Cuidado que o TikTok pode estar a registar o que faz no browser desta app móvel
A privacidade sempre foi um tema controverso quando o assunto é a rede social TikTok. Esta plataforma tem ganho cada vez mais adeptos e visibilidade, levantando algumas questões básicas e que nem sempre têm as respostas esperadas. Agora surge uma informação importante sobre a app móvel desta rede social e não é nada positiva.
Do que é avançado, o TikTok pode estar a registar tudo o que os utilizadores fazem no browser interno desta app.
TikTok a agir no lado negro da privacidade?
Não tem sido muito transparente a questão do tratamento dos dados dos utilizadores do TikTok. Várias vezes o dedo foi apontado para eventuais utilizações abusivas destes dados, sem que tenha sido registada alguma conclusão.
Agora surge mais uma questão, descoberta por Felix Krause, um investigador de software e fundador da Fastlane. Este relata que o browser interno do TikTok poderá estar a espiar os utilizadores, indo ao ponto de registar o que está a ser escrito, sem o consentimento dos mesmos.
Segundo o que Felix Krause relata, o browser do TikTok regista os toques no ecrã, a área de transferência do smartphone e muito mais. Estes dados podem facilmente incluir dados pessoais como usernames e passwords, dados de cartões de crédito e muito mais informação.
Para o conseguir, o TikTok injeta código JavaScript nas páginas visitadas e que são acedidas pelas publicações partilhadas. Esta é uma prática cada vez mais vista, mas não de forma tão abusiva e invasiva como está a ser feito neste caso.
O TikTok já respondeu a esta questão, ainda que de forma evasiva. A empresa revelou que usa este código JavaScript para despiste e de problemas e para avaliar o desempenho deste elemento e das páginas visitadas. Revelou ainda que é uma prática realizada por outras plataformas.
A rede social revelou ainda que este código JavaScript faz parte de um kit de desenvolvimento (SDK) de terceiros, que inclui recursos que o TikTok não utiliza. Ainda assim, volta a ficar a dúvida sobre a privacidade nesta rede e a forma como usa a informação que (eventualmente) recolhe.
Este artigo tem mais de um ano
Chocante, os chineses também querem saber tudo o que os seus utilizadores fazem… como a concorrência dos EUA… infelizmente nada chocante: mais do mesmo lixo. Muda o nome, o mau cheiro continua.
Todos gostam de espiar os utilizadores, seja para fins comerciais, seja para fins governamentais… provavelmente ambos em simultâneo.
Portanto, como dizia o outro…
Novidades? Só no Continente…
se fizerem o teste com a app do facebook visitato esse site, também vão obter o mesmo resultado