PplWare Mobile

USB-C: Portugal tem dois meses para notificar Bruxelas

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Figueiredo says:

    A tirania liberal/maçónica.

    • Aves says:

      É verdade, é. Os pequenos dispositivos eletrónicos que vinham com uma porta micro-USB, agora vêm com uma porta de formato USB-C (o que não quer dizer que cumpram os standards USB-C) e um cabo de carregamento, de 20 cm, USB-A/USB-C. E avisam para carregar a 5W (5V x 1A), ou seja, nos tradicionais carregadores de 5W com porta USAB-A.
      Como é que se carregam nos carregadores USB-C PD, se o dispositivo não é verdadeiramente USB-C?
      Isto é o pessoal do avental que não sabe nada das eletrónicas! Quer poupar nos carregadores e nos cabos – só se for por serem cabos de 20 cm!
      Dos liberais não sei, nem sequer sei o nome do atual nº 1 da IL.

      • David Guerreiro says:

        Não sei se sabes, num carregador USB-C PD, caso não exista comunicação com um controlador PD, são debitados 5V, logo carrega perfeitamente qualquer dispositivo que utilize 5V. O mau são uns mini PC chineses que usam carregador USB-C sem PD, com 19V sempre presentes, algum incauto vai ligar aquilo ao smartphone, e puff fez-se chocapic.

        • Aves says:

          E A(mperes)?
          Caso não exista comunicação com um controlador PD, seja qual for o cabo e o equipamento a carregar, um carregador USB-C PD “debita” sempre 5W (= 5V x 1A)?
          Eu, como fui sempre muito respeitador dos 5W no USB-A, e nos pequenos equipamentos que referi o cabo que vem é USB-A/USB-C e são recomendados 5W, uso os antigos carregadores de 5W com porta USB-A.

          • David Guerreiro says:

            Os amperes são irrelevantes, a não ser que o dispositivo necessite de mais do que aquilo que é fornecido. O carregador até pode fornecer 3A@5V, se o dispositivo só puxar 1A, só vai 1A, é simples.

          • Kado says:

            O carregador não debita, o dispositivo que está a receber é que pede o que for necessário. A especificação USB determina por defeito 5v e 0.5A (tem como base o usb 2.0).
            Existem vários protocolos de carregamento que podem utilizar várias tensões e intensidades de corrente (Vooc, warp charge, PD, quick charge, etc) mas no final todos têm que garantir 5V 0.5A.
            Da mesma maneira é possível pedir mais do que o dispositivo permite (em intensidade de corrente) e dependendo do design do carregador ele se proteger ou queimar.

  2. Nuno Ricardo says:

    Lá se vai a tomada da Apple (Lightning) à vida, finalmente!

    • Aves says:

      Há anos que a Apple tem carregadores USB-C PD para Mac e iPad Pro.

      • Zé+o+segundo says:

        Aves ele está a referir-se apenas ao IPhone que era o unico que até há data não tinha sido alvo dessa alteração, e se não tivesse ocorrido esta imposição da UE não era num futuro próximo…

        • Aves says:

          E porque não? A Apple nada tem contra o USB-C, senão, não tinha Macs e IPads Pro com o USBC-C.
          E quem comprar um iPhone 15 certamente tem outros equipamentos com portas Lightning e continua a precisar de carregadores e cabos para eles. Não adianta nada, antes pelo contrário – quem não tinha carregador USB-C tem que comprar um. E se gosta de cabos de 2m, ou em vários locais, são mais cabos para comprar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.