Arábia Saudita: Principal exportador de petróleo quer ser neutro em carbono até 2060
Tendo em conta as alterações climáticas e os objetivos traçados pelos líderes mundiais, os objetivos têm-se acumulado e os horizontes temporais têm surpreendido. Caso de surpresa é o principal exportador de petróleo do mundo, a Arábia Saudita, querer ser neutro em carbono até 2060.
Além disso, prometeu duplicar a sua meta de redução de emissões anual.
O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, revelou recentemente que o país pretende atingir a neutralidade carbónica até 2060. Mais do que isso, o maior exportador de petróleo do mundo pretende duplicar a sua meta anual de redução das emissões de carbono.
O Reino da Arábia Saudita pretende atingir emissões de carbono zero até 2060, no âmbito do seu programa circular de economia de carbono, de acordo com o plano de desenvolvimento do reino […].
Disse Mohammed bin Salman.
Com esta meta estabelecida, o príncipe herdeiro e o ministro da Energia garantiram que o país enfrentará as mudanças climáticas, ao mesmo tempo que garantirá a estabilidade do mercado do petróleo. Afinal, a Arábia Saudita é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e o maior exportador do combustível.
Durante a Saudi Green Initiative (SGI), que acontece antes da COP 26, a conferência da ONU sobre as alterações climáticas, Mohammed bin Salman revelou que o reino juntar-se-á a uma iniciativa global para reduzir as emissões de metano em 30%, em relação aos níveis de 2020, até 2030.
Enquanto signatária do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas, a Arábia Saudita também se comprometeu em reduzir as emissões de carbono para cerca de 280 milhões de toneladas, sobrepondo-se ao objetivo anterior de 130 milhões.
O país tem vindo a ser criticado por agir lentamente face às alterações climáticas. Aliás, o Climate Action Tracker atribuiu-lhe a classificação mais baixa possível de "criticamente insuficiente". Então, de entre os projetos ecológicos que tem anunciado, em março, comprometeu-se a gerar 50% das suas necessidades energéticas a partir de energias renováveis até 2030, bem como plantar milhares de milhões de árvores.
Além da Arábia Saudita, também o maior produtor de petróleo, os Emirados Árabes Unidos, anunciou um plano para emissões líquidas zero até 2050, ultrapassando a ambição do primeiro em 10 anos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Eu gostava de perceber porque a familia real saudita tem mais de 350 bilioes de euros e o povo continua a migrar para a europa! Eles tem mais que dinheiro para se sustentarem mas vem para a europa a dizer que precisam de ajuda…ainda mais? A europa e os estados unidos compram lhes o petroleo ha anos, n fossemos nos eles ainda viviam em tendas!
Que lógica de comentário…
Não deixa de ser mentira..
Verdade * ♂️
E se não fossem eles a produzir petroleo metade do mundo vivia em tendas e já não existiam baleias no mundo.
Memória curta, esquecem-se do motivo pelo qual surgiu a necessidade de petroleo…
Explica ? por favor…. obrigado.
Se não sabes tens de pegar num livro de história.
Fácil, deixem de utilizar combustiveis fósseis…..
Muito facil mesmo, é só regressar à idade da pedra.
Já agora voltem a caçar baleias para extrair o oleo para termos luz de noite.
Porque têm só tipo maior parte do óleo no mundo. Nada mais.
Estes já aprenderam como se faz. Não é necessário fazer nada, basta palavras bonitas para agradar.
Datas certas? Esssas só as passadas.
Vá lá… já começaram a abrir a mente e os olhos…
40 anos… lol
Depois vão fazer poços de lítio…
Depois? Já têm muitos Billions em edge funds que investem em mineração de metais.
Em 2050/2060, boa parte dos que fizeram essas promessas, seja de que país foi, já não estará vivo, e por isso irão por as culpas neles por não terem feito o que prometeram. E depois os da altura, vão novamente dizer o mesmo, resumindo… vai-se a ver, e fica tudo na mesma… Na mesma não fica, porque em 2070, o planeta por este caminho, esta completamente lixado e nada do que hoje temos, conseguiremos ter.
Títica promessa de lixo mesmo à politico. Por cá diz-se a mesma coisa. Só cai quem não sabe o que anda a fazer neste planeta. Memés, no fundo.
Documentário : O poder por trás da energia (documentário) https://youtu.be/M3Eo0PiqgHY percam um bocadinho de tempo……
O tema que é descrito no documentário já tem uns bons anos e até hoje……. somos todos ……
Vão encher o deserto de painéis solares ? As coisas mudam, rodam. Deus queira nunca comece lá a chover…… senão o valor é 0. O Valor está nas pessoas……
encher o deserto de painéis solares é uma boa ideia.
As coisas mudam sim e sempre iram mudar. O valor está na capacidade de adaptação. Sobrevive e evolui aquele que tiver maior capacidade de adaptação. Aqueles que se acomodem não chegam longe
E um leão quer ser vegetariano.