Foi provado que o Facebook não ouve as conversas, mas há apps que fazem pior
As suspeitas de que o Facebook usa as permissões que os utilizadores dão às apps Android para os ouvir sempre existiram e alimentaram muita especulação. Nunca nada foi provado e nem existem certezas.
Um grupo de investigadores pode agora ter finalmente conseguido a prova de que o Facebook não espia os utilizadores, mas acabou por descobrir que existem apps Android que fazem muito pior e que recolhem ainda mais informações.
Foram 5 os investigadores da Northeastern University que resolveram tentar provar o que muitos suspeitam há anos e que nunca ninguém tinha conseguido confirmar.
Ao procurarem responder à pergunta se o Facebook escuta as conversas dos utilizadores, avaliaram mais de 17 mil apps para Android e monitorizaram não apenas os dados que são enviados para esses serviços, mas também a utilização do hardware e os componentes que foram ativados.
O que estes investigadores conseguiram provar ficou longe do que era esperado e ilibou o Facebook. As apps investigadas, onde se incluíram as da rede social, não usam o microfone ou recolhem áudio fora dos contextos esperados.
Mas esta investigação acabou por descobrir que muitas apps acabam por fazer a recolha indevida de dados, mas de forma mais anónima. O que é recolhido não é o áudio, mas sim o ecrã, sendo captadas imagens em momentos específicos e até gravados vídeos da utilização das apps e dos smartphones, sendo posteriormente enviados para empresas de análise de dados.
Na verdade, a Google não proíbe esta recolha de informação, mas obriga que a mesma seja declarada na app e que os utilizadores tenham conhecimento da utilização que estes vão ter e o seu propósito.
Esta investigação pode por finalmente fim a uma suspeita que há muitos anos insiste em ser trazida para discussão, sem que nunca tenha sido apresentada qualquer prova. O Facebook não recolhe o áudio dos utilizadores e nem os escuta de forma secreta.
Este artigo tem mais de um ano
Não acredito! É muito estanho eu estar a falar de um determinado assunto durante uma manhã e à tarde estar-me aparecer publicidade desse mesmo assunto. Que não venham com tretas! Quem diz o Facebook diz também o Instagram.
Lembro-me de haver estudos a dizer que o tabaco faz bem. E que não provocava cancro. E se calhar ainda os há.
Com dinheiro arranja-se estudos sobre matérias duvidosas a dizer o que se quer. Então nos EUA…
É a chamada proganda nem é dinheiro é poder.
Tu não acreditas porque não percebes como o Facebook processa os teus dados.
Não há psicotécnica para esta gente…
O problema não é psicométrica que na realidade é uma treta uma ilusão ou melhor um ferramenta quê serve uma idiologia.
sabes que fazer pesquisas sobre um determinado assunto enquanto tens a pagina do FB aberta tb é capturado… certo?
mas se acreditas que é so mesmo a falar sobre isso, experimenta tirar um dia e repetir varias vezes “business planner” e ve se te aparece alguma coisa ou nao.
Não é só uma correspondência directa.
Por exemplo, o Facebook sabe que é normal as pessoas entre os 20 e os 40 terem filhos, e que quem procure e veja artigos por maternidades, apoios do estado, brinquedos, cuidados a ter, etc… também provavelmente está interessado em fraldas.
certo, mas isso nao é a tal publicidade direccionada.
Referia-me a publicidade que aparece divido as nossas pesquisas no google/fb/… sobre assuntos mais especificos e nao tao abrangentes
Isso é a tal publicidade direcionada.
Das raras vezes em que o Heldr diz alguma coisa acertada.
Provaram agora, depois do julgamento etc..
Realmente depois disso tenho notado menos coincidências
“Estar a aparecer-me”. “Estar-me aparecer” não dá com nada pá
Verdade isso acontece! Já tinha reparado e feito a associação da publicidade e conversas com o telemóvel ao lado pousado.
Que apps?
o povo portugues eé sempre do contra e so acredita no que quer!
se for um estudo que a gente concorde, tudo bem! Apoiamos com toda a forca!
Se for um estudo para nosso desagrado… entao é porque foi comprado, nao pode ser verdade,…
sejam felizes!
Primeiro: se somos sempre do contra, se o estudo concorda-se, nós discordariamos dele.
Segundo: o seu comentário serve perfeitamente para quem concorda com o estudo e não acredita que facebook, google, ms, apple, etc.. espiam os utilizadores com as diversas apps e so’s. E se for só para publicidade direcionada, não me chateia.
Terceiro: sou mais feliz sem o facebook do que com o facebook. Mas não me chateia nem um bocadinho que outros gostem e partilhem tudo lá.
voltando ao ponto, se o resultado do estudo fosse “Facebook escuta utilizadores” os comentarios acima seriam “eu sabia” “nunca me enganaram!”. É a chamada clubite! com a rivalidade entre os clubes A e B, onde apoiam cegamente no que querem, sem acreditar nos factos.
Portugal é um povo pequenino! ha que ter fontalidade e reconhecer.
Não me parece que seja a generalidade do povo Português a ser pequenino…parece é que tu pertences ao “clube dos pequeninos. Porque se tivesses um mínimo de conhecimento do que se passa “lá fora” verias que os “comentários”,as “preocupações”,o “eu sabia” e o “nunca me enganaram” de pseudo “especialistas” que fazem este género de “comentários” é precisamente igual ao que se passa “por cá” ou pior ainda. O que talvez seja diferente é a quantidade de pessoas com a auto-estima em baixo como parece ser o teu caso…abraço!
sim, é isso. Nao se trata da generalidade das pessoas.. de todo!
sao apenas uns quatro ou cinco 🙂
como disse, ha que ter frontalidade para dizer as coisas, e ha tb que ter postura para saber receber criticas. Somos um povo que nao suporta a critica, pronto. Mas nao é defeito… é feitio!
O ego aí é gigante .o seu pensamento é que é pequeno e chama pequenos as ovelhas negras ,porque do alto do seu ego tudo lhe parece simples e básico mas básico é o senhor ou não saber em que mundo vive nem saber o que é propaganda ou a sociedade, não chame pequenos aqueles que ao contrário de si são grandes, na alma…. Auto estima pode provocar o grande mal moderno,marsizismo e a megalomania que por sua vez provoca problemas de visão o grande parece-lhe pequeno e o pequeno grande….
Deram te a volta muita bem dada. Até parece que a massa de pessoas acredita que eles andavam a espiar.
Uma pessoa que sempre viveu numa caverna só vai conhecer e gostar de cavernas.
O que eu estava a espera era de saber quais são as outras apps …
Esqueceram-se de dizer o mais importante do estudo… QUAIS SÃO ESSAS APPS!!!
google por ex 😀 pelo menos no computador faz isso mesmo com ele desligado ele está a reconhecer no que falas e depois aparecme publicdades sobre isso, por isso é queprefiro usar firefox com duckduck go , e meter roms chinesas com indiomas no telemovél , nada da empresa nos meus dispositivos 😀
«E o burro sou eu?!»
Se pesquisassem um bocado, chegavam às apps.
Vejam o link que tem este pdf: https://recon.meddle.mobi/papers/panoptispy18pets.pdf
No artigo científico, vejam por exemplo a página 11 🙂
Convinha referir quais as apps que fazem pior
Serão apresentadas a seguir, apenas algumas saíram a públicos, muito poucas face ao que se diz haver.
Não se trata de acreditar ou não acreditar. Quem anda minimamente dentro do assunto, sabe que as gigantes tecnológicas como é o caso do Facebook, estão dispostos a qualquer coisa. Espiar ou fazer qualquer tipo de ilegalidade, para eles, é um pormenor. Não sei se o Facebook ouve de facto as nossas conversas mas a verdade é que não ficaria nada espantado se assim fosse. Nem ficaria espantado se descobrisse que até as câmaras eles espiam. Há que ter “2 dedos de testa” e perceber que eles estão dispostos a tudo. Em relação a este estudo, quem me diz que não foi financiado pelo Facebook? De qualquer forma dou o benefício da dúvida mas não ando a dormir.
Há que ter 2 dedos de testa e perceber que estas grandes empresas estão constantemente sujeitas a pesquisas e investigações de todos os lados e não podem arriscar perder tudo.
Sobrinho de Freud diz tudo.
A inocência é boa para dormir.
Engraçado, por que depois que surgiu o problema de uso de dados pelo facebook aparecem estudos de que ele não ouve a conversa. Quem fez o estudo? Quem pediu o estudo? Concordo com o Filipe Costa, a história esta muito mal contada. O resultado indica que ele deve ter melhorado o poder de escuta e observação de tudo que fazemos por lá.
Já me aconteceu mais que uma vez estar a falar com a mulher sobre determinado assunto e mais tarde aparecer publicidade referente a isso… a primeira vez ainda achei coincidência, mas depois duas e três já é assustador. Lol
Mas não posso culpar o facebook, tinha o telemóvel comigo mas lá tenho imensas apps instaladas.