O que é melhor: atualizações ou estabilidade no Android?
As atualizações continuam a ser o calcanhar de Aquiles dos dispositivos Android, com vários fabricantes a teimarem em não atualizar os seus modelos.
Mas o que será mesmo importante, as atualizações do Android ou a otimização do sistema?
Embora a Google continue a fazer um esforço para diminuir a fragmentação, muitas marcas continuam a não atualizar os seus dispositivos de forma frequente.
Numa altura em que as atualizações começam a ter uma importância maior, é fulcral levantar a questão: é mais importante as atualizações do Android ou a melhoria da estabilidade de sistema?
Existem marcas, como a Google e a Apple, que mantêm uma política de atualizações frequentes em todos os seus modelos, tanto para novas versões do sistema, como de otimização e segurança. Nestas marcas as atualizações são rápidas e chegam pouco depois de serem lançadas.
Noutras marcas, como Samsung, LG ou Huawei, as atualizações de sistema são mais frequentes nos equipamentos de topo, mas demoram algum tempo a serem lançadas. As atualizações de otimização e segurança também chegam a estas marcas, mas a um ritmo mais lento, dependendo da política da marca.
Marcas como a Xiaomi, embora atualizem os seus modelos de topo ou os mais populares para as novas versões, apostam mais na atualização da sua interface independentemente da versão de Android, mantendo as atualizações de segurança e otimização constantes. Neste caso preferem manter os smartphones em versões de Android anteriores, apostando na otimização.
Por fim, existem outras marcas que lançam os smartphones para o mercado, muitas vezes com versões de Android desatualizadas e que nunca chegam a ser atualizadas.
Atualizações do Android significam melhor desempenho?
Esta é uma afirmação que nem sempre é verdadeira. Sendo as novas versões desenhadas para novos modelos, necessitando muitas vezes de mais recursos ou novas tecnologias, existem modelos mais antigos que podem não suportar ou tornar-se mais lentos.
Ao mesmo tempo, existem marcas que, embora lancem atualizações, estas são mal trabalhadas e otimizadas, levando vários bugs aos smartphones.
No caso da Google ou Apple, embora garantam um largo período de atualizações, 18 meses para a Google e 5 anos para a Apple, vários utilizadores queixam-se que as últimas versões acabam por "matar" o smartphone e dificultar a sua utilização.
No entanto, o oposto também existe, com marcas a trabalhar bem no capítulo das atualizações e a conseguirem uma boa evolução nos smartphones mais antigos com as novas versões de Android.
O que é melhor, atualizações Android ou otimização do sistema?
Na verdade, para o comum dos utilizadores, as atualizações do Android não têm uma grande importância, sendo preferível a estabilidade e velocidade de resposta. Analisando vários grupos de smartphones, muitos utilizadores até olham com desconfiança para as atualizações, havendo sempre o receio dos smartphones apresentarem problemas devido a este processo.
Para os utilizadores mais interessados ou avançados, as atualizações são um ponto muito importante, trazendo mais segurança e novas funcionalidades para os seus smartphones.
Embora fosse preferível ter atualizações de Android e uma boa estabilidade ao mesmo tempo, se necessário escolher um deles, a resposta vai depender sempre do tipo de utilizador.
Se for uma pessoa preocupada com as atualizações, deve procurar sempre uma marca bem conceituada neste capítulo, com especial foco nos Pixel ou nos iPhone. Embora menos usados, os Lumia também costuma cumprir, podendo também ser uma hipótese.
Este artigo tem mais de um ano
Quando é que sai uma actualização para o meu MEO Smart A65 que não é actualizado desde agosto de 2014 e segundo o próprio não há actualizações disponíveis?
Infelizmente deve ser um daqueles que nunca irá receber
Resposta mesmo á FanApple
Aquele fanapple que sempre usou Android e nunca usou qualquer dispositivo iOS?
Infelizmente nas operadoras é raro sair uma atualização de Android. Saiu para Vodafone ultra 6 e já foi sorte 😀
A vantagem do Android é exatamente aquela que não referem e acaba por resolver o problema. É o único Sistema Operativo Móvel, que funciona da mesma forma que o Linux, ou seja, da mesma forma que existe muitas versões de Linux disponíveis, também exista muitas ROM’s diferentes para cada equipamento. Com isto, não precisas de estar dependente de um Operador/Fabricante para fazer algo que, podes fazer tu só com recurso à internet e apoio da comunidade para ter uma ROM atualizada (A natureza do software de código aberto do sistema operacional tem encorajado uma grande comunidade de programadores e entusiastas a colocar uma fundação para o desenvolvimento de projetos feitos pela própria comunidade que adicionam recursos para usuários mais avançados)… só isto, permite acesso a uma realidade completamente diferente…
@VC, acreditas mesmo nisso ou é só para arranjar desculpas?
É que o utilizador comum não percebe nada de como actualizar com uma rom não oficial.
@Wooden, “para o comum dos utilizadores, as atualizações do Android não têm uma grande importância”
@VC – arranja-me uma rom em que tudo funcione para um sony xperia J… e muitos outros modelos baixo de gama. para os da gama alta e populares é facil para os modelos mais baixos não existe nada e normalmente quando existe tem sempre algo que não tem suporte, tipo camera, sensor x, etc.
E até lá fica em causa a segurança do telemóvel…
Esse nunca mais recebe atualizações.
Prefiro ter os patches de segurança em dia mesmo que a versão do Android não seja a mais atual. A Xiaomi reina nesse capítulo com atualizações regulares e optimização do sistema fazendo com que seja quase indiferente a versão do Android.
pois mas as roms ultimamente nao andam estáveis…(pelo menos não no meu dispositivo)
Dev ser ua das Roms chinesas.
O meu tem andado impecável!
Tudo é código, logo tudo pode ser melhorado. As atualizações visam melhorar algo já existente, muitas vezes acrescentando funcionalidades, daí o fator “atualizado” ser o prioritário. O facto de ser Android, simboliza um enorme comunidade de programadores e desenvolvedores, que voluntariamente criam muitas ROM’s para os equipamentos (porque o código do Android é Open Source). Concluindo: Se um bom programador, quiser colocar o Android (qualquer versão) num equipamento, consegue!
Há ideia de quanto tempo é que demora a uma versão do Android ficar completamente obsoleta de forma a que nem dê para instalar aplicações ou isso varia de aplicação para aplicação?
Se for um Android para fazer chamadas e enviar Sms, acredito que as primeiras versões continuem a funcionar. Agora quando falamos nas outras aplicações, aí somos obrigados a realçar que, a maior parte das apps já exigem versões do Android mais atuais para funcionarem.
Mas sim, podes por versões android antigas e versões de programas antigos compatíveis com a versão do SO e continuam a dar..
Atualização Android. Eles próprios corrigem falhas de segurança do stock, não precisam dos produtores para fazerem isso. Depois cabe a cada um deles otimizar a nova versão para os seus modelos.
Quando sai a atualização Nougat para o LG G3 D855 ? O ano passado a LG tinha informado que tinha efetuado testes com o Nougat neste aparelho e que iriam avançar para o update oficial algures no Q1 2017, mas até agora nada… Conseguem saber alguma informação?
Os testes foram feitos mas o Snapdragon 801 não passou devido ao GPU não suportar Vulkan API e o CPU na parte da encriptação do sistema. Existem várias ROMs 7.1.2 mas sem UX ou as frameworks da LG
mais vale a pena ires para uma custon room.
ja para ter nougat para o G4 (ainda não chegou) foi uma luta, quanto mais para o G3
Era preciso é que tivesse sequer alguma dessas hipóteses.
Ambos. Se a atualização não possui estabilidade a culpa é de quem mantém o sistema operacional.
Sony xperia x compact aqui… Atualizações regulares (quer do Android quer patches de segurança). Está com a patch de 1 de Julho e já começou o rollout da de 1 de Agosto…
normal, o equipamento mal tem um ano 🙂 a sony anda a melhorar ultimamente
Verdade que tem um ano. Mas quantos têm isso e não recebem as patches de segurança?
E à partida irá receber o Android O. Estou super contente com a Sony, têm sido top nas atualizações.
Comprei um igual há 2 dias e estou a gostar imenso, é o meu primeiro Sony. Tive um Huawei P9 que os patches demoravam um bocado a chegar e desconfio que não irá receber a nova versão do Android. Este pelo que já li a nova versão está garantida.
Já o tenho desde Março e até agora nada a dizer. O equipamento é fluido, não há lags e a camera é top (mesma do XZ, 87 pontos no DXoMark).
O Android também deveria manter actualizações de segurança e estabilidade para todas as versões de sistemas operativos durante pelo menos 7 anos, e tais actualizações deveriam ser independentes da vontade do fabricante, pelo menos aqueles que tivessem o acordo com a Google, e o que os fabricantes faziam era o embelezamento se assim o desejassem, a Google por outro lado garantia que todos os sistemas operativos eram mantidos seguros e fiáveis durante os tais 7 anos. Pelo menos nos modelos que não pudessem ser actualizados para novos sistemas operativos por incompatibilidades a nível de componentes físicos.
Desta forma reduzia-se a quantidade de novos sistemas operativos e tentavam fazê-los bem à primeira, para não terem de andar constantemente a corrigir problemas que não deveriam existir em primeiro lugar!
Mas isto provavelmente só lá vai com legislação a nível mundial que obrigue estas empresas a garantir períodos alargados (tipo 10 anos ou algo do género) de suporte ao que fazem… afinal de contas são apenas 3 os principais sistemas operativos para equipamentos móveis Android, iOS e Windows Mobile, os restantes não têm praticamente expressão em comparação ao total de equipamentos. E note-se que são tudo sistemas operativos originários dos EUA, ou seja, são sistemas operativos que estão sob o controlo principalmente de empresas dos EUA, ainda que certamente sejam desenvolvidos por pessoas em todo o planeta, em especial o Android.
Para quando um sistema operativo de sucesso desenvolvido aqui na Europa? E outro em África, e outro na Ásia por exemplo. Diversidade também pode ser bom.
Resposta simples, atualizações para resolver problemas de estabilidade e segurança.
Obrigatório seria pelo menos um update garantido entre flavor do android e mais que obrigatório seria o update regular 4 em 4 meses do patch de segurança. Prefiro Android Seguro e estável que atualizado e com bugs incômodos.
Obs: Sou usuário avançado. Apesar disso ainda prefiro estabilidade e segurança
Recebi agora uma actualizacao do youtube que corrigiu um problema: os videos paravam ao fim de 30s. Agora esta ok – alivio.
Os dois se possível
Actualmente estou com o Android 7.1 no Nokia 5. Estou muito satisfeito.
O Nokia 5 está brutal eles só teem de resolver o problema do não haver equalizador a funcionar
Não me posso queixar… apesar de ter um Samsung de gama media, recebe as actualizações sempre que saem (directamente da Samsung) e em geral o telefone fica mais rápido e fluido. Em Portugal não sei como é que funciona, mas aqui onde moro, os updates não dependem da operadora…
Exatamente o que tenho vindo a defender.
one plus 3t está sempre a receber atualizações, só falam de pixel, bla Bla bla
Alguém sabe para quando a actualização do Samsung A5 2017 lançado em Fevereiro que vinha logo com a indicação para breve do Android Nougat e até hj não se sabe nada?
O meu s7 edge ainda tem a 6.0.1 ainda nao recebi as atualização automatica deve ser pq o tlm doi comprado nos emirates… existe algum truque sem ser ligar o tlm ao pc?
estabilidade sim
atualizacoes sim
segurança sim
Não percebo muito bem a pergunta do título. As duas coisas são importantes. É por isso que todos os meus “androids” são equipamentos da Google não de fabricantes que não só não atualizam os patches de segurança como “obrigam” os clientes a comprar novos equipamentos se quiserem ter a nova versão do novo sistema operativo da Google.
Os Nokias teem updates montes de vezes
outras marcas como a $amsung é que já se escapam
Equilíbrio entre ambos: ROM “PureNexus” (no meu caso, para o meu OnePlus 2 que continua a bombar)
Eu sou totalmente a favor de actualizações, em todo o sentido, mas tambem podemo ver as coisas de outro panorama, isto é, o Android 6.0 ou até mesmo o 7.0 já estão bastante bons em termos de estabilidade…e então o que queremos? Que as aplicações estejam sempre actualizadas porque daí vem a segurança tambem…
É a mesma coisa que ter o Win7 e ter os programas totalmente actualizados, não é preciso ter o Win8 ou até mesmo o Win10.
Quando as atualizações dizem apenas “MORE STABILITY” já deixam muito a duvidar, nem sequer descrevem nos changelogs o que muda com a actualização como quando bloquearam no andoid o fake gps.
Isso junta-se com a obsolescência programada e fazem com que os telemóveis com mais de 2 anos comecem a bloquear com falta de ram cheios de lag, entulhar o espaço até nao haver mais disponível na memoria, sobre aquecimento e sobre consumo de bateria. Manobras ilegais para levar a compra de um novo.
Aqui fica um print onde explicam em que consiste uma actualizaçao http://i.imgur.com/CQybGM5.png
nao me va dar uma dor de barriga de tanta estabilidade