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Reciclagem de baterias de elétricos é crucial para o futuro energético da Europa, diz relatório

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Marito says:

    No sh***** Sherlock

  2. Yamahia says:

    “…O documento esclarece que a UE não poderá explorar este potencial, se não conseguir projetos de reciclagem profícuos, e quase metade da capacidade de reciclagem anunciada para a região está em suspenso ou ainda não foi concretizada….”
    Óhhhh… e então aquelas missas q os padres andaram aqui a vender? Que já havia muita reciclagem e muitas empresas a reciclar 95% das baterias?

    • JL says:

      Então quase metade é zero ?

      Parece que a sua missa é que acabou de cair em saco roto.

      • Yamahia says:

        Metade? A ver mal novamente (hoje já é a 3ª looolooolool)
        O gráfico é bem claro. Apenas 8% dos projectos foram executados. Significa que 92% não foram e já deviam ter sido.
        E dos que foram, a principal, Northvolt, já foi à vida lool
        E tal como esta, as q subsistem, se é q entretanto tb não levaram descaminho, actuavam sobretudo na
        desmontagem e remoção de componentes mais simples, como o alumínio.
        A massa negra, aquilo q contem os materiais críticos e valiosos, continua por resolver pois é uma empreitada inviável economicamente falando, pelo tempo e complexidade envolvidos.
        Já falámos nas razões desde há 2 anos, pelo menos.
        Portanto a massa negra tem sido armazenada (resta saber em q condições pois são compostos altamente tóxicos) à espera de melhores dias ou enterrada ou mesmo despejada dentro de alguns dos milhares de contentores que todos os anos caem misteriosamente ao mar
        Enfim tristes.

      • JL says:

        Não é o que você refere ?

        E porque haviam de estar mais ? Há baterias para reciclar ?

        Errado, apenas 8% já está a trabalhar, para quem diz que não havia reciclagem.

        Só levam descaminho se as baterias continuarem a mostrar que duram mais que os carros.

      • Anung says:

        Miopia? Dislexia?

    • rui says:

      O mundo não é só a Europa… vais aos EUA e lá é o que não falta já…

  3. Jingo says:

    Acho que o nosso futuro energético vai de vento em popa. Mesmo que envolva pobreza generalizada, terá valido a pena.

  4. AlexS says:

    Nem hoje o jornalismo faz o seu trabalho e investiga as diversas reciclagens e nos dá números. É como se fosse uma palavra sagrada protegida por uma Divindade.

  5. Grunho says:

    Antes da reciclagem ainda vem a reutilização das baterias em instalações domésticas. É que a reciclagem também polui, e muito, embora não tanto como a extracção. A começar pela do petróleo, e cada vez pior, à medida que ele fica mais fundo.

    • rui says:

      Ya, a tipica bateria tem um ciclo de vida de 40 anos, quando estamos a falar de carros claro… telemoveis e afins já não é igual…

      • Yamahia says:

        40 anos?
        Está explicado pq os projectos das empresas de reciclagem não avançam. Afinal só temos baterias auto elektras desde há 12 anos. Ainda vamos ter muito q esperar. Só lá para 2 052 é que teremos a 1ª bateria a entrar no 1⁰ centro de reciclagem.
        Nem sei pq a T&E se deu ao trabalho de elaborar este relatório.

        E as estacionárias da Tesla, LG e do Leroy?
        Tb duram 40 anos? Tlv os centro de reciclagem se possam ir entretendo com estas, caso não durem tanto…

        • rui says:

          Algo me diz que estás nos 40% da população que não sabe interpretar textos complexos…
          a tipica, obviamente que irá haver exessoes pelas diversas razões, mas neste momento muito do trabalho dos centros de reciclagem é com baterias de telemoveis e outros dispositivos de consumo que por acaso devido a sua natureza de aplicação tipicamente têm cocentrações mais elevadas dos metais raros procurados.

          Quantos a baterias de armazenamento em casa, em teoria duram facilmente 20 a 30 anos, o que deverá acontecer é quando chegarem a um nivel de degradação por exemplo de 30% os donos das mesmas reforçam a capacidade com mais um banco de baterias ao lado e na exeções que isso não for possivel são comercializadas a preço de saldo e usadas onde é…

          • Anung says:

            Diziam o mesmo dos canos de água galvanizados…
            Agora dizem o mesmo dos multicamada…

            Coisas que só o tempo dirá…incluindo nas baterias.

        • JL says:

          Já se sabe há algum tempo que elas duram mais que aquilo que se pensava, e sim, não existe mais projectos porque não as há para reciclagem, dou um exemplo, a DST está com um projecto de construção de uma fabrica de reciclagem e anda à procura de baterias.

        • JL says:

          Mas temos baterias onde ? se todas elas estão a ser utilizadas em outros projectos ?

          Eles referem isso no estudo, onde estimam uma média de 12 a 14 anos para vida util nos carros + 10 em projectos de segunda, 40 pode ser um exagero, mas o facto é que não há material.

  6. Toni da Adega says:

    Deviam era apostar na reciclagem dos combustíveis para ver se a gasolina e o gás baixam

  7. João says:

    Nem reciclam o plástico, quanto mais baterias.

  8. OutroChegano says:

    há umas semanas, numa conferência, ouvi um especialista afirmar que era fundamental proceder-se à reciclagem de todas as baterias porque contêm o minério que a europa nunca terá

  9. semerodk says:

    A reciclagem de baterias ainda é uma ilusão. Só daqui a muitas décadas é que será possível mas aí o mundo já está poluído com tanta bateria a apodrecer em descampados.

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