Facebook revolta-se contra as novas políticas de privacidade da Apple
A Apple tem o seu foco na segurança e na privacidade do utilizador. Já alterou vários comportamentos de terceiros no seu ecossistema para assegurar que as empresas não abusam dos dados dos utilizadores e que só recolhem o que for autorizado. Quem não está contente com esta ação é o Facebook. Segundo um executivo da gigante das redes sociais, os negócios baseados em anúncios e publicidade estão "sob ataque" pelas mudanças de privacidade da Apple.
O iOS 14 é efetivamente o paradigma de uma significativa mudança dentro das políticas da Apple. Conforme temos visto, foram implementadas medidas que podem mudar profundamente alguns pilares da Internet.
Facebook diz que a Apple está a atacar os negócios da publicidade
De forma bem expressiva, o iOS 14 trouxe mudanças que dificilmente antevíamos há um ano. Se por um lado abriu mais os sistemas operativos aos programadores de empresas terceiras, por outro apertou mais ainda as regras que protegem a privacidade e a segurança dos clientes e utilizadores Apple. Como resultado, o grande player deste jogo da publicidade, o Facebook, parece não estar nada satisfeito com esta nova realidade.
Conforme temos visto, o Facebook tem reclamado com a Apple desde que a empresa introduziu um novo recurso de privacidade no iOS 14 beta. Assim, desde essa altura, o sistema operativo força os programadores a perguntar aos utilizadores antes de os rastrear durante a sua navegação pela Internet.
David Fischer, diretor de receitas do Facebook, disse agora que todos os negócios baseados em publicidade estão “sob ataque” pelas mudanças impostas pela Apple.
Conforme relatado pela CNBC, Fischer falou numa sessão virtual da Advertising Week nesta terça-feira sobre a vulnerabilidade a que o Facebook exposto a empresas como Apple e Google. Durante o seu discurso, o executivo da gigante das redes sociais argumentou que várias empresas estão a ser ameaçadas pelas novas regras de privacidade da Apple.
Vender publicidade pode tornar o mercado Apple mais acessíveis a todos
Fischer também mencionou que o modelo de negócios da Apple consiste em vender “hardware de luxo” para quem pode pagar. Assim, ficou no ar a sugestão que os anúncios tornam os produtos e serviços mais acessíveis para todos. Isto é, a publicidade pode ser importante para pagar aos programadores que, desta forma, têm meios para oferecer os seus produtos.
A Apple, desta forma, tem nas mãos o poder de deixar florescer um negócio da publicidade ou de o estrangular, dado que não vive desse encaixe financeiro. Já o Facebook cada vez depende mais das receitas angariadas na publicidade.
Como tal, a Apple desenvolveu o iOS 14 que poderá trazer a todos um novo recurso de privacidade. Tal ferramenta dificulta as aplicações de vigiar e rastrear os utilizadores. Isto afeta diretamente as aplicações e os serviços que dependem da receita de publicidade - como qualquer aplicação do Facebook.
Este recurso ainda está em versão beta, e a Apple adiou a exigência de implementação deste novo recurso para 2021, após ouvir o feedback dos programadores.
Qual será o impacto desta medida se a Apple prosseguir?
Seguramente será de grande impacto, até pelo poder que os dispositivos Apple têm hoje em dia no mercado mobile e não só. Segundo o CEO do Instagram, Adam Mosseri, que referiu o assunto recentemente durante uma entrevista, as taxas de anúncios deverão cair em cerca de 50%. Esta quebra brutal de receitas será sentida quer nas empresas como o Instagram, Facebook e afins, como também nos criadores de conteúdo.
Contudo, pelo que se tem visto, pelo menos por agora, apesar do adiamento, a Apple não parece disposta a desistir das suas últimas decisões sobre os novos recursos de privacidade do iOS 14.
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Este artigo tem mais de um ano
Acho que vou mudar para a Apple…
+1
Azarinho!!!!!
Facebook a falar de privacidade e de chorar a rir. Mais uma razao para mudar para apple. Omios14 esta simplesmente fenomenal.
É por estas coisas que eu gosto do ecossistema da Apple, embora isto até poder ser uma fachada.
O mais interessante é ver uma empresa que já se sabia que não queria saber da privacidade de ninguém dizer abertamente que quer rastrear os utilizadores e não virem as virgens ofendidas protestar sobre o assunto.
Coitadinho do Facebook, que já não pode roubar os dados dos utilizadores….
Facebook que morra
+1
+1 quase 4 anos que nao uso e nao sinto falta nenhuma.
Convém não ser iludido. A Apple só está a fazer isto para ser ela (e apenas ela) a controlar o que os seus utilizadores andam a fazer. E eventualmente/provavelmente vender essa mesma informação (onde antes era gratuita) de volta ao Facebook e afins…
Posso estar enganado, mas é assim que vejo todas as recentes manobras de controlo por parte da Apple. Como aumentar ainda mais os lucros?
É que já não podem aumentar mais o preço dos iphones…
Continua no Android
lol! enfim… há pessoas que nem pensam no que dizem!! A Apple não vende dados ou informação a ninguém!
Para mim, no campo da privacidade, Facebook, Google, Apple, Microsoft, etc., é tudo igual. Uns são mais óbvios que outros mas o que fazemos online, o que compramos, o que vemos, vale tudo muito €€€.
Permite-lhes direccionar publicidade, ver padrões de consumo, analisar comportamentos, etc. etc.
Qualquer empresa neste meio quer saber o que os seus consumidores/utilizadores fazem. Assumir o contrário no séc. XXI é por a cabeça na areia.
Mas não são todas iguais!
A Apple não direcciona publicidade…
Se olharmos ao modelo de negócio do Facebook e da Google é fácil perceber que a Apple é neste momento a escolha mais acertada a nível de privacidade. Enquanto o retorno financeiro do FB e Google está dependente da recolha de dados pessoais para direcionar publicidade, no caso da Apple esse retorno está apenas assente nos produtos e serviços que vendem. Num caso és o produto no outro vendem-te um produto.
Se pode mudar no futuro? Pode, mas parece-me pouco provável a não se que a Apple também entre no negocio da publicidade. FB e Google estão no negócio da publicidade. Apple está no negócio dos produtos electrónicos de alta gama (ou de luxo se lhe quiseres chamar).
A receita da Apple é com dispositivos e agora está crescendo com serviços. Não com publicidade.
Isso porque não podem aumentar mais o preço dos equipamentos. E fizeram bem pois estavam a ficar demasiado dependentes das vendas dos iphones.
A Microsoft e a Google já tinham feito essa diversidade de rendimentos e é o melhor caminho hoje em dia para garantir a sobrevivência a longo prazo.
Não digas parvoíces. Não sabes do que falas. Esse é sim o modelo de negócio da Google.
Não percebo nada disto, mas cheira-me que a maça (podre) vai sair a perder…. tanto mais que eles não tem 50 % dos sistemas operativos…. androides muito à frente nesta guerra, é ver vendas de aparelhos.
A apple não tem nada a perder, quem usa iPhone é pessoal jovem por causa do status e quem utiliza o Facebook são pessoas da 3° idade.
hein?
ter um iphone dá bué de status….
Não é isso que o pessoal do Android diz, que quem compra iPhone é por status?
+1
Eu desde que comprei iPhone nunca mais tive que me preocupar ou trabalhar na vida. A quantidade de status é tanta que vai dar até á reforma. Uso o status diariamente e recomendo vivamente.
Eh eh eh
Há complexados monótonos sempre, ou então existem para gerar comentários eh eh eh
Eu costumo pagar as contas da luz com status! Não fazes o mesmo?
LOL!!
LOL x 3
Não percebes políticas de privacidade?
Tu és o mesmo que diz que a Stayway Covid é um atentado a tua privacidade e tudo mais, e dizes que o facto da Apple tentar proteger os seus utilizadores é uma má jogada, lol…contradições ao mais alto nível.
Porque será que o Facebook não está contra a Google (android)?
Basta o Facebook remover as apps e todas a outras como o Instagram e a razia deixará a apple sem apps forçando os users a mudar.
Pessoalmente não me importaria nada com isso, passando o telemóvel a ser uma melhor ferramenta pessoal e de trabalho sem o lixo das redes sociais.
E agora vou ali actualizar o meu iphone SE (versão 1) para iOS 14 e já venho.
Pode fazê-lo. Sem problema… As versões das aplicações continuam disponível através do Browser e, se quiser algo mais nativo, como já fiz em tempos para ler mensagens em anonimato, basta inspecionar os pedidos HTTP na Web e criar uma App clone das aplicações deles. Super easy!
Até poderia fazê-lo mas existe uma maior perda para o Facebook, Instagram e WhatsApp do que diretamente para a Apple. Portanto Mark Zuckerberg nunca cairá nesse erro, pois sabe que teria mais a perder do que a ganhar, mesmo que as receitas da publicidade caiam 50%. Se a maior rede social deixasse de estar disponível no ecossistema Apple e afins, muito rapidamente empresas como a Google criava uma nova rede social baseada no modelo de privacidade que a Apple o assim exigisse, portanto o Mark Zuckerberg pode ser doido, mas não é maluco.
Ai está a destruir o negócio do aproveitamento e venda dos dados das pessoas? Ótimo.
O que muitos não entendem é que a Facebook fornece serviços de publicidade a milhares de outras aplicações e ganha muito dinheiro com isso.
É incrível ao ponto em que se chegou duma empresa ter o descaramento de achar que as pessoas não devem ter o direito e opção de decidir se querem ter os seus dados cruzados entre aplicações, só porque ganha muito dinheiro com isso… mais o descaramento de dizer que é por causa dos pequenos negócios ou programadores.
Parabens Apple!
Nem acredito que vou escrever isto mas… concordo inteiramente com a posição da Apple!!
Pena que outros não façam o mesmo!
A Apple também quer comer do mesmo bolo… Qual privacidade, com a mentira tentas vender -me a verdade…
Oh não!!…
E pelo que se tem observado nestes ultimos tempos os dados dos utilizadores sao uma corrida ao ouro do sec XXI.
Se o Facebook está abertamente contra porque prejudica o seu negócio, então parece que pelo menos nesse aspecto a Apple está no caminho correcto.
A Facebook, já teve o seu próprio smartphone, pode voltar a ter, e assim espiar todos os que o utilizarem a 100% sem qualquer perigo de intervenção de terceiros para proteger os coitadinhos dos utilizadores.