PplWare Mobile

UE atinge as emissões mais baixas de dióxido de carbono em 60 anos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. AlexS says:

    Pobre plantas. Desertificação vai acentuar-se.

  2. Yamahia says:

    A sério que as emissões de 2023 foram mais baixas que emissões na era COVID ?
    Isso só prova que o tráfego rodoviário a combustão não é o problema. Afinal nesse tempo não se via um carro na estrada salvo os das autoridades e um ou outro maluko que resolvia desafiar o sistema. Pelo contrário, em 2023 assiste- ao aumento do uso do carro como nc visto e por tudo e por nada. Certamente as pessoas quiseram recuperar de uma assentada tudo o que não viveram naquele período.

    E tb prova que o problema está na electricidade . Sem dúvida que em 2023 a Europa beneficiou de um inverno anormalmente ameno e portanto não houve grande necessidade de usar a electricidade para se aquecerem. Pelo contrário usaram bastante mais a electricidade enquanto retidas, seja poe via do entretenimento digital, seja pelo yele-trqbalho que oassou a ser o padrão.

    Claro que isto é fazendo fé nos nrs. aprrsentados neste estudo. Pessoalmente não me acredito. É que aviões e cruzeiros reapareceram em barda e bastam os cruzeiros ao largo do porto de Lisboa para poluirem mais que todos os carros de Portugal inteiro.

    • Mr. Y says:

      Jovem, recomendo-te seriamente a reaprender a análise de gráficos. Reprovarias num teste de Matemática daqueles básicos.
      Agora mais a sério, o gráfico não podia ser mais explícito. A emissão baixou por haver menos uso do carvão e do gás, o petróleo mantém-se ao mesmo nível que estava aos valores de pré-pandemia. Ou seja, o teu diabo de estimação que é a produção de electricidade está a usar mais fontes renováveis.

      • Yamahia says:

        Jovencido pensa lá bem. A baixa de emissões pela electricidade em 2023 nada tem a ver com mais ou menos espelhos ou ventoinhas. Teve a ver, isso sim, com uma baixa drástica no consumo de electricidade porque o inverno foi dos menos exigentes deste sec. e provavelmente do sec. passado na Europa.
        Por contraponto 2020/21 foram seguramente o período onde se circulou menos de carro no espaço Europeu desde a 2ª metade do sec.XX. Ainda assim as emissões foram superiores a 2023.
        Fantástico não é? Que conclusão tiras daqui? Exacto, as emissões dos carros têm muito pouca influência nas emissões globais da UE

  3. Alberto Pinto says:

    Nao se preocupem que a China, India e USA poluem por nós.
    Vao analisar a percentagem que cada um polui e comparem com a EU.
    Spoiler alert é assustador.

    • Mr. Y says:

      Não é nenhum spoiler, toda a gente sabe disso mas o caminho, espera-se, é que isso seja reduzido.
      Se será? Não sei…

    • Yamahia says:

      @Alberto, se tiveres q fabricar cá o q compras lá tb vais ter q subir as emissões para valores assustadores. É inevitável.
      Vê o exemplo da Alemanha, mesmo sem grandes aumentos de necessidades ou produção desatou a produzir a carvão de forma bastante agressiva arrasando florestas milenares, parques eólicos e povoados. Único dado Industrial novo aqui só a fabrica da Tesla e a futura Intel…. Imagina se fabricassem baterias para eléctricos looolooolool

    • David Guerreiro says:

      Ainda para mais que a Índia está a aumentar a utilização do carvão mineral, e na China também é bastante utilizado por ser abundante e barato para a indústria.

  4. Joao+M says:

    Mas esta redução está a ser feita não só pela aposta nas energia renováveis mas, a meu ver, em grande parte pela exportação da industria poluidora.
    Se a europa em vez de importar da China e outros paises ali das indias e asia em geral, tivesse a industria aqui no velho continente, iriamos poluir aos niveis dos EUA.
    Um exemplo engraçado é que queremos a transição apra EVs mas “ai de nós” de abrir uma mina de litio – isso estraga o ambiente!! — mas podemos importar esse litio de uma mina num país mais pobrezinho e poluente. Mas batemos com a mão no peito e dizemos “não poluimos!!” . Ou quando fechamos usinas de produção de eletricidade a carvão para dizer que salvamos o ambiente mas o custo da eletricidade está a aumentar! Os mais pobres o que fazem? Lenha na lareira porque é mais barato comprar 2 Toneladas de lenha do que pagar uma conta de eletricidade num mês no inverno porque decidimos ligar aquecedores.

    Enfim. tudo ao contrário e para ficar bem nas fotografias dos likes – e os média em vez de ir a fundo nos temas fica pelos cabeçalhos do que fica bem na narrativa.

  5. há+cada+gajo says:

    Sim, sacrifiquem-se os europeus, outrora mais ricos e a viver em melhores condições de vida, mas agora …

  6. jose says:

    Plantinhas vao morrer de fome!!

  7. Marcos+Correia says:

    Contudo, de acordo com um artigo público há poucos dias aqui mesmo no PPLWARE, o nível de poluição gerada pelos transportes na UE manteve-se inalterado e sem tendências de descida ).

    Falta ainda começar a sentir resultados da eletrificação dos transportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.