Sony está a trabalhar no seu primeiro sensor fotográfico de 100 MP para smartphones
A Samsung é uma das fabricantes de sensores fotográficos que já tem oferta acima dos 100 MP, mas a Sony, que é a sua grande concorrente nesta área, parece que só agora está a trabalhar nisso.
As informações recentemente reveladas indicam que o primeiro sensor fotográfico de 100 MP para dispositivos móveis está agora a ser desenvolvido.
Sony terá o seu primeiro sensor com 100 MP para smartphones
A Sony ainda não lançou nenhum sensor com mais de 100 megapíxeis projetado para smartphones. No entanto, segundo o leaker Digital Chat Station, o primeiro está já a ser desenvolvido. Além disso, ao contrário do que é habitual, esta proposta deverá ser direcionada aos modelos de gama média/alta.
O sensor deverá fazer parte da série Sony IMX8 lançada recentemente, como o modelo IMX800, um sensor de 54MP 1/1,49” que foi usado na série Honor 70.
O leaker não avança com detalhes sobre o sensor de 100MP, no entanto, refere também que a série IMX9 também já está em desenvolvimento. Mais acrescenta, que estes deverão ser capazes de competir diretamente com as propostas mais populares da Samsung.
De relembrar que a Samsung está a promover o seu sensor HP1 de 200 MP que deverá surgir eventualmente no Motorola Edge 30 Ultra e no Galaxy S23 Ultra, este último que só será lançado em 2023. Além disso, o GN2 que está a ser desenvolvido deverá ser um dos maiores do segmento com 1/1.12".
Ainda assim, a Sony não fica atrás. O seu Sony Xperia Pro-I está equipado com uma câmara com sensor de 1,0" que já foi utilizado uma popular câmara fotográfica compacta, a RX100 VII.
Este artigo tem mais de um ano
A minha pergunta é: para quê? Para as fotos ficarem ainda mais pesadas e ser mais difícil de armazenar?
Quando é que metem na cabeça que mais megapixéis não significa necessariamente mais qualidade…
Megapixéis só são importantes basicamente para quando se recorta uma foto, para a foto ficar com tamanho/qualidade aceitável depois de cortada…
Arrisco-me a dizer que a grande maioria (senão a totalidade mesmo) dos utilizadores de smartphones nem vão cortar assim tanto a foto. Se calhar nem a vão editar sequer…
Sugiro a leitura do ponto 3 de um outro artigo do Pplware: https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/6-caracteristicas-dos-smartphones-que-sao-sobrevalorizadas/
Que desperdício de mentes brilhantes temos aqui no pplware, sabem tudo e mais alguma coisa. Achas que os engenheiros da Sony são idiotas? Levam anos de estudos e investigação e aparecem aqui no pplware pessoas que não fizeram nada na vida com comentários desses,enfim….
va, ja vi que o teu cerebro nao é melhor do que o do windows 12.
Os engenheiros fazem os lhes mandam e pagam. nao sao eles que tomam a decisao de fazer sensores de 100MB…se vende ter numeros maiores..bota la nisso….isso é o lucro a falar nao é a necessidade.
Realmente és um génio, até sabes que não é uma necessidade, porque razão? porque não precisas? Já agora, os eng. não são pagos à toa, se lá estão é por alguma razão. Já que falas em lucros, para os gerar é preciso investigação e desenvolvimento.
O maior fabricante de sensores não deve desenvolver novos sensores e tecnologias!! Estas se parabéns…..
O windows 12 nao disse para parar de desenvolver novos sensores..so disse mais pixeis…diz muito da conclusao que tiraste..meter palavras onde nao existem é de urso.
isso acontece em várias vertentes da tecnologia, tens as televisões 16k a serem feitas e o olho humano nao nota diferença para a 8k.
A tecnologia tem de evoluir, depois só compra quem quer ..
Para todas as pessoas existe um produto, e pode haver quem precise deste sensor por outros motivos que não seja controlar o tamanho da imagem lol
Vocês não podem ver inovação e evolução que dizem logo que não serve para nada, aliás a IA nem consegue transformar fotos hoje em dia nem nada… só mesmo quando a Apple meter um sensor de 100mpx é que está bom
Eu sempre gostei dos produtos da Sony, muito mais que Samsung e afins. Por isso essa tecnologia sera bem vinda.
Já não estás em 2001
Marketing em detrimento da física. Fotografia é luz captada por um sensor. Não adianta melhorar a resolução do sensor se a área (tamanho do mesmo) for a mesma (continua a ser captada a mesma luz). O resultado vai ser a mesma qualidade com mais resolução e por conseguinte mais espaço consumido não só pelo ficheiro como pelo software que ajudará a melhorar o que está fisicamente limitado. Tempos houve em que havia esta mesma guerra dos pixeis nas máquinas fotográficas compactas. Já toda a gente se esqueceu (mercado). Entretanto, as multinacionais vão enchendo os bolsos e todos os clientes ficam satisfeitos por terem sido gentilmente enganados…
+1