X vale 71% menos após aquisição de Elon Musk, diz gestora de fundos
A Fidelity, uma das maiores gestoras de fundos do mundo, reduziu o valor das suas ações na X em mais 8% em setembro, segundo um novo relatório. A gestora de fundos, que contribuiu com mais de 300 milhões de dólares para a aquisição de 44 mil milhões de dólares de Musk, diminuiu o valor do seu investimento em quase 65% nos primeiros 11 meses. O que se passa com a rede social?
Esta não é a primeira vez que a Fidelity reavalia a empresa
A Fidelity diz que a empresa vale agora 71.5% menos do que quando Musk a comprou, de acordo com uma história da Axios publicada no domingo. Musk pagou 44 mil milhões de dólares para assumir o controlo da empresa, então conhecida como Twitter.
O gigante dos fundos mútuos detém uma participação no X, mas tem vindo a baixar regularmente o valor da participação desde a aquisição por Musk, segundo a Reuters. Em maio, a Fidelity estimou que o X valia apenas cerca de 15 mil milhões de dólares, um terço do que Musk havia pago.
2023 foi um ano difícil para X e os seus relacionamentos com anunciantes
Em julho, Musk disse num post do X que a empresa estava numa situação financeira difícil por causa de uma grande queda na publicidade.
Ainda estamos com fluxo de caixa negativo, devido à queda de ~50% na receita de publicidade mais uma carga pesada de dívidas.
Escreveu Musk.
E, em novembro, empresas como a Disney e a IBM retiraram os seus anúncios do X depois de Musk ter aparentemente apoiado um post antissemita.
Mais tarde, Musk pediu desculpa pela publicação antissemita, mas criticou os anunciantes por boicotarem a sua empresa.
Se alguém vai tentar chantagear-me com publicidade? Chantagear-me com dinheiro? Vão-se foder. Vai. Vai-te foder. Vá-se foder.
Disse Musk numa entrevista ao The New York Times, Dealbook Summit, em novembro.
Musk, no entanto, reconheceu mais tarde que o boicote dos anunciantes poderia "matar a empresa".
O multimilionário anunciou em maio passado que iria renunciar ao cargo de CEO, e que Linda Yaccarino - uma executiva de publicidade da NBC conhecida como o "Martelo de Veludo" pela sua negociação suave, mas dura - iria assumir o cargo.
É fácil de perceber a desvalorização do X. A Bloomberg, em dezembro, antecipava que o X, em 2023 teria receitas de anúncios de 2,5 mil milhões de dólares (um pouco mais de 600 milhões por trimestre) quando em anos anteriores andou pelos 4 mil milhões (mil milhões por trimestre).
E aonde é que as almas do X pensaram em ir buscar dinheiro? Puxando pelos anúncios políticos, que poderiam render 100 milhões de dólares (o que está longe de compensar) com o ciclo eleitoral nos EUA para 2024.
Os anúncios políticos foram reintroduzidos no X em agosto de 2023, em duas formas:
– “Anúncios de conteúdo político” – permitidos em: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Indonésia, Israel, Japão, México, Peru e Reino Unido. Fazem referência a um candidato, partido político, oficial de governo eleito ou indicado, eleição, referendo, contagem de votos, legislação, regulamentação, diretiva ou resultado judicial.
– “Anúncios de campanha política” – permitidos em: Argentina, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Indonésia, Japão, México, Peru e Reino Unido.
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Deve ser isto o que os liberais entendem por “literacia financeira”.
A minha tia também é gestora de fundos, querem publicar a opinião dela? Aviso já que não vão gostar, então na volta, já sabem.
Perder 29 mil milhões de euros deve ser o expoente máximo da “literacia financeira”.