PplWare Mobile

Huawei: próximos smartphones chegarão sem o Facebook e WhatsApp


Fonte: Reuters

Desenvolveu desde cedo o gosto pela escrita e comunicação. Em leis formado, tem como hobbies a aquariofilia e a música. Mas é na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e no Pplware a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.

Destaques PPLWARE

  1. Bruno says:

    Eu apenas uso o WhatsApp, de resto nada me faz diferença. Mas não acho que seja assim não complicado para um utilizador “normal” ir a uma qualquer loja de aplicações e instalar uma dessas aplicações…

    • Jorge says:

      O problema não é instalar a aplicação. O problema é o impacto que este tipo de noticias têm no utilizador comum.

      • Joao says:

        Pois, mas para um utilizador gama intermédia: APK 😉

      • Zeca says:

        Exatamente. Uma das funções do jornalismo tecnológico, deveria ser dismistificar a verdadeira razão por detrás disto. A Huawei está inocente, e não deviam permitir esta jogada comercial contra o 5G da Huawei.

        • Luís Pacheco says:

          Sou totalmente a favor da concorrência e será com muita pena que vejo a huawei partir. Mas está inocente??? Não estou a dizer que é culpada ou não só me espanta a capacidade de alguém resolver um assunto complicadissimo simplesmente com “achismos”… Pérai… Queres ver que já aqui andam os serviços secretos…. Meu Deus… As minhas desculpas Sr não foi por mal….

  2. TugAzeiteiro says:

    “No entanto, nos próximos smartphones Android, a Huawei não poderá pré-instalar nenhuma destas aplicações. Por conseguinte, os dispositivos chegarão sem os serviços do Facebook, algo que até agora estava presente nos seus terminais. Assim, terá que as instalar manualmente após adquirir o produto.”
    Que grande notícia…. o drama… o horror… o pânico… Agora a imprensa virou o foco para a Huawei por qualquer coisinha é logo um bicho de sete cabeças!!!
    Se tivessem bloqueado na Google Play Store agora assim…… é igual ao litro!

  3. Carlos says:

    Menos bloatware, até é uma boa notícia. Quem quiser utilizar essas aplicações tem a possibilidade de as instalar

  4. Tiago E. says:

    Isto é só uma vantagem para o comprador de Huaweis! Menos lixo pré-instalado. Instala-se apenas se se quiser. 😀

  5. Um leitor tuga says:

    Dispenso o Facebook… Nada que uma boa ligação através do browser não resolva.
    Quanto ao WhatsApp… Quando adquiri o meu telemóvel da Huawei no ano passado tive de o instalar manualmente.

  6. Aníbal says:

    Duro golpe para a Huawei? A partir do momento em que as aplicações continuam disponíveis com actualizações, o facto de não virem pré-instaladas só é um problema para o próprio Facebook, que só tem a ganhar com isso.
    Para a Huawei ter ou não o Facebook pré-instalado o que interessa?

    • fak says:

      o problema é que as empresas de apps pagam à huawei para terem as suas apps pré instaladas, esse é o golpe. claro que para o user comum não faz diferença, aliás, muitos até agradecem, mas a huawei perde receita, ou achas que a huawei iria ter o FB, gmail, etc pré instalado só porque sim e andar basicamente a publicitar apps de graça?

      • Rui Bacelar says:

        Exatamente meu caro. A Huawei é uma das fabricantes que mais tira proveito dessa prática. Aliás, não é por acaso que já traz a Swiftkey pré-instalada, e várias outras.
        Já no caso concreto do FB, é mais um golpe para a sua reputação do que um golpe pragmático.

  7. Carlos says:

    QUE DRAMA…
    Os utilizadores vão ter de perder 5 minutos a instalar o Face e o Whatsapp.
    Cada vez mais o pplware está a tornar-se num correio da manhã da tecnologias de informação.

    • Mateus Pinto says:

      Sem loja de aplicações e sem apps pré-instaladas, achas que a maioria dos utilizadores arrisca a sacar apk e meter virus no telemovel? Lol certinho…

      Eu vou mesmo dar 800-1000€ por um huawei sem loja ou ter que instalar por mim… Achas mesmo que empresários ou altos cargos que dependem de apps de empresas, hoteis, congressos etc vão comprar huawei? Adokescentes ou universitários talvez…

  8. LA says:

    Não vejo qualquer problema nisso. Assim deveria de ser com maior parte das aplicações que vem de origem no Android, ou em qualquer SO.

  9. Vitor says:

    “No entanto, nos próximos smartphones Android, a Huawei não poderá pré-instalar nenhuma destas aplicações… assim, terá que as instalar manualmente após adquirir o produto”. Na minha opinião isso deveria acontecer com TODAS as apps e ser o utilizador a escolher o que lhe interessa. E parece que a Google NÃO concorda com essa “treta” da insegurança inventada pelo Trump…
    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/google-avisa-sancoes-a-huawei-comprometem-seguranca-nacional-dos-eua?ref=HP_Destaquesduasnot%C3%ADcias2

  10. Jorge RIBEIRO says:

    Ou seja, boas noticias para os utilizadores da huawei.

  11. Rui says:

    Que boa notícia… Isto podia alastrar se ao resto do bloatware

  12. art says:

    smartphones sem lixo…. a Huawei começa a interessar

  13. Não fui eu says:

    E vão ter acesso à google Store ou já não?

  14. Sergio SL says:

    Felizes futuros compradores de smartphones da Huawei. Que tal raiva se espalhe por todas as marcas.

  15. Ricardo says:

    Que bom! Quando comprar o próximo Huawei já não vou perder tempo a desinstalar aplicações. Por mim até poderia vir apenas com o Android e Play store, mais nada! 😀

    Ainda estava com esperança que os preços dos P30 Pro tivessem reduzido para trocar o P20 Pro, mas afinal parece que não… Vou ter de esperar mais uns tempos…

  16. Pintor says:

    Vir de origem sem todo esse lixo devia ser noticiado como algo bom.
    Comprar um telefone sem qualquer aplicação instalada para mim era um motivo para o comprar em detrimento de outros carregados de “ lixo” .

    • Hans says:

      Nossa, que bom ler uma cosa dessa!! Pensei sou o único que pensa assim!! Ou olhava até hoje pelas paginas erradas rsrs Uso apenas Telegram! e nada de Googel nem sequer Facef… e o resto deles….

  17. Miguel says:

    A Google já está a alertar para a estratégia de auto-suficiencia por parte das fabricantes que não tenham acesso ao Android (Neste caso fica-se pela a Huawei, para já), alegando problemas de segurança (devido à versão AOSP), mas no fundo é pelo facto de poder perder fatia de mercado. O Facebook e o WhatsApp estão disponíveis no Aptoide, logo, basta a Huawei adoptar uma loja alternativa e fazer publicidade a isso. Vejam o exemplo da Xiaomi, ja andava a vender telemóveis para fora da China sem as aplicações da Google nas suas roms chinesas, ainda antes de começar a criar as Roms Globais, e o pessoal soube logo contornar o problema. A Huawei já garantiu contrato para desenvolver o 5G na Russia. Acham mesmo que ela não vai encontrar solução para se adaptar e ficar mais autónoma? Melhor para o utilizador, dentro de alguns anos poderemos ter mais liberdade na escolha de sistemas operativos para os nossos smartphones e a guerra pode deixar de ser apenas entre Android e iOS.

    • Rui João says:

      O Aptoide é a maior bosta que anda por aí.

      Basta ver como foi criada, e por quem. Além da quantidade estúpida de aplicações dúbias e com versões alteradas que andam por lá.

      Quem acha que isso pode sequer ombrear com os Google services so pode estar avariado da cabeça.

      • Miguel says:

        Basta a Huawei abrir os cordões à bolsa e moldar uma loja como a Aptoide à sua maneira com credibilidade. Eu dei o exemplo da Aptoide mas pode ser outra qualquer. A Google já se está a por fina com esta salganhada do Trump, basta ler as noticias (e não estar confinado apenas a Pplware). Qualquer fabricante que atente com o domínio americano vai ter problemas, logo, os fabricantes vão apostar em ser mais auto-sustentáveis.

        • Carlos says:

          Se há coisa que a Huawei tem é uma bolsa muito cheia, capaz de montar uma Huawei Store em pouco tempo.
          Os smartphones são muito menos importantes para a Huawei do que os IPhones para a Apple.
          Com sorte ainda passa a fazer concorrencia à propria google

          • Luís Pacheco says:

            Sou totalmente a favor da concorrência e será com muita pena que vejo a huawei partir. Mas está inocente??? Não estou a dizer que é culpada ou não só me espanta a capacidade de alguém resolver um assunto complicadissimo simplesmente com “achismos”… Pérai… Queres ver que já aqui andam os serviços secretos…. Meu Deus… As minhas desculpas Sr não foi por mal….

      • fak says:

        @rui joão

        nem sabes do que falas. se tivesse essa quantidade estupida de aplicações dubias e com versões alteradas, certamente a aptoide (empresa portuguesa) não seria a 3ª maior loja de apps android do mundo.

        tás a criticar baseado em factos que também existem na play store, sempre teve aplicações dubias, aplicações com virus, aplicações que te roubam os dados… estás a fazer vista grossa a isto à google mas não fazes às outras? enfim…

        além disso, muitos dos devs que estão no google play store, também estão no aptoide atualmente.

        já agora, a aptoide já está em negociação com a huawei para ser a substituta do play store.

    • MMario says:

      Eu estava a pensar se o “alegando problemas de segurança” esses problemas não são sinonimo de depois não conseguimos espiar.

  18. Zé Duarte says:

    Isto são boas notícias! Não entendi porquê o drama.

  19. Miguel Gouveia says:

    Ninguém entendeu o grande problema em vez de verem isto como os vossos olhos e dizerem que bom vejam com os olhos do país onde se encontra a Huawei para eles está atitude e mais um insulto que vai agravar associação que eu espero que n mas poderá trazer problemas para td o mundo…..

    • N'uno says:

      Eu temo que isto vá correr muito mal, mas muito mal mesmo, para todos… A China não é um menino de coro, e vai levar esta guerra até onde for necessário. E o pior é que tem capacidade para fazer muita mossa. Agora já está a associar-se à Rússia. Estão a ver onde isto vai dar, certo?

  20. SANDOKAN 1513 says:

    “WhatsApp,Instagram,Messenger e Facebook.” Ei,nem acredito.Agora é que vão ser elas. 😐

  21. Sérgio says:

    Nunca ponham em causa a honestidade do Facebook

  22. Joao Pequeno says:

    O único e verdadeiro problema é os terminais Huawei deixarem de receber actualizações da Google. Ou seja, o android OS fica cristalizado como esta. O resto, as apps instalam-se com mais ou menos dificuldade

  23. eu says:

    Sou utilizador de Huawei há vários anos.
    Vejo esta notícia de 2 formas:
    1. É positivo. Aliás acho que todas as empresas de software do planeta deviam de entrar na onda, pois recebo um sistema limpo de blotware para instalar aquilo que EU quero.
    2. É negativo. A imagem da marca que já está manchada, agora recebeu o último prego no caixão pois a mensagem que chega ao utilizador leigo, é que o sistema não permite correr o seu Facebook (smartphone = Facebook para muita gente) e por causa disto, poderemos estar a assistir ao inicio do fim (outro blackberry).

  24. Samuel says:

    Boas notícias 🙂
    Menos software espião do EUA nos smartphones da Huawei.

  25. dbento says:

    Provavelmente no futuro vão passar a ter pré-instalado o WeChat e o QQ Messenger…
    De qualquer dos modos, concordo com a maioria do pessoal, menos lixo pré-instalado nos telemóveis Huawei.

    Cumps

  26. greego says:

    Como se a vida se resumisse a estas aplicações. Eu desintalo-as e quando houver necessidade vou pelo browser…

  27. greego says:

    Como se a vida se resumisse a estas aplicações. Eu desintalo-as e quando houver necessidade vou pelo browser…

  28. Salvador Daki says:

    Ou seja, os smartphones Huawei vão ter menos lixo! Twelve points for China!

  29. Xico says:

    É assustadora é dependencia do mundo da tecnologia das empresas americanas.Os Europeus e chineses bem que podiam contrabalançar e criar aqui redundancia com estes desenvolvimentos e o Sr Rui Bacelar e equipa da ppware deviam deixar de ser vassalos dos americanos e falarem sobre este problema em deterimento de notícias estilo correio da manhã.

    • SANDOKAN 1513 says:

      Essa agora !! Mas que culpa tem o Rui Bacelar ?? Ele escreve sobre o que quiser e nós não temos nada a ver com isso.Só faltava essa. 😐

  30. Miguel says:

    O problema aqui nao é mais facebook ou menos facebook e a falta de confiança que as pessoas vão ter.
    Eu não duvido nada que os estados unidos espiem outros mas tb seinque a China o faz. E a espionagem chinesa é ma para a economia mundial. Nao estou a dizer que o resto seja bom para a economia mundial.

  31. Fernando says:

    Utilizo o Telegram, então… parabéns Huawei, menos lixo em seus aparelhos.

  32. Albano Silva says:

    Imaginem que de um momento para o outro todo o Mundo deixa de comprar produtos da Apple. Espionagem Americana? Isto é que vai uma “Açorda”…

  33. Fulano says:

    Até é um favor que fazem… menos lixo instalado.

  34. N1ldo says:

    Nunca comprei um smartphone que veio com WhatsApp ou Facebook instalado, portanto….

  35. DanyRod says:

    Não uso nada desse lixo… Mas li que, entretanto, já há alguma abertura a negociação para um acordo entre ambas as partes, neste caso, para apaziguar mercados…
    A ver vamos

  36. Zé Rodrigues says:

    A imprensa parece que tb está disposta a descredibilizar o segundo maior fabricante de telemóveis, até parece que é de grande importância os aparelhos não virem instalados com certas App’s quando elas poderão ser instaladas posteriormente através da loja.

  37. MMario says:

    Durante muito tempo muita gente afirma que a huawei serve os interesses do governo chinês mas aquilo que está a vista de todos é que as empresas americanas estão ao serviço do governo dos usa, como empresas privadas afinal são uma farsa afinal onde está a democracia ? Os Usa a muito que são uma ditadura e tudo isto vai servir para criar sistemas operativos alternativos porque toda a gente está a perceber que hoje é a china amanhã é outro qualquer e a tão apreguada cloud que agora todos vendem como o top no futuro vai servir para fazer ainda mais chantagem sobre as empresas ou governos

  38. Paulo Mateus says:

    Ainda bem ….. menos lixo nos telemóvel , sem dúvida uma boa notícia .

  39. sakura says:

    So pela contribuirão da comunidade chinesa ao andorid
    a trumpgoogle devia ter mais vergonha …. pq não aprenda da MS…… Quem é realmente a google??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  40. Nuno Pereira says:

    Acabo de descobrir que o meu Huawei antes do embargo, comprado à 2 anos, veio sem Facebook e watsapp, desses só instalei o watsapp e pouco uso, não vejo drama só benefícios, instalo o que uso mais memoria livre.

    Digo que veio pois não encontro o icon do Facebook e instalei o o outro… De qualquer maneira foi a marca de telemóveis que menos problemas me deu hoje, zero, e já tive outras marcas sonantes do mercado que iam para a garantia por tudo e por nada, até por humidade do ar.

  41. Hugo says:

    Pessoal acham que vai fazer alguma diferença não haver aplicações pré-instaladas. Assim há mais espaço para outras coisas. Se a Huawei fizer um sistema operativo que consiga instalar ficheiros.apk não há PROBLEMA NENHUM!!

  42. Jose says:

    Estados unidos 380 milhoes de consumidores , china 1700 milhoes de consumidores .Maior classe media mundial:china , Pais com maior crescimento anual:China.Zona do globo com maior população : Asia.Acham mesmo q a China vai perder uma guerra comercial?

  43. Luis Martins says:

    A Huawei está a sofrer as consequências de ser uma empresa que aceita vender os seus telemóveis na Ditadura Chinesa já completamente alterados para não poderem instalar apps como o Facebook. Twitter, não aceder ao Google ou ao Gmail, chegou a hora de por essa empresa na ordem, uma empresa aliada e dominada por uma ditadura que teve a lata e o desplante de querer dominar as telecomunicações dos países ocidentais. Neste nosso país habitado por povo imbecil especializado a votar em ladrões e corruptos é normal vender tudo em saldos a todo a espécie de criminosos até a ditaduras asquerosas como a chinesa. O que está em causa não é Huawei mas sim deixar empresas comunistas e a própria China comunista uma ditadura dominar a nossa economia , eu defendo fazer o mesmo à China o que ela faz a quem queira investir na China, por exemplo os estrangeiros não podem comprar terrenos ou casas , só arrendar, Basta fazer mesmo na Europa e nos Eua e os Chineses eram barrados no ocidente, pois as nossas empresas têm investmentos imobiliarios. As regras têm de ser as mesmas, se eu nao posso comprar quase nada na China porque raios eles podem comprar tudo no meu pais ?

  44. McGoms says:

    Agora o Facebook & C.ia vão fazer o que fizeram aos smartphones Lumia, até dá o acesso às APPs mas torna-as lentas..
    Na minha opinião, politiquice estupida..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.