Fim das ROM alternativas do Android. União Europeia proíbe desbloqueio do bootloader
A União Europeia tem aplicado muitas restrições e medidas pouco populares nos últimos tempos. Claro que a justificação é lógica e quer proteger os utilizadores em vários campos. A mais recente vem colocar em causa a liberdade a que o Android nos habituou. Proíbe desbloqueio do bootloader e pode ser o fim das ROM alternativas.
Será o fim das ROM alternativas do Android?
O Android é conhecido há muito tempo por ser um sistema operativo muito versátil e flexível para uma variedade de fins. Com o conhecimento certo, pode descarregar e instalar aplicações como APKs ou utilizar uma camada de personalização diferente do sistema operativo principal para utilizar o seu telefone de uma forma diferente.
Por este motivo, com o passar do tempo, foram lançadas propostas como o LineageOS . São ROMs alternativas que incorporam alterações, mas que são baseadas no mesmo ambiente da Google. O problema é que, para além destas conhecidas, muitas surgiram de fontes duvidosas, não autorizadas e que podem colocar em risco muitos dispositivos.
A União Europeia (UE) quer impedir que os bootloaders de smartphones sejam afetados por modificadores que não fazem parte das subscrições oficiais de software, de forma a manter a sua integridade. Estas novas regulamentações já estão em vigor, pelo que esta secção do sistema está bloqueada, e todos os utilizadores, em toda a Europa devem verificar a conformidade.
União Europeia fecha acesso ao bootloader
Os sistemas modificados devem primeiro ser executados desbloqueando o bootloader, semelhante ao arranque duplo do Windows e do Linux, embora sejam coisas diferentes. O problema é que milhões de utilizadores querem experimentar novas ROM baseadas no Android, mas que incluem funções e interfaces completamente diferentes.
Estas versões funcionam bem, mas há que ter cuidado. Como não têm assinaturas adequadas, são suscetíveis de serem manipuladas para conter malware ou código malicioso. Os hackers conseguem inserir programas, que operam sem serem detetados para recolher dados pessoais, adware, spyware, ataques DDoS, ransomware e muito mais. Os obstáculos não se ficam por aqui, por poderem existir erros de compatibilidade e até ser motivo da garantia do fabricante ser anulada.
Algumas marcas já estão a seguir este caminho
Com isto em mente, a UE decidiu que, a partir de 1 de agosto de 2025, o bootloader será bloqueado para que os utilizadores não possam continuar a utilizar ROMs alternativas. Todos os fabricantes de smartphones Android devem cumprir a nova regulamentação para manter a segurança dos utilizadores. Entre as primeiras empresas a fazê-lo está a Samsung, que eliminou o desbloqueio do bootloader na OneUI 8. É também um caminho já seguido pela Xiaomi.
O problema é que os utilizadores também desejam liberdade digital com os seus dispositivos, e o direito à reparação e a proteção ambiental desempenham um papel importante em tudo isto. A Lei de Resiliência Cibernética (CRA) e a Diretiva RED são outras regulamentações que as autoridades planeiam implementar nos próximos anos, tornando cada vez mais difícil para terceiros desenvolverem estas modificações.





















A UE que se preocupe com as tampas das garrafas…
Fdx, a UE aqueles tipos que ninguém elegeu, Van der leyen, Costa e afins…
Isso
E em Portugal elegeste o ministro das Finanças, ou da Administração Interna?
É que no meu boletim de voto só lá estavam os nomes dos partidos
+1 Brilhante 🙂
Falaste e não dizeste nada, já que esses ministros não tem poderes nenhuns quando comparado com o primeiro ministro e presidente, o primeiro ministro é que diz aos ministros o que podem ou não fazer.
Sobre presidente da república também é escolhido com o meu voto.
Na UE tanto o Costa como a Van der leyen foram escolhidos num jantar entre os burocratas de Bruxelas…
Não, em Portugal, como na UE, elegemos partidos ou coligações de partidos.
Erradamente, as pessoas acham que elegem o PR ou o PM ou até o Presidente da Câmara ou da Junta de Freguesia, sendo que o único cargo em que elegemos uma pessoa é o de Presidente da República.
Habitualmente, e somente por isso, o PR convida o presidente ou secretário-geral do partido mais votado para governar (e que por sua vez escolherá a sua equipa), mas está nos seus poderes não o fazer.
Ele não é obrigado a essa escolha. Mais, nem é obrigado a escolher o presidente ou secretário-geral do partido ou coligação, vejamos o caso da Maria de Lurdes Pintasilgo que foi indigitada pelo PR Ramalho Eanes (ver aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_de_Lourdes_Pintasilgo#:~:text=Em%2019%20de%20julho%20de%201979).
Obviamente, o PR escolherá o partido ou coligação mais votado para espelhar as escolhas das eleições, mas legal e constitucionalmente não é obrigado a isso.
Certamente que gente do Direito que passa por aqui confirmará o que escrevi.
É verdade não elegemos nenhum ministro, mas elegemos um primeiro ministro. Todos nós sabemos que elegemos um líder que escolhe a sua equipa.
Que o PR pode não escolher para PM, e não falo do caso do António Costa, em 2015.
Não votamos para o PM, votamos para a constituição do Parlamento.
exactamente 🙂 carrega neles…
Parlamento Europeu é eleito…
Lindo agora android e ios sao iguais mas android continua a ser fragmentado e com bugs que o tornam pior
Não, não são iguais. O android continuam a ser um sistema mais livres que podes personalizar ao teu gosto assim como podes instalar apk’s e instalar outras lojas de apps não compares um sistema para tapadinhos com o Android sff
E sabes o que é melhor é que amanha já há 1000 formas na net de desbloquear o bootloader outra vez só alguém com 2 palas é que acha que isto faz alguma coisa ahahah
“E sabes o que é melhor é que amanha já há 1000 formas na net de desbloquear o bootloader outra vez só alguém com 2 palas é que acha que isto faz alguma coisa ahahah” Vais ter cá uma sorte. Isso pensas tu. E as empresas não terão uma “manha” para isso não acontecer mais ?? Pensa nisso.
Ahahah uma manha? A Sony teve anos e anos para impedir que as consolas fossem pirateadas e não conseguiram a PS2 o zé ali da esquina fazia a PS3 qualquer pessoa fazia em casa, e só acabou porque apareceu o online e já ninguém está bem interessado.
E a sony tinha interesse em acabar com isso as marcas de telemóveis não têm assim tanto interesse pouco lhes interessa não é meia dúzia de malta que instala ROM’s que lhes estraga o negocio secalhar até vendem mais se for mais fácil.
Teriam que perder bem mais tempo que uma manha para isso não acontecer e mesmo assim tenho dúvidas mas isso já é muito dinheiro para meia dúzia de geeks não instalarem ROM’s vão fazer um bloqueio qualquer da treta que se passa em 5 segundos
Sempre com a treta da “segurança” e “a pensar no bem dos outros” vão retirando liberdade. Deviam levar com um pinheiro naquele sítio onde o sol não brilha.
Melhor comentário. Concordo! Esses fdp só querem estrangular-nos os direitos! Hipócritas!
E terem forma de terem exploits a mão para conseguirem aceder aos dados dos dispositivos….
Concordo contigo. Tratam nos como criancas. Somos adultos o suficiente para sabermos entendermos o que é seguro ou nao, se precisamos desvloquear o bootloader ou nao. Ficam nos tratando como criancas parece, para termos mais “seguranca”. Aqui no brasil arma de fogo esta sendo restringido igualmente alegando para nos dar mais “seguranca” obviamente tirou a liberdade nossa de comprar arma para defesa propria
Mas um bando de apple users tem voto na materia porque… D@@s
Isto, é o mesmo que se ter nascidos em berços de ouro a decidir o ordenado mínimo.
Já cá faltava um teórico da conspiração. Ora vamos lá…
A Apple é a que mais tem sofrido com as ingerências da UE, tendo sido forçada a permitir browsers com render engines alternativos ao WebKit, a abrir o iOS a outras lojas de apps e finalmente a adoptar o USB-C no iPhone. Terão sido os “bandos de android users” a votar nessa matéria?
O problema da UE é que decide meter o bedelho onde não é chamada.
Coitadinha da Apple… querem ver que têm vindo a queixar-se por falta de receitas?
… e foi forçada a permitir canais de pagamento alternativos, a dar acesso ao RFID do iPhone a outras apps (MB Way, por exemplo). Se puxar pela cabeça encontro mais coisas.
Deve ter sido um “bando de android users”…
se impedisse sim aquelas coisas com 4 rodas fumarentas (alteradas para isso), é que faziam bem, sim aquelas em que mal se vê a matricula, fazem barulho e andam o mesmo que os outros, isso sim
Isso é proibido já, por legislação nacional. O problema é não haver fiscalização. O mesmo é com motas.
O fumo sim, mas há muitas inconsistências mudas a panela de um carro antigo para fazer mais barulho pumba chumba na inspecção tens de mudar, no entanto um ferrari faz 3 vezes mais barulho e é legal e nem me façam falar das motas que há algumas que fazem um basqueiro doentio mas isso já é tudo legal
Nem tudo é legal, há muitas alterações que são feitas e não passam nas inspeções. A questão é que há casos em que são inspeções fraudulentas, noutros em que a alteração é removida simplesmente para ir à inspeção e depois voltam a colocar. No caso das motas nem se coloca, pois não há inspeções. Mas mesmo havendo, um escape de mota rapidamente se troca pelo de origem para passar na inspeção e a seguir volta-se a meter o barulhento.
Sim foi o que eu disse mas quando é ferraris e motas já não há problema nenhum com o barulho
Se te impedissem de usar o cérebro seria optimo….
O que deveriam obrigar eram as marcas que comercializam smartphones na UE dar x anos de atualizações de sistema operativo e segurança. E não é como alguns chineses faziam de alterar o build.prop para apresentar falsas versões de compilação. Poder usar LineageOS permite dar uma vida nova a smartphones que já não recebem atualizações oficiais.
De segurança posso concordo mas também a maioria deles têm anos e anos de actualizações de segurança agora de sistema operativo não concordo, as actualização dos Smartphones foi uma panca que a malta ficou. Nos PC a microsoft anda a atrás da malta quase a obrigaram a actualizar o windows e ninguém quer nos telemóveis só querem é actualizações durante 20 anos, 90% das pessoas nem sabem o que um android tem de novo de uma versão para a outra, eu se fosse da google ou metia lá todos os anos aquilo a actualizar o número e 90% nem notavam ou se não começava a obrigar a malta a actualizar se fosse quase obrigatório como o windows secalhar a malta deixava de querer só para serem do contra
A questão é que nem de segurança têm. Os chineses lançam atualizações de segurança quando o rei faz anos. Dizem que dão 5 anos, mas lançam 1x por ano, assim também eu…
O meu xiaomi com 6 anos ainda hoje recebe updates de segurança com alguma frequência o andorid é que nunca foi actualizado desde que o comprei mas isso para mim pouco me interessa
É tudo uma questão financeira. É que sem “custom roms” o pessoal não pode estender a vida util dos equipamentos, e fica limitado ao nº de actualizações que os fabricantes entenderem, para se quiserem estar actualizados terem de trocar de telefone com mais frequência. E depois vêm dizer que se preocupam com o meio ambiente…..
Por acaso sou da opiniao de que é mais uma questao de acesso a informação dos utilizadores.
Especialmente atendendo ao contexto atual e timing de outras medidas, a saber: obrigatoriedade de fornecer ID em vários serviços, a nova “framework” sobre plataformas digitais – apresentada pelo nosso conterraneo Antonio Guterres – entre outras.
Nota: alguns governos europeus nem escondem a vontade de acesso a dados (que deveriam ser) privados presentes em dispositivos móveis (exemplos de fontes: https://www.reuters.com/article/us-france-internet-surveillance-idUSBRE9BI10N20131219 , https://newatlas.com/mobile-technology/smartphone-surveillance-camera-microphone )
Claramente, e em especial agora com a AI (que é ótima a lidar com big data), a informaçao das pessoas é muito valiosa e por isso há que tentar comer uma fatia do bolo mais apetecivel do momento (e que não é do Dubai).
Isto!
Ainda por cima com a IA a “ler” o ecrã e a transmitir aos “donos” mais informação do que já o faziam antes.
A malta tem pc’s ainda com o windows 7 e não estão sequer a pensar atualizar e o pc continua a funcionar portanto os telemóveis não é igual ?
Mais ou menos, ficam a funcionar mas sem updates de segurança, ao fim de uns tempos, nem as apps dos bancos abrem por o telemóvel ser demasiado “antigo”
Os updates de segurança duram no mínimo 5 anos o que me parece mais que suficiente, e eu tenho um xiaomi com 6 que ainda abre a app do banco
Pois, cada vez compensa menos em comprar um smartphone mais caro. Mais vale comprar um mais barato e ir trocando de 2 em 2 anos, assim está sempre atualizado.
não é só financeira. eles querem ter controlo máximo e querem com a AI saber todos os teus passos, já que com o euro-digital já o vão fazer. dinheiro programável para controlar tudo e todos!
Mais uma (desesperada) tentativa de controlar os cidadãos.
Adivinhem quem vai continuar a desbloquear bootloaders e a instalar ROM’s?
Não seria muito mais válido fazer o oposto? Equipamentos com X anos, 5 anos talvez, passarem a desbloquear o Bootloader para que pudessem ser utilizados mas com ROMs personalizadas? Segundas vidas aos equipamentos. Ainda dizem que estão pela humanidade. Pau no CUração é o que eles precisam.
Qual oposto????? Mudar de ROM implica alguns riscos é verdade. Mas não é qualquer uma pessoa que sabe.
Tu não vês pessoas de 40-70 utilizadoras de redes sociais só e pesquisa a saber o que é uma ROM.
Isto é mais para quem é técnico e tem conhecimento na área digital e informática. De resto 90% das pessoas nem sabem o que é uma ROM. Acredita.
O primo, a prima. O técnico da esquina não conta para estas estatísticas que são uma minoria em prol de toda a população.
Proibir o que? Mas a União Europeia é que manda no que posso ou não fazer com o meu telemóvel. Meu telemóvel.
Isto é grave e mais doentio quem apoia…
Acredito haver mais gente com 40 anos capaz de mudar uma ROM do que alguém nos seus 20…
Eu não teria tantas certezas… E se for talvez seja apenas pela quantidade de pessoas em cada faixa etária, uma vez que tens mais pessoas.com 40 anos do que com. 20.
Já que querem bloquear, podiam era bloquear os bootloaders enquanto houvesse suporte oficial e quando fossem terminar o suporte, obrigar a libertar o booloader para que se pudesse usar custom roms para extender o tempo de vida do dispositivo
esta UE está cada vez mais ridícula…. isto começa a parecer o fim da liberdade e da democracia…
o equipamento é meu, eu devo poder fazer o que me der da realgana com ele….
se preocupassem mas é com coisas sérias nao andavam a fazer merd…. todos os dias….
Mas quem é a UE para decidir o que vou fazer ou colocar no MEU telemóvel? Este tipo de modificações não são fáceis de fazer… uma pessoa de 50-70 anos não consegue fazer facilmente algo deste género.
Quem é a União Europeia para proibir que ROM devo ou não usar no meu telemóvel? Quem? Estamos na era da PIDE mas em modo escondido!
Era o que faltava não poder usar outra ROM.
Sejam sinceros e digam a verdade:
“usar outra ROM dificulta o trabalho de colocar backdoors e de investigar quem queremos e desejamos, além de ser mais difícil de espiar e contornar.”
Seja mais céleres para a próxima.
Discordo totalmente disto. Cada utilizador tem o direito de usar uma ROM que desejar e se quiser! Quem é a União Euorpeia para proibir o que vou fazer no meu equipamento?
Qualquer dia obrigam a instalar o Windows 11 em todos os dispositivos se não levo uma multa…
Qualquer dia obrigam a não usar distros de Linux baseadas em Privacidade!
Que tontice e é aqui que se vê que as marcas não estão preocupadas com o consumidor. Quem adere a isto seja marcas seja o que for. Não está a favor dos utilizadores.
Ninguém está a proteger nada! É apenas uma desculpa qualquer! Mudar de ROM não é assim tão fácil para uma pessoa normal que não tenha conhecimentos técnicos.
Quem é a União Europeia para decidir se devo ou não usar outra ROM? Já agora também vão proibir o utilizador de formatar o telemóvel? Ridículo.
Não adiram a isto. Boicotem!
Exatamente o meu sentimento! Já não basta a quantidade de informação que nos sacam diariamente e querem (tentar) impedir uns quantos que valorizam a privacidade de se protegerem.
No texto, onde se lê “Os hackers conseguem inserir programas, que operam sem serem detetados para recolher dados pessoais, adware, spyware, ataques DDoS, ransomware e muito mais.” também se poderia ler, “Os fabricantes adicionam programas que operam sem serem detetados para recolher dados pessoais, adware, spyware e muito mais.”
Tenho um Redmi Note 5 desbloqueado com LineageOS e consegui obter dele uma segunda (e 3ª) vida que me evitou gastar dinheiro para obter tlm novo. Adquiri agora um Note 11 usado e também vou colocar ROM alternativa nele.
Utilizem uma aplicação tipo NetGuard e impeçam dezenas e dezenas de aplicações de acederem à internet, como por exemplo, para que é que uma aplicação chamada QCC (com.qti.qcc da Qualcom) precisa de comunicar com diversos IP externos?
Como cliente exclusivo da Apple, mantenho a minha opinião também neste caso: a UE não devia meter-se onde não é chamada. Quem quer fazer root do smartphone, que faça e que seja responsável por isso. Somos crescidos.
a UE mais parece a Stasi
O classico da actual Europa, proibir, multar, taxar, regular.
Inovar nada.
Se é como a xiaomi faz então existe uma hora onde se consegue desbloquear o bootloader, basta estar a essa hora no respetivo site/app a clicar á maluca até receberem a mensagem. Depois têm de ter uma pasta preparada no pc com tudo preparado para instalarem a ROM eprsonalizada.
Nada intuitivo, há é guides. Como já disseram acima, não é qualquer um que se mete a instalar ROMS personalizadas e ainda por cima em smartphones. Alguém deve ter alarmado as ovelhinhas na UE e agora andam aos mémés…
Mas ninguém me diz que esta medida não é um suporte à medida de proibir porn e redes sociais a menores de 16 ou é 14? Sim porque alguém deve ter dito e com razão lá na união dos parolos que para proibirem com eficácia também têm de impedir a instalação de ROMS personalizadas (que precisam bootloader desbloqueado) porque com uma rom personalizada podem muito bem escapar aos bloqueios por “defeito”.
E matam 2 coelhos porque o iptv também fica mais difícil em smartphones. Pena é não conseguirem impedir debloqueio de bootloader a boxes android que já vêm assim de fábrica e até são vendidas na Aborten…
portante, UE multa empresas por invasao de privacidade e proíbe meios as roms privadas.. bastante coerente e muito muito lógico.
Eu ainda aceitava isto se viesse aliado de uma OBRIGAÇÃO por parte das marcas em fazer updates de segurnaça (PELO MENOS) durante 10 anos a todos os aparelhos. Funcionalidades 5, mas updates de Android ou segurança era 10 anos.
Mas aí levavam logo com uns 7 drones pelo rego acima…
Pensava que o ideal seria ir no sentido oposto, mais liberdade mais open-source/open-source hardware mais reparabilidade e longevidade para os aparelhos, devo ser muito estupido. Sinceramente espero que esta porcaria não passe se não até os Pixel estragam.
Acho que a maioria da gente está a disparatar a “gravidade” destas normas da UE só porque a Samsung e a Xiaomi decidiram retirar a opção de desbloquear o bootloader. Eu acho, pelo contrário, que estas normas dizem respeito apenas ao modem/chipset de rádio baseband (da rede móvel) e ao firmware que corre neles, que precisam de ser certificados em conjunto, nada a ver com o bootloader.
Nas ROMs custom, praticamente todos usam as blobs de firmware de rádio dos próprio fabricantes porque não há alternativa open-source disponível, e tal alternativa seria difícil de certificar junto, por exemplo, da ANACOM.
E proíbem como? Tenho o meu telm do dia a dia a funcionar com LineageOS. Com o programa adequado, um telm compatível e um cabo USB faço ao MEU telm o que eu quero. E o que eu quero é “Google OUT”
Sem desbloquear o bootloader não há root, sem root não é possível apagar bloatware e spyware, e é isso que eles querem, não tem nada que ver com segurança.
PTEXIT já…
A ideia é controlo da população tal China vamos ser.
Pouco a pouco vai fechando as portas que permitem ao cidadão ter liberdade e comunicar livremente sem o governo a espiar.
Podiam fazer o mesmo com os PCs – Assim não havia a tentação de instalar linux.
Bem, a Samsung dá 7 anos. Como dizia o outro, “não há nexixidade”
Isto é muito engraçado.
Quando a UE obrigou a Apple abrir o iOS a instalar apps sem ser pela App Store, a opinião de muitos é que a UE era excelente e a política da Apple estava errada.
Agora, querem acabar com a pirataria no Android, a opinião dessas mesmas pessoas sobre a UE já é bem diferente.
Adoro isto, adoro mesmo.
😀 good point 😉
Essa narrativa é boa se acreditar mesmo que essa proibicao e para acabar com a pirataria no Android.
É só naives.
Sim, até porque a Ásia é o maior mercado Android, e lá, sem a store Google, a pirataria é a raínha.
Há pirataria e há pirataria, assim como cá devia ser lá a pirataria é sobre conteudos americanos, quer filme,s séries, eventos depsortivos, jogos, apps que na sua maioria é tudo americano e/ou europeu.
No entanto não toleram nada a pirataria de conteudo nacional nem na CHina, India, Vietnam etc, Coreias, Japão, percebes a ideia.
E concordo porque os americanos e as sanções e tal. Aqui em PT também quando existia aquela treta das 3 semans depois em tudo a pirataria servia de maneira de nos mantermos informados, agora é mais redundante nos conteudos de filmes, series e jogos até, só nos eventos desportivos é que a geração que ainda se lembra de ter tudo de “borla” é que ainda se sente relutante a pagar quantidades astronomicas por sport tvs e afins…
No entanto as novas gerações sem futuro e dinheiro e nem sequer tv usam, vão meter spor tv no futuro quando tiverem salario fixo? Não me parece, arranjam por streaming e a disney+ ja se esta a chegar à frente e a sra esporta tv e DAZN deviam abrir os olhinhos ou depois andam a chorar e a fazer campanhas anti-pirataria com anuncios cómicos que envergonham o país lá fora, até na Argentina que teve aquela brilhante ideia de roubar abola do estádio e dizer que é isso que quem vê iptv pirata faz LOLOL Está a correr-lhes muito bem o pateta da extrema direita , chegano la do sitio não está… Metam cá um metam…
Não percebi a tua ideia. Agora, que há pirataria “às paletes” para Android nas lojas de apps Android na Ásia, isso há. E muito malware, como deves calcular. Se a Google um dia fechar isso (que não acredito), muitas marcas pensariam em ter o seu próprio SO.
LOL Onde é que proibir instalação de ROM personalizada acaba com a pirataria? LOL
A sério, o povo é mesmo burro… ENFIM!!! Quer dizer eu para ver iptv pirata ia agora instalar uma ROM personalizada no smartphone? HAHAAH mas quem é que fazia isso oh seu totó? Nem tu sabes o que é preciso para instalares uma ROM personalizada para o teu smartphone e é se existir porque não existe para todos e depois a maioria das vezes ficas sem bluetooth ou o SIM não funciona, etc. Mas que ignorância deste povinho de café/tasca…
Agora para ver iptv “pirata” como lhe chamas e mal, mas pronto para efeitos de estar a falar com “innn onnns” sim iptv “pirata” numa ROM oficial basta uma vpn seja ela qual for até a dos tomatoesvpn e é quem usa vpn (há uns que é mm a descarada) mas prontos com vpn é so instalar uma das 42378542353287 apps que existem com trial de 3 ou mais dias (= de borla) e depois instalas a app iptv, vais ao alibaba sacar uns codes e pronto, aí está. 5 minutos é o que demora.
Para insatalares uma ROM personalizada e meteres tudo a funcionar demoras no minimo 30 minutos, 3 horas no teu caso = já acabou o jogo KLOLOL
Em android não há pirataria, é Open source. O software não é proprietário. Tal como Linux.
Como se refere, e bem, no artigo, quer a Samsung quer a Xiaomi já estão a seguir a 100 % este pressuposto.
Na UE qualquer dia até o m**ar tem regras.
Apenas vamos poder desbloquear de forma oficial, como era possível com a Xiaomi, porque haverá sempre maneira de o fazer.