OnePlus confirma que limita o desempenho de muitas apps Android para poupar bateria
A descoberta que a OnePlus estava a restringir o desempenho dos seus smartphones não caiu bem na comunidade de utilizadores. Esta era uma prática que aparentemente estava a ser seguida e que não tinha sido comunicada.
Agora a marca veio a público admitir a limitação imposta e apresentar as suas razões para esta posição. A OnePlus quer garantir que os seus smartphones tenham uma excelente bateria e por isso adotou esta prática no seu mais recente smartphone de topo.
O caso é recente e veio mostrar que a OnePlus estava a limitar o desempenho do modelo 9 Plus. Esta descoberta surgiu por acaso, quando um utilizador publicou um Tweet onde comparava o desempenho do Chrome neste smartphone com outros.
Uma análise mais profunda veio depois mostrar que este era um cenário muito mais alargado e que muitas mais apps eram visadas. Curiosamente, as apps de benchmark estavam imunes a este tratamento, dando o máximo no momento de avaliar o desempenho.
A marca veio agora a público esclarecer esta situação e revelar a razão pela qual aplica esta restrição no desempenho das apps. Apontou que pretende garantir que consegue poupar bateria e impedir que os smartphones aqueçam demasiado.
Our top priority is always delivering a great user experience with our products, based in part on acting quickly on important user feedback. Following the launch of the OnePlus 9 and 9 Pro in March, some users told us about some areas where we could improve the devices’ battery life and heat management. As a result of this feedback, our R&D team has been working over the past few months to optimize the devices’ performance when using 300 of the most popular apps, including Chrome, by matching the app’s processor requirements with the most appropriate power. This has helped to provide a smooth experience while reducing power consumption. While this may impact the devices’ performance in some benchmarking apps, our focus as always is to do what we can to improve the performance of the device for our users.
Foi ainda explicado que a OnePlus aplica esta limitação a um conjunto de apps bem identificadas. Estas são mais de 300, incluindo o Chrome e outras, e são filtradas pelos requisitos que impõem ao SoC do smartphone.
We will also test the other OnePlus handsets in our performance lab to see if these handsets also manipulate performance in the same way. If they do, we will delist them from the Android Benchmark chart.
— Geekbench (@geekbench) July 6, 2021
A OnePlus revelou que tem estado a trabalhar nesta medida há vários meses, provavelmente após ter lançado os modelos 9 e 9 Pro. A ideia surgiu após receberem feedback dos utilizadores, que mostraram áreas onde poderia ser reduzido o consumo de bateria.
Esta é uma alteração que pode ter um impacto grande na experiência de utilização deste smartphone. A marca prefere garantir um melhor desempenho geral a perder em áreas que estão constantemente a ser avaliadas, como é o caso da bateria.
Este artigo tem mais de um ano
Espera… HAHAHA muitos compram Smartphones chineses porque supostamente têm uma performance superior e não limitam nada …. resultado: são os maiores… mas só nos benchmark LOLOL PARABÉNS.
Acho “fantástico” os que acham que os chineses são os maiores e os outros todos (sul-coreanos, americanos etc) não são competentes, e aqui têm mais uma evidência do que realmente levam. Tristeza.
Eu da China agora nem a comida (depois de vários estudos demonstrarem que levam glutamato com força, corantes, açúcar e na maioria dos restaurantes cozinhas com condições deploráveis).
hahaha, parece aquela macaquice que os caramelos da volkswagen em que limitavam a potencia do carro se acelerasses parado para que quando fosses à inspecção não detectasse o CO2 correto!!!
PS:
“Estou a escrever este comentário num aparelho que veio da China”
… e aumenta nos testes bachmark!!
Bye bye Oneplus, bem vinda Xiaomi!
O mais certo é fazerem todas o mesmo 🙂
Ora nem mais.
Quando a vossa marca preferida faz algo de mal, “o mais certo é todas fazerem” lol boa desculpa…. se vos deixa tranquilos força.
A maioria das marcas é sincera e por essa razão não estão no topo das tabelas (salvo a Apple por mérito dos seus SoC que está sempre lá em cima, mas cometeu grave erro a limitar a performance em baterias velhas), as chinesas ou Asus estão sempre em primeiros lugares “milagrosamente”, os gamers compram e depois vão ver que não são melhores que os outros, que as baterias dão o berro mais cedo com os seus 200W de carregamento rápido, etc.
Nenhuma marca faz milagres, logo um SoC X tem uma performance A média; um pouco mais lento se a RAM for mais lenta, um pouco mais rápido se for mais rápida. Se for muito mais rápido num smartphone qualquer é porque foi adulterado.
O mesmo com baterias: a Apple ou Samsung têm apenas 25W (reais) de rápido e baixam rapidamente ? Então é porque a tecnologia de baterias ainda não permite mais; os chineses têm 100, 150W ? Fixe. Boa sorte daqui a 1 ano com a bateria….
Essa resposta é muito na defensiva… “ah fazem todos o mesmo “ – será que fazem ? Se calhar fazem. Se calhar não fazem… quem pode ter certeza ? Bem, da OnePlus sim podemos ter certeza! E é uma marca da qual já tive dois excelentes telefones, diga-se. Hoje em dia só iPhone porque para mim a Google anda a abusar demasiado
O caricato é que mesmo cortando as pernas ao processador, continua a ter menor eficiência que outros smartphones com o mesmo processador.
Porque todos fazem o mesmo 🙂
Dá só uma semana até fazem os mesmos testes a uma samsung, xiamomi, Sony..etc
faltou-me dizer que esses smartphones não fazem o mesmo!
Acho bem… algumas apps consomem demasiado. Esta limitação nem se deve notar na utilização normal do browser.
O Android tem de ser muito optimizado, o IPhone com menos bateria consegue fazer mais, concordo com a posição da OnePlus, há que trabalhar nisso e melhorar
Não concordo que não dê para desabilitar, nem que seja uma opção de poupança de bateria que viesse activa por defeito tem que dar para desactivar.
Concordo com isso. Mas espero que seja um ponto de partida para o android optimizar estes aspectos.
Farto da OnePlus.. tenho um 7T Pro… Fui bem lixado nas actualizações.
Parece a Apple com o mesmo argumento… Ah é verdade mas na Apple é feature e na OnePlus é limitação! 😀
Nunca tive OnePlus mas já a uns tempos foram apanhados a fazer batota nos benchmarks a potenciar os equipamentos quando correm os testes, agora com limitações de desempenho em apps para poupar a bateria na minha opinião a credibilidade e confiança na marca começa a cair. Embora a limitação de desempenho para poupança de energia tenho para mim que não será exclusivo Apple e OnePlus mas isto sou eu… Posso estar errado!
Agora as reais intenções de cada marca com as limitações que fazem isso é outra história, acho que qualquer pessoa minimamente inteligente é com dois dedos de testa consegue lá chegar no caso da Apple, neste da OnePlus honestamente o motivo poderá ser mesmo esse embora não seja correto para os clientes, é o mesmo que comprar um Ferrari que dá 340km/h e a Ferrari limita a 250km/h para poupar combustível… Ao menos que fosse no modo poupança, agora em modo normal não faz sentido!
Não é elegante mas a verdade é que os smartphones da OnePlus são bons devido a estas manipulações calculadas. Verdade é que em 6 anos gastei 600€ em smartphones e nunca tive problemas de bateria, performance, etc. Entretanto, há por aí pessoas a gastar 600€ de 2 em 2 anos porque ao fim desses 2 anos o telemóvel arrasta-se ou a bateria dura meio dia. Contra factos não há argumentos.