Patentes do Facebook revelam planos assustadores para recolher mais dados
O Facebook ao longo dos anos revelou-se numa "maquiavélica máquina" de recolha de dados e hábitos privados dos utilizadores, com comportamentos condenáveis atendendo que a empresa alegadamente assumiu a “responsabilidade de proteger as informações do utilizador".
Desde 2008 que se tem verificado que, afinal, os dados recolhidos dos utilizadores não estão salvaguardados dos olhares comerciais (e não só) de terceiros... e os escândalos têm sido prova disso. Mas há informações que pode ser pior!
A gigante das redes sociais prometeu "fazer melhor", mas uma revisão das patentes do Facebook revela como a empresa quer acompanhar todos os aspetos das nossas vidas: a nossa identidade, de quem somos próximos, o estado da nossa relação amorosa, as nossas opiniões políticas, religiosas, desportivas e muito mais.
De acordo com o New York Times, o Facebook pediu patentes para usar as câmaras frontais para ler as expressões dos utilizadores e determinar se gostamos do conteúdo exibido no nosso feed. A empresa também quer monitorizar o nosso estado socioeconómico, quantas horas de sono dormimos e até tentou prever quando os seus amigos irão morrer!
Mesmo que o Facebook diga que os seus pedidos de patente não exibem necessariamente os seus planos de produtos futuros, expõem, contudo, a fome incessante da empresa na recolha de informações pessoais dos utilizadores para, com essa informação, monetizar, vender e manipular comercialmente esses dados.
Patentes arrepiantes do Facebook
Apesar das promessas feitas por Mark Zuckerberg, esses sete pedidos de patentes do Facebook revelam os planos da empresa de acumular e explorar as suas informações pessoais:
1. Criar um perfil do estado do relacionamento amoroso do utilizador
Patente 14/295,543 analisa dados referentes ao número de vezes que o utilizador visita o perfil de outro utilizador ou o número de pessoas na sua foto de perfil para prever se esse utilizador está envolvido num relacionamento amoroso.
2. Categorizar com base na personalidade da pessoa
Esta patente sugere o uso de mensagens pessoais e posts para analisar traços de personalidade. Ao determinar a extensão da extroversão, a estabilidade emocional e o processo de pensamento do utilizador, com base nos segmentos de notícias ou anúncios preferidos e visitados.
3. Prever o futuro do utilizador
Este pedido de patente propõe o uso das mensagens do dono do perfil e dos seus posts, juntamente com transações de cartão de crédito e localização, prevendo ocorrências de grandes eventos da vida, como o nascimento, morte ou formatura.
4. Identificação da câmara do utilizador
Outra patente sugere a análise de fotografias para estabelecer uma “assinatura” exclusiva da câmara baseada em píxeis defeituosos ou arranhões na lente. Essa assinatura pode ser usada para descobrir quem enviou as fotos clicadas pelo dispositivo que as tirou.
5. Espiar o utilizador
Esta patente, que também foi solicitada, tem como objetivo usar o microfone do telefone para ouvir e identificar quais os programas de TV que o utilizador prefere e vê, que anúncios ignora e quais gosta de ver.
6. Acompanhar a rotina diária
Esta patente é realmente assustadora e perigosa, já que sugere monitorizar a rotina de cada um de nós e notificar outros utilizadores em caso de qualquer desvio da rotina - para perceber se a pessoa poderá estar a ser perseguida, por exemplo. Além disso, propõe usar a localização do telefone à meia-noite para monitorizar o local exato onde mora cada utilizador.
7. Usar o serviço de localização para estabelecer um padrão
Esta patente descreve a utilização da localização do seu telefone de cada utilizador, bem como o telefone dos amigos, para determinar com quem está mais próximo e onde se encontra. Além disso, sugere que verifique o telefone para saber quantas horas de sono o utilizador tem diariamente.
Assustador pelo que sabemos, mas muito mais pelo que desconhecemos
É um facto conhecido que as empresas guardam patentes para vencer os seus concorrentes em tecnologias, mesmo que elas nunca vejam a luz do dia. O mesmo poderia ser aplicado a algumas das patentes do Facebook, já que a publicidade é crucial para o modelo de negócios da empresa.
No entanto, devemos ter cuidado com essas coleções de dados desenfreadas, pois agora sabemos que elas podem ser usadas para mais do que publicidade direcionada, como manipular também os resultados das eleições e as emoções dos utilizadores.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
George Orwell: 2024
Nem me fale. 🙁
Person of interest!!
Assutador mas tambem fascinante que informacoes somos capazes de extrapolar ao analizar a vida de cada um, mas sim asustador saber que nao somos nos que controlamos esas extrapolacoes.
A nivel pessoal daría imenso jeito uma ferramenta que me ajudasse a prever as minhas decisoes, nem que fosse so para poder analizar opcoes que por vezes nao nos lembramos.
Fascinante onde ?,sabes que isto é tudo uma forma de controlar os animais da quinta, não se trata de extrapolação mas sim de controle e vegiliancia das populações não de extrapula nada aqui só se controla tudo,sim porque não sabes ter pensamento próprio é preciso de ajuda para ter desicoes próprias mas como é possível será que já te esqueceste o que é ser humano ,foi das coisas mais tristes que já li na internet espero tenhas dito isso sem pensar porque se não acho que devias perder mais tempo a viver a vida tirar um dias para passear na natureza assim já podes pensar…
Alguém acordou mt sensível hoje. Se é a coisa mais triste que já leste então n deves andar mt pela “internet”
Segundo n esqueci de ser humano e é exactamente por gostar de ser humano que me fascina máquinas a replicar esse suposto “ser humano “
Terceiro eu tenho pensamento isso não implica que não goste de o contrapor ou comparar com o “pensamento” de uma máquina.
Se não gosta não está de acordo é um problema seu, a sua insegurança de que uma máquina o pode subsistir como ser pensante diz Maia acerca de si do que de mim.
Afinal está foi a coisa pior que já li,e sou sempre sensível tento ser ,mas o que dizes demonstra como estás longe da humanidade, se não tinhas era interesse na humanidade e na natureza,mas a palavra que utiliza fascínio é interessante, porque é mesmo isso estás fascinado ou melhor em transe hipnótico por algo não é lnatural ,e se quiser um dia conheçer a maravilha que é o ser humano vai ver que a sua visão do mundo vai se alterar ,mas outro ponto não existe qualquer inteligência artificial isso é mesmo que dizer que um filme é algo real o que se vende aqui é uma simulação de inteligência logo uma ilusão, as máquinas nunca serão inteligência porque todos os seus processos são conscientes a inteligência só existe quando o processo é em parte inconsciente, mas outra questão sabes que as pessoas que vendem está ilusão são os mesmos que acreditam que os aviões são mais avançados que os pássaros ,no fundo são pessoas que vivem fora da realidade natural … abraço e acredito que avisa te vai fazer ver o que são os humanos de verdade é acreditar ti mesmo sem precisar de máquinas para te ajudar ….
Não é insegurança é saber ver o que estás a dizer ,é que já não queres saber de pessoas ,mas tens preferência por ilusão mecânica, tal como um espelho mágico ou uma lâmpada de Aladim que pode sempre massagear o teu Ego, só porque não consegues te ligar a tua parte humana porque é difícil interagir com a humanidade que desconheces estás a querer criar algo novo e perfeito para ti e o teu ego uma ilusão mecânica uma quimera egocêntrica, tenta entender este é o caminho para a megalomania e para o fim da humanidade e seu lado mais belo e natural.
Bruno Coimbra ,quem lhe disse isso, essa sim loucura de querer replicar ou criar vida humana , é que quem tenta essa loucura é mais humano , desculpe mas isso parece conversa de uma pessoa megalomana ou que viu filmes de mais ,já agora copiar o quê ? A sua lógica e retorcida compara o humano a um objeto…,. Porque está tão longe das pessoas?
O problema é de todos quando falamos da perda da humanidade…
Mas qual perda de humanidade?! Esta tudo louco? Alias para se projectar o replicar humanidade tens de ser mais humano que todos os outros se nao, nao sabes como copiar…
Mas va deixa a internet por hoje ja chega
o pplware também esta assustado? ainda continua la com os grupos do facebook activos
Assustadíssimos, compramos até um para-raios. 😉 e sim sim, os grupos sempre ativos, vê aqui:
.Humor – http://bit.ly/29W3Ia7
.Android – http://bit.ly/2haGAX2
.Apple – http://on.fb.me/1qLVTa8
.Windows – http://on.fb.me/1M08IXj
.Linux – http://on.fb.me/1hfavYD
.Gaming – http://bit.ly/2haAZQt
.Raspberry – http://on.fb.me/1jU44va
.Networking – http://bit.ly/2haERRk
.Programação – http://bit.ly/2haMoQb
.Hardware – http://bit.ly/2haH9A2
.Kodi – http://on.fb.me/1NpAj7w
.Arduino – http://on.fb.me/SWToTm
.Xiaomi – http://bit.ly/2hfd0Qi
.Emprego – http://bit.ly/pplwareempregos
.Impressão 3D – http://bit.ly/2hf9THY
.Fotografia – http://bit.ly/2hf7kpt
.Energias – http://bit.ly/2lEK4n0
.Drones – http://bit.ly/2lnj658
.Huawei – http://bit.ly/2oW65Pd
.Segurança – http://bit.ly/2sEpOnP
.Bitcoin – http://bit.ly/2zCFLil
Só falta o “À mesa com o Pplware – O melhor da Gastronomia Portuguesa.”
Já esteve mais longe 😀
Ubikiti and mikrotiki!?
Quando é que o Pplware pensa criar esses mesmos grupo noutras plataformas? Com a mania que o Facebook anda em bloquear registos quem não tiver acesso não pode interagir convosco o que é pena porque a minha desculpa quando usava o Facebook era para interagir convosco…
Não tem problema. O Zuckerberg pede desculpa, as pessoas acreditam, e está tudo bem. Podemos voltar novamente para o nosso FB! Que tristeza.
Podemos comparar o facebook com os governos!
Espiam-nos, negam, são descobertos, pedem desculpa, o povo acredita e o ciclo recomeça!
Votam em a, continuam a votar em a, trocam para o b, continuam a votar no b, e voltam mais tarde ou mais cedo no b, esquecendo-se ou ignorando, que o c, d, e, f existem!
No caso da política, mostra que o povo é burro mesmo! Com todas as letras, Maiúsculas e a negrito!!
Mais burro mesmo, é com as “redes socais””. Porque é fixe! E podemos partilhar com os nossos “amigos”, e com os nossos amigos. E tirar selfies, e postar. E comentar. E estar sempre ligado. É fixe!
Esqueceste-te do bué! 🙂
Tens razão. Bué fixe, mesmo! Não acordem, não, e vão em cantigas e balelas das “redes sociais”!
Larguei esse maldito facebook faz anos 🙂
Também meus amigos tão começando a largar essa desgraça… Se realmente quiser um rede social, eu sugiro Diaspora!
De que adianta sair do babybook, se nao sai do instagranu…
Não uso instagram
Com a redução de 87,5% das receitas publicitárias, é natural que o Facebook procure outras formas de obter financiamento. Com as pessoas a usarem só smartphones, é simples de obter muito mais informação do que com um computador. O smartphone conta a vida da pessoa, mesmo quando está sem estar a ser usado…
Facebook? Isso é para quem não tem vida social…..
App do Facebook zero.
Gosto! 😀 😀
O que o facebook não sabe o proprio utilizador oferece!
Continuem a ensinar a máquina, que mais tarde aparece o monstro.
As pessoas são complexas de mais mas isto está a fazer elas tão simples.
A questão devia ser como este tipo de patentes é legal ,e como o público utilizada o privada para fazer o seu trabalho sujo…
É legal porque não é proibido.
É porque não proibido senhor sujeito básico…
mais tretas, eu já me deixei de ralar com estas noticias do Facebook, continuo a usar sem quaisquer preocupações e toda gente que está associada a mim, ninguém se está para chatear com estas balelas…
quem tem problemas com estas coisas, desligue-se da Internet e não use mais a dita…
Deixa-te andar, que ele (FB) adora esse tipo de filosofia de vida.
A velha do que não deve não teme deu muito resultado no passado não foi ?
É assim mesmo hommer. Exerça o seu direito democrático à ignorância.
duvido que esse tipo de coisas tenha impacto em mais de 0.00001% das pessoas 😀
Dúvida mas é que só não tenha impacto em 0;0001, será a falta de conhecimento histórico que leva as pessoas ser tão inocentes…ou não quer ver a realidade , muitos deve ter dito o mesmo antes das tragédias da história…
O mais cómico disto tudo, é nós na Europa estarmos preocupadíssimos com a segurança, com os dados pessoais, que até criamos um regulamento de nome RGPD, que só o nome assusta todas as empresas, a par da ASAE, porque a privacidade das pessoas é muito importante…… depois as pessoas vão para o facebook contar toda a sua vida, o que fazem, onde moram, se estão em casa ou não, com quem estão, fotos dos filhos, onde estudam, etc!!!!!!
Isto só para provarmos o quão ridículos nós somos!!!!!
Dica, sabem como é que os recrutadores eliminam candidatos? A pesquisarem o facebook do potencial candidato!
Esses recrutadores e empresas é que perdem….
Isto faz me lembrar a “história” do Estado Português, a enrrabar os portugueses todos os dias e sempre tudo numa boa… o que interessa é cerveja e futebol
Tens toda a razão. Mas quanto a isso, não podes fazer muito, apesar do que é dito, inclusivé por alguns políticos, no sentido de exigir. Se pudesses chegar junto do responsável (em sentido lato), pegar-lhe pelos colarinhos (em sentido figurado), e obrigares a corrigir o que tenha sido mal executado, teria efeito. Agora, não tens essa possibilidade, pelo que é um pouco o deixa andar. Aqui, em Pt, e no resto, se não mais além, pelo menos na Europa. Salvo na Islândia, onde o indivíduo tem mais presença e participação. É isso mesmo que faz falta, democracia participativa, não representativa. Claro que gera outros problemas, porventura difícieis de resolver, mas seria um princípio.
Como já foi dito, as pessoas já vão para o facebook contar toda a sua vida, o que fazem, onde moram, se estão em casa ou não, com quem estão, fotos dos filhos, etc. Se já fazem normalmente tudo o que essas patentes sugerem, não estou a ver qual é o problema ou o drama presente nisto. Acham que a Google ou a Apple não fazem isto já há anos? Os dados dos utilizadores valem dinheiro. É o que as empresas querem.
Prisão para esse palhaço do Face Crook.
Lá volta a mesma história e sempre voltada ao contrário. O Facebook só fará uso da informação que o utilizador lhe der. Não há aqui mais nada. O problema está no utilizador e no consentimento que dá a terceiros (neste caso, ao FB)… e na sua vaidade…e ignorância. De resto…afinal o Facebook vive do quê ???
Não é isso que está presente nas patentes.elas vão bem além da informação que o utilizador lhe der…
Achas ? Pensa bem…
Achas? Lê bem…
Neste caso está claro como a água que vai mais além….
Não estão a perceber… Quem é que se liga à rede? Quem é que resolve partilhar algo que é só seu? Quem é dono da informação? És tu é só tu, masi ninguém. O Facebook poderá fazer tudo aquilo que quiser, mas só se eu estiver ligado, certo??
Quando não podes trabalhar se não estiver ligado ai a coisa muda de figura…
é isso mesmo Censo, mas por incrível que pareça, o pessoal que anda para aqui a mandar bitraid’s não mete isso na cabeça, mas pronto, deixa-los andar, ficam felizes assim, e depois burros são os outros…
o Facebook e tudo para mim
na minha maxine Ganoo/Shittux ruter tenho bloqueados todos os ips do Facecrook, mas isto sou eu que sou paranoide.
“De acordo com o New York Times,o Facebook pediu patentes para usar as câmaras frontais para ler as expressões dos utilizadores e determinar se gostamos do conteúdo exibido no nosso feed.A empresa também quer monitorizar o nosso estado socioeconómico,quantas horas de sono dormimos e até tentou prever quando os seus amigos irão morrer!” COMO ?? ISTO JÁ VAI PARA ALÉM DO ACEITÁVEL !! ISTO É O CHAMADO OLHO DO “BIG BROTHER” A ESPIAR TODA A GENTE !! NO DIA QUE SE SOUBER QUE ESTAS PRÁTICAS SE CONCRETIZAM ABANDONO NO MESMO SEGUNDO O FACEBOOK E ELIMINO DE VEZ A MINHA CONTA !! ACABOU-SE !!
Acho que esse dia está bem pertinho.
Estás atrasado. Já o devias ter feito. O pedido de patentes só veio legalizar o que anda por aí.
“…como manipular também os resultados das eleições e as emoções dos utilizadores”
Isso das eleições não é mais uma sondagem dissimulada que manipulação? E as emoções depende do individuo para se deixar controlar..
Um dia vai ser como outra moda qualquer, passou… tenho é mais receio nessa altura, o que poderão fazer com os dados…
Não depende todos somos controlados , psicólogo das massas e propaganda é uma ciência de onde ninguém pode escapar mesmo quem entende não escapa ela actua sobre o inconsciente…
Não digo que seja imune, mas p.ex, quando vejo uma notícia, não acredito à priori o que la está, mas entendo o que dizes, ainda por cima as notícias e desinformação são tantas que acabamos por absorver tudo, bom e mau..
Só que TV e jornais devem ser piores. Lembrei agora de um post de uma página de humor, em que aparecia o Salvador Sobral dizendo que era como o Ronaldo mas pagava impostos, ora, vi aquilo, embora não tenha dado importância, realmente aquilo ficou cá, até que ontém na página dos Truques da imprensa portuguesa, fizeram o post a desmascarar o jornal em questão, a notícia do Salvador era falsa. O problema é que teve muito mais impacto a notícia falsa do que a correcção e pedido de desculpa por parte do jornal
Mas é só o Facebook? A google deve ter planos bem mais maquiavélicos… se já não estiverem em prática…
“… mas uma revisão das patentes do Facebook revela como a empresa quer acompanhar todos os aspetos das nossas vidas …”
A patente serve para proteger uma “criação”, não significa que esta “criação” não esteja já em execução.
Ou seja, muitos destes algoritmos já devem estar a ser executados nos servidores do facebook.
Arrepiante !! 😀
Concordo… mas “oficialmente” não podem estar. Mas sim… quem nos garante disso?
Bem podemos sempre fugir para o mato ….
É incrível como nós humanos conseguimos transformar uma tecnologia tão bonita, numa arma medonha e escura. Tenho pena que uma ferramenta que foi criada para aproximar pessoas esteja com planos para controlar as pessoas e influenciar as suas decisões. O futuro assusta-me um pouco no ponto vista social, as coisas estão a ficar bem macabras. 🙁
Só conseguirão se tu o permitires. É tão simples. Basta tu tomares uma decisão. Mas tens de ser tu, e não esperar que os outros o façam por ti. A questão é : porque não o fazes ?
A psicologia social neste caso a propaganda não te dá permissão , única hipótese é fugir da sociedade.
infelizmente , @censo, a china mostra que não. Eles possuem aquele sesame credit, que basicamente é uma “rede social” estatal que retira liberdades e premia a obediência cega. https://en.wikipedia.org/wiki/Sesame_Credit O futuro parece tenebroso… muito em parte porque as pessoas insistem em confiar em governos e delegar liberdades… se não tivéssemos dado tanto poder assim ao estado não precisaríamos temer tanto (porque ele pode nos privar coercitivamente)
pm uninstall -k –user 0 com.facebook.system
pm uninstall -k –user 0 com.facebook.appmanager
pm uninstall -k –user 0 com.facebook.katana