PplWare Mobile

Napster foi pioneiro na partilha de música há 25 anos. Agora foi comprado por 207 milhões

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. ZarkBit says:

    Se for tipo a Radionomy que até NFTs andava a empurrar aos fans do Winamp, vai ser bonito.

    Estes gajos não têm imaginação nenhuma, para terem que recorrer à nostalgia para agarrar clientela.

  2. joão says:

    … longe vão estes tempos…

  3. mojorisin says:

    não há naspter ma há soulseek.
    por vezes lá tenho que lá ir buscar umas coisitas

    • sapistérico says:

      Agora há uma coisa que nem digo aqui para não terem ideias LOL

      • Hugo says:

        Aposto que ninguém conhece lol
        E também aposto que não é tão bom como o soulseek 🙂

        • sapistérico says:

          melhor… para ti que tens a mania que és esperto experimenta ir ao passeio da Lua naquele uber que todos conhecemos e vê lá a secção de músic apara ficares espantado. Tenho aminha coleção inteira em lossless FLAC upa upa 24bits e tudo de lá e da lulamos.

          Está em código obviamente mas se és tão espertalhão descobres num dia va lá. Se não continua à procura da tua alma no “onde o sol não bate” do steve jobs.

          • Hugo says:

            Andas-te a baldar aos medicamentos moço.
            Uau…flac LOL O que não falta são alternativas para fazer download de tudo o que é bibliotecas das plataformas conhecidas em todo o tipo de formatos e mais alguns.
            O melhor é relativo, obviamente. Quando digo melhor, para mim, é por exemplo ter conteúdo que não encontras em plataforma nenhuma nem acima de 128kbps 🙂 Se é a qualidade que pretendo? Talvez não, mas sendo a possível é melhor do que “absolutamente nada em .flac”. Tirando isso é tudo igual, a fonte é quase sempre a mesma.

          • sapistérico says:

            So revelas ignorância. Eu tenho conta Qobuz e lá é tudo flac 24bits e não pago. Sim, tenho conta e não pago. Engole!!

          • Hugo says:

            Qual foi a parte do conteúdo “raro” ou “de difícil acesso” que te escapou?
            Nem ponho em causa o pagar para sacar música. Qualquer analfabeto o consegue fazer. Não penses que és especial por isso LOLOL

          • sapistérico says:

            Não estás a perceber. Qualquer um consegue sacar FLAC dos torresmos, agora ter conta Qobuz sem pagar duvido que consigas por muito artista que penses que és.

            E tu és tão especial que já perdeste o avatar de esqueleto. Deve ter sido cremado LOL

          • Hugo says:

            Irra, que é burro. De que me interessa ter mil e uma contas se conteúdos “raros” não estão lá?? Percebes isso? Ou queres que faça um desenho?
            Eu frisei bem acima, para quem percebe português: “O melhor é relativo, obviamente. Quando digo melhor, para mim, é por exemplo ter conteúdo que não encontras em plataforma ”
            Em relação ao avatar pah, “deve ter sido cremado”??? LOLOL Mas que idade tens tu pah? Vai dormir que amanhã há escola mas é.

          • sapafendida says:

            bebe um chazinho que isso passa…

          • Hugo says:

            Passa o quê? Dar a minha opinião e não a entenderes?
            És um ganda campeão moço LOOOOL

  4. Manuel da Rocha says:

    Foi algo que nunca usei. Não gostava da pub, que aparecia.
    Ainda hoje, uso o IRC, onde se arranja tudo o que é Manga, legendado, em versões mais pequenas, que as 4k, que andam aí, como sendo “únicas”. O mesmo para as torrents.
    O sistema, do napster, deixou de ter updates, em 2001. No entanto, o programa funcionou até 2009. É que a única coisa que não funcionava, eram os updates. O resto era bloquear a ligação “adware”, funcionava. Havia o grande problema, que o search não funcionava, pois precisava do “adware”. Só que partilhando, a ligação, funcionava. Era mais fraco, que o E-Donkey, que surgiu na mesma altura. Além dos newsgroups, que eram usados, para pirataria, debaixo da alçada, das grandes empresas, que pensaram ser giro, estudantes discutirem temas, com profissionais. Ainda hoje, o E-donkey funciona. Maioria já com pouca adesão. As torrents, passaram a dominar o mercado, da pirataria. Entretanto, vários “influencers” criaram serviços, pagos, que usam (e abusam) das torrents, com a única diferença, que usam, uma app, para sacar, os ficheiros, só com 1 click, em vez, de precisarem saber qual ficheiro é o melhor, para o equipamento, que usa. Esses sim, fazem milhares de milhões, à boleia, da juventude não saber, que 99,99999%, do que lá vê, são ficheiros “gratuitos”.

    • sapistérico says:

      granda história da carochinha, só faltou dizer que no fim casaram-se e viveram felizes para sempre.

      Na altura em que o e-donkey como lhe chamas estava no seu auge já existiam torrents, aliás os torrents começaram quase na mesma altura, tinham é pouca aderência e material ou necessidade porque a maior parte das “coisas” eram no máximo 1/2GB a não ser que andasses a “sacar” DVD9 e jogos pesados que na altura era o quê? 5G o Need For Speed Hot pursuit? Enfim…

      • Hugo says:

        Sacar dvd9 nessa altura? Os torrents tinham pouca aderência porque os conteúdos não eram muito grandes? LOOLL é com cada teoria…

        • sapistérico says:

          Eu sacava porque gostava dos meus filmes “untouched”. Manias, hj em dia até PSA serve LOLOL

          • Hugo says:

            Isso não devia ser certamente no tempo do napster e afins.
            Sacavas filmes com alta qualidade durante dias/semanas para ver em tv’s que pronto..era o que era, e hoje que o podes fazer muito mais rápido sacas piores para ver em tv’s muito melhores? Tudo certo lol

          • sapistérico says:

            estás quase a chegar ao ponto. Mais um dia a leres o que escrevo e ficavas um homenzinho, até podias sair à rua.

          • Hugo says:

            Falas falas mas não se aprende nada contigo…essa é que é essa.

  5. Jito says:

    Napster of puppets I’m pulling your streams!

  6. sapistérico says:

    Bons tempos, mas acho que nunca cheguei a usar isto a sério, era sempre o kazah ou a mula da cooperativa, mas cheguei a ter o napster instalado…

    • sPower says:

      Usei muito o Napster, mas tinha um problema, quando o modem ia abaixo, trabalho perdido. No Kazaa já retomava onde tinha acabado. O e-mule já utilizei pouco, evolui na ligação e passei logo para os torrents.

  7. Luis Henrique Silva says:

    Tvhiii como lembro bem desse programa, tirar Mp3 nessa altura demorava para cacete.
    Depois disso acho que veio o e-mule, esse foi o que mais tempo usei tanta coisinha que de lá tirei, tempo bons onde se um gajo abusava era ver a conta do telefone disparar loool.

  8. Zé Fonseca A. says:

    A pergunta que não quer calar… vai contar como tráfego nacional ou internacional ?

    • sapistérico says:

      na mula era nacional, kazaa e napster era internacional e pagavas e não bufavas.

      • Filipe says:

        No eMule era tráfego nacional e internacional, para ser tráfego nacional era necessário aceder aos servidores Tejo, Douro ou Sado. Isso dos servidores deixou de se utilizar há muito e passou a utilizar-se o Kad, e ainda se usa. Era necessário abrir portos no router, port-forwarding.

        Kazaa também foi muito utilizado.

        O Napster lembro-me de o ter usado apenas uma semana, e depois deixou de funcionar. Eram os primórdios.

    • Mário says:

      Hehehe era sempre o dilema, nos tarifários sapo, telepac, oni, clix, bons tempos…

  9. José Gaspar says:

    Faz-me lembrar do extinto WinMX que era o melhor pra sacar mp3 nesses dias… depois fecharam aquilo mas só atiçaram mais o cão… Hoje tiras mp3 de olhos fechados em segundos… Tempos

  10. ze says:

    a ironia é que em 2025, o napster, serviço de streaming, é o que melhor paga aos artistas.

  11. SM says:

    Cheguei a usar o Napster até este fechar… ficava uma noite inteira a sacar um album inteiro… depois é como dizem: fechas um, abrem mil! Emule, DC++, Kazaa, Azureus, Morpheus, Winmx, etc… acho que usei quase todos. mas com a idade comecei a perceber que música mesmo, é à moda antiga, disquinhos de vinil ou CD na aparelhagem!

  12. sirHamiltonCampeão2025 says:

    Ainda vale 207 milhões? Nada mau!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.