MIUI 12.5 já começou a chegar aos primeiros 27 smartphones da Xiaomi
A MIUI da Xiaomi tem estado constantemente a ser renovada, com muitas novidades e melhorias. A marca tem procurado dar aos utilizadores funcionalidades que não existem no Android ou melhorar muitas das que estão já presentes neste sistema.
Com a mais recente versão, a MIUI 12.5, a marca quer garantir muitas novidades e uma maior estabilidade do seu sistema. Quer ainda garantir que este tem todos os problemas que foram surgindo ao longo dos últimos meses corrigidos. Esta está agora a ser lançada para os primeiros 28 smartphones da Xiaomi.
Apresentada ao mundo de forma oficial recentemente, a MIUI 12.5 está a preparar-se para ser uma mudança grande na Xiaomi. É certo que segue a linha das versões anteriores, mas traz ainda muitas novidades importantes para estes smartphones.
A marca está agora a iniciar os testes com esta nova versão, ainda numa versão beta. Esta está focada no mercado chinês, mas abre o caminho para que a versão final esteja a ser preparada para ser lançada muito em breve.
Do que se sabe foram escolhidos 27 smartphones da marca para iniciar esta bateria de testes. Estes pretendem avaliar a sua maturidade e garantir que não existem problemas que possam prejudicar o seu desempenho. Estes, caso surjam, são de imediato resolvidos.
A lista de smartphones que vai receber esta versão de testes foi agora conhecida. São 27 equipamentos que vão estar incluídos nos testes avaliar o que a MIUI 12.5 vai conseguir disponibilizar desde o momento em que for lançada.
Toggle Title
- Xiaomi Mi 11
- Xiaomi Mi 10
- Xiaomi Mi 10 Pro
- Xiaomi Mi 10 Ultra
- Xiaomi Mi 10 Youth
- Xiaomi Mi 9 SE
- Xiaomi Mi 9
- Xiaomi Mi 9 Explorer
- Xiaomi Mi 9 Pro 5G
- Xiaomi Mi CC9
- Xiaomi Mi CC9 Pro
- Xiaomi CC9e
- Xiaomi Redmi K30 Pro
- Xiaomi Redmi K30 5G
- Xiaomi Redmi K30S
- Xiaomi Redmi K30 Racing
- Xiaomi Redmi K30i 5G
- Xiaomi Redmi K30
- Xiaomi Redmi K20 Pro
- Xiaomi Redmi K20
- Xiaomi Redmi 10X 5G
- Xiaomi Redmi 10X Pro
- Xiaomi Redmi Note 9
- Xiaomi Redmi Note 9 Pro
- Xiaomi Redmi Note 8
- Xiaomi Redmi Note 7 Pro
- Xiaomi Redmi Note 7
Estes testes abrem também caminho para a chegada versão global da MIUI 12.5. Esta está ainda longe de ter uma data de apresentação, mas tudo aponta que siga a chegada da versão chinesa. Esta última deverá ser lançada em abril deste ano.
As novidades são muitas e começam a extravasar o próprio sistema operativo. Espera-se uma integração com o Windows e na forma como estes 2 sistemas vão interagir. É um passo importante e que mostra que a Xiaomi está mesmo empenhada na MIUI.
Este artigo tem mais de um ano
e o redmi note 8 pro?
Pergunto o mesmo.
É que no titulo falam em 27 telemóveis….
no texto falam em 28…
presumo que o note 8 pro está no meio dos 27/28
+1???
A versão final é esperada que seja distribuída pelos modelos da lista a começar em Abril.
Comprei pela primeira vez o meu primeiro xiaomi. Comprei por curiosidade e porque lia aqui e ali que a xiaomi estava constantemente a lançar updates, etc. Afinal de contas, comprei um modelo lançado este ano(xiaomi mi note 10 lite) e está preso na miui 11. Pelo que percebo, todos esses updates que tanto se fala que a xiaomi está sempre a lançar, são updates que teem que ser instalados manualmente, correndo riscos, não se trata de updates via ota, muitos menos estáveis. Alguém me corrija se estou enganado. Conclusão a que chego, tanto se fala de outras marcas, que tardam em atualizar os seus aparelhos, afinal a xiaomi é igual. Tenho plena noção que comprei um aparelho de média gama, mas poderia ao menos já estar na miui 12 e corrigir alguns bugs irritantes que tenho na miui 11.
Tenho a ideia de que os updates que falas vêem sempre via OTA. Só que por essa via podem demorar mais tempo a chegar. Alguns não aguentam a espera e arriscam instalar manualmente, mas se souberem bem o que estão a fazer, ou seja bem informados, também não devem ter grandes problemas!!
O que me xateia mais é mesmo alguns bugs que tenho na miui 11, qiue gostava de ver resolvidos. Por exemplo a conexão Bluetooth está constantemente a cair, tenho um smartwatch e por vezes chega a estar lado a lado com o telefone e a conexão cai simplesmente e volta a conectar quando bem lhe abetece. As notificações do messenger nem sempre chegam. A maior parte das vezes só vejo que tenho mensagens no messenger porque abro a app e então cai todas as novas conversas. E mais algumas coisas, mas estas são um pouco irritantes. Vinha de um antigo topo de gama da LG (LG G6), embora a LG não fosse um exemplo no que toca a rapidez de updates, este tipo de situações nunca me aconteceu.
A MIUI tem um sistema de gestão de bateria muito bom – por vezes até bom demais, que leva a que as aplicações que consomem muito sejam “hibernadas”. Pode ser esse o caso. Se assim for, basta alterar as definições nessa aplicação em particular.
Godinho,
a Xiaomi tem vários niveis de updates. De versao android, de versaõ de MIUI, de correções de segurança e de ferramentas/app nativas do sistema.
A frequencia das atualizações aumenta de acordo com a ordem que escrevi. Por exemplo, em pouco mais de 1,5 anos, recebi um update de Android, 2 de versão MIUI, várias de segurança, e muito frequentemente recebo de ferramentas/app nativas do sistema.
Todos estes updates são OTA. E são para quem usa versão “stable” que é aquela que vem quando compras o telemovel.
Por exemplo, no meu primeiro telemóvel da marca, eu coloquei uma versão developer e recebia autalizações de 7 em 7 dias, ou de 15 em 15 dias.
Galo, compreendi e desconhecia que assim fosse. Obrigado pela explicação. Eu estou no Android 10, miui 11.0.4. Não sei se a miui 12 é baseada já no Android 11. Por acaso update de apps nativas já recebi uma vez ou duas. Gostava apenas de ver resolvido alguns bugs, como os que referi acima. Não me importo de estar no Android 10, gostaria apenas que não existissem estes bugs irritantes. Por exemplo as estatísticas da bateria são completamente maradas também, ainda nunca consegui ver com precisão qual o tempo de ecrã que consigo fazer com uma carga, por exemplo. Há pequenos bugs que considerava serem normais à 4 ou 5 anos atrás, quando o sistema Android e as interfaces ainda não estavam bem polidas. Ao dia de hoje, encontro pequenos bugs na miui que já deveriam estar mais que resolvidos.
Galo, de facto parece ter uma vendor rom. Mas isso é estranho, como pode o telefone ter uma vendor rom, se é livre de operador e nao tem qualquer ligação à vodafone? Foi comprado numa loja completamente alheia à vodafone e o telefone é livre de operador. De facto o meu operador é a vodafone, mas o telefone nada tem a ver com a vodafone. Tenho por habito só comprar aparelhos desbloqueados, mesmo para ter updates mais rápidos.
Vou no meu terceiro equipamento Xiaomi, Mi9T, Poco X3 e agora o Mi Note 10 lite e este já com a miui 12. Todos eles até agora receberam as actualizações via OTA e semproblemas…
Como é possível, eu tenho o Mi note 10 lite e miui 12 nem sinal dela….
algo estranho se passa aí, o mi note 10 lite já saiu a versão miui12
https://c.mi.com/global/miuidownload/index
helder, não sei. Como disse tenho o mi note 10 lite (6gb/128gb), versão global, desbloqueado, e cada vez que procuro novas atualizações via OTA, diz sempre que se encontra atualizado. Está na miui 11.0.4. Sei que as atualizações são lançadas por lotes, mas acho estranho, há noticias já de Setembro, Outubro, a dizer que a miui 12 estava a chegar ao Mi note 10 lite.
De facto agora que estive aqui a ver qual a versão da miui que tenho, é a versão 11.0.4.0 QFNEUVF. Em fóruns internacionais fazem referência que esta versão é uma rom/versão da Vodafone, daí demorar mais a atualizar. Como é isso possível, se o smartphone que tenho em mãos é livre de operador?
Godinho, pois pode ser disso. Tens um “vendor rom”. Elas demoram mais a receber updates porque dependem de costumizações da operadora…Infelizmente, na maior parte dos casos o cliente não sabe disto, e dá “má fama” á marca do equipamento, que não tem culpa nenhuma.
Se não quiseres aguardar, e te sentires confortável para tal, o melhor será instalares a global rom da xiaomi. Há tutoriais na web.
Estranho… Tenho também o Mi Note 10 Lite e já tenho a Miui 12 há algum tempo e foi actualizado quando me apareceu a actualização no aparelho. Não forcei nada. Será k é por ser em Portugal???…
Horácio, de facto não sei. Até ao momento nada de miui 12. Recebi apenas patch de segurança de 1 de Dezembro 2020, foi a única atualização que tive até ao momento.
Podes mudar a região para a Índia . Porque mi note lite já tem a versão 12:p não faz mal mudar a região, só temos updates mais rápidos da versão global e som mais alto boa auscultadores. Lg
O que acontece se mudar a região para a Índia? Vou receber o update da miui 12? Se isso acontece-se, mudava a regiao, atualizava e voltava a pôr Portugal.
O meu Redmi 5 Plus aind nem saiu a MIUI 12 é bem possível que nem saia pois o Redmi 5 Note já saiu a versão 12
Precisava era de meterem a função de esim no xiaomi mi 10 isso sim
Eu tenho 8 lite e tenho miui 12, vai ter que pesquisar.. Eu tive que ajuda, xq não tinha e consegui
Sou um admirador dos telemóveis da Xiaomi mas cada vez mais estou a ficar desiludido com as atualizações. Tenho um Redmi 9 e não ouço falar em atualizações tristeza
No meu mi10t pro já recebi imensas desde que o comprei
Falou-se, e eu pesquiso sobre o tema com alguma frequência, que vários dispositivos entre os quais o Mi 9 iriam receber esta versão (MIUI 12.5) e eventualmente o Android 11. Pois há alguns minutos o meu Mi 9 recebeu não a MIUI 12.5 como largamente anunciado, mas sim a MIUI 12.0.4.0.QFAEUXM, ou seja, MIUI 12 mantendo-se no Android 10, mas com a seguinte particularidade: “actualização do patch de segurança do Android JANEIRO – JULHO 2021”. Ou seja, este modelo acabou de receber a última actualização de sistema operativo e pack de personalização e parou no tempo por aqui.
Não é a primeira vez que tal acontece em termos de dispositivos da marca, já aconteceu há algum tempo com o Redmi Note 4, levando-me a suspeitar quer para além da (infelizmente) habitual especulação que prolifera na net há informação emanada da própria marca que de um momento para o outro (coincidente com a idade de cada modelo) a informação disponibilizada deixa de ser verdadeira. Para mim acaba no entanto por se tornar irrelevante uma vez que logo que tiver possibilidade de trocar de telemóvel terei que sacrificar a componente monetária e procurar um dispositivo de uma marca idónea.