Quantcast
PplWare Mobile

Continua a fazer sentido utilizar apps antivírus no Android?

                                    
                                

Autor: Hugo Cura


  1. João Tavares says:

    Nunca fez!

  2. Casuístico says:

    Pelo que se vê em sites de segurança confiáveis, não há níveis seguros em nenhum dispositivo que usa a internet. Existem notícias recentes de vírus em Android, logo, sim, além dos cuidados que os utilizadores devem ter, escaneamento feito por av’s são necessários. Saudações.

    • eu says:

      Escaneamento ?

      • Casuístico says:

        Significado de Escanear
        O que é Escanear:

        “Escanear é um verbo transitivo com origem na palavra inglesa scan e scanner, que significa percorrer com um scanner ou digitalizar alguma coisa usando um scanner. Em alguns contextos, a palavra escanear também pode significar vasculhar ou averiguar.

        A palavra escanear é formada através do aportuguesamento da palavra scanner, traduzida para o português do Brasil pelo vocábulo paraxítono “escâner”. Na medicina, escanear é fazer um exame com um escâner, para averiguar se um paciente tem algum problema no seu corpo.

        Escanear um documento (fotografia, livro, etc) significa usar um escâner para converter o determinado documento em formato digital.

        A dúvida relativa à grafia desta palavra é bastante comum. Em português do Brasil, a forma correta é escanear, no entanto, no português de Portugal, a forma correta é scanear.” Logo, usar: escaneamento, scanner, scan, scannear, estão corretos. Saudações.

        • JCFB says:

          Isso é br pá.
          aqui fala-se português de Portugal tambem conhecido por ortuguês Europeu

        • Bruno says:

          Óptimo que escrevam assim no Brasil e não cá. Mas já sabemos que o pplware são dos tais que adoptaram o AO só porque sim.

        • Tavio says:

          Escanear ou escaneamento para mim não existe, não no sentido de digitalizar documentos ou imagens, etc. Fique lá com o seu português “made in”, usado no Brasil. Estamos em Portugal e nós falamos português! Eu não sou a favor do A.O, ao qual o nosso governo como que ” maria vão com todos” assinou. Onde já se viu o país de onde a língua é original, ter de se adaptar aos outros, quando os outros é que tinham de se adaptar ou então faziam como quisessem. Olhando para os ingleses, eles não estão interessados no inglês dos E.U.A, nem estão virados para as várias alterações feitas por estes últimos. Era só o que faltava virem me dizer como devo falar a minha própria lingua. Quer usar a palavra escanear ou que quer que seja, força, agora não venha tentar impôr ou sequer argumentar o seu correcto uso, quando no caso está errado!!! Em Portugal falamos o verdadeiro português. Como o caso de usar a palavra polonês em vez de polaco…O vosso português é simplesmente aldrabar…

        • Tuga666 says:

          “Escanear é um verbo transitivo com origem na palavra inglesa scan e scanner, que significa percorrer com um scanner ou digitalizar alguma coisa usando um scanner. Em alguns contextos, a palavra escanear também pode significar vasculhar ou averiguar.

          Um verbo…,
          Só para rir…
          Só mesmo num pais como o Brasil
          A iliteracia no Brasil é mesmo do tamanho do próprio pais

          • Cristian says:

            Gente! Que discussão inútil. O cara só quis explicar o que é “scanear”. Se em pt-BR existe, ele não está errado. Se não existe em pt-PT, o comentário poderia ser “interessante”, “legal”, “mais uma aprendida”, ou qualquer coisa do tipo. “Aqui é pt-PT” não faz sentido. Vocês estão na internet, a não ser que o domínio do pplware estivesse restrito a Portugal ou a membros dessa nacionalidade e creio que não é o caso.
            Abraços

      • Alfie says:

        Não sei qual dos dois é pior: se escaneamento (norma português Brasil), se scaneamento (norma português europeu). Venha o diabo e escolha. Cá por mim varrimento resolvia a questão mas com os inglesismos activados a toda a força é de esperar tudo.
        Ver em https://dicionario.priberam.org/Escaneamento

      • dajosova says:

        tantos verbos na nossa língua, tais como rastrear, analisar, por ex.

      • Aequilibrium says:

        Para ficar com o dispositivo escanado.

      • Chicco Fatella says:

        Ele nao pe Português, lol

  3. Mateus Pinto says:

    “antivírus, justifica-se?”

    Tipo, tanto palavreado e não vi nenhum estudo. Tudo muito vago e opiniões subjetivas… Para encher o dia.

  4. mc says:

    No meu S10 não tenho nada instalado e aínda tenho uma licenca Kaspersky que podia usar

  5. Tomaz Turbano says:

    nunca fez

  6. T says:

    Nunca usei antivírus em dispositivos Android não vejo justificação para tal.

  7. Rui says:

    Já vi alguns telemóveis infectados, e o pior de tudo é que toda a nossa vida digital está sujeita a roubo… Sem dúvida que recomendo um antivírus /Proteção de dados. Os gratuitos nunca se sabe na realidade se estão a atuar ou não, e também só são gratuitos durante um período de tempo limitado.

  8. Ze says:

    O sistema operativo já é em si um spyware desgraçado com os serviços Google todos ativados por defeito. Esse “vírus” não há quem lhe apague.

  9. Fernando Cardoso de Oliveira says:

    Totalmente desnecessário antivírus para Android!

  10. Rui says:

    Basta tirar o whatsapp e os virus acabam

  11. JSantos says:

    Existe muita confusao entre antivirus e antimalwares. Esses sim, vale a pena ter no android como no pc, pois actualmente nao sao os virús que fazem mal, mas sim os hackers que nos roubam a informação dos equipamentos, tanto para vender, como para nos cobrar valores exurbitantes para nao serem divulgadas…
    Virús antigamente é que nos deixavam de olhos abertos durante horas para os conseguirmos remover sem mexer na informação….

  12. Carlos Fernandes says:

    …depende …. por norma quando começam a aparecer demasiados pop ups… passo o ESET e o MalwareBytes…detectam e instruem a parar ou desactivar …mas sem root não elimina nada.

  13. Samuel says:

    Sim é sempre necessário um antivírus porque quer queiramos ou não um smartphone é um computador pequeno que ao longo das utilizações vai acumulando dados sensíveis.

  14. Aequilibrium says:

    Para ficar com o dispositivo escanado.

  15. Marcos Souza says:

    Em minha humilde opinião, os aplicativos antivírus nunca tiveram acesso suficiente no sistema android para fazer análise ou remoção correta de vírus nos nossos aparelhos, ao invés vendiam funções de rastreamento e bloqueio remoto do aparelho que devido a falta de permissões de super usuário também não podem fazer de maneira eficiente, sendo assim creio que podemos deixar essa discussão para trás e focar em cobrar melhoria na verificação dos aplicativos que são publicados na play store e termos cuidado com os apk de terceiros que instalamos (estes sim são grandes riscos ao aparelho!)

  16. xtremis says:

    O meu conselho? Começar por bloquear anúncios… um dos potenciais vectores de virus e malware são as redes utilizadas para disseminar anúncios. Basta um actor malicioso comprometer uma rede dessas e toca de despejar o que quiser nos telemóveis (e nos computadores) dos utilizadores. Tem havido várias situações dessas.

    Pode não ser uma solução “à prova de bala” (se eu instalar um APK vindo sabe-se lá de onde, há sempre um risco inerente), mas enquadra-se no princípio de diminuir a superfície de ataque.
    Quanto às atualizações de Android, o panorama atual é uma piada. Se sairmos fora das marcas mais sonantes (Samsung, Xiaomi, Huawei), as marcas não se preocupam minimamente em manter o Android atualizado. É ridículo. Até o “malfadado” Windows tem atualizações grátis durante anos a fio.
    Sim, sim, no futuro a Google pretende melhorar essa parte, mas e o presente? Quem tem Android 7.1.1, com promessas do fabricante que ia ter update para Android 8.0 e passado dois anos, ainda está a chuchar no dedo? Pois…

    Outro conselho, ter atenção às apps que se instala. Nunca ir à procura à maluca dentro da Play Store, dado que como vemos, a Google também se está a lixar para a segurança das aplicações que publica (é natural, o que interessa é facturar a sua percentagem). À posteriori, depois de haver problemas, lá vem a Google bloquear aplicações, quando esse trabalho devia ser feito a montante, antes da aplicação ser autorizada a entrar na Play Store. Parece a situação da Valve com o Steam, qualquer lixo consegue aparecer na loja e enganar incautos. A Apple, pelo que li, parece um pouco mais restrita nas regras para publicação de apps.
    Se precisamos de uma app, procurar na net as recomendações, ler reviews, ver no Pplware etc.
    Devo dizer que aplico o mesmo princípio de bloquear anúncios em todos os PCs que tenho, não tenho antivirus em nenhum computador (tirando o default Windows Defender) e em nenhum telemóvel. Há mais de 10 anos que tenho esta abordagem e nunca tive problemas de bicharada 🙂

  17. Marcelo says:

    Seja no Brasil, seja em Portugal, o melhor de tudo são sempre os comentários, kkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.