Nova limpeza no Android! Descobertas mais 6 apps que roubam dinheiro aos utilizadores
Por muito que os utilizadores confiem na Google e na loja de apps do Android, os problemas de segurança estão sempre presentes. A procura por garantir a proteção dos utilizadores é grande, mas o malware e os atacantes encontram sempre uma forma de entrar na loja.
Têm sido muitos os casos de apps maliciosas que atacam os utilizadores, descobertas sempre depois de estarem ativas. Surge agora um novo, que afeta 6 apps e que se dedicavam a roubar dinheiro aos utilizadores.
Novo malware está a atacar o Android
Infelizmente não é anormal a presença de malware na loja de apps do Android. A Google tem feito um esforço grande para aumentar a segurança desta loja e para detetar antecipadamente as apps que tentam enganar os utilizadores, mas nem sempre tem sucesso.
Agora foram encontradas mais 6 apps que se dedicavam a roubar dinheiro aos utilizadores que as instalavam. Para piorar a situação, estas usavam igualmente um conhecido malware chamado Joker (ou Bread), que no passado recente tinha já sido encontrado na Play Store.
O conhecido Joker volta a entrar nas apps
A forma de atuação do Joker é bem conhecida e subscreve os utilizadores em serviços de valor acrescentado. O seu propósito é que estes paguem contas avultadas sem saberem, recorrendo a pagamentos por SMS ou WAP, que estes nem sempre controlam de imediato.
As apps devem ser de imediato removidas, para que os utilizadores estejam protegidos e longe dos ataques do Joker e dos seus ataques. Estas apps são as seguintes:
- Convenient Scanner 2, descarregado 100 mil vezes;
- Separate Doc Scanner, descarregado 50 mil vezes;
- Safety AppLock, descarregado 10 mil vezes;
- Push Message-Texting & SMS, descarregado 10 mil vezes;
- Emoji Wallpaper, descarregado 10 mil vezes;
- Fingertip GameBox, descarregado mil vezes.
Google tenta sem sucesso tratar do problema
As apps foram, entretanto, removidas da loja da Google e não podem por isso ser instaladas, ficando a sua ação limitada. No entanto, os utilizadores devem igualmente avaliar os seus smartphones para garantir que estão protegidos.
Este é um problema que a Google tem tentado resolver no Android. Desde o início do ano foram já mais de 1700 as apps removidas e que tinham o Joker. A dificuldade de detetar estas apps está no facto destas não entrarem na loja do Android com o malware. Contudo, este é descarregado e instalado posteriormente com a utilização das apps.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Pradeo
É difícil à Virudroid tratar do assunto
E por isto que casa vez mais as pessoas mudam para ios. Isto nunca acontece na Apple.
Também nunca acontece no meu android
+1
este ano foram descobertas mais que 20 em iOS mas ok, vive na tua bolha.
Lol não acontece? Andas desatento.
Coitado… acabaram-se os medicamentos para acefalia?
A Apple não quer concorrência no que toca na roubar os utilizadores 😉
Como assim roubar?
Roubar assim:
https://www.apple.com/pt/shop/product/MX572ZM/A/kit-de-rodas-para-mac-pro-da-apple
espera… mas nao foi por esconder codigo que a conta de dev da epic foi banida?
Em 2019 a Apple removeu 94766 apps que terão facturado mais de 6400 milhões de dólares sem autorização para além de todo o histórico dos equipamentos.
Ainda a semana passada tiveram de mudar as validações pois existam 142 updates, em destaque nas novidades, que eram mineradores de bitcoins. Alguns já tinham 5 milhões de downloads.
As nossas operadoras já não suportam este tipo de pagamentos que eu saiba…
A vodafone está com esse exato problema que vai de 5 a 500 euros de fatura de uma go4mobile existe casos diários a acontecer.
Ok, então nem todas bloquearam… a NOS tenho quase a certeza que o fez.
Só não suportam se activares o bloqueio a subscrições digitais. As operadoras tem activado por defeito mas, muita gente, desactiva para poder usar apps.
Deve ser porque a comissão de 30% que a GOOGLE cobra para alojamento das app’s na PLAY STORE são insuficientes para verificar a inexistência de malware.
Não acredito nisso, este tipo de malware, é ativa pelo utilizador voluntáriamente quando ele dá aquelas permissões iniciais, se algum jogo ou outra coisa qualquer pedir permissões esquisitas para as suas funções, é óbvio que se passa alguma coisa. As pessoas é que cegamente aceitam tudo e não reportam nada.
Aí está. Se a aplicação pede essas permissões todas, a GOOGLE deveria verificar o porquê de tantas permissões para a aplicação em causa, se são ou não justificadas. Para não verificar, não é preciso uma loja oficial.
O malware é instalado com os dados de usar a APP. Caso não saibas é por isso que veres um vídeo no browser leva 120mb de tráfego, numa APP são 180… acontece em qualquer APP.
No meu Android também não acontece, porque não instalo aplicações porcaria que não servem para nada, o sistema Android já tem definições de limpeza.
A meu ver devíamos educar nas escolas para os riscos da informática. Devia ser uma disciplina obrigatória nos dias de hoje… cibersegurança, sistemas operativos, ferramentas de produtividade básica, etc.
Há que começar por algum lado… o mundo está em transformação e todos nós temos que acompanhar ou somos alvos fáceis…
primeira lição: ninguem da nada a ninguem
segunda lição: se algo e de borla, tu es o produto
“Emoji wallpaper 10 mil vezes”?? São 10.000 criancinhas que não deviam mexer no tlm dos pais!
Acho graça quando dizem que as Lojas de aplicações são o que garante a segurança dos Produtos. Não sou contra as mesmas, mas deveriam dar a possibilidade aos utilizadores, de poderem instalar as mesmas, através dos sites oficiais. Coisa que infelizmente, a Apple não permite.
Pois eu não acho graça nenhuma. É como ires comprar, numa loja de marca (por exemplo na LACOSTE) um pólo da marca da loja, e venderem-te um produto falso (ainda que com a lagartixa lá colada). Mais valia ires comprar a mesma camiseta na feira.
Ao utilizarmos os sites oficiais temos a mesma segurança, das Lojas de Apps. O problema é quando se instala aplicações de origem duvidosa, que pelos vistos também existem nas Lojas de Apps. Para mim as Lojas de Apps não garantem a segurança. São apenas um meio, mais prático de encontrar e instalar apps. A seguranca está no conhecimento e no bom senso das pessoas, que as instalam.
Sinceramente enjoa-me e enerva-me mais os comentarios das pessoas falarem que a culpa é do Android, que a Apple é melhor, que o Android apanhou X e a Apple apanhou Y… deixem de ser crianças… já enjoa… a culpa é só de um lado… da pessoa que está a mexer no telemóvel, é simples!