https://github.com/zxing/zxing/).
Pensava que era app do DUA, alguem já conseguiu ler o QR do dua?
lol esta pag tem som…
está alguem a respirar 🙂
Reparaste que há um vídeo na página? E que está em play automático? E que está em loop?
lol obrigado. n tinha reparado.
O malware perigoso tem um nome “ANDROID”
Errado. O malware perigoso tem o nome de miúdos fanáticos e com inveja dos outros.
Boas tardes. A situação que descrevo não se deve a esta aplicação. Aqui há uns meses tinha instalado um jogo da Volcano, de nome Army men Strike (AMS). O que aconteceu foi que logo após a instalação, o telefone começou a fazer chamadas automáticamente não sei para onde. Pelo menos foi o que me pareceu. Acham que é melhor fazer o reset ao telemóvel? Ou têm conhecimento de algo idêntico? Obrigado. MV