Maioria diz que as redes sociais deveriam moderar ainda mais os comentários
As redes sociais são as plataformas de eleição para partilharmos conteúdos, estar em contacto com os nossos amigos e comentarmos as notícias e temas do dia a dia. No entanto, estes serviços deram voz a todo o género de comentários e nem todos são os mais adequados.
Neste sentido, questionámos os nossos leitores sobre deveriam as redes sociais moderar ainda mais os comentários dos utilizadores. Venha conhecer todos os resultados.
Deveriam as redes sociais moderar ainda mais os comentários dos utilizadores?
Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 1.111 respostas obtidas.
Através da análise quantitativa dos resultados, verifica-se então que a maioria dos leitores, com 68% das votações, é da opinião de que as redes sociais deveriam moderar ainda mais os comentários dos utilizadores, pois há cada vez mais comentários insultuosos e que desinformam as pessoas sem moderação (752 votos).
Por outro lado, 32% dos participantes respondeu que "Não. As pessoas são livres de dizerem o que querem nas redes sociais, sem esperar consequências" (359 votos).
Resultados em gráfico
Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados:
No entanto, e mesmo que a preferência caia para um dos lados, este é um tema ainda bastante polémico que gera muita discussão entre os utilizadores. E ambos os lados têm os seus argumentos, mais ou menos válidos.
Mas se não respondeu à nossa questão, diga-nos então agora deveriam as redes sociais moderar ainda mais os comentários dos utilizadores.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Qual o Sistema Operativo que mais usa atualmente no computador?
Loading ...
Qual o Sistema Operativo que mais usa atualmente no computador?
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.
Este artigo tem mais de um ano
Eu então acho que deveríamos acabar com as redes sociais. Perdas de tempo massivo, super enaltecido do ego e promotor intenso do narcisismo, discussões insessantes, empobrecimento do conhecimento real. Contras, é bom pró negócio mas existem alternativas válidas. Saudades da internet sem redes sociais. Pelo menos na forma como estão agora. Estamos a empobrecer o espírito das pessoas e jovens , excessivo narcisismo , egocentrismo e desvirtualizacao emocional. Volta década de 80 e 90, bulhas em frente á TV para ver o MacGyver ou o justiceiro. Ou o Alf ou equipo A. Ou até mesmo os jogos sem fronteiras 🙁 os nerds era na biblioteca da escola 🙂
Que discurso saudosista. No meu tempo é que era 😀
E que era mesmo! A cada nova tecnologia o pessoal passava um mês inteiro a falar daquilo. Guns and Roses no top+ um ano inteiro! E não éramos mais ignorantes, menos informação mas mais precisa. O pessoal lia mais , grupos na rua a brincar no verão e a correr sem ninguém pensar que já alguém tinha banhado algo ou dado uma facada. Menos mimimi e menos pessoal ” ofendido”. E ninguém se escondia atrás de Nicks ou ” perfis” . Não sei se és mais novo mas fui mais feliz que os putos de agora ,vivia-se mais, sociologia e psicologia era na rua! E já havia NET na adolescência, o famoso mIRC!!!
Também passei por isso nos anos 90 🙂 pela descrição devemos ter idades semelhantes.
Mas enfim os tempos mudam e já nos tempos dos nossos pais as coisas eram diferentes e eles diziam precisamente o mesmo. No final o que era realmente bom era sermos crianças. Faz-me uma tremenda confusão quando alguém me diz “não tenho grandes recordações de infância”
É como aquelas pessoas que têm 3000 amigos no Facebook e se pergunta “então mas com 3000.amigos, quantos desses 3000 conheces realmente e pessoalmente?”
“Só de vista a maioria e metade nem conheço”
Das bum das bum tshh..
Um humorista um dia disse : cada vez que penso que para que um produto não exista bastava que ninguém o comprasse …
Fechar as bocas das pessoas não as impedem de pensar m-r-a …
Basta não ouvir, ou ler, e desaparecem …
e que tal não andar em foruns publicos e focarem-se nas redes sociais onde só falam com amigos. Assim nunca se sentem ofendidos.
Perda de tempo simplesmente.
Além disso muita gente doente por causa delas, e ainda mais gente roubada de tudo…
https://www.youtube.com/watch?v=zVEGaqnH-Fc
Quem é que decide o que é certo ou o que é errado? Ninguém.
Hoje em dia, querem ter total controlo da liberdade de expressão.
Hoje em dia, virgens ficam ofendidas com coisas de nada nas redes sociais, cada um tem a sua opinião e não podemos ter todos o mesmo pensamento e opinião!
Eu quando vou a um restaurante, se achar que o preço que paguei e a comida não foi assim tão boa, não volto lá. Tem as portas abertas para eu sair de livre vontade!
Com as redes sociais é a mesma coisa, as virgens ofendidas, pessoas sensíveis, pessoas que odeiam críticas ou desinformação, podem sempre deixar de ter rede social.
Podem expor-se menos (na maioria dos casos é precisamente este o problema), podem por o perfil privado, podem até mesmo esconder o que publicam de certos amigos .
Não querem olha temos pena, aguentem-se.
É uma tristeza aqueles que querem eliminar posts de pessoas que não concordam com a opinião, e não é por ser fake news! Toda a gente sabe que quando não gostamos de algo, temos tendência a denunciar ou pedir para que removam, mesmo não tendo esse direito.
É tão simples quanto isto. E não é por moderarem o conteúdo que vou deixar de ter a minha opinião se não é ali, é no Reddit, se não é no Reddit é outro lado qualquer.
Conselho, exponham-se menos nas redes sociais que os vossos “problemas” com a desinformação acaba, deixem de seguir sites de notícias ou amigos.
Mas isso não fazem porque adoram polémica, drama e vitimização > problema das virgens ofendidas.
Just my 2cents.
A sua ideia não é errada, mas não se adequa à realidade.
Pelas mais variadas razões muitas pessoas “vulneráveis” têm acesso a redes sociais e são influenciadas pela informação (leia-se: opinião) que lá consta. Isto é um facto inegável, quer nós gostemos ou não.
Outra perspectiva é a do teor dos conteúdos que são publicados nas redes sociais. Você, claramente, não tem ideia dos horrores que as pessoas publicam. Se não existisse moderação o antro de podridão que algumas redes sociais já são considereados seria várias ordens de magnitude pior. Pesquise pelos efeitos que este tipo de trabalho (de moderação) tem nas pessoas devido aos conteúdos a que estas são expostas. Confirme por si mesmo.
De “liberdade de expressão” a conteúdos claramente perturbadores vai uma grande distância e alguém tem que definir um meio termo.
Qualquer semelhança com políticas ao estilo fascista/comunista……. é pura realidade.
Por mim, deviam fechar todas. Eu só por fazer um comentário sobre os impostos que os portugueses pagam fui banido por 20 dias e a frase que levou à ditadura socialista no FB foi esta: ” Os tugas são uns Otários” A partir dai, só uma publicação por semana, até que um dia o feche de vez.
Desde quando é que te iam banir por “Os tugas são uns Otários”? Deixa de ser tuga…
Mas é verdade, parece impossível mas fui. Já agora não sou tuga, sou português
Salazar fez Like neste post
Ao pé destes Salazar é um menino de coro….
Das duas uma, ou não conheceste a pide, ou eras a pide.
@HUGO, Estás enganado, tu é que não conhecestes a PIDE. E olha que estes de agora são mais refinados recorrem, às tecnologias que na época nem existia. Se queres falar da PIDE fala pelo que passastes e não pelo que lestes. Tem um bom dia!
Só podes estar a gozar. Não há discussão possível. Agora tens mais liberdade. Ponto final.
Deves ser daqueles que diz que a ditadura não existiu.
Comparar moderação em redes sociais à PIDE! Conceptualmente ainda dou de graça que sejam análogos no tema – censura, mas comparar um post apagado com enfiarem-te em caxias até dares o berro por inanição é, parece-me, não ter uma ideia muito clara daquilo que se está a comparar.
Hugo,Não veja a História pela narrativa comuna.
Informe-se e pense por si.
Ou tb acredita nos amanhãs que cantam?
Sou absolutamente contra qualquer tipo de censura, seja ela de onde for e venha de onde vier.
Não estou a defender a PIDE nem algo parecido mas se ela fosse metade do que dizem dela o regime nunca teria caído.
PIDE a sério era a Gestapo, a KGB e congéneres.
A de cá, comparada com esses, está bem está…
E em que é que isso muda o que eu disse? “os nazis eram piores? E então? A comparação continua a ser absurda.
Estes tipos antes de darem qualquer opiniao ou mais importante do que isso antes de poderem votar deveriam ser obrigados a fazer um teste ao QI. se fosse baixo nao vota.
isto inclui para as legislativas e presidenciais.
jorgeg, Bom, se já assim são cada vez menos os que se dão ao trabalho de votar, com essa medida nem haveria partidos políticos, candidatos, e vendo bem as coisas, até seria bem melhor.
Farto de ser roubado ando eu…
Se estão preocupados com as opiniões contraditórias/inflamatórias ou até mesmo estúpidas de cada um nas redes sociais, deviam fechar a área de comentários a este post…
O problema de criticarem as redes sociais deriva única e exclusivamente do facto de lá andarmos.
Se ficarmos sossegadinhos no nosso canto, as “redes sociais” não incomodam ninguém.
Os estúpidos vão continuar a ter uma opnião e a partilhá-la, como sempre, nem que seja nas tascas desta vida.
As virgens que se refugiam atrás de um teclado é que culpasm as “redes sociais” pelas suas desgraças e más informações… têm de começar a frequentar mais cafés para perceber o que é na realidade má-informação… 😀
As redes sociais só têm pontos positivos: os estúpidos encontram-se e os outros podem admirar o espectáculo.
Este questionário estava enviesado.
As redes sociais poderiam ser menos sociais e não permitir mais comentários nem contactos directos (“mensagens directas”). Acabava-se como 80% dos problemas. Os outros 10% eliminando as estatísticas. Os outros 5% era tirando as reacções visuais. Os outros 5% eliminando as redes sociais por completo.