Secretário-geral da ONU lamenta que petrolíferas impactem a economia mundial
Os combustíveis fósseis têm sido o assunto predominante e o aumento dos preços tem definitivamente impactado a economia global. Incomodado com isto, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) António Guterres acusa as petrolíferas de terem a “humanidade presa pela garganta”.
O executivo sugere ainda algumas ações para travar aquilo que vê como um grave problema.
A guerra na Ucrânia desencadeou uma panóplia de acontecimentos, tendo impactado direta e indiretamente vários setores. Claro está que esse impacto tem sido sentido pelas carteiras dos cidadãos de muitos países, incluindo de Portugal.
Um dos setores que mais tem sido afetado pela invasão da Ucrânia pela Rússia é o dos combustíveis fósseis, estando os fornecimentos congestionados e altamente inflacionados. Mais uma vez, as petrolíferas estão a ter um impacto decisivo na economia global, dada a enorme dependência relativamente aos seus produtos.
Pela gravidade que lhe está associada, este foi um dos tópicos explorado num discurso que o secretário-geral da ONU António Guterres fez recentemente.
Secretário-geral da ONU tem ideias para diminuir a dependência face às petrolíferas
Num breve discurso, o executivo apontou vários aspetos que contribuem para a crise que se vive atualmente: dependência energética, a responsabilidade das petrolíferas e do mundo financeiro, a crise climática e a instabilidade.
Na opinião de António Guterres, ao invés de representar um ponto de viragem na dependência energética, a guerra na Ucrânia está a provocar o oposto, esganando a humanidade.
Parece que estamos presos num mundo onde os produtores de combustíveis fósseis e o mundo financeiro têm a humanidade pela garganta. Durante décadas, muitos na indústria petrolífera investiram fortemente na pseudociência e nas relações públicas, com uma falsa narrativa para minimizar a sua responsabilidade pelas alterações climáticas e minar políticas climáticas ambiciosas.
Exploraram precisamente as mesmas táticas ultrajantes que a Big Tobacco explorou décadas antes. Tal como os interesses do tabaco, os interesses dos combustíveis fósseis e os seus cúmplices financeiros não devem escapar à responsabilidade. O argumento para pôr de lado a ação climática para lidar com problemas domésticos também soa oco.
Se tivéssemos investido mais cedo e maciçamente em energias renováveis, não nos encontraríamos novamente à mercê de mercados instáveis de combustíveis fósseis. Por isso, vamos garantir que a guerra na Ucrânia não seja utilizada para aumentar essa dependência.
Referiu António Guterres, deixando claro que, na sua perspetiva, as petrolíferas estão a fazer o mesmo que a indústria do tabaco fez, no passado.
Depois de revelado este ponto de vista, o secretário-geral da ONU propôs algumas ações para contribuir para o objetivo de reduzir as emissões de CO2 que estão a acelerar a crise climática:
- Tratar as tecnologias renováveis como um bem público mundial livremente disponível.
- Expandir e diversificar as cadeias de abastecimento de energias renováveis.
- Passar dos subsídios de combustíveis fósseis para o apoio a pessoas vulneráveis que queiram participar na economia verde.
- Reformar a burocracia para acelerar os processos de aprovação das energias renováveis.
- Triplo investimento público e privado em energias renováveis para pelo menos 4 biliões de dólares por ano.
A opinião de António Guterres é clara e, tendo em conta discursos anteriores de outros líderes europeus, deve ser tida em conta para a mudança efetivamente acontecer.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Só rir, metem sanções e não quer reações.
+1 a inflacao e o elevado preco dos combustiveis ja estavam a subir antes das sancoes e do conflicto Russia-Ucrania. Isto deve-se pq os queridos corruptos chefes de governo fecharam economias e comecaram a imprimir papel e esperavam um resultado diferente do actual.
Concordo que já estavam a subir, mas as sanções ao mercado energético foi a gota d’agua..
Ricardo,
Pois realmente , parecem deficientes, porque ignoram o conceito de “causa->efeito”..
Ele lamenta que as pessoas caiam no que ele diz. Palavras mansas para carneiros…
Toda a gente sabe (ou deveria saber) que querem forçar o uso dos carros eléctricos, o uso de empresas a usar o símbolo patético LBGT, na minha empresa não entra nada disso!
Não é ao acaso que já querem “banir” os carros a combustíveis daqui a alguns anos. Justificação: “ambiente”.
Só conversa da treta tal como Samsung, Apple e quem remove auriculares e carregadores.
É triste… O mais impressionante é que o Simpsons também dizem e e conseguem acertar muitas coisas. Até vacinas.. (Ha um episodio onde o Bart leva com a vacina e fica surdo, depois o pai pergunta ao medico para fazer o diagnostico” isto demonstra duas coisas.
1) Pais irresponsáveis que não investigam, não procuram, não insistem em saber, ler se existe estudos suficientes para isso. A imunização natural é sempre mais forte. Engraçado como no simpsons até os “medicos” se disfarçam coincidência?
2) Demonstra como a sociedade vai ficar daqui a alguns anos, cega, zombie e ouve tudo o que os outros lhe dizem… Cof cof… Instagram com AI para detectar idades… A malta nem se pronúncia! Sigaa é uma rede social bora dar a nossa identidade.
Mais uma para a caixa.
A mim não me enganam, ONU, OMS e G20 eu sei o que querem e o que pretendem. Família Rockfield e muito mais. Esta ultima anda metida no petróleo procurem e tentem saber como é que se tornaram poderosos…
Acordem, quando vierem criticar procurem antes não vir com ataques “inofensivos” ao sabor do vento como;
“Diz-me o que Fumas”
“Deixa-te de filmes” (a vida por si só é um filme e filmes revelam e é apenas uma maneira de aceitação do que se aproxima no futuro got it??)
“Vês demasiados filmes”
É so ler George Orwell 1984
Se querem vir com argumentação venham com argumentação de jeito! Tenho resposta para vocês.
Já ias era estudar um bocado em vez de vires com teorias da treta
Bom argumento, mas seria bom se não o tivesses feito muito menos escrito.
Don’t waste your time.
😀
O preço dos combustíveis tem a ver com os LGBT, não entendes?? E as petrolíferas estão a subir os preços dos combustíveis para forçar a utilização dos elétricos… Não entendes nada… Ele é que sabe! 😀
Eu ainda não percebi a teoria de que os governos querem “forçar” o uso dos carros elétricos para ter mais controlo sobre a população.
Mas será que grande parte da população produz o sua própria gasolina? Basicamente com carros a combustíveis fósseis estamos dependentes de um grupo restrito de empresas a operar em países com políticas muito duvidosas.
Pelo menos eletricidade pode ser sempre produzida em casa com algum investimento. Podem sempre livrar-se da dependência e “controlo” dos outros.
E se essas pessoas com as teorias de conspirações acreditam mesmo que a gasolina é mais “livre”, podem sempre adquirir um gerador e carregar o carro com essa eletricidade.
Eu acho que em criança nunca bati suficientemente com a cabeça no chão como muita desta gente. Por isso é que não as consigo entender.
A parte do cérebro destas pessoas que processa lógica e bom senso foi completamente obliterada, ou nunca se chegou a formar em primeiro lugar.
“Never argue with stupid people, they will drag you down to their level and then beat you with experience”
Não há necessidade de argumentação. Disseste tudo quando vens com o “tenho resposta para vocês”. És mais um dono da verdade que o que sabe é nada, mas o que pensa saber mostra bem o estado a que chegámos.
É impressionante como o ensino básico universal consegue falhar a estas pessoas.
Dizer uma quantidade de disparates e justificá-los com os supostos disparates de quem os critica é, apenas, risível.
Toda e qualquer argumentação cai pela base, quando é dado um tiro ao lado… diga-me, por favor, quem é a Família Rockfield?!?!?!
V.Exa., limita-se a replicar uma qualquer cartilha, que leu num qualquer “jornal de caserna”, de uma qualquer grupo de apoio, de um qualquer movimento político, cujas intenções vão muito para além daquilo que o seu pequeno cérebro é capaz de interpretar ou, sequer, conjeturar.
Já vi gente a ser chamada de idiota, por muito menos!!
so de olhar para a foto da.me voltas a barriga de tanto nojo
Não era ele que apoiava a Greta há uns anos atrás?
Enfim…
Quando (Infelizmente) foi 1º Ministro em Portugal não lamentou pela incompetência mostrada e provada…
Este tambem já está fora de validade a muito.
mais uma marionete
Looolll,…. Este inutil corrupto deveria era ter sido comediante….a ONU e uma organizacao de mercenarios liderada por um corrupto inutil. Individuo desprezivel
Palhaço hipócrita! Quem é ele para vir critira os outros quando deixou uma pais falido?
Quem é ele para criticar quando pelos próprios funcionários da ONU o apelidaram de inútil por causa do papel da ONU na Ucrânia?
As companhias de Petróleo são as principais motivadoras de criar tanta riqueza no mundo e prosperidade.
Que se ponha a falar da china que continua a ser a principal poluente no mundo. Mas isso não é capaz porque é un cordeiro da china que faz tudo para que o ocidente recue décadas de progresso.
Andam a fazer a guerra ao carro a combustão que não é das piores contaminantes, obrigando as pessoas a não poder mudar para um carro mais moderno porque os elétricos são caros e os hibridos não existem ou são igualmente caros ou poluem mais que um normal. Resultado? Países irão manter frotas de carros envelhecidas com mais de 15 anos de idade media.
A que começar a motivar a saída de estas pessoas dos lugares de poder porque irão levar o mundo ocidental a recuar décadas. Levamos mais de 100 anos a retirar pessoas da pobreza extrema não o contrario do que estas pessoas vomitam.
Os EUA continuam, de longe, a ser o País mais poluente do mundo..
Aconselho-te a estudares um pouco..
O papel da ONU na Ucrânia é o mesmo da ONU na Síria,Líbia,Iraque,Afeganistão e por ai fora..
Na verdade esta é só uma das coisas muito graves que circundam as nossas vidas. Espero que a guerra seja aproveitada para mudanças profundas.
Ainda considerava que o Guterres tinha um pingo de honestidade. Depois desta fica claro que não.
O facto de a Admn. Biden e muito governos Europeus terem atacado a exploração de petróleo não conta para nada para a produção.
É lembrar que o G7 disse aos países em desenvolvimento que bloqueariam créditos para qualquer projecto que inclui se combustiveis fosseis.
Agora foram bater à porta do Botswana para este duplicar a produção de carvão.
Pois, somos governados por uma cambada de inúteis, e o pior é que são uns irresponsáveis..
Quiseram lançar sanções ao ramo energético agora esta tudo de pantanas e ainda vai ficar pior..
O que o Guterres poderia fazer, era apontar o dedo aos responsáveis por esta crise energética.Mas ele sabe que pode perder o cargo fazendo isso..e então vão culpabilizar as petrolíferas..
Estes dirigentes do mundo estao a ficar velhos, e com falta de criatividade para andar a enganar as pessoas.
O problema não é os lideres mais velhos e maduros..
O problema é a cambada de putos novos e inconsequentes que são capazes até de criar guerras mundiais…esse é que é o problema..
Putos mimados que nunca cresceram e são homens/mulheres apenas de aspeto físico, por dentro serão sempre crianças birrentas..
Fogem do país e depois têm discursos de santos.
O próximo deve ser o Sócrates daqui a uns valentes anos.