China deverá atingir já este mês os objetivos de energia limpa que tinha previsto para 2030
A China é o maior poluidor do mundo, mas deverá atingir ainda este mês os seus objetivos em matéria de energia limpa traçados para 2030.
O mundo está a trabalhar no sentido das energias renováveis, com os países a perceberem como podem potencializar a sua ação neste sentido. A China, que por albergar muitas pessoas e indústrias é o maior poluidor do mundo em matéria de CO2, tomou medidas para se tornar mais verde. Estas parecem estar, agora, a dar frutos curiosos.
De acordo com o Global Wind Report 2024, publicado pelo Global Wind Energy Council no passado mês de abril, a China estabeleceu um novo recorde com 75 GW de novas instalações autorizadas, contribuindo para quase 65% do total global.
No mês passado, por exemplo, o país instalou uma enorme turbina eólica offshore de 18 MW, a maior do mundo em termos de potência, contribuindo para a sua transição para a energia limpa. Outros países tomaram conhecimento destes esforços, incluindo a Alemanha, que irá instalar turbinas eólicas de fabrico chinês num parque eólico offshore próprio.
Conforme enumerado pelo Electrek, a China adotou, ainda, de forma plena, a energia solar como fonte alternativa de energia limpa. Em junho, ativou um parque solar de 3,5 gigawatts e cerca de 13.000 hectares nos arredores de Urumqi, a capital de Xinjiang, o maior do seu género no mundo.
A China instalou 103,5 GW de capacidade de energia limpa nos primeiros cinco meses de 2024, enquanto os seus acréscimos de energia térmica diminuíram 45% de ano para ano. Isto indica uma transição do carvão e da energia nuclear para alternativas mais limpas, ao mesmo tempo que continua a satisfazer a procura crescente nas suas redes elétricas locais.
Até agora, em 2024, a energia eólica foi a segunda forma de energia nova mais instalada na China, atingindo um total de 19,8 GW de nova capacidade, representando 17% do total de novas adições. As instalações de energia eólica aumentaram 21% relativamente ao ano anterior e, como a solar, mostram um crescimento contínuo a partir de um recorde de 2023.
Com vários esforços a serem conduzidos pelo país asiático, relatórios recentes sobre energia mostram que a China está vários anos adiantada relativamente ao calendário previsto para atingir os seus objetivos de energia limpa. Previstos para 2030, os objetivos poderão ser alcançados já este mês.
De acordo com um relatório de 2 de julho da Climate Energy Finance (CEF), a China está no bom caminho para atingir o seu objetivo de 1200 GW em instalações eólicas e solares já este mês. O prazo original para atingir este objetivo de energia verde era 2030, pelo que a China está uns impressionantes seis anos adiantada, com 1152 GW registados no final de maio.
China impressiona, mas ainda não convence
Apesar deste caminho impressionante em matéria de energias limpas, a China tem, ainda, muito que desbravar.
Afinal, o país depende largamente das centrais elétricas alimentadas a carvão e terá de as substituir, de modo a resolver verdadeiramente as suas emissões de CO2.
E lá se vai a teoria que a China também não está a frente na energia limpa.
Sim @Rodrigo, por cada novo MWh a solar ou eólica, instala 10MWh novos a carvão.
O que vale é que já sabem que és um mentiroso compulsivo pois quem lê o artigo verifica que é o contrário do que dizes.
Normal, ele pensa que o mundo é como ele quer, e não como o mundo realmente é.
O artigo apenas indica as instalações solar + eólicas. É só conhecimento geral q por cada nova instalação destas são tb instaladas centrais a carvão para prevenir as intermitências características destas opções tenso em vista a salvaguarda do promotor.
Agora só acreditas se quiseres e se não souberes procurar.
«Based on current progress, CEF believes it is entirely feasible for China to significantly slow the expansion of its thermal energy infrastructure and halt the construction of new coal power plants before 2030»
Não é preciso procurares muito longe, está no artigo.
Deves achar que na China é possivel fechar todas as centrais a carvão como foi feito cá. O aumento da necessidade energética ‘obriga’ à instalação de centrais térmicas por causa dos picos.
Agora não podes negar que, em comparação com outros países, a China está a apostar muito mais em instalações novas em fontes renováveis.
Então mostre lá onde esse conhecimento geral ?
Não sejas mentiroso pois está no artigo.
“”enquanto os seus acréscimos de energia térmica diminuíram 45% de ano para ano.””
Lendo o relatório percebemos que de 2021 a 2024 a energia a carvão só cresceu 6.7% enquanto a energia limpa cresceu 28.8%.
Cresceu tanto a limpa em relação ao carvão que já está praticamente ao mesmo nível 1152 GW.
@Yahamia! Não ligues pá, a culpa é das vacinas anti-covid que eles tomaram, por isso é que não acreditam em ti.
Emprestas-me um chapéu de papel alumínio desses?
@ Realista pq é que vcs são tão preguiçosos, pá? Custa muito dar ao dedo? loolool
“Mas as usinas de carvão, altamente poluentes, também estão crescendo em número, em parte como backup para todos os novos parques eólicos e solares, segundo os autores do estudo”
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c9eknkdxx7jo
Pois, parece que você não entendeu, afinal o que faz backup ? as eolicas e solar ou as a carvão ?
pois é…
Vc é q parece não compreender que solar +eólicas na China é para inglês ver.
Se é para inglês ver deviam postar mais fotos e fazer mais filmes sobre elas.
Ainda mais? A propaganda é de tal ordem que meio mundo anda convencido que a China não faz mais nada que não seja instalar eólicas e painéis solares. Algumas respostas neste tópico de gente que deveria estar minimamente informada são prova disso, não é preciso ir muito longe.
Onde mostre lá ?
Pode começar para olhar para os seus botões, depois @Rodrigo, @Realista, etc. Está aí td.
Exato, é o seu caso, e como não está inventa.
É isso e os F1 80’s Turbo gastarem 4x’s mais. Depois sou eu q invento looolooolool
Então ? Eles não são negacionistas como você?
Claro que gastavam mais, não sei qual a dúvida.
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbVJ3RcLFig2NsopNg
Aprenda q eu não duro sempre.
Só quem anda desatento é que não percebe que a China autoriza a construção de 2 novas centrais a carvão…. por semana!!!!!!
https://visao.pt/visao_verde/alteracoes-climaticas/2023-04-24-em-tres-meses-a-china-aprovou-novas-centrais-a-carvao-com-capacidade-10-vezes-superior-a-das-antigas-centrais-de-sines-e-do-pego-juntas/
https://www.oeconomico.com/china-regista-maior-expansao-de-novas-centrais-electricas-a-carvao-desde-2015-2/
https://www.reuters.com/business/energy/chinas-new-coal-plants-set-become-costly-second-fiddle-renewables-2023-03-22/
Leste o relatório ele diz mesmo isso 16 novas centrais a carvão 18GW enquanto na limpa adicionaram 95GW então a China aumentou 428% a energia limpa em relação ao carvão em 2024.
Resumindo o carvão está cada vez mais ficando para trás nos investimentos da China.
Não sei se sabe, mas estamos em 2024…
2 centrais por semana dá 104 centrais por ano.
China’s plans for some 100 new coal-fired power plants to back up wind and solar capacity have sparked warnings that the world’s second-biggest economy is likely to end up lumbered with even more loss-making power assets.
Exactamente!
Estamos em 2024…….
Se a China em 2023 decide criar 100 novas centrais a carvão, em que altura acha que estarão a ser construídas e vão continuar………
Mas já criou ? Sim ou não ? É que este artigo indica o contrário.
Tal como ja referido o artigo só indica uma das faces da moeda, a da propaganda. Em lado nenhum faz referência aos backup’s a carvão de potência muito superior que sempre são criados a cada nova instalação de espelhos ou ventoinhas.
Então qual está certa e que provas tem de que existe backup ?
Já agora, se existe backup, então reforça a ideia de que estão sim a investir em renováveis, e a usar menos o carvão.
Voltamos ao início: “por cada novo MWh a solar ou eólica, instala 10MWh novos a carvão.”
Mas isso foi o que você inventou.
Nesse caso as eólicas funcionavam como backup. Loooool
Então mas afinal não consegue refutar o artigo, mais valia estar quieto .
Não estou a tentar refutar o artigo. Antes pelo contrário. Apenas disse e não mantenho que o artigo apenas descrever uma das faces da moeda:- a propaganta!
Então qual é a outra face da moeda ?
É o carvão.
De backup ?
Dito de backup mas que representa maior capacidade instalada por cada parque dito de espelhos ou ventoinhas!
Não é isso que diz este artigo, tanto que você bem tentou mas só veio com noticias que já ganharam pó.
Fins de 2023 e já tem pó?
Sim, tanto que este artigo reforça o pó delas.
Isso significa dizer que em 2024 já instalaram 1.103 GW a carvão?
Não o relatório diz que só instalaram 18GW em 2024 no que se refere ao carvão, pois cada vez é menos usado quando comparado com anos anteriores.
E também está na frente como o maior poluidor do planeta. Indústria que lança gases sem qualquer filtragem, montes de utilização de carvão mineral.
Nem sei o que dizer! Fechou as quase 3000 centrais termoeletricas a carvão? fora as centrais termoeletricas a diesel que tem!!!
A maior ditadura do mundo de mim vê o mínimo possível dinheiro…
Calma… Ninguém mencionou a União Fascista Europeia.
Vai para a China e chama-os de fascistas e vez onde é que acabas…
Mas ele tem que ir para a China tratar mal as pessoas?
São milhões de imigrantes na China que vão para lá trabalhar ou estudar.
A Ursula von der Leyen quando esteve aqui no porto a fazer campanha pelo Montenegro apareceram lá uns protestantes e começaram a lhe chamar nomes sabes o que lhes aconteceu? Levaram umas cacetadas bem dadas e expulsos do local….
E olha quantos não são presos… eu logo ia estudar ou trabalhar na China.
Impossível chamar fascistas aos chineses porque o fascismo é da extrema direita e o comunismo, a base ideológica da atual China é de esquerda.
Podemos dizer que nós aqui somos mais fascistas que os chineses visto que o esforço do governo chinês em aumentar o nível de vida dos chineses é bem superior que o lado o ocidental. E que conseguiu mudar o país em 70 anos. Algo que nenhum país até agora conseguiu.
E veja o índice de popularidade dos políticos chineses comparados com os nossos. Eles trabalham para o povo muito mais do que os nossos políticos aqui.
Chamará fascista ao que na verdade se chama de liberal, e será feliz.
Desculpe lá demonstre que a China é uma ditadura. A China é liderada por uma pessoa que por sua vez é escolhida dentro do Partido Comunista.
A China, se tivesse um ditator neste momento ele seria derrotado internamente pela população. Ou acha que consegue controlar 1.2 mil milhões de pessoas sendo ditador?E mais lhe digo, pode a China ter defeitos como qualquer outro país, mas sabendo o que nós fizemos aos longos dos seculos aos chineses, tendo agora o poderio militar que têm, e se fossem como os europeus (brancos) neste momento seríamos escravos ou colonias chinesas. É essa a diferença entre nós Ocidentais e asiáticos, povos que foram a base da civilização e que neste momento representam 65% da população humana. Tenha respeito ou talvez um dia esses 65% impõem-lhe respeito a força. Eu sou europeu e africano mas garantidamente tenho mais vergonha da minha parte europeia do que a africana tendo em conta o que a parte europeia fez nestes últimos 600 anos.
Bernardino Soares do PCP? O homem que tem dúvidas acerca do regime norte-coreano ser uma ditadura, e que garante que Cuba é uma democracia em pleno.
Mas qual é o porquê desse ódio aos europeus (brancos). O que é que fizeram nos últimos 600 anos que os outros povos não o tenham feito também?
Se se tiver a referir a escravatura, que se praticava em quase todo o lugar no mundo, porque é que os europeus é que são os únicos culpados e não o ser humano? Devia era ter vergonha do ser humano.
E falar que a china tem poder militar para invadir o quer que seja é um bocado estranho, até uma ilhazinha perto do quintal deles estão ha décadas a dizer que querem invadir e não conseguem (embora provavelmente deve estar para breve, pelo menos a tentativa).
@SouHumanoNaoOcidental “Desculpe lá demonstre que a China é uma ditadura. ”
Fácil: Critica o presidente abertamente e publicamente para veres o que te acontece.
@Realista ainda mais fácil. Vê o q aconteceu à procuradora geral da república.
Não confundir opinião de uma pessoa que gere um órgão com uma critica de um cidadão comum…
Pois…pois…
Mete-te com eles e depois diz que a vida te começa a correr mal e não sabes pq.
Alguém na presidência de um órgão executivo não pode publicamente criticar um órgão legislativo, caso contrário mina um pilar basilar da democracia: A independência dos poderes.
Mas para ti é tudo igual ao litro…
Mas isso acontece.
Só que não passa aqui.
Lembraste do tempo do Covid em que o governo chinês tinha a China fechada e que a população saiu para a rua a exigir mais liberdade? Falaram mal do Presidente da China. E o que aconteceu? O presidente teve de ceder. Ser presidente de uma população de 1,2 mil milhões de pessoas não é o mesmo que ser presidente de 10 milhões como aqui.
Como são mais, por isso é que tens medidas de controlo mais extremo como reconhecimento facial e créditos sociais…
Durante o Covid não adiantou de nada os protestos, a população permaneceu fechada na mesma, durante 3 anos.
Tudo é relativo em “os objetivos de energia limpa que tinha previsto para 2030”
https://ourworldindata.org/co2-emissions
O maior poluidor do mundo sāo os imperialistas. Poluem quase o mesmo e são 5 vezes menos.
Basta ir para a Noruega, uma aldeia com 5 milhões e é o 7⁰ poluidor do mundo.
Porque produz petróleo onde você sempre insiste que não tem emissões fora do escape.
Petróleo e não só.
E nunca disse que a extração de petróleo era inócua.
Tal como o carvão e o gás não são. Se bem que este último que seja bem pior que o petróleo.
Quando faz contas as emissões não as inclui, logo…
Pois, mas não é.
Ai isso é q é.
Não, não é.