Instagram: Autenticação de dois fatores poderá vir a ser enviada para o WhatsApp
As plataformas estão sempre a reinventar-se e a cada passo surgem novidades que melhoram a experiência do utilizador. Desta vez, a possibilidade está relacionada com o Instagram e prevê que, no futuro, o código associado à “Autenticação de dois fatores” possa vir a ser enviado para o WhatsApp.
A novidade foi mencionada por um leaker e analista de aplicações.
“Autenticação de dois fatores” do Instagram pelo WhatsApp
Conforme acontece no Facebook, por exemplo, os utilizadores podem definir um código de “Autenticação de dois fatores”, de forma a reforçarem a proteção das suas contas. Nesse sentido, o Instagram disponibilizará mais uma opção relacionada com a segurança.
A funcionalidade planeada não substituirá as opções atuais de autenticação, como as mensagens de texto, códigos de backup, entre outros. Por sua vez, e embora não seja a mais segura, surge como mais uma opção de segurança à qual os utilizadores não são obrigados a recorrer.
O leaker Alessandro Palluzi publicou um screenshot da nova funcionalidade. Esta será uma alternativa disponível, a partir da qual o utilizador poderá ativar o código de “Autenticação de dois fatores” no WhatsApp. Contudo, para isso, terá de ativar, também, a opção de mensagem de texto, que será desativada por defeito, de acordo com o MakeUseOf.
#Instagram is working on the possibility of receiving authentication codes (2FA) on #WhatsApp 👀 pic.twitter.com/OeNwHZRArm
— Alessandro Paluzzi (@alex193a) May 22, 2021
Outras opções de segurança continuarão disponíveis
Depois de ativar a “Autenticação de dois fatores”, o Instagram solicitará o número de telefone do proprietário da conta e confirmará a sua veracidade. Aquando a ativação, o Instagram mostrará uma mensagem que garante que o WhatsApp não armazenará quaisquer informações.
Apesar de ser enviado para o WhatsApp, o código de “Autenticação de dois fatores” será igualmente enviado por SMS.
Por estar ainda em desenvolvimento, não existem muitos pormenores relativamente a esta (suposta) futura funcionalidade. No entanto, Paluzzi revelou outras novidades relacionadas com o Instagram, como a opção para publicar fotografias diretamente do PC, bem como a opção de mostrar os pronomes no perfil por defeito.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: 9To5Mac
Neste artigo: autenticação de 2 fatores, instagram, Segurança, WhatsApp
Será que também envia para o signal
Achas? Só enviam para o WhatsApp e com isso já sabes porquê..
Um dia destes ainda aderem ao WebAuthn… para ser sei lá: um segundo-factor realmente mais seguro.
Isto não é segurança, é apenas uma forma e pretexto para que as pessoas utilizem mais o WhatsApp aquelas que abandonaram por exemplo.
Estas empresas devem pensar, que todo o mundo é burro. Felizmente há quem sempre saiba que isto não passa de uma BOA estratégia para captar utilizadores que abandonaram.
É tão simples e básico de perceber, é o tipo a história do “cavalo de troia” em tempos de guerra.
Porque se fizesse sentido enviavam um SMS, ou Email.
Mesmo isso. Mas eles querem tudo a circular nas empresas deles.
Longe