Continua a fazer sentido utilizar apps antivírus no Android?
O Android já passou por um caminho atribulado no que diz respeito à segurança, é inegável. Mas também é inegável que é o mais popular sistema operativo móvel e, por isso, é naturalmente mais apetecível como alvo de malware.
No entanto, mantém-se a questão: continua a fazer sentido utilizar apps antivírus no Android?
A resposta não é fácil, nem há uma resposta certa ou uma receita infalível para a segurança. Há sim alguns factos que podemos colocar em cima da mesa para que seja possível avaliar o panorama atual.
Atualizações de software e de segurança
Foi há poucas semanas que soubemos que a Google pretende facilitar as atualizações do Android, pelo menos de segurança. Em breve, poderemos vir a receber uma forma de contornar parcial ou totalmente a limitação das atualizações do fabricante e, em vez disso, atualizar o sistema via Play Store.
Será, portanto, um novo esforço com o intuito de resolver aquilo que o Project Treble não foi capaz. Ao mesmo tempo, a empresa continua a disponibilizar uma nova versão do sistema operativo a cada ano. Ou seja, é algo que coloca sempre nova pressão sobre os fabricantes de smartphones e acabamos por ter que esperar bastante por cada atualização.
A par com isso, a Google também tem intenções de obrigar os fabricantes a lançar atualizações periódicas. Nesse sentido, o grande objetivo é realmente diminuir a elevada fragmentação que paira sobre este sistema operativo. E claro, aumentar a segurança do sistema.
Segurança da loja de aplicações Google Play
É recorrente a divulgação da existência de aplicações infetadas com malware na Google Play Store. Ainda no início deste mês se soube que mais de 200 apps com malware foram retiradas dessa loja.
Pode não parecer muito mas, segundo a mesma fonte, o download dessas aplicações foi feito em 440 milhões de utilizadores Android, o que é realmente um número bastante significativo.
Em todo o caso, é notório que têm sido feitos esforços no sentido de minimizar estas situações. Nesse sentido, os mecanismos de aceitação das aplicações por parte da Google estão mais difíceis de contornar (Play Protect).
Além disso, os smartphones já trazem mecanismos nativos que fazem a verificação da aplicação imediatamente após a sua instalação. Da mesma forma, também os fabricantes têm preocupações nessa área e incluem ferramentas próprias, como a Xiaomi.
E o antivírus, justifica-se?
Depende. Existem muitas soluções de antivírus no mercado mas, além de não ser fácil indicar qual a melhor, também não é fácil perceber que é mesmo algo necessário.
Costuma dizer-se que o melhor antivírus é o utilizador. Isto é, está nas mãos do utilizador ter a capacidade de perceber se realmente está perante algo perigoso. Por outro lado, quando há excesso de confiança, também se costuma dizer que no melhor pano cai a nódoa. Digamos que é uma possibilidade mas, de facto, não é para qualquer um.
Quanto aos antivírus, a maior parte das soluções têm opções gratuitas. A par com isso, além de detetarem malware nas aplicações instaladas, têm muitas outras funcionalidades úteis. Assim, poderá contar com funcionalidades de proteção da rede Wi-Fi a que se liga, deteção de resultados de pesquisa maliciosos, permitem a captura de uma foto remota no caso de roubo do dispositivo, ou mesmo a limpeza completa remota no caso de o perder.
Em resumo...
Estamos numa altura em que os smartphones têm muitos recursos de processamento e são muito menos afetados pelo "peso" adicional que pode trazer um antivírus. Dessa forma, sim, deve considerar utilizar um antivírus se achar que não tem controlo pleno de tudo o que faz com o seu smartphone. E na onda dos ditados, há outro que descreve perfeitamente o que se pretende evitar: "casa roubada, trancas à porta"!
Qual a sua opinião? Considera essencial um antivírus no Android?
Este artigo tem mais de um ano
Nunca fez!
Pelo que se vê em sites de segurança confiáveis, não há níveis seguros em nenhum dispositivo que usa a internet. Existem notícias recentes de vírus em Android, logo, sim, além dos cuidados que os utilizadores devem ter, escaneamento feito por av’s são necessários. Saudações.
Escaneamento ?
+1
tantos verbos na nossa língua, tais como rastrear, analisar, por ex.
Significado de Escanear
O que é Escanear:
“Escanear é um verbo transitivo com origem na palavra inglesa scan e scanner, que significa percorrer com um scanner ou digitalizar alguma coisa usando um scanner. Em alguns contextos, a palavra escanear também pode significar vasculhar ou averiguar.
A palavra escanear é formada através do aportuguesamento da palavra scanner, traduzida para o português do Brasil pelo vocábulo paraxítono “escâner”. Na medicina, escanear é fazer um exame com um escâner, para averiguar se um paciente tem algum problema no seu corpo.
Escanear um documento (fotografia, livro, etc) significa usar um escâner para converter o determinado documento em formato digital.
A dúvida relativa à grafia desta palavra é bastante comum. Em português do Brasil, a forma correta é escanear, no entanto, no português de Portugal, a forma correta é scanear.” Logo, usar: escaneamento, scanner, scan, scannear, estão corretos. Saudações.
Isso é br pá.
aqui fala-se português de Portugal tambem conhecido por ortuguês Europeu
*Português
maldito touchscreen
Maldito ecrã táctil?
Sou brasileiro e olhando os posts e comentários é quase a mesma coisa. Muda muito pouco!
Óptimo que escrevam assim no Brasil e não cá. Mas já sabemos que o pplware são dos tais que adoptaram o AO só porque sim.
Escanear ou escaneamento para mim não existe, não no sentido de digitalizar documentos ou imagens, etc. Fique lá com o seu português “made in”, usado no Brasil. Estamos em Portugal e nós falamos português! Eu não sou a favor do A.O, ao qual o nosso governo como que ” maria vão com todos” assinou. Onde já se viu o país de onde a língua é original, ter de se adaptar aos outros, quando os outros é que tinham de se adaptar ou então faziam como quisessem. Olhando para os ingleses, eles não estão interessados no inglês dos E.U.A, nem estão virados para as várias alterações feitas por estes últimos. Era só o que faltava virem me dizer como devo falar a minha própria lingua. Quer usar a palavra escanear ou que quer que seja, força, agora não venha tentar impôr ou sequer argumentar o seu correcto uso, quando no caso está errado!!! Em Portugal falamos o verdadeiro português. Como o caso de usar a palavra polonês em vez de polaco…O vosso português é simplesmente aldrabar…
“Escanear é um verbo transitivo com origem na palavra inglesa scan e scanner, que significa percorrer com um scanner ou digitalizar alguma coisa usando um scanner. Em alguns contextos, a palavra escanear também pode significar vasculhar ou averiguar.
Um verbo…,
Só para rir…
Só mesmo num pais como o Brasil
A iliteracia no Brasil é mesmo do tamanho do próprio pais
Gente! Que discussão inútil. O cara só quis explicar o que é “scanear”. Se em pt-BR existe, ele não está errado. Se não existe em pt-PT, o comentário poderia ser “interessante”, “legal”, “mais uma aprendida”, ou qualquer coisa do tipo. “Aqui é pt-PT” não faz sentido. Vocês estão na internet, a não ser que o domínio do pplware estivesse restrito a Portugal ou a membros dessa nacionalidade e creio que não é o caso.
Abraços
Não sei qual dos dois é pior: se escaneamento (norma português Brasil), se scaneamento (norma português europeu). Venha o diabo e escolha. Cá por mim varrimento resolvia a questão mas com os inglesismos activados a toda a força é de esperar tudo.
Ver em https://dicionario.priberam.org/Escaneamento
Eu uso sempre a palavra “digitalizar”!
tantos verbos na nossa língua, tais como rastrear, analisar, por ex.
Nem mais!
Para ficar com o dispositivo escanado.
Ele nao pe Português, lol
+1
“antivírus, justifica-se?”
Tipo, tanto palavreado e não vi nenhum estudo. Tudo muito vago e opiniões subjetivas… Para encher o dia.
Bom dia Mateus. Aaa e ias dizer algo que fosse proveitoso e… ainda não. OK.
Gostei do inicio da frase: “Tipo”
No meu S10 não tenho nada instalado e aínda tenho uma licenca Kaspersky que podia usar
nunca fez
Nunca usei antivírus em dispositivos Android não vejo justificação para tal.
Já vi alguns telemóveis infectados, e o pior de tudo é que toda a nossa vida digital está sujeita a roubo… Sem dúvida que recomendo um antivírus /Proteção de dados. Os gratuitos nunca se sabe na realidade se estão a atuar ou não, e também só são gratuitos durante um período de tempo limitado.
O sistema operativo já é em si um spyware desgraçado com os serviços Google todos ativados por defeito. Esse “vírus” não há quem lhe apague.
Então não há????Compra um Iphone, eu quando não estou bem, mudo.
Totalmente desnecessário antivírus para Android!
Basta tirar o whatsapp e os virus acabam
Existe muita confusao entre antivirus e antimalwares. Esses sim, vale a pena ter no android como no pc, pois actualmente nao sao os virús que fazem mal, mas sim os hackers que nos roubam a informação dos equipamentos, tanto para vender, como para nos cobrar valores exurbitantes para nao serem divulgadas…
Virús antigamente é que nos deixavam de olhos abertos durante horas para os conseguirmos remover sem mexer na informação….
…depende …. por norma quando começam a aparecer demasiados pop ups… passo o ESET e o MalwareBytes…detectam e instruem a parar ou desactivar …mas sem root não elimina nada.
Sim é sempre necessário um antivírus porque quer queiramos ou não um smartphone é um computador pequeno que ao longo das utilizações vai acumulando dados sensíveis.
Para ficar com o dispositivo escanado.
Em minha humilde opinião, os aplicativos antivírus nunca tiveram acesso suficiente no sistema android para fazer análise ou remoção correta de vírus nos nossos aparelhos, ao invés vendiam funções de rastreamento e bloqueio remoto do aparelho que devido a falta de permissões de super usuário também não podem fazer de maneira eficiente, sendo assim creio que podemos deixar essa discussão para trás e focar em cobrar melhoria na verificação dos aplicativos que são publicados na play store e termos cuidado com os apk de terceiros que instalamos (estes sim são grandes riscos ao aparelho!)
O meu conselho? Começar por bloquear anúncios… um dos potenciais vectores de virus e malware são as redes utilizadas para disseminar anúncios. Basta um actor malicioso comprometer uma rede dessas e toca de despejar o que quiser nos telemóveis (e nos computadores) dos utilizadores. Tem havido várias situações dessas.
Pode não ser uma solução “à prova de bala” (se eu instalar um APK vindo sabe-se lá de onde, há sempre um risco inerente), mas enquadra-se no princípio de diminuir a superfície de ataque.
Quanto às atualizações de Android, o panorama atual é uma piada. Se sairmos fora das marcas mais sonantes (Samsung, Xiaomi, Huawei), as marcas não se preocupam minimamente em manter o Android atualizado. É ridículo. Até o “malfadado” Windows tem atualizações grátis durante anos a fio.
Sim, sim, no futuro a Google pretende melhorar essa parte, mas e o presente? Quem tem Android 7.1.1, com promessas do fabricante que ia ter update para Android 8.0 e passado dois anos, ainda está a chuchar no dedo? Pois…
Outro conselho, ter atenção às apps que se instala. Nunca ir à procura à maluca dentro da Play Store, dado que como vemos, a Google também se está a lixar para a segurança das aplicações que publica (é natural, o que interessa é facturar a sua percentagem). À posteriori, depois de haver problemas, lá vem a Google bloquear aplicações, quando esse trabalho devia ser feito a montante, antes da aplicação ser autorizada a entrar na Play Store. Parece a situação da Valve com o Steam, qualquer lixo consegue aparecer na loja e enganar incautos. A Apple, pelo que li, parece um pouco mais restrita nas regras para publicação de apps.
Se precisamos de uma app, procurar na net as recomendações, ler reviews, ver no Pplware etc.
Devo dizer que aplico o mesmo princípio de bloquear anúncios em todos os PCs que tenho, não tenho antivirus em nenhum computador (tirando o default Windows Defender) e em nenhum telemóvel. Há mais de 10 anos que tenho esta abordagem e nunca tive problemas de bicharada 🙂
Seja no Brasil, seja em Portugal, o melhor de tudo são sempre os comentários, kkkkkkkkk