Dica: Desbloquear o smartphone com máscara? O Android também pode usar o smartwatch
Por muito que não se pretenda, a comparação entre o Android e o iOS é quase constante. Sendo dois sistemas móveis concorrentes, é normal que surjam funcionalidades similares e que acabam por se tornar essenciais.
Uma das últimas novidades do iOS é a possibilidade de usar o Apple Watch para desbloquear o iPhone quando uma máscara é detetada. Na verdade, esta melhoria do sistema está no Android há muitos anos e funciona de forma ligeiramente mais simples e direta.
Com a necessidade constante de usar máscara de proteção, uma das melhores funcionalidades de segurança do Android e do iOS deixaram de funcionar. Falamos da capacidade de reconhecer o utilizador e desbloquear o smartphone.
Se o iOS 14.5 irá introduzir a capacidade de usar o smartwatch, no Android já podemos usar o Smart Lock, e ter essa novidade. Na verdade, está presente desde 2014, no Android Lollipop 5.0, bastando um dispositivo Bluetooth ligado.
Para ativar esta funcionalidade no Android basta aceder às Definições e depois escolher a opção Biometria e desbloqueio do ecrã. Continuam com a escolha da opção Desbloqueio inteligente. Estas opções podem diferenciar ligeiramente entre smartphones e marcas.
Agora que estão no Smart Lock, devem escolher a opção Dispositivos Fidedignos. Se optarem, podem também criar uma área de segurança, com a opção Locais fidedignos. O comportamento será o mesmo que com o smartwatch.
Escolham então adicionar um dispositivo fidedigno e depois escolham o que querem usar da lista presente. Esta vai conter todos os dispositivos que estão registados no smartphone. O ideal é usar um smartwatch, uma smartband ou outro que esteja a ser usado pelo utilizador. Terminem a confirmar a utilização do dispositivo.
Daqui em diante, e sempre que quiserem usar o smartphone, este vai estar desbloqueado. Isto claro, se o smartwatch estiver presente, ligado e associado ao smartphone. Assim, e mesmo com a presença da máscara, podem tocar no ecrã e aceder diretamente ao Android e ao que querem tirar deste.
Este artigo tem mais de um ano
Não é a mesma coisa.
Um é o permanente desbloqueio quando deteta que um dispositivo esta ao alcance.
O outro só usa o watch para desbloquear naquele momento se reconhecer que o utilizador esta de mascara.
Abc
Exatamente!
Andam com face ids e touch ids e acho que esta é a melhor maneira de desloquear para quem tem uma band ou um smartwatch quando o telemovel detecta que aquele dispositivo está proximo é automaticamente desbloqueado
Depende, se estiveres a dormir com o relógio e tentarem desbloquear o telemóvel, ele desbloqueia sem problema.
Se puseres uma mascara e estiveres ao pé do Apple Watch, quase de certeza que também vai desbloquear, mesmo sem seres o dono do telemóvel.
Não..
O Apple Watch tem de estar desbloqueado, ou seja no pulso do dono.
Eu reformulo: se o dono estiver a dormir com o Apple Watch no pulso e eu estiver ao pé, coloco uma máscara e desbloqueio o Iphone. A lógica é exactamente a mesma do post a que estava a responder.
Epa eu meio que confio nas pessoas com quem durmo ahah mas isso pelo menos no meu telemovel dá para activar/desativar durante x horas ou seja pode só funcionar durante o dia
Meu MI 9T Pro desbloqueava de máscara normalmente. Após a atualização o sistema pede pra mostrar os lábios.
no Mi ate uma foto podes usar para desbloquear o telefone…
What? o meu ja tem de tudo e nao da só mesmo com a cara e tambem nao funciona de mascara a nao ser que meta abaixo do nariz
Quando o meu funcionava só com os olhos descobertos eu tentei desbloquear com foto e de outras formas para burlar e ele nunca desbloqueou, de alguma forma funcionava bem. Mas depois da última atualização tem que mostrar pelo menos o nariz pra ele desbloquear haha
Mas então é o nariz ou é os lábios??! Em que ficamos?
A. M.: O foco era dizer que antes funcionava com os olhos e agora não mais. Todavia, se esse detalhe é tão importante pra você, com a atualização, o sistema exibe a mensagem pra deixar os lábios a mostra para desbloquear, entretanto só de abaixar um pouco a máscara, deixando o nariz aparente o sistema já faz o desbloqueio.
A diferença é muito grande!! Estar no raio de ação do Bluetooth dá zero proteção.. qualquer um consegue desbloquear no Android(exemplo um assalto na rua roubam relógio e tlm…e o assaltante tem acesso a tudo. No iPhone ao retirar o relógio do pulso bloqueia logo tudo!) no iOS pelo menos no desbloqueio do Mac (que funciona igual) o Apple Watch só consegue desbloquear o pc se estiver mesmo próximo do pc e não no raio do Bluetooth.. provavelmente no tlm tmb.. e ainda tenho dúvidas se existe alguma biometria do Face ID mesmo usando máscara..e só depois de reconhecer o dono(parcialmente) permite desbloquear com o relógio.. vamos ver como funciona.. mas não é tão simples como desbloquear com um dispositivo Bluetooth apenas..
Desbloquear com um dispositivo bluethoot no android tambem não é no raio de acçao do bt, eu desbloqueio o meu android com uma mi band e a nao ser que esteja mesmo proximos não da, se os dois não estiverem num raio visivel já nao funciona se meteres um na casa de banho e um no quarto mesmo que seja lado a lado ja nao funciona, claro que se me roubarem os dois já foi mas isso é em todos e num assalto se te meterem uma pistola na cabeça a ver se nao desloqueias seja qual for metodo ate escreves o pin num pappelinho
ahhh…ahhh..boa parti-me a rir!! …e já agora para completar, no campo das probabilidades, até um “carniceiro” mal intencionado, pode cortar o dedo da vítima, viva ou morta (…que filme de terror!!), só para lhe desbloquear o telemóvel!!!
P.S. – Não tentem fazer isto em casa!!
Mete o leitor da iris é mais eficaz. Isto é tudo para as pessoas gastarem mais…
Queria ver usar um dispositivo Bluetooth não Xiaomi num Xiaomi para desbloquear o mesmo