É o fim do Android Auto nos smartphones! Google vai acabar com esta app tão útil
A aposta da Google no Android Auto é grande e tem mudado ao longo dos anos. Criado de forma inicial para correr nos automóveis, depressa surgiu uma versão que podia ser usada diretamente nos smartphones.
Com as mudanças que surgiram, o Android Auto acabou por ser transformado numa app isolada, que pode correr a qualquer momento. A Google vai acabar com esta possibilidade e a app dedicada ao Android Auto vai mesmo desaparecer, tendo, no entanto, uma alternativa.
Quem não tem um carro com suporte para Android Auto não fica sem alternativas. A própria Google tem disponível para os smartphones uma app que traz o Android Auto para estes equipamentos. Simula o que temos nos automóveis, mas num ecrã de dimensões reduzidas.
A Google agora quer mudar esta realidade e por isso anunciou uma mudança importante para esta sua proposta. Com a chegada do Android 12, a app que dá acesso ao sistema da gigante das pesquisas no smartphone vai deixar de estar disponível para os utilizadores.
A Google parece querer estar a arrumar a casa e por isso prepara-se para a mudança. Ao remover a app dedicada ao Android Auto, a gigante das pesquisas dá andamento a um processo que já tinha anunciado. Vai colocar este modo no seu Assistente, como anunciou em 2019.
Uma vez que muitos países ainda não receberam esta integração do Google Maps com o Assistente, esta é ainda a única solução. É com esta proposta que os utilizadores conseguem ter o Android Auto nos seus smartphone e assim usar esta proposta.
Mesmo com esta mudança, a Google alerta que não será definitiva. Por agora os utilizadores têm apenas uma mensagem a indicar o fim do suporte, mas quem tiver uma versão mais antiga do Android vai poder manter a app a funcionar.
Esta será a mudança definitiva para esta solução da Google e para o seu sistema. A versão 12 irá ser o ponto de mudança e a Google está agora a preparar essa passagem para a nova realidade. O Android Auto será mudado e a alternativa é bem interessante para os utilizadores deste sistema.
Este artigo tem mais de um ano
Isto para quem usa o Google Maps, pode não fazer diferença. E quem prefere Waze, sygic, TomTom Amigo, etc? Parece que é melhor manter um telm com android 10 e a APP do Android Auto, pelo sim, pelo não…
é ler o artigo. O android auto vai continuar a existir, apenas e só nos ecrãs dos automóveis. o que desaparece é a possibilidade de executar a app em modo “standalone”, e quem corra a app para olhar para o ecrã do telemóvel, vai poder na mesma executar o waze ou outro qualquer.
Nunca usei… Prefiro o google maps do que outros aplicativos cheios de coisas desnecessárias.
Eu uso no carro por wireless, no telemóvel é uma inutilidade ter a app standalone.
Boa Tarde Pedro, como usa via wireless? Obrigado
https://killedbygoogle.com/
A Google é espectacular a destruir projectos.
Uns funcionam, outros não. Eles colocam tantos que nem tudo vinga.
E um título mais alarmista, não se arranja?
é o fim da app standalone, pelas próprias capturas de ecrã do artigo dá para perceber que continua a funcionar normalmente quando ligado aos ecrãs dos carros!
Fico chateado, claro que fico chateado !
Quero que a Google se lixe. Onde resido deixei há muito de utilizar o google maps, leva-nos erradamente a destino que não o pretendido. Aqui, para viajar uso o waze ou o meo drive, que são bem mais certinhos nas rotas e destinos.