Nada se desperdiça: esta empresa está a instalar painéis solares em ferrovias
Com a tecnologia que temos disponível, qualquer local é conveniente para instalar painéis solares. Ora, não será tão literal assim, mas temos conhecido algumas soluções que são verdadeiros fruto de engenho. Esta empresa americana, por exemplo, viu potencial nas ferrovias.
Apesar de o catálogo de locais onde já foram instalados painéis solares ser vasto - desde telhados, estradas e muros de estradas, varandas, pérgulas, entre outros -, ainda há muito por explorar.
Por isso, a empresa Sun-Ways quer aproveitar o potencial energético anual dos 5000 km de ferrovia na Suíça, estimado em 1 TWh. Isto, através da instalação de painéis fotovoltaicos amovíveis.
Segundo a empresa, esta abordagem poderia potencialmente satisfazer as necessidades de eletricidade de quase um terço da população suíça.
Instalação de painéis solares suporta comboios a 150 km/h
Com cada painel "totalmente preto" a medir 1 x 1,7 metros e um filtro antirreflexo para evitar o encandeamento, os painéis da Sun-Ways são montados como um formato multi-array numa estrutura onde estão alojados todos os componentes.
Os módulos de painéis múltiplos podem ser instalados e ligados manualmente por engenheiros, mas a empresa de manutenção ferroviária Scheuchzer SA desenvolveu uma máquina capaz de instalar até 1000 metros quadrados de painéis Sun-Ways por dia.
A Sun-Ways desenhou os módulos, de modo a poderem ser temporariamente removidos, enquanto os engenheiros ferroviários efetuam a manutenção da via. Depois, quando o trabalho estiver concluído, podem ser recolocados.
A instalação foi testada quanto à sua estabilidade para comboios que passam por cima da linha até 150 km/h e pode suportar ventos de 240 km/h.
Relativamente à neve durante os meses de inverno, a empresa explicou ao New Atlas que as escovas cilíndricas podem ser fixadas nas extremidades dos comboios para lidar com a acumulação de sujidade.
Sun-Ways já tem autorização para "forrar" ferrovias com painéis solares
Após 10 meses de deliberação, o Departamento Federal dos Transportes (FOT) deu, agora, luz verde a um projeto-piloto num troço de 100 metros da linha 221 da TransN, perto da estação ferroviária de Buttes, no cantão suíço de Neuchâtel. Em 2025, serão instalados cerca de 48 painéis entre os carris, com uma capacidade de 18 kWp.
Um primeiro pedido da Sun-Ways foi recusado, no passado, pelo FOT. Contudo, a empresa contratou investigadores da Haute Ecole d'Ingénierie et de Gestion du Canton de Vaud (HEIG-VD) para realizarem avaliações independentes de protótipos de painéis feitos à medida.
Estes dados foram adicionados à documentação técnica e de segurança produzida pela Geste Engineering e o projeto foi novamente apresentado para aprovação.
Com a aprovação garantida, prevê-se que a instalação seja ligada à rede local pelo distribuidor de eletricidade Viteus e pela empresa de infraestruturas ferroviárias DG Rail. Além disso, os comboios do projeto-piloto circularão a 70 km/h.
Durante o ensaio, serão efetuados testes de instalação e remoção, bem como outros testes e medições para "garantir que não haverá qualquer impacto negativo na infraestrutura ferroviária".
Empresa prevê chegar a mais países
A Sun-Ways anunciou que vai iniciar um estudo de viabilidade de um troço de via privada de 1500 metros no município de Aigle, com uma potência instalada de 288 kWp.
Atualmente, a empresa está na fase inicial da criação de outro projeto-piloto com a SNCF, também em França, bem como outros em Espanha, Roménia e Coreia do Sul.
As conversações com operadores na China, Tailândia, Austrália e Estados Unidos estão, também, a começar.
Vão passar a vida a limpar.
Só se for na Suíça
Por cá, se até os fios de cobre roubam quanto mais os painéis solares…
Na Amadora e Cascais não duravam um fim-de-semana…
E enquanto estes não chegam, os larápios entretêm-se com o roubo da azeitona, da cortiça, das pinhas, da pêra rocha, da laranja, etc.. Só para não perderem o jeito, enquanto esperam pelos painéis
Pensei o mesmo.
Em países onde o roubo é modo de vida para muita gente, esses painéis não irão ficar muito tempo no sítio.
Tendo em conta que na Suiça, o número de roubos, é 4,25 vezes superior ao de Portugal, isto quando a população da Suiça é 84% a de Portugal, eu cá diria que não sabes do que falas.
Vai ser um filme parecido com o que foi com os auto-rádios…
Ainda há a pó metálico provocada pelo rodado das carruagens.
Parabéns para quem se lembrou disto, quanto a questão da sujidade como já mencionaram é simples resolver por exemplo na ultima carruagem pode ter soprador de ar ou até escovas macias, jato de água, que baixam em locais que tenham painéis, mil e uma coisa que se pode adaptar na ultima carruagem par fazer limpeza como sensores de sujidade, jatos de água…
Ainda existe pessoal que puxa pela cabeça, mais uma vez parabéns.
Só o vento da passagem do comboio vai limpar a maioria
Nessas ferrovias só deve circular comboios comerciais ou sem casa de banho…se é que me faço entender… 😉
Hoje já não é permitido aos comboios deitar dejectos na via.
Painéis solares paralelos à superfície terrestre tem uma eficiência miserável, “solar roadways anyone”?
O que não falta é espaço para plantar painéis solares. É preciso ter-se mesmo um calhau para cortar árvores para isso.
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Para além do já mencionado nestes comentários, acresce o facto de aumentar mais a factura de algum futuro descarrilamento!
Os painéis devem ser instalados em todos os edifícios. Isto não passa de show-off.
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