Pixel 10 será o primeiro a suportar chamadas por satélite no WhatsApp
O Pixel 10 continua a causar furor desde que foi apresentado pela Google. A sua mais recente inovação promete manter os utilizadores ligados onde quer que estejam. Através do Twitter, a Google anunciou que os seus novos smartphones serão os primeiros a suportar chamadas de áudio e vídeo por satélite via WhatsApp.
A nova funcionalidade estará disponível a partir da próxima semana. Mais concretamente, a partir de quinta-feira, 28 de agosto, data em que o Pixel 10s chegará oficialmente ao mercado. O que ainda não é claro é se a funcionalidade só estará disponível nestes dispositivos ou se também estará disponível em smartphones Pixels mais antigos.
Os detalhes sobre o suporte de chamadas via satélite pelo WhatsApp no Pixel 10 são escassos, se não mesmo inexistentes. No vídeo da Google, vê-se um telemóvel Pixel a fazer uma chamada de áudio através da aplicação de mensagens, mas nada mais. Embora um esclarecimento possa ser lido em letras pequenas na parte inferior do ecrã.
Seja como for, o Pixel 10 pretende entrar no ainda incipiente segmento da conectividade via satélite com o WhatsApp. Recorde-se que, até ao momento, o principal expoente deste tipo de soluções é o SOS oferecido pela Apple no iPhone. Entretanto, Elon Musk oferece a tecnologia Direct to Cell da Starlink em algumas operadoras.
#Pixel10 has you covered on and off the grid 📍 Pixel devices will be the first to offer voice and video calls on @WhatsApp over a satellite network starting 8/28¹ 🌍 pic.twitter.com/6yDSDMskkK
— Made by Google (@madebygoogle) August 22, 2025
De momento, não se sabe quais as operadoras que irão suportar as chamadas via satélite do WhatsApp no Pixel 10. Também não é claro se o serviço será oferecido apenas nos Estados Unidos ou se também estará disponível noutros países onde a Google vende os seus smartphones.
Quando a Apple lançou o SOS de Emergência no iPhone, várias empresas apressaram-se a oferecer uma ferramenta semelhante no Android. A Qualcomm, por exemplo, lançou o Snapdragon Satellite, a sua própria solução semelhante que permitiria aos fabricantes fornecer conectividade por satélite a smartphones utilizando os seus chips e modems. No entanto, a empresa cancelou o projeto antes de poder ser lançado publicamente devido ao desinteresse dos fabricantes.
A proposta que gerou mais interesse foi a Starlink, através do Direct to Cell. Isto significa que qualquer telemóvel poderia aceder ao serviço sem necessidade de modificações de hardware ou software, desde que utilizasse a rede de um operador parceiro. Por enquanto, não se sabe se a Google e a Meta utilizarão esta plataforma para chamadas satélite do WhatsApp no Pixel 10.




















O que a Google tem anunciado para o Pixel 10 relativamente a contactos com serviços de emergência por satélite – continua a ser por mensagens de texto (não por telefone).
Agora anuncia chamadas de voz e vídeo pelo WhatsApp “limitado aos operadores participantes, podendo ser cobrado um preço, usando equipamentos compatíveis”, conforme está no X (por baixo da imagem deste post). E tem uma nota relativamente aos contactos com serviços de emergência (911) pelo WhatsApp: “o serviço de satélite, incluindo mensagens, pode estar demorado, limitado, ou indisponível”, o que também se há de aplicar a outros contactos.
É esperar a ver o que daqui sai em concreto.
P.S. Já que não alteraram o título do outro post, que aparece linkado neste … Não se trata de ligar para o 112 “se o seu coração parar” (e a pessoa morre daí a poucos minutos se não houver reanimação cardiopulmonar e uso de desfibrilador) – é, “se não detetar a sua pulsação” (por estar demasiado fraca, não quer dizer que o coração tenha parado)
Meus amigos a Apple acabou, na europa entao nem vale a pena. Pixel é melhor em tudo! O Gemini fala em portugues de portugal com IA para tudo, a apple nao tem IA e a siri so fala brasileiro ou ingles….o pixel tem muito melhor camera, iphone e so marketing mas a noite as fotos sao escuras e sem detalhes
😀 vais ver então quantos Pixel vão ser vendidos e quantos iPhone 17 vão ser vendidos 😉 depois falamos.
Depois, como temos visto, a Google vai pagar à Apple para ter o motor de pesquisa e a sua IA dentro do iOS, mas a Apple está a trabalhar em conjunto coma OpenAI, até agora a mais preponderante empresa de Ai do mercado.
Quanto à Siri, , assistente virtual da Apple está disponível em mais de 20 idiomas e suporta várias variantes regionais, permitindo uma experiência personalizada para utilizadores de diferentes países. Entre os idiomas suportados estão inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, português, japonês, coreano, mandarim e árabe, entre outros.
Além disso, a Apple tem vindo a expandir gradualmente o suporte a novas línguas e variantes regionais, como o português de Portugal e português do Brasil, permitindo que os utilizadores interajam de forma natural e intuitiva. A Siri também reconhece diferentes sotaques e adapta as respostas de acordo com o contexto local, tornando-a uma ferramenta cada vez mais precisa e acessível.
Em termos de câmaras, não, estás também errado. O iPhone continua a ser melhor que os Pixel. E mais, em termos de produção de conteúdos no TikTok, por exemplo, os dados apontam que o iPhone domina a preferência dos criadores, mesmo que globalmente os Android tenham mais utilizadores da app.
Estudos recentes indicam que entre os criadores ativos de TikTok, mais de 60% utilizam iPhones para filmar e editar os seus vídeos. Isto deve-se a vários fatores: qualidade da câmara, facilidade e poder de edição, assim como uma melhor utilização de acessórios de qualidade. 😉
Sô Vítor, com todo o devido respeito, temos que ser francos, no que toca à IA, a Apple está bastante atrasada perante o Android. Aliás a Samsung nesse aspeto dá 10-0 ao iPhone. Quanto às câmaras, embora a Apple tenha boas câmaras, a Google, por exemplo o Pixel 9 Pro XL só está um ponto abaixo do iPhone 16 pro Max, segundo a DxOMark. Quanto ao motor de busca, a Google é indiscutivelmente o melhor motor. Sim, a Google quer impor a sua posição de monopólio e não se importa de pagar à Apple esse custo. O retorno é bem superior. Ao nível da Assistente Pessoal, o Gemini está a crescer a um ritmo alucinante. Com integração em todo o ecossistema Android e Apple. Portanto, e resumindo, há vantagens e desvantagens nos dois sistemas. Acredito ainda que a Apple venda mais que os Pixel, mas pela tendência do mercado, penso que os Pixel, e quem diz Pixel, pode falar em Samsung, está cada vez a aproximar-se do topo pela sua versatilidade e opção de escolha. Para além da liberdade do próprio sistema e não obrigar as pessoas a estarem presas a um único ecossistema.
A DxOMark não é o indicador de qualidade que interesse às marcas, as vendas e a influência nos meandros da utilização é que são. E aí a Apple domina. Como todos sabem.
No que toca à IA, é um facto que a Apple não tem intenção de ter “só uma”, por isso criou a plataforma Apple Intelligence. E as notícias mais recentes referem que a Siri será equipada com a Gemini (agora pensa nos milhões que a Google vai pagar à Apple).
De resto, os números dizem-nos que o iPhone continua a liderar as preferências no segmento premium, e isso é revelador da importância do que os outros lançam. Repara aos anos que a Apple tem comunicação via satélite global 😉 e os demais?
Vítor mais noção. A Apple ficou para trás. Ainda há pouco tempo vias o pessoal da F1, futebolistas da premier e gente famosa sempre de iPhone, por anos e anos. E agora começas a ver esse mesmo pessoal de pixel. Algo está a mudar, e a Google não dá mt importância na venda dos pixels nas grandes cadeias de distribuição e mesmo assim as vendas começam a disparar. Atenção.
Hahaha… continuas a ver. No segmento premium a Apple continua a vender mais que qualquer outra. São factos 😉 São os números que dizem. Ou do porque não concordas, a realidade tem de ser como queres? Vá, um pouco de noção sff.
Não obstante, o Pixel está bom, os Samsung estão brutais… mas iPhone continua a vender mais pela sua qualidade.