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Avião comercial atingiu acidentalmente velocidades supersónicas… o que se passou?

                                    
                                

Imagem: Tim de Groot

Autor: Vítor M.


  1. AlexS says:

    A velocidade do som a 10000m com vento zero é de cerca 1070 km/h. A maxima é cerca de 1225 km/h ao nível do mar.

  2. Mestre Interespacial says:

    Ventos de 426 km/h ?? Fogo. 😐

  3. Aves says:

    Que o som se desloca a 340m/s, sabia.
    Em miúdo apanhei tremendas e frequentes trovoadas por cima da cabeça. E contava a partir do clarão do relâmpago: “mil-e-um(1s)-mil-e-dois(2s)-mil-e-três(3s)”. Muitas vezes não chegava a 1s. Quando chegava aos 3s já ficava “descansado” … “Já está longe, para lá de 1km” (um engano, o próximo era por cima da cabeça). Uma boa trovoada – longe – é um espetáculo. Não percebo é por que é que, nas viagens de avião, de noite, se tem que manter as janelas fechadas quando há relâmpagos nas nuvens em baixo e não se pode ver nada.

  4. XX says:

    «Um avião comercial atingiu acidentalmente velocidades supersónicas superiores à velocidade do som». Isto é um pleonasmo, porque ‘velocidade supersónica’ já significa ‘superior à velocidade do som’.

    Ventos de 426 km/h? Só em tempestades particularmente violentas (furacões/tufões, etc.) e são rajadas de dois ou três segundos, e não velocidades sustentadas. Com ventos desses sobre o Atlântico, os aviões nem tinham saído do aeroporto.

    «Esta métrica é, na verdade, relativa, e o ar à volta do avião também estava a viajar muito rapidamente – o que significa que o próprio avião estava, de facto, a mover-se à sua velocidade de cruzeiro normal»: aqui estavam a referir-se à TAS (true air speed, ou a velocidade do avião em relação ao ar), importante para os pilotos; nós, leigos, pensamos sempre em SOG (speed over ground), a velocidade em relação ao solo. Se o avião apanhar vento contrário, a TAS vai ser superior à SOG; se apanhar vento a favor a SOG vai ser superior à TAS.
    Quando a bordo dum avião comercial o comandante transmite aos passageiros a informação sobre a velocidade, refere-se à SOG.

    • Vítor M. says:

      Toda a informação foi partilhada pela empresa, mas obrigado pela informação extra. Sempre muito útil.

    • AlexS says:

      É perfeitamente possível.

      Os Japoneses bombardearam os EUA na 2GM com balões porque os vendo dominantes são nessa direcção.

      “The somewhat eccentric Ooishi was not only the director of Japan’s Tateno atmospheric observatory but also the head of the Japan Esperanto Society, proponents of the artificially constructed language, created in the 1870s as a means of international communication. Ooishi announced his discovery of the swift, high-altitude river of air in the Tateno observatory’s annual reports, which he published in Esperanto. Not surprisingly, his research was ignored, and the U.S. military was caught off guard by two consequences of the invisible jetstream.

      The first surprise came in 1944 when B-29 pilots flying toward targets in Japan discovered at their cruising altitudes winds as high as 230 mph. The winds caused bombs to miss targets and, as headwinds, required bombers to use far more fuel than expected—so much more that they sometimes ran out on the return trip.”

      “The second surprise, more famous and more tragic, was the bomb that killed Elsie Mitchell and five Sunday school students in May 1945 when they came upon it during an outing near Bly, Oregon. The bomb had been carried by a balloon designed by the Imperial Japanese Army, one of almost 9,000 silken, hydrogen-filled balloons laden with explosives that Japan launched toward North America over a period of eight months, starting in late 1944. They were carried by the west-to-east winds that had been the subject of Ooishi’s research, and about 300 made landfall, according to reports of pieces found.”

      Source: Smithsonianmag

    • Zé Fonseca A. says:

      estás a confundir com condições atmosféricas ao nível do solo… quando fores para algum lado de avião convido-te a espreitar a informação de voo e consultar o “tale wind”.
      faço 2 vezes por ano essa mesma rota e os tale winds cada vez são superiores, com um pequeno senão, a turbulência também é cada vez maior

  5. JL says:

    Isto é o que chamam de andar à boleia do vento.

  6. Eduardo Laranjeira says:

    Na verdade, o que conta para os instrumentos do avião não é a velocidade do terreno, mas sim a Velocidade do Ar Verdadeira..neste caso cerca de 800 kmspor hora. A Velocidade do Terreno é a soma da VAV mais a Velocidade do Vento de cauda. Este caso é mais comum do que se julga, chama se Jet Stream e leva os pequenos motoplanadores por exemplo, a atingir Velocidades de Terreno enormes, levam o motor a maior parte do tempo desligado e atravessam o continente americano em espaços de tempo reduzidos

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