PplWare Mobile

Aplicações móveis são o “ângulo morto” da privacidade dos utilizadores. Atenção a estas 8!

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Tug@Tek says:

    Redes Sociais, IA e assistentes, nada de novo…..

  2. Jesus dias says:

    Então oh fan boys ? Então a. Apple na era amais segura? lol roubava mais dados que android… so a siri… papa tudo.., por isso é que eu tenho essa porcaria de inteligence desativa no iOS… e ma assim a Apple coleta muito mais q android …

    • Vítor M. says:

      Aiii que essa azia Jesus… mas eu ajudo-te:

      Claro que a tua afirmação é enganadora e imprecisa. Vamos a factos:

      1. A Apple não “rouba mais dados” por defeito: a filosofia da Apple passa por processar muitos pedidos no próprio dispositivo e minimizar o envio de dados para os seus servidores; quando o envio é necessário, a empresa usa técnicas como differential privacy e diz que não usa esses dados para perfis publicitários.
      2. A Siri tem regras e opções de privacidade: o comportamento da assistente mudou nos últimos anos (incluindo revisões após processos), a Apple esclareceu publicamente que não vende dados de Siri para anunciantes e que gravações só são retidas se o utilizador autorizar e pode eliminá-las. O acordo judicial mencionado não equivale a uma confissão genérica de “roubo” de dados.
      3. O Google/Android também recolhe muita informação: muitas das suas funcionalidades dependem de dados ligados à conta Google e à publicidade personalizada. Comparações independentes indicam que o ecossistema Google tende a recolher mais dados centrados em anúncios, e que o utilizador tem controlos mas também um modelo de negócio diferente (orientado por serviços anunciados).
      4. Na prática, o Google recolhe mais, mas também depende do tipo de apps que usas. Por exemplo, o iOS dá preferência a processamento on-device. Já o Android/Google depende mais do processamento na cloud para certos serviços e da integração com o ecossistema publicitário do Google.
      5. Conclusão prática: bloquear a generalização. Dizer que “a Apple recolhe muito mais que o Android” é falso em termos absolutos, ambos recolhem dados, mas com políticas, objetivos e mecanismos diferentes. A Google é, por mecânica da sua própria atividade, muito mais “intrusiva” nesse propósito. E, como tem mais permissividade na instalação de apps fora da sua loja, é substancialmente mais insegura. Grande parte do malware mobile aparece para Android.

      Mesmo que digas mil vezes essa mentira, podes ter a certeza que nunca será verdade 😉

  3. Tozzini says:

    Relativamente à Siri, qual a melhor maneira de desabilitar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.