Empresa acusa Mark Zuckerberg de copiar logotipo e vai processar a Meta
O Facebook mudou recentemente de nome e agora chama-se Meta. A mudança apanhou a grande parte dos utilizadores de surpresa, mas não agradou a toda a gente. E para algumas entidades, não agradou mesmo nada.
Segundo o que foi agora revelado, a empresa de marketing digital MileniumGroup acusou o CEO Mark Zuckerberg de copiar o logotipo que a sua marca já tinha anteriormente. Mas a empresa vai mais longe e afirma ainda que vai mesmo processar a Meta.
Na passada quinta-feira, dia 28 de outubro, Mark Zuckerberg anunciou uma grande novidade. O Facebook mudou de nome e passou assim a chamar-se Meta. Segundo foi informado, o nome foi escolhido por poder significar “além” e captar o compromisso com a construção de tecnologias sociais que nos levam além do que a conexão digital torna possível hoje.
Para além do nome, Zuckerberg também deu uma renovada imagem à empresa com a introdução de um novo logotipo. Mas parece que estas mudanças vão trazer alguns dissabores ao CEO da maior rede social do mundo.
Empresa acusa Zuckerberg de copiar o seu logotipo e vai processar a Meta
A MileniumGroup é uma agência latino-americana de comunicação e marketing que está bastante descontente com a recente alteração do Facebook. Em concreto, a empresa acusa Mark Zuckerberg de lhe roubar o logotipo e afirmou que vai mesmo meter um processo legal nos Estados Unidos contra a Meta.
De acordo com os pormenores, a MileniumGroup alega que o logotipo em formato de M e de símbolo do 'infinito' já é usado pela marca desde março de 2020, tendo sofrido alterações em julho de 2021. Além disso adianta que há já mais de duas semanas que a empresa tem campanhas publicitárias a circular em redes de televisão da Argentina onde o logotipo está destacado, muito antes do anúncio da mudança do Meta. Por sua vez, o logotipo do Meta apenas foi revelado em outubro de 2021.
Veja as semelhanças entre os dois logotipos:
Na opinião do CEO da MileniumGroup, este processo é necessário para a proteção da criatividade da empresa:
Precisamos de defender a nossa propriedade intelectual. A criatividade é uma das nossas características como agência e por isso é que os nossos advogados vão pedir um "encerrar e desistir" ao Facebook através dos tribunais.
Há mais empresas que acusam o Facebook
A MileniumGroup não é a única com este problema. Uma outra empresa também já fez questão de mostrar, com algum sarcasmo, que o novo logotipo da empresa de Zuckerberg é muito semelhante ao seu, tal como revelou a conta do Twitter da newsletter The Brief:
Estávamos passeando pelo LinkedIn quando nos deparamos com este post de uma empresa alemã que alfineta o Tio Mark por ~se inspirar~ em seu logo para a Meta e, de quebra, dizer que a big tech deveria também se inspirar em seus procedimentos de privacidade de dados 🗣️🗣️ pic.twitter.com/r9UgGmSlj4
— The BRIEF (@thebriefoficial) November 1, 2021
Por outro lado, basta realizarmos uma breve pesquisa no Google para descobrir que há muitos outros casos semelhantes.
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Lá vaio o Mark Zuckerberg despedir o nabo do estagiário que não viu este pormenor, hahahaha.
Esse vai ser um problema cada vez maior…a criatividade ocupa um espaço quase infinito. E cada vez vai ser mais difícil “distinguir” o que é novo de uma pseudo-imitação…ou de uma imitação descarada! Mas tudo se pode resolver com um cheque…
Tens razão, o Mark chega ali compra as empresas e fecha as ditas no dia a seguir e acabou-se o problema.
Não precisa de comprar a empresa…basta comprar o direito de utilização do logotipo! Não sei onde foste buscar a necessidade de comprar a empresa na totalidade e despedir o pessoal…o cérebro também serve para pensar!
Onde fui Buscar, é um processo normalíssimo de companhias gigantes absorver pequenas para acabar com os problemas. Se desconhecias ficas a saber o que não falta ai é disso há décadas.
Quanto a comprar os direitos de utilização não é tão simples como pensas nos dias que correm.
Fica a duvida:
A Brief copiou a MileniumGroup ou a MileniumGroup copiou a Brief?
A M-Sense ou a Milleniun fizeram plágio, pois os logotipos deles são exatamente iguais…
Já agora, usaram por várias vezes a palavra Mega e não Meta como é correto.
Há mais semelhanças entre o logótipo da M-Sense e da Millenium que com o da Meta. E agora? Vão-se processar também mutuamente?
O Mark vai dizer que o logotipo das outras duas empresas são o algarismo 8 deitado, enquanto a Meta é o símbolo do infinito…
O que vai acontecer é que o Mark Zuckerberg e o seu departamento criativo vão alegar que existe uma diferença (apesar de quase impercetível aos olhos do comum dos mortais) e como tal, não pode ser considerado plagio.
Como designer gráfico acontece-me muito isto e assim vão continuando a atropelar tudo e todos.
Ou então vai ser como já disseram compra as duas empresas e acabou-se.
Não precisa de comprar as duas empresas…compra apenas os direitos referentes ao próprio logotipo!
Estava a ser irónico como é obvio, apesar de que é bem provável que aconteça.
A isso chama-se copyright, mas isso tem que passar todo um processo antes, uma vez que existe já a denuncia de plagio por parte de uma das empresas.
Até poderia a empresa ter abdicado dos direitos se chegassem a acordo antes.
Meta Platforms Inc foi registada em 2004. Bem pior que o logotipo, é Facebook e Meta partilharem o mesmo EIN, o equivalente ao NIPC em Portugal. É ilegal. Estão havendo manobras nos bastidores que desconhecemos, o tio Zucky e a funcionar a justiça, talvez ainda se arrependa muito em ter sido um dos financiadores da fraude eleitoral e acabe numa cela sem sequer guito para umas peúgas de lã.
O conceito de utilizar o M com o infinito já existe há muito tempo e será praticamente impossível descobrir quem teve inicialmente essa ideia. Relativamente ao MileniumGroup e à última utilização do símbolo, parece-me que não há lugar para equívocos, são bastante distintos dentro da semelhança.
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Sem dúvida o rapaz tem de deixar as anfetaminas. Isso e todas as outras drogas. Nem aspirinas devia tomar.
Quase morria de susto!